Autor Tópico: Que mirrorless comprar?  (Lida 82944 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #465 Online: 02 de Março de 2017, 18:23:30
mas você quer uma câmera pra vender daqui a 1 ano, pra que? lucrar com a transação?

uma câmera costuma durar bem mais que isso e o set que vamos construindo em cima do sistema escolhido colabora para isso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #466 Online: 02 de Março de 2017, 18:37:24
mas você quer uma câmera pra vender daqui a 1 ano, pra que? lucrar com a transação?

uma câmera costuma durar bem mais que isso e o set que vamos construindo em cima do sistema escolhido colabora para isso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Não, minha intensão não é lucrar com a transação. Pelo menos, não diretamente.
Na verdade o que acontece é o seguinte: quase sempre viajo nas férias para Europa, onde posso comprar uma câmera por um preço mais justo do que aqui no Brasil. Então pensei o seguinte: posso comprar um equipamento novo, a cada um ou dois anos, durante a viagem. E em seguida venderia a câmera "antiga".
O meu objetivo não seria lucro... acho que seria evitar uma alta depreciação no valor do equipamento e de quebra poderia sempre ter um modelo mais recente.
Mas acho que minha idéia só rola se comprar um equipamento que tenha mercado para vender.

Acha que é uma má idéia?


tvarini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #467 Online: 02 de Março de 2017, 18:50:39
Talvez Fuji, nas mirrorless, tenha mais mercado aqui no brasil, mas se você decidir pelas Oly, me coloque na lista de compradores sempre que resolver vender as lentes, rs.

Não, minha intensão não é lucrar com a transação. Pelo menos, não diretamente.
Na verdade o que acontece é o seguinte: quase sempre viajo nas férias para Europa, onde posso comprar uma câmera por um preço mais justo do que aqui no Brasil. Então pensei o seguinte: posso comprar um equipamento novo, a cada um ou dois anos, durante a viagem. E em seguida venderia a câmera "antiga".
O meu objetivo não seria lucro... acho que seria evitar uma alta depreciação no valor do equipamento e de quebra poderia sempre ter um modelo mais recente.
Mas acho que minha idéia só rola se comprar um equipamento que tenha mercado para vender.

Acha que é uma má idéia?


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #468 Online: 02 de Março de 2017, 18:52:57
to vendendo uma e-m10 a preço de banana, ninguém compra.
tem um mercado legal para trocas de lentes m4/3 aqui no brasil. mas câmeras, é bem fraco.

se ja compra com a intenção de revender, melhor pensar em outro sistema.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #469 Online: 02 de Março de 2017, 19:38:09
Não, minha intensão não é lucrar com a transação. Pelo menos, não diretamente.
Na verdade o que acontece é o seguinte: quase sempre viajo nas férias para Europa, onde posso comprar uma câmera por um preço mais justo do que aqui no Brasil. Então pensei o seguinte: posso comprar um equipamento novo, a cada um ou dois anos, durante a viagem. E em seguida venderia a câmera "antiga".
O meu objetivo não seria lucro... acho que seria evitar uma alta depreciação no valor do equipamento e de quebra poderia sempre ter um modelo mais recente.
Mas acho que minha idéia só rola se comprar um equipamento que tenha mercado para vender.

Acha que é uma má idéia?

Acho sim uma má ideia, sempre acaba perdendo dinheiro e nunca estará familiarizado com o equipamento. Se por acaso achar que quer ter mais lentes também não rola porque acabará sempre trocando o equipamento e não necessariamente pelo mesmo.

Mas ainda assim pode comprar Fuji ou Sony (top de linha) se a ideia for essa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 02 de Março de 2017, 19:39:10 por cfcsosa »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #470 Online: 02 de Março de 2017, 19:51:11
Se o foco é vender "rápido", procure Sony ou Panasonic, e, modelos que o pessoal de video gosta de usar. Mesmo assim vc tende a perder dinheiro trocando o equipamento sempre.

Talvez valha mais a pena vc focar num sistema só, e, ir comprando/trocando lentes e acessórios com o passar do tempo, já que vc tem facilidade de acesso ao mercado externo.

Digamos que vc tivesse comprado uma Olympus E-M5 em 2012... se vc estivesse com ela até hoje, não ia sentir muito que a camera está "obsoleta", e nesse tempo daria pra montar um excelente set de lentes e etc.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #471 Online: 02 de Março de 2017, 21:43:30
to vendendo uma e-m10 a preço de banana, ninguém compra.
adrianof14, realmente está muito barato o que você está pedindo na e-m10. Pergunta: não seria mais fácil vender com alguma lente, ou invés de só o corpo?

Talvez Fuji, nas mirrorless, tenha mais mercado aqui no brasil, mas se você decidir pelas Oly, me coloque na lista de compradores sempre que resolver vender as lentes, rs.

:ok:

Acho sim uma má ideia, sempre acaba perdendo dinheiro e nunca estará familiarizado com o equipamento. Se por acaso achar que quer ter mais lentes também não rola porque acabará sempre trocando o equipamento e não necessariamente pelo mesmo.
Poxa... 1 ou 2 anos não são suficiente para estar familiarizado com o equipamento?
Caso eu goste do formato M43, posso manter as lentes, não?
Também posso tentar vender antes de viajar... caso consiga vender, compro um novo durante a viagem. Se não, levo o equipamento "antigo" para a viagem e tento no próximo ano.  :D

Acho que a maior bronca com a minha ideia é a flutuação do dólar. Hoje, a cotação está "baixíssima", em relação ao ano passado. Caso tivesse comprado a e-m10 II ano passado, teria pago mais de R$2500,00.
Quanto vocês acham que seria o preço justo por uma e-m10 II (corpo e kitlens), comprada a uns 12 meses, hoje? Independente de onde ou por quanto tenha sido comprada.

Se o foco é vender "rápido", procure Sony ou Panasonic, e, modelos que o pessoal de video gosta de usar.
Uma possibilidade que cogito, seria comprar uma a6000... Mas por 650 USD (corpo e kit lens), posso comprar uma e-m10 II + 2 lentes (14-42mm e 40-150mm). Fora que me encantei pela olympus. :D

PS:
Por quanto tempo vocês ficam com um câmera, antes de pensar em comprar uma nova?

PS 2:
Pelo que entendi, M43 é praticamente nicho no Brasil. Certo? :ponder:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #472 Online: 02 de Março de 2017, 22:13:59
Eu já usei Sony (estou na 2a), e usei Oly (pouco).

Eu gostei muito da ergonomia e tal. Acho o formato m43 uma idéia excelente. Eu já tive uma Panasonic e achava ótima.

Se eu morasse fora, talvez até voltaria a ter algo do sistema, mas aqui em Pindorama é complicado.

Quanto a tempo pra se habituar com a camera, ai depende né... na fotografia digital o tempo é outro, depende da frequencia com que se usa a camera, e dos softwares também... eu tive algumas cameras e não acho que eu consegui usar 100% nenhuma delas. No máximo eu batia uma ou outra foto no modo M...


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #473 Online: 02 de Março de 2017, 22:18:28
A E-M10 II tem bastante procura ainda. Difícil dizer daqui a mais de um ano, mas num prazo mais curto é bem provável que consiga vender por mais do que pagou. É só cuidar bem dela, fazer um bom anúncio (no Mercado Livre) e ter um pouco de paciência. E num prazo maior, se perder, não será muito, mas claro que vai depender do estado dela e de outras ofertas disponíveis. Então acho que vale a pena, é uma camera muito elogiada.


to vendendo uma e-m10 a preço de banana, ninguém compra.

Adriano, acho que pelo Mercado Livre você vende.
  vimeo     flickr     insta


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #474 Online: 02 de Março de 2017, 22:26:12

Adriano, acho que pelo Mercado Livre você vende.

pois é. queria vender aqui no fórum, mas vou ter que apelar para o ML.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #475 Online: 02 de Março de 2017, 22:47:51
pois é. queria vender aqui no fórum, mas vou ter que apelar para o ML.

Adriano, o "mercado"  do forum é bem limitado e oscilante. A sua E-M10 realmente esta muito barata! É uma excelente camera,  toda de metal, diminuta, leve,  muito robusta e com mais recursos do que a E-M5 I, por ser mais moderna, só nao é selada, mas por 1.200 reais quem conhece e precisa (1o.  ou 2o. corpo) compra. Se tiver uma lente de kit vai ajudar muito, considerando que, provavelmente,  a maioria dos prováveis compradores terao ela como camera unica. Sem lente seria para usuários do sistema que a utilizariam como segundo corpo. Eu tenho uma Oly Pen E-PM2, mais compacta ainda (mesmo sensor da E-M5 I), por isso nao compro a sua, mas se quiser trocar pau-a-pau eu topo na hora  :D 
No Mercado Livre voce vende por esse preço ou até mais. O importante é nao ter a minima pressa e fazer um excelente anuncio. A camera nao é conhecida como a E-M5, mas com um anuncio bem informativo e ilustrado, vai facilitar muito..  Acho que ainda tenho um anuncio pronto desse modelo, se quiser te passo..
abç
« Última modificação: 02 de Março de 2017, 22:49:33 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #476 Online: 02 de Março de 2017, 23:03:10
Adriano, o "mercado"  do forum é bem limitado e oscilante. A sua E-M10 realmente esta muito barata! É uma excelente camera,  toda de metal, diminuta, leve,  muito robusta e com mais recursos do que a E-M5 I, por ser mais moderna, só nao é selada, mas por 1.200 reais quem conhece e precisa (1o.  ou 2o. corpo) compra. Se tiver uma lente de kit vai ajudar muito, considerando que, provavelmente,  a maioria dos prováveis compradores terao ela como camera unica. Sem lente seria para usuários do sistema que a utilizariam como segundo corpo. Eu tenho uma Oly Pen E-PM2, mais compacta ainda (mesmo sensor da E-M5 I), por isso nao compro a sua, mas se quiser trocar pau-a-pau eu topo na hora  :D 
No Mercado Livre voce vende por esse preço ou até mais. O importante é nao ter a minima pressa e fazer um excelente anuncio. A camera nao é conhecida como a E-M5, mas com um anuncio bem informativo e ilustrado, vai facilitar muito..  Acho que ainda tenho um anuncio pronto desse modelo, se quiser te passo..
kbç
Cara, gostei tanto da E-M10 que corri atrás da MkII. No to com pressa de vender, minha ideia era vender para alguém do fórum, já que ta com um preço camarada. mas enfim, se puder me passar o anúncio depois... ainda vou deixar umas duas semanas aqui no fórum antes de colocar no ML.
abraço
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


tvarini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #477 Online: 02 de Março de 2017, 23:08:28
Desculpe o off-topic, mas ... pindorama-Sp?


Eu vivo bem com uma Em-5 mk2 em Catanduva. Claro que é só por hobbie, mas tenho tudo (ou mAis) do que preciso.


Eu já usei Sony (estou na 2a), e usei Oly (pouco).

Eu gostei muito da ergonomia e tal. Acho o formato m43 uma idéia excelente. Eu já tive uma Panasonic e achava ótima.

Se eu morasse fora, talvez até voltaria a ter algo do sistema, mas aqui em Pindorama é complicado.

Quanto a tempo pra se habituar com a camera, ai depende né... na fotografia digital o tempo é outro, depende da frequencia com que se usa a camera, e dos softwares também... eu tive algumas cameras e não acho que eu consegui usar 100% nenhuma delas. No máximo eu batia uma ou outra foto no modo M...


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #478 Online: 02 de Março de 2017, 23:14:16
Desculpe o off-topic, mas ... pindorama-Sp?
Ahn, quando eu escrevi pindorama, eu me referi ao nome original deste glorioso pedaço de terra outrora chamado de Terra de Vera Cruz...  :ok:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #479 Online: 02 de Março de 2017, 23:28:43
Citação de: saulosouto

Uma possibilidade que cogito, seria comprar uma a6000... Mas por 650 USD (corpo e kit lens), posso comprar uma e-m10 II + 2 lentes (14-42mm e 40-150mm). Fora que me encantei pela olympus. :D

PS:
Por quanto tempo vocês ficam com um câmera, antes de pensar em comprar uma nova?

PS 2:
Pelo que entendi, M43 é praticamente nicho no Brasil. Certo? :ponder:

Começando pelo fim: M4/3 nao é nicho no Brasil, mas obviamente  nao é popular como Canikon e Sony, sem contar a Fuji, pop aqui no forum  :D
Cameras Olympus vendem, mas nao tem a liquidez das lentes, essas sim vendem tranquilamente, principalmente as primes,  zoons claras e as compactas mais badaladas (pancakes, por exemplo), desde que a preços razoáveis. A explicaçao é q a baioneta m4/3, alem da fotografia,  esta se tornando cada dia mais utilizada no universo de videos, adotada hoje por um numero crescente de fabricantes de cameras, além da Olympus e Panasonic:  Blackmagic, JVC, DJI - fabricante de drones  (camera Zenmuse X5S) e algumas chinesas. Além disso vários fabricantes tem produzido lentes nativas  para esse padrão, então a oferta  e a versatilidade de utiliza-las em cameras  diferentes as tornam mais atraentes. Já comprei e vendi um monte de lentes sem maiores dificuldades, mas agora sosseguei, tenho quase tudo que eu quero, só falta fotografar rss..   Resumindo: boas lentes do sistema tem cada vez mais liquidez. Nao recomendo se vc pensa puramente em termos comerciais: se  qdo for vender conseguir recuperar o investido já estara bom demais, para tanto  reze para que o dolar lhe seja favorável. Algumas lentes que comprei no Brasil com o dolar alto (na casa dos 4 reais) foram excelentes negócios para mim (considerando o preço fora), e também para o vendedor (que comprou com dolar a 2 e pouco rss..) hoje se fosse vender tomaria na cabeça.

Quanto a cameras é realmente mais dificil,  se passar mais de 3 anos ela ficará, aos olhos do "mercado", algo obsoleta, principalmente se já tiverem lançado um modelo para substitui-la e nao forem "famosas".  A Olympus atualiza suas cameras para novas versoes, mais ou menos a cada 3 anos, então esse é o prazo máximo se vc pensar em termos comerciais. No meu caso desencanei totalmente com isso, casei com a minha E-M5 mk II. Só vou pensar em trocar  se lançarem algo absolutamente revolucionario daqui a alguns anos..
O fato é que cada dia mais pessoas vão descobrindo as vantagens do sistema MFT  e das Olys: conjunto camera/lentes leves e compactas, estabilizador no corpo, bem menores do que as equivalentes aps-c e FF, principalmente considerando primes e zoons, também por isso um mercado que tende a crescer por aqui.
« Última modificação: 02 de Março de 2017, 23:48:38 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..