Autor Tópico: Que mirrorless comprar?  (Lida 82252 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2013, 19:51:49

Não tem não. São categorias diferentes e a Eos M é muito inferior a qualquer mirrorless da Sony, Pana ou Oly.
:ok:
Somente se comparamos com OMD, GX7 ou GH3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2013, 20:16:57
Acho que a Eos M ainda não está no nível das outras.
Mas acho que a Canon é potente o bastante para igualar as coisas, nos próximos lançamentos.
O problema é que ela se atrasou demais nesse nicho.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2013, 20:45:33
Acho que a Eos M ainda não está no nível das outras.
Mas acho que a Canon é potente o bastante para igualar as coisas, nos próximos lançamentos.
O problema é que ela se atrasou demais nesse nicho.  :)
Galera, a EOS M pecou em alguns aspectos:
- no lançamento um preço muito absurdo por um corpo sem EVF e tantos controles manuais
- AF aquém do que se espera
- um corpo bem simples em termos de comandos

Mas o pedigree do sensor e da lente são de cair o queixo. Só acho que demeritam demais a câmera e se esquecem dos seus pontos positivos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2013, 20:59:15
(...)
Mas o pedigree do sensor e da lente são de cair o queixo. Só acho que demeritam demais a câmera e se esquecem dos seus pontos positivos.

Sensor de cair o queixo?
Não vejo nada de cair o queixo em http://www.dxomark.com/Cameras/Camera-Sensor-Database/Canon/EOS-M


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2013, 21:41:33
Talvez o adjetivo tenha sido exagerado mas as fotos que tenho visto no flickr de usuários normais são muito boas, em especial na retenção de cores e detalhes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #20 Online: 24 de Novembro de 2013, 22:20:40
Talvez o adjetivo tenha sido exagerado mas as fotos que tenho visto no flickr de usuários normais são muito boas, em especial na retenção de cores e detalhes.

Rapaz, as Mirrorless da Canon e Nikon estão um passo atrás, talvez dois, das demais marcas.
Não tem nem como comparar a expertise e know-how que marcas como Sony, Panasonic e Olympus possuem neste mercado.
Assim como para o mercado das reflex Canon e Nikon possuem expertise e know-how que dificilmente será alcançado por Sony, Panasonic e Olympus.

Sei que você tem um carinho imenso pela Canon, e talvez, até por isso, ainda não tenha se encontrado no caminho das MFT, ainda mais não sendo da marca Canon :ok:

A verdade é que, por enquanto, mirrorless para Canikon, é mais um experimento do que algo para se levar a sério.
A Nikon, ainda acordou antes, mas talvez, essa sucessora da EOS-M, que é relativamente nova para já ser substituída, esteja ai num nível um pouco melhor da EOS-M. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2013, 22:33:19
Se falarmos em AF e estabilização a OMD é imbatível. A Nex 7 é boa e tudo mas acho que falta o principal: lentes de bom custo benefício.
A EOS M ainda é produzida mas já está pra ser substituída (não tenho informações adicionais). A Canon fez um ótimo trabalho no sensor e lente, acertando o AF de maneira radical nesse próximo lançamento tem tudo para roubar reinado de Sony, Oly e Pana.

Pessoalmente que tanto a Canon quanto a Nikon estão ficando para trás nesse segmento. Talvez por uma posição muito confortável em imaginar que não houvesse tanta 'adesão' ao uso de mirrorless.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2013, 06:43:19
SE HJ ALGUÉM FOSSE COMPRAR SUA PRIMEIRA MIRRORLESS...creio que poderia refletir sobre esses aspectos:

-Se dinheiro e um set de lentes ainda restrito não forem problema.... e o seu critério final é sempre o melhor Qi entre as mirroless sua escolha seria então:
Sony A7 e A7R (as duas novas FF mirrorlesss da Sony)

-Se portabilidade/qualidade e custo benefício são seus critérios, então:
Olympus E-PM2 e Panasonic GX7

-Se portabilidade e custo benefício são seus critérios, então:
G5 e GF5

-Se qualidade de construção, forte desempenho em ISOs elevados são seus critérios, então:
Fuji X-E2

- Se versatilidade associada a uma capacidade de vídeo monstro, são seus critérios, então:
Panasonic GH3 (e/ou aguardar a "GH4" que promete filmar acima de FHD)

-Se versatilidade, qualidade e inovações/recursos são seus critérios, então:
Olympus OM-D E-M1 e/ou se quiser economizar um pouco Olympus OM-D E-M5.


Olha vou finalizar com alguns comentários....a Sony está entrando com tudo no segmento...é uma boa opção?? Acredito que sim.....

A Olympus e a Panasonic tem hj o que considero o melhor formato entre as mirrorless...M4/3....pois ele consegue aliar qualidade, peso baixo, portabilidade, muitos rercusos...além da possibilidade quase infinita de uso de  lentes.

Fuji.....é a linha de mirrorless que conheço menos...tem um set restrito, mas de alta qualidade....tinha sérios problemas com AF e mesmo com sua gama de cores...mas que parece que os novos modelos já resolveram...considero a Fuji assim como a Samsung com sua linha NX....boas opções, mas mais restritas...mais nicho mesmo.

Canon....não acho que esteja nem perto das citadas acima.....provavelmente ainda virá com força...assim como a Nikon, mas por hora.....no segmento de cameras sem espelhos....a "dupla caipira" das DSLR...Xitãonikon e Xorocánon...não cantam nesse terreiro não!!!!    E digo mais....no terreiro delas....tem cantor cantando mais bonito.....ainda impressionado com o desempenho das novas Pentaxs (especialmente a K3)....nos fóruns de fora chamam ela de "killers 3" - matadora de Canon e Nikon.   E sempre lembro que ainda tem a Sigma correndo por fora com seu maravilhoso sensor foveon....
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 06:47:55 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2013, 07:12:07
Oliberal disse tudo.

Considere a redução de preço da EM5 - Body Only NEW já tá saindo por 800 doletas! :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2013, 08:19:33
SE HJ ALGUÉM FOSSE COMPRAR SUA PRIMEIRA MIRRORLESS...creio que poderia refletir sobre esses aspectos:

Oliberal, foi corretíssimo na análise !  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jgsdantas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2013, 10:07:53
Muito boa essa discussão!

Só tenho uma coisa a acresecentar: usar lentes FF com as mirrorless pode ser meio desconfortável por causa do equilíbrio do conjunto lente+câmera.

Como as lentes FF são bem maiores e, consequentemente, mais pesadas, pode ficar ruim de usar. Acredito que se você usar primes nao haverá muito problema, mas se pegar uma com zoom...

Outra coisa, como o foco é sempre manual, recomendo muito um EVF! Eu percebo que erro muito mais o foco se usar a tela da minha.


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2013, 11:37:04
Aproveitando a discussão:
Quais seriam as lentes mais indicadas pra quem vai adquirir a primeira M4/3?
Se puder postar exemplificando e falando de cada lente (como Oliberal postou), melhor ainda!!!
OMD EM1


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #27 Online: 25 de Novembro de 2013, 11:49:42
Baseado nas informações, gostei muito da gx7... será que tem adaptadores pra usar lentes canon EF nela com funcionalidade completa?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2013, 12:01:01

Aproveitando a discussão:
Quais seriam as lentes mais indicadas pra quem vai adquirir a primeira M4/3?
Se puder postar exemplificando e falando de cada lente (como Oliberal postou), melhor ainda!!!
M4/3 combina com primes. Abaixo as dicas:
Pancakes: Pana 14 2.5 e 20 1.7
As top primes: Oly 45 e 75 1.8 e Pana/Leica 25 1.4
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2013, 12:06:10
M4/3 combina com primes. Abaixo as dicas:
Pancakes: Pana 14 2.5 e 20 1.7
As top primes: Oly 45 e 75 1.8 e Pana/Leica 25 1.4

Eu já gosto das zoom.  :ok:
Acho que isso depende do uso!! Eu tenho tanto primes qto zoom. Cada uma pra sua função.
Portanto, ralgarve, é preciso saber quais suas intenções com a câmera, pra poder indicar as lentes mais adequadas para o uso que ela terá.