Autor Tópico: Que mirrorless comprar?  (Lida 82222 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Novembro de 2013, 13:59:23
Bem, está chegando a hora de investir em uma mirrorless. O peso da idade está chegando e se faz necessário ter uma segunda câmera mais leve, para viagens. Estou totalmente satisfeito e apaixonado por minha 6D, que pretendo conservar por anos a fio, mas surgiu uma oportunidade fantástica de comprar uma mirrorless nos EUA, pois terei portador. Gostaria de pedir informações da turma desse espaço, que conhece bem esse tipo de câmera. Em princípio, estou entre duas panasonics, a GH3 e a GX7, e a nova Olympus OMD-EM1.  Para vocês, qual desses modelos é o melhor para fotografia, pois vídeo não é minha praia, e qual tem melhor desempenho com o uso de lentes EOS EF/EF-s, com o emprego de um adaptador? Desde já agradeço as dicas dos foristas. Obrigado.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2013, 14:12:34
Se a ideia é ter um corpo compacto, sem dúvidas a GX7.
A GH3 tem qualidade fenomenal tanto para vídeo quanto para foto, porém, tem um corpo pouco menor que uma T3i.
E a OMD EM-5 e a OMD EM-1 possuem qualidade excelentes mas possuem um corpo maior do que a GX7.

Quando ao desempenho com adaptadores para lentes da Canon, bom, as quatro teriam desempenho parecido, porém, para tirar todo o proveito delas seria melhor mesmo usar as lentes MFT, leves, pequenas e de ótica ótima :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2013, 14:31:42
Salve, Álvaro.
OMD EM 5.
Se quiser testar, combinamos um café no centro e tu testa.
Abs.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2013, 15:11:14
Se a ideia é ter um corpo compacto, sem dúvidas a GX7.
A GH3 tem qualidade fenomenal tanto para vídeo quanto para foto, porém, tem um corpo pouco menor que uma T3i.
E a OMD EM-5 e a OMD EM-1 possuem qualidade excelentes mas possuem um corpo maior do que a GX7.

Quando ao desempenho com adaptadores para lentes da Canon, bom, as quatro teriam desempenho parecido, porém, para tirar todo o proveito delas seria melhor mesmo usar as lentes MFT, leves, pequenas e de ótica ótima :ok:

Obrigado Sérgio. Sei bem das limitações das lentes, mas como já fiz um puta investimento na 6D e em lentes EF este ano, e estou juntando as moedas para comprar a mirrorless, vou ter esperar algum tempo para comprar as MFT. Eu já havia lido boas avaliações da GX7 e vou pensar ainda com mais carinho nela.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2013, 15:12:32
Salve, Álvaro.
OMD EM 5.
Se quiser testar, combinamos um café no centro e tu testa.
Abs.

Grande Lordakner, grato pela dica, parceiro. Vou arrumar tempo para o café e o teste...Abração.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2013, 15:52:20
Grande Lordakner, grato pela dica, parceiro. Vou arrumar tempo para o café e o teste...Abração.
É só marcar.  :ok: :ok: :ok:
Abs.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2013, 15:54:57
Álvaro, partindo do ponto que você já tem uma DSLR e quer algo mais compacto. Dispensaria uma GH3 e um E-M1, talvez até a E-M5.

Minhas sugestões/opções:

1 - Olympus E-PM2 (eu tenho) ou E-PL5.
        Vantagens: AF super rápido, boa variedade de lentes e algumas muito competentes e portáteis, QI igual ou melhor às APS-C de 2009 pra trás e similar às novas gerações, já está começando a ter um mercado de usados interessante aqui no Brasil. O tamanho dessas duas câmeras é muito compacto e bem portátil. Tem a possibilidade de comprar um EVF à parte.
        Desvantagens: é meio óbvio mas, para você que já tem uma 6D, a inferioridade na retenção de detalhes e sharp pode deixá-lo com um pouco de saudades.

2 - Canon EOS M
        Vantagens: A QI é muito boa ainda mais quando colocado com a lente pancake 22 2.0 ( :wub: :wub:). Há a possibilidade de comprar um adaptador para usar lentes EF e EF-S. O seu preço está com o melhor custo benefício. A qualidade de filmagem de vídeos é top (padrão Canon). É uma câmera bem portátil e tem um menu de navegação muito agradável. Quase a comprei há uns meses atrás.
        Desvantagem: O AF, apesar de bem preciso, não é tão rápido quanto ao dos concorrentes. Porém, está em uma condição mais aceitável após último firmware. Não tem como adaptar um EVF. Poucas lentes nativas desse mount.

3 - Fuji X-E1 ou X-Pro 1
       Vantagens: Talvez a melhor câmera mirrorless em termos de qualidade de imagem antes das NEX FF. O rendimento em ISO também é acima da média. Tem bastante controles manuais. As lentes Fujinon são muito boas. O EVF (acho que é híbrido) também é muito bom e já vem na câmera.
       Desvantagens: O AF tá intermediário entre a Canon EOS M e a M4/3. O preço e pouca disponibilidade de lentes também é uma desvantagem. As lentes não são tão compactas.

Ufa.... acho que é um bom resumo e que serve para você e outras pessoas. Lembrando que são as minhas impressões e opiniões. Quem quiser complementar ou corrigir, fique à vontade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2013, 16:43:59
Bem, está chegando a hora de investir em uma mirrorless. O peso da idade está chegando e se faz necessário ter uma segunda câmera mais leve, para viagens. Estou totalmente satisfeito e apaixonado por minha 6D, que pretendo conservar por anos a fio, mas surgiu uma oportunidade fantástica de comprar uma mirrorless nos EUA, pois terei portador. Gostaria de pedir informações da turma desse espaço, que conhece bem esse tipo de câmera. Em princípio, estou entre duas panasonics, a GH3 e a GX7, e a nova Olympus OMD-EM1.  Para vocês, qual desses modelos é o melhor para fotografia, pois vídeo não é minha praia, e qual tem melhor desempenho com o uso de lentes EOS EF/EF-s, com o emprego de um adaptador? Desde já agradeço as dicas dos foristas. Obrigado.

Álvaro,
Dá uma olhada nos tópicos da GX7 e EM1, tem bastante informação por lá. Considere a EM5, pois o preço dela está baixando. Depois de muito pesquisar, acabei optando por ela. Quanto ao uso com lentes EOS, não saberei opinar.  :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2013, 18:24:58
Álvaro, partindo do ponto que você já tem uma DSLR e quer algo mais compacto. Dispensaria uma GH3 e um E-M1, talvez até a E-M5.

Minhas sugestões/opções:

1 - Olympus E-PM2 (eu tenho) ou E-PL5.
        Vantagens: AF super rápido, boa variedade de lentes e algumas muito competentes e portáteis, QI igual ou melhor às APS-C de 2009 pra trás e similar às novas gerações, já está começando a ter um mercado de usados interessante aqui no Brasil. O tamanho dessas duas câmeras é muito compacto e bem portátil. Tem a possibilidade de comprar um EVF à parte.
        Desvantagens: é meio óbvio mas, para você que já tem uma 6D, a inferioridade na retenção de detalhes e sharp pode deixá-lo com um pouco de saudades.

2 - Canon EOS M
        Vantagens: A QI é muito boa ainda mais quando colocado com a lente pancake 22 2.0 ( :wub: :wub:). Há a possibilidade de comprar um adaptador para usar lentes EF e EF-S. O seu preço está com o melhor custo benefício. A qualidade de filmagem de vídeos é top (padrão Canon). É uma câmera bem portátil e tem um menu de navegação muito agradável. Quase a comprei há uns meses atrás.
        Desvantagem: O AF, apesar de bem preciso, não é tão rápido quanto ao dos concorrentes. Porém, está em uma condição mais aceitável após último firmware. Não tem como adaptar um EVF. Poucas lentes nativas desse mount.

3 - Fuji X-E1 ou X-Pro 1
       Vantagens: Talvez a melhor câmera mirrorless em termos de qualidade de imagem antes das NEX FF. O rendimento em ISO também é acima da média. Tem bastante controles manuais. As lentes Fujinon são muito boas. O EVF (acho que é híbrido) também é muito bom e já vem na câmera.
       Desvantagens: O AF tá intermediário entre a Canon EOS M e a M4/3. O preço e pouca disponibilidade de lentes também é uma desvantagem. As lentes não são tão compactas.

Ufa.... acho que é um bom resumo e que serve para você e outras pessoas. Lembrando que são as minhas impressões e opiniões. Quem quiser complementar ou corrigir, fique à vontade.

Thales, como sempre, preciso nas suas orientações. Muito obrigado

Eu já havia pensado nas opções que você citou, com exceção da Fuji.  Em princípio, quero uma câmera com EVF incorporado, daí a opção pelas duas Panasonic ou pela Olympus. A Canon EOS-M não me atrai justamente por isso. Não consigo fotografar em live view de forma rápida nem que a vaca tussa. São muitos anos usando EVF. Vou olhar com atenção a Fuji, ver os preços, enfim, e também dar uma olhada mais detalhada na GX7. Terei tempo para decidir, pois minha filha ficará três meses estudando nos EUA e só voltará em fevereiro. Mas como sou obssessivo com escolha de equipamentos, estou fazendo a consulta desde agora. Quando eu achava que era "audiófilo", passava pelo menos sete ou oito meses me informando sobre determinado amplificador ou conjunto de caixas de som, até decidir e fazer a compra. Também foi assim com a 6D, que namorei meses a fio.  A meta é ter uma segunda câmera mais leve. Mês passado, na Amazônia, usei pouco a 6D justamente pelo fato de ter que carregar tralha de pesca e um equipamento pesado de fotografia para o barco todos os dias.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2013, 18:27:20
Álvaro,
Dá uma olhada nos tópicos da GX7 e EM1, tem bastante informação por lá. Considere a EM5, pois o preço dela está baixando. Depois de muito pesquisar, acabei optando por ela. Quanto ao uso com lentes EOS, não saberei opinar.  :ok:

Farei isso, parceiro...Estou na fase de intensa pesquisa...Obrigado
 :ok:
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2013, 23:34:21
Para mim a principal vantagem das OMDs é a estabilização brutal.


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2013, 16:29:21
E a respeito da Sony Nex-7, alguém pode me dizer alguma coisa? Vi ontem na BH Photo que o preço dela ficou mais atraente depois dos lançamentos das FF da Sony.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2013, 17:05:25
Aproveitando o assunto. .. a canon já anunciou a substituta da eos-m? Essa já parou de ser fabricada né?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2013, 17:11:23
Se falarmos em AF e estabilização a OMD é imbatível. A Nex 7 é boa e tudo mas acho que falta o principal: lentes de bom custo benefício.
A EOS M ainda é produzida mas já está pra ser substituída (não tenho informações adicionais). A Canon fez um ótimo trabalho no sensor e lente, acertando o AF de maneira radical nesse próximo lançamento tem tudo para roubar reinado de Sony, Oly e Pana.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2013, 19:50:13
Se falarmos em AF e estabilização a OMD é imbatível. A Nex 7 é boa e tudo mas acho que falta o principal: lentes de bom custo benefício.
A EOS M ainda é produzida mas já está pra ser substituída (não tenho informações adicionais). A Canon fez um ótimo trabalho no sensor e lente, acertando o AF de maneira radical nesse próximo lançamento tem tudo para roubar reinado de Sony, Oly e Pana.
Não tem não. São categorias diferentes e a Eos M é muito inferior a qualquer mirrorless da Sony, Pana ou Oly.
:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/