Autor Tópico: Help - Foto de 1º ano  (Lida 10948 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2013, 08:55:40
Amador,

Eu gostei da sua idéia e aposto que pais e professores mais "experientes"  :assobi: vão gostar tb.
Abaixo envio o link das empresa que fez fotos do meu filho na escola:
http://www.schoolpicture.com.br/index.htm?cid=12199

Note que se vc quiser ver uma simples foto, um retrato, como exemplo no site, vc praticamente nao encontra...estão todas em forma de produtos  :aua: caneca, caderno, tijela, cinzeiro sei la mais oque... enfim...o cara ta na dele, captalizando e tal, deve ser um bom negocio, para ele  ;). Os retratos são feitas com um fundo colorido (de gosto duvidoso eu diria...). 99% das fotos que recebi vc olha e nem sabe onde foram feitas, poderiam ter sido feitas em casa...no estudio...em qq lugar. SÓ UMA delas faz referencia à escola pois foi feita no patio, mas com a turma inteira. Ou seja, um retrato formal só do meu filho no ambiente da escola, eu não tenho....
Não são a mesma coisa que um "bom e velho" retrato formal na escola como vc propoe fazer

Pelo lado emocial de pai, claro que adorei as fotos do meu filho e são muito bem executadas e impressas, ponto. Mas não comprei nem comprarei nenhum produto hehehehe Aqui em casa preferimos canecas com caveira mesmo  >:D

Detona lá que ficará ótimo, tenho certeza!

Abraço!

M Rezende
essa Empresa também fez as fotos na escola da minha filha esse ano..

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2013, 09:06:30
Obrigado a todos pelas dicas..
Vai ser esta semana só ainda não sei o dia.
Inclusive, para os interessados, acho que meio sem querer acabei por encontrar um nicho de mercado que não está muito explorado (pelo menos aqui na minha região).
Ir nos colégios e oferecer o produto pronto como disse o Rezende, imagina só..
para os colégios que ainda não fizeram nada nesse sentido, podes pegar da 1ª até 3, 4ªsérie..
cobrando uns... sei lá.. 20 mangos por foto.. dá pra ganhar uma graninha legal.
Pega alguém de SP por exemplo que tem uma infinidade de colégios grandes..
Essa é a minha modesta contribuição em agradecimento pelas dicas.
 :ok:

Amador,
Com certeza vc pode explorar, principalmente se fizer algo diferente do que fazem hj em dia...
Aqui em SP existem outras empresas que fazem algo na linha da que citei e os "grandes colégios" gostam de trabalhar com "grandes empresas"  :hysterical: que teoricamente, tem estrutura, processos, equipe e marketing para mostrar...mas as vezes topamos com algo mais tradicional. Tenho feito fotos de festas em residencias e buffets para umas crianças que estudam em um GRANDE colegio em Alphaville, Pessoas com muito dinheiro que "teoricamente" estão alinhados com os modismos, modernidades, tecnologias, tendencias e afins...pois que nessa ecola trabalha um senhor, velhinho com uma maquina velhinha (digital mas velhinha...na verdade ele não precisa mais do que isso) que faz umas fotos para lá de tradicionais...usa suspensório e tal...e apesar de eu ir lá na escola fotografar umas festas de aniversário (contratado pelos pais) a escola apesar de me receber muito bem, nem quis conversar comigo em relação ao assunto de eu prestar algum serviço para eles....rsrsrsrs.
Gostam do tiozinho tradicional. O que na verdade é bom! Nao gosto das fotos dele, mas fico feliz por ele ter espaço para trabalhar, sério! No mundo de hoje os mais experientes sofrem com a disputa de espaço no mercado de trabalho.
Tem de tudo e para "quase todos" nesse mundo nosso  ;)
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 09:11:02 por Rezende_SP »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2013, 09:19:33
Amador,
Com certeza vc pode explorar, principalmente se fizer algo diferente do que fazem hj em dia...
Aqui em SP existem outras empresas que fazem algo na linha da que citei e os "grandes colégios" gostam de trabalhar com "grandes empresas"  :hysterical: que teoricamente, tem estrutura, processos, equipe e marketing para mostrar...mas as vezes topamos com algo mais tradicional. Tenho feito fotos de festas em residencias e buffets para umas crianças que estudam em um GRANDE colegio em Alphaville, Pessoas com muito dinheiro que "teoricamente" estão alinhados com os modismos, modernidades, tecnologias, tendencias e afins...pois que nessa ecola trabalha um senhor, velhinho com uma maquina velhinha (digital mas velhinha...na verdade ele não precisa mais do que isso) que faz umas fotos para lá de tradicionais...usa suspensório e tal...e apesar de eu ir lá na escola fotografar umas festas de aniversário (contratado pelos pais) a escola apesar de me receber muito bem, nem quis conversar comigo em relação ao assunto de eu prestar algum serviço para eles....rsrsrsrs.
Gostam do tiozinho tradicional. O que na verdade é bom! Nao gosto das fotos dele, mas fico feliz por ele ter espaço para trabalhar, sério! No mundo de hoje os mais experientes sofrem com a disputa de espaço no mercado de trabalho.
Tem de tudo e para "quase todos" nesse mundo nosso  ;)

Com certeza Rezende,
Aqui na minha cidade também até pouco tempo atrás havia um 'famoso' fotógrafo que utilizava um equipamento rudimentar, mas era conhecido por todos. Infelizmente sofreu um acidente de moto e ficou um tempo fora do mercado. Nesse meio tempo, outros que estavam à sombra dele acabaram se sobressaindo e hoje são os 'fortes' na cidade. E assim a vida segue.
Pela minha experiência, o fator NETWORKING conta muito. Você não precisa conhecer o rei, mas se conhecer um amigo do rei, já terá vencido um bom trecho.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:00:23
Pessoal, estive vendo a sala onde a professora indicou para fazer a sessão de fotos.
Trata-se de uma sala com formato tipo trapézio, é estreita (1,50m) onde os alunos vão ficar sentados e onde se entra na sala é um pouco mais larga (2,50 m).
A parede do lado esquerdo da mesa, tem uma janela grande, mas que não dá para a rua, e sim para um corredor.. ou seja, não é muito iluminado.
A distância entre a mesa e onde eu poderia ficar posicionado é cerca de 2metros.
Pensava inicialmente em usar a 85mm mas pela falta de espaço vou ter que ir de 24-105.
Como trata-se de uma sala estreita e pequena, penso em rebater o flash para cima e usar a maior abertura F4 para poder aproveitar ao máximo a velocidade.
Preciso fotometrar, mas o ISO no mínimo vai ser 200 ou 400.
Então o exif vai ser maais ou menos esse:
F4
ISO 200 ~400
e velocidade 1/40 +-
flash TTL rebatido pra cima ou para a parede oposta da janela.
que tal?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:19:52
E se puser o flash de frente pra criança, com uma sombrinha?

Acho que fica legal tbm.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:25:06
E se puser o flash de frente pra criança, com uma sombrinha?

Acho que fica legal tbm.

de frente? mesmo com sombrinha, acho que não faz muito sentido.
acho que seria bom usar um rebatedor pra complementar...
não é muito caro e vai utilizar bastante depois também para outras coisas.
o Jean aqui do fórum vende por um preço ótimo.


« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 14:26:09 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:41:03
E se puser o flash de frente pra criança, com uma sombrinha?

Acho que fica legal tbm.

Acho que vou ter que pedir pra professora encontrar outro local. o problema é que não tem muito espaço atrás da cadeira até a parede. Se colocar o flash de frente é bem provável que apareça a sombra nas costas. por isso, acho que rebater o flash para o teto que pelo visto não é alto e a tinta é branca ou cinza claro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2013, 16:07:12
Minha humilde opinião, de quem nunca tentou nada parecido, seria pedir para a escola para ir um dia antes, ou pelo menos umas horas, e testar as opções. Com menos de 100 reais dá para comprar uma sombrinha mais um tripé, caso ainda não tenha, e o rebatedor também não custa caro e pode até ser improvisado com um isopor. Assim você estaria bem equipado e teria várias alternativas para brincar com a luz. Aí já testava abertura e ISO também (eu particularmente não iria de f/4, melhor deixar o fundo em foco, caso seja uma bandeira, um globo ou algo visualmente interessante).

Pra pensar:

- Luz natural lateral com rebatedor para preenchimento
- Flash lateral com luz natural para preenchimento
- Flash rebatido no teto, ou teto e parede lateral
- Sombrinha frontal no alto, de forma que a sombra fique abaixo da linha visível, rebatendo na própria escrivaninha e caderno, se conseguir uma superfície branca.

Boa sorte lá, e não esquece de mandar o resultado pra gente ver!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2013, 14:19:54
Pessoal,

Vou passar a vocês a minha experiência ontem na sessão de fotos da turma do meu filho.

As professoras e a coordenadora muito solícitas e participativas organizaram tudo, de forma que eu me planejei para fazer as duas turmas em 2 horas e levou menos de 1 hora (46 alunos de 2 turmas).
Colocamos essa mesa no corredor onde havia uma boa fonte de luz das janelas às minhas costas e complementei com o flash rebatido para o teto, levemente menos de 90°.
Utilizei a lente 85mm com ISO 400 (poderia ter usado 200 e dar um reforço no flash, sendo que essa foto eu dei um tapa no LR na exposição).
Exif:
ISO 400
abertura 6.0
Velocidade 1/60

Dificuldades encontradas:
-Falhei no planejamento pois o Globo terrestre que o colégio tinha era muito grande e quase não sobrava espaço na mesa, tive que tirar da composição.
-95% cliquei uma vez só cada criança. Talvez pudesse ter feito 2 fotos e escolher a melhor.
-A coordenação "insistiu" que aparecesse a bandeira do colégio. Eu queria que fosse só a bandeira do Brasil, acho que a composição ficaria melhor.
-Uma das crianças ao entrar ou sair da mesa bateu nas apostilas, eu não percebi e a de cima ficou fora de lugar. algumas fotos ficaram como essa.
-A 85 é excelente, mas me senti "LONGE" do modelo, acho que a 24-105 ou a 50 ficaria melhor.
-E finalmente o maior problema, é manter a calma para ajustar todos as configurações com uma sensação de "urgência" no ar, pois existem outras tantas turmas e é preciso ser ágil no processo.
-Uma iluminação mais profissional ajudaria. uma sombrinha ou softbox teriam vindo em boa hora, mas o resultado até que me agradou.

Apesar disso, pra todos que mostrei as fotos, as pessoas gostaram.
Como dizem, a prática é tudo.
Se eu tivesse que voltar lá hoje e fazer uma nova sessão com outra turma, certamente já teria uma experiência melhor.


Também fiz uma foto da turma inteira junta e imprimi em tamanho 30 x 45 para ser afixada na sala. a professora adorou.
Como presente, imprimi para cada aluno e para a professora e assistente uma foto semelhante a essa do post e mais uma da turma reunida.
Colocamos num envelope e meu filho escreveu o nome de cada amigo para depois entregar com a seguinte frase "DESEJO QUE NOSSAS VIDAS SEJAM TÃO FELIZES QUANTO FOI ESTE PRIMEIRO ANO DE ESCOLA."

Custo: Uma imensa satisfação ao ver o sorriso daquelas crianças sendo fotografadas.

Obrigado a todos pelas dicas.



« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 14:34:49 por amador47sc »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2013, 15:27:49
Quanto a foto em si acho que poderia ter ficado muito melhor.
As bandeiras até achei interessante as duas, acho que é legal simbolizar a escola sim.
A fotometria nelas ficou boa, já no seu filho, nas apostilas e caderno acabou superexpondo um pouco.
Achei também um pouco soft, ainda mais considerando a nitidez que a 85mm tem e que foi usado f/6.

Mas esse parágrafo abaixo me chamou atenção, pois tenho uma filha na 1ª série, principalmente pela frase, pois sei o quanto significa essa etapa para eles, quanto minha filha evoluiu nesse ano e o quanto as amizades fizeram parte da vida dela. Isso não tem preço.

Também fiz uma foto da turma inteira junta e imprimi em tamanho 30 x 45 para ser afixada na sala. a professora adorou.
Como presente, imprimi para cada aluno e para a professora e assistente uma foto semelhante a essa do post e mais uma da turma reunida.
Colocamos num envelope e meu filho escreveu o nome de cada amigo para depois entregar com a seguinte frase
"DESEJO QUE NOSSAS VIDAS SEJAM TÃO FELIZES QUANTO FOI ESTE PRIMEIRO ANO DE ESCOLA."

Custo: Uma imensa satisfação ao ver o sorriso daquelas crianças sendo fotografadas.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 15:28:53 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #25 Online: 28 de Novembro de 2013, 15:38:40
Acho que poderia ter usado uma abertura maior f/4 talvez e elevado a velocidade, no minimo 1/100.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #26 Online: 28 de Novembro de 2013, 16:14:19

"tenho uma filha na 1ª série, principalmente pela frase, pois sei o quanto significa essa etapa para eles, quanto minha filha evoluiu nesse ano e o quanto as amizades fizeram parte da vida dela. Isso não tem preço.

Pense na possibilidade de fazer algo semelhante, te digo com certeza que apesar de trabalhoso é imensamente compensador e sua filha vai adorar.

 :ok:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #27 Online: 28 de Novembro de 2013, 16:19:54
Acho que poderia ter usado uma abertura maior f/4 talvez e elevado a velocidade, no minimo 1/100.

As letras "ORDEM E PROGR" já ficaram meio embaçadas. com F4 não ficariam ainda mais desfocadas?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Novembro de 2013, 17:04:01
Amigo, achei a composição um pouquinho poluída. Imagino até que tu não tenha tido muito poder de escolha, mas o fundo está competindo em todos os aspectos, cores competindo entre elas, competindo com a cor do uniforme... Na minha opinião, agora já é tarde pra sugerir até, mas como tu falou de mandar pras familias essas frases, seria legal trocar o fundo por um quadro negro, e ali cada criança colocasse uma mensagem pra familia, ou algo que pra ela fizesse sentido...

De qualquer forma, parabéns por ter registrado este momento importante na vida dos pequenos e na tua tb.

Grande abraço
Tecpix + motorola do guga


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #29 Online: 28 de Novembro de 2013, 20:42:00

De qualquer forma, parabéns por ter registrado este momento importante na vida dos pequenos e na tua tb.

Grande abraço

Valeu Fernandez,
Concordo plenamente que as cores estão competindo entre si. A foto clássica tem uma bandeira nas costas da criança, sobre a mesa (na época chamávamos de carteira) é colocado um globo terrestre e do lado oposto livros.
Escrever as frases no quadro negro está fora de cogitação para crianças do 1ºano onde a escrita ainda não está fluente e principalmente rápida. Para o segundo ou terceiro até vai.
Em todo caso, estou orgulhoso de mim por ter planejado e executado um projeto onde não fiquei apenas no "E SE..." mas parti para o "Da próxima Vez eu já sei onde posso melhorar..."

Obrigado !!  :ok: