Autor Tópico: Help - Foto de 1º ano  (Lida 10855 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 22 de Novembro de 2013, 21:29:12
Galera,
Tenho um filho que está no primeiro ano do ensino fundamental e lembrei que na minha época (coisa de velho :D)  era costume tirar uma foto com a bandeira ao fundo e sobre a mesa de um lado o globo terrestre e de outro alguns livros... a criança com os braços sobre a mesa.
semelhante a essa
pois bem, me coloquei à disposição da professora para fotografar os coleguinhas de turma do meu filho seguindo esse modelo clássico e ela topou. Agora pra não fazer feio, preciso me preparar bem. As fotos serão tiradas na própria sala de aula. Existe uma iluminação natural boa e auxiliado por lâmpadas fluorescentes no teto branco com um pé direito de uns 4 metros.
Penso em fotografar usando a 85 1.8. Também posso usar a 50 1.8 ou a 24-105 F4. Tenho apenas 1 flash que penso em utilizar na sapata.
Se alguém puder me ajudar, com dicas de exif e os preparativos, agradeço.
Abraço a todos


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2013, 21:42:56
Aldo,

Acho difícil alguém conseguir chutar um exif sem realmente saber as condições de luz. Eu acho que melhor que jogar o flash pra cima seria tu usar uma sombrinha... são baratinhas, o chato é ter que comprar o suporte e adaptador, mas não é muito caro... outra saída que vejo é comprar um difusor daqueles 5 em 1, aqui no forum o JRS vende com um preço ótimo, e pode usar o translúcido como um difusor e usar um rebatedor de isopor mesmo do outro lado. Acho que deste jeito teria um resultado muito mais profissional, que acho ser esta a intenção do amigo.
Se não quiser gastar nada, acho que vale usar o flash fora da câmera e rebater em uma parede lateral, ou talvez pra trás na câmera mesmo. Sabe o que tu poderia fazer? Usar teu filho de cobaia em um horário fora de aula, ir na sala e testar luz e composição.  Ai no dia tu já chega com a faca e o queijo na mão ;D

Boa sorte

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2013, 21:43:43
Ah, e se tivesse espaço eu usaria a 85 por ser a mais nítida...

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2013, 21:44:48
Cara, é até tranquilo pra fazer isso aí!

Um tripé, pra foto de todo mundo ficar com enquadramento semelhante, Flash rebatido pro lado ou pra trás, tipo o que o Humberto faz, e boa.

Arranjar o cenário é o mais fácil, uma bandeira, um globo e alguns livros. Tudo isso deve ter na escola, se xavecar bem a professora nem precisa comprar.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2013, 22:04:31
valeu Fernandez e Mike,
Pensei assim: Montar o cenário (bandeira no fundo, mesa com globo e livros) e fazer uma "linha de montagem". Já que a criança tá ali sentadinha, pensei em fazer duas fotos. Uma com ela escrevendo (séria) concentrada na escrita e outra com as mãos cruzadas sobre a carteira (como chamavam antigamente) e dessa vez sorrindo. Os pais irão receber as fotos por e-mail e se quiserem podem imprimir. Também posso enviar o raw caso alguém queira fazer uma edição. Estou pensando também ao final da sessão de fotos, fazer um video clip com cada criança dizendo seu nome, etc..  O que tá me quebrando é a iluminação. Como o Fernandez Falou, poderia usar sombrinha, rebatedor mas nunca usei essa trapizunga e as fotos serão na próxima semana. Comprar não seria problema mas falta tempo hábil para treinar. Vai ter que ser com flash mesmo. Será que dá pra encarar?
Por último vou fazer uma foto da turma no pátio. tem uma escada e o lugar é bem iluminado. acho que vai dar boa.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2013, 22:18:42
Aldo,

Ja ajudaram com algumas dicas...agora vc ajuda a gente: Esse da foto é vc?  :ponder:

M Rezende


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2013, 00:46:41
Umas das poucas fotos boas que fiz na vida foi com luz lateral de janela dentro da maternidade...

Acho interessante fazer um rebatido pra volume, um isopor funciona e só da um bafinho. Faz um testes antes.

Arruma umas professoras pra ser assistente e maquiadora, pelo menos dar uma penteada no cabelo e lavar o rosto com sabonete para tirar o brilho

Abs

Marcio


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2013, 00:53:26
Com flash e e sombrina é bico, uma possibilidade é: coloca o flash o mais perto possível, do lado oposto ao da luz natural. Mede a exposição sem o flash e depois vai regulando a potência para conseguir um efeito natural. Com uma hora de treino você consegue um ótimo resultado.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2013, 01:08:03
Acho que se houver luz natural vindo da janela, apenas coloque um rebatedor para preencher o lado oposto e pronto, terá luz excelente para a foto.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2013, 09:22:30
Aldo,

Ja ajudaram com algumas dicas...agora vc ajuda a gente: Esse da foto é vc?  :ponder:

M Rezende

Dai Rezende,
Cara nao sou eu nao.'alias deu o maior trabalho pra encontrar essa foto  :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2013, 11:59:16
e bem simples, nao fique preocupado, pensa que essa foto que vc colocou foi feita com qualquer filminho iso 100, qualquer yashica da vida, e um fratinha.
pode rebater,pode aproveitar alguma luz de janela,, se tiver distancia a 85 e legal, mas as outras sao boas tambem.
Vai enfrente, sucesso garantido
O unico assunto e lidar com "os pequenos", "as Kriança"!!!!, rsrs!
abs.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2013, 15:02:27
Com flash e e sombrina é bico, uma possibilidade é: coloca o flash o mais perto possível, do lado oposto ao da luz natural. Mede a exposição sem o flash e depois vai regulando a potência para conseguir um efeito natural. Com uma hora de treino você consegue um ótimo resultado.
Acho que essa é a dica!

Acho que a 50 mm em f/6.3 e velocidade 1/80 é um bom chute inicial para tirar a foto. Aí você regula o ISO para ter a melhor exposição.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2013, 15:17:13
Amador, tenho um flash igual ao seu, e se quiser uma dica legal que dá pra usar junto com a luz ambiente aí vai:
Veja o vídeo:
http://neilvn.com/tangents/video-using-the-black-foamie-thing/

Usa a luz da janela de um lado e o flash rebatido na parede do outro lado, e usa um iso alto pra não forçar muito o flash/pilhas.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2013, 08:34:08
Amador,

Eu gostei da sua idéia e aposto que pais e professores mais "experientes"  :assobi: vão gostar tb.
Abaixo envio o link das empresa que fez fotos do meu filho na escola:
http://www.schoolpicture.com.br/index.htm?cid=12199

Note que se vc quiser ver uma simples foto, um retrato, como exemplo no site, vc praticamente nao encontra...estão todas em forma de produtos  :aua: caneca, caderno, tijela, cinzeiro sei la mais oque... enfim...o cara ta na dele, captalizando e tal, deve ser um bom negocio, para ele  ;). Os retratos são feitas com um fundo colorido (de gosto duvidoso eu diria...). 99% das fotos que recebi vc olha e nem sabe onde foram feitas, poderiam ter sido feitas em casa...no estudio...em qq lugar. SÓ UMA delas faz referencia à escola pois foi feita no patio, mas com a turma inteira. Ou seja, um retrato formal só do meu filho no ambiente da escola, eu não tenho....
Não são a mesma coisa que um "bom e velho" retrato formal na escola como vc propoe fazer

Pelo lado emocial de pai, claro que adorei as fotos do meu filho e são muito bem executadas e impressas, ponto. Mas não comprei nem comprarei nenhum produto hehehehe Aqui em casa preferimos canecas com caveira mesmo  >:D

Detona lá que ficará ótimo, tenho certeza!

Abraço!

M Rezende
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 08:35:15 por Rezende_SP »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2013, 08:55:06
Obrigado a todos pelas dicas..
Vai ser esta semana só ainda não sei o dia.
Inclusive, para os interessados, acho que meio sem querer acabei por encontrar um nicho de mercado que não está muito explorado (pelo menos aqui na minha região).
Ir nos colégios e oferecer o produto pronto como disse o Rezende, imagina só..
para os colégios que ainda não fizeram nada nesse sentido, podes pegar da 1ª até 3, 4ªsérie..
cobrando uns... sei lá.. 20 mangos por foto.. dá pra ganhar uma graninha legal.
Pega alguém de SP por exemplo que tem uma infinidade de colégios grandes..
Essa é a minha modesta contribuição em agradecimento pelas dicas.
 :ok: