Autor Tópico: Que mirrorless comprar?  (Lida 82689 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #225 Online: 07 de Dezembro de 2013, 14:15:25
Uai, pelo nome nome eu jurava que o MFT era um pouco menor que o 4\3.
O sensor de uma Olympus  e-5 é do mesmo tamanho do sensor da EM-1?
Juro que eu achava que eram diferentes.  :)

até onde me consta, é o mesmo sim. A diferença é que uma tem espelho e a outra não, o que possibilita um corpo menor e daí o nome MICRO.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 07 de Dezembro de 2013, 14:24:36
até onde me consta, é o mesmo sim. A diferença é que uma tem espelho e a outra não, o que possibilita um corpo menor e daí o nome MICRO.
Agora eu sei.  :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #227 Online: 07 de Dezembro de 2013, 15:24:03
Eu tenho uma mk3 e duas OMD.   A qualidade da 5d é superior na análise a 100%, cabe a cada um conhecer a real necessidade disso.  Mas considero o sistema m43 o mirrorless mais maduro e inteligente de todos.
Cláudio é bacana ver como a sua opinião evoluiu em relação ao sistema M4/3. Me lembro que nas suas primeiras postagens sobre a sua OMD não era tão positiva quanto agora.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #228 Online: 07 de Dezembro de 2013, 15:50:02
Cláudio é bacana ver como a sua opinião evoluiu em relação ao sistema M4/3. Me lembro que nas suas primeiras postagens sobre a sua OMD não era tão positiva quanto agora.

Eu ainda tenho minha opiniao sobre algumas coisas que não gosto. Aliás, todos os equipamentos, até a poderosa e idolatrada D800, tem seus pontos fracos (por favor não me mandem MPs com ameaças de morte).

A OMD Em5 não tem um bom desempenho em um estúdio still por exemplo, aliás, me bati muito quanto tentei fazer o que a mkIII tira de letra. O EVF fica trêmulo no escuro, em iluminação de alta precisão ela apresenta uma coisa no evf e registra outra, nao tem suporte algum pra tethering, etc., e com o tempo eu não esqueci disso, apenas entendi que ela não serve pra esse fim, e parei de tentar levar ela pra dentro do estúdio.

Outra coisa que reclamei é senso quase comum pelo mundo afora, aquela capinha do viewfinder sai toda hora.

Simplesmente não tem como querer comparar a qualidade em 100% em um monitor top de linha entre o raw de uma mkIII e de uma OMD, mas no uso prático, os resultados são mais equivalentes, e no terreno onde a OMD foi projetada pra atuar, aí sim ela se sobressai.

Por isso jamais venderia meu equipamento canon pra substituir por um m43.

E além disso, entra a questão gosto pessoal, ergonomia pra cada pessoa, é onde eu prefiro a 5DMKIII em relaçao à 6D, e a EM1 em relação à EM5.

Escolhas pessoais e intransferíveis, ah ah ah.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 15:50:46 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #229 Online: 07 de Dezembro de 2013, 16:09:45
até onde me consta, é o mesmo sim. A diferença é que uma tem espelho e a outra não, o que possibilita um corpo menor e daí o nome MICRO.
Na verdade, o próprio mount é menor! Não apenas o corpo por conta do espelho!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #230 Online: 07 de Dezembro de 2013, 16:13:37
Eu ainda tenho minha opiniao sobre algumas coisas que não gosto. Aliás, todos os equipamentos, até a poderosa e idolatrada D800, tem seus pontos fracos (por favor não me mandem MPs com ameaças de morte).

A OMD Em5 não tem um bom desempenho em um estúdio still por exemplo, aliás, me bati muito quanto tentei fazer o que a mkIII tira de letra. O EVF fica trêmulo no escuro, em iluminação de alta precisão ela apresenta uma coisa no evf e registra outra, nao tem suporte algum pra tethering, etc., e com o tempo eu não esqueci disso, apenas entendi que ela não serve pra esse fim, e parei de tentar levar ela pra dentro do estúdio.

Outra coisa que reclamei é senso quase comum pelo mundo afora, aquela capinha do viewfinder sai toda hora.

Simplesmente não tem como querer comparar a qualidade em 100% em um monitor top de linha entre o raw de uma mkIII e de uma OMD, mas no uso prático, os resultados são mais equivalentes, e no terreno onde a OMD foi projetada pra atuar, aí sim ela se sobressai.

Por isso jamais venderia meu equipamento canon pra substituir por um m43.

E além disso, entra a questão gosto pessoal, ergonomia pra cada pessoa, é onde eu prefiro a 5DMKIII em relaçao à 6D, e a EM1 em relação à EM5.

Escolhas pessoais e intransferíveis, ah ah ah.
É o que eu digo sempre, não dá para colocar um carro de F1 na trilha e falar que um fusca se sai melhor!
Carro de F1 no circuito é imbativel, cabe a você escolher a câmera ideal para o que você usa!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


SrKaiN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #231 Online: 03 de Janeiro de 2014, 14:32:41
Pessoal,

Sou novo no fórum e durante o último mês venho pesquisando bastante para adquirir uma camera melhor que as point and shoot que sempre tive ou as de celular. Tive a oportunidade de brincar com a T3i de um amigo e com a 6D do irmão dele e a vontade de aprimorar meus conhecimentos em fotografia aumentaram muito, porém ainda tenho um orçamento limitado para começar.

Estava pensando em comprar a T3i ou a 60D, porém nas minhas pesquisas acabei descobrindo as mirrorless e o fato da qualidade de imagem, aliado ao pequeno tamanho me encantaram.
Vi bastantes discussões acerca da OM-D M5 e M1, porém elas ainda estariam fora do meu budget.

Assim, estou pensando em adquirir a E-PL5 com as lentes do kit. Vocês acham que é uma boa aquisição para um iniciante ou há alguma opção mais barata e melhor?
Pensei na E-PL5, pois entraria no mundo das M4/3 e como aparentemente estão em ampla expansão, em um futuro upgrade poderia aproveitar as lentes que eu fosse comprando com o tempo.

Geralmente tiro fotos de festas em família, retratos e fotos de arquitetura e natureza.

Pelo que li, a lente do kit deve ser muito lenta para ambientes indoor com baixa luminosidade, e realmente não gosto do aspecto que ficam as fotos com o flash apontado diretamente para as pessoas.

Vocês acham que eu deveria comprar uma Wide como a Pana 20m 1.7 ou manter a lente do kit e investir em um flash externo e alguns outros acessórios, como tripé, etc?

Abraços!!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #232 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:19:58
Pessoal,

Sou novo no fórum e durante o último mês venho pesquisando bastante para adquirir uma camera melhor que as point and shoot que sempre tive ou as de celular. Tive a oportunidade de brincar com a T3i de um amigo e com a 6D do irmão dele e a vontade de aprimorar meus conhecimentos em fotografia aumentaram muito, porém ainda tenho um orçamento limitado para começar.

Estava pensando em comprar a T3i ou a 60D, porém nas minhas pesquisas acabei descobrindo as mirrorless e o fato da qualidade de imagem, aliado ao pequeno tamanho me encantaram.
Vi bastantes discussões acerca da OM-D M5 e M1, porém elas ainda estariam fora do meu budget.

Assim, estou pensando em adquirir a E-PL5 com as lentes do kit. Vocês acham que é uma boa aquisição para um iniciante ou há alguma opção mais barata e melhor?
Pensei na E-PL5, pois entraria no mundo das M4/3 e como aparentemente estão em ampla expansão, em um futuro upgrade poderia aproveitar as lentes que eu fosse comprando com o tempo.

Geralmente tiro fotos de festas em família, retratos e fotos de arquitetura e natureza.

Pelo que li, a lente do kit deve ser muito lenta para ambientes indoor com baixa luminosidade, e realmente não gosto do aspecto que ficam as fotos com o flash apontado diretamente para as pessoas.

Vocês acham que eu deveria comprar uma Wide como a Pana 20m 1.7 ou manter a lente do kit e investir em um flash externo e alguns outros acessórios, como tripé, etc?

Abraços!!

Se o tamanho for imporante, ou seja, quer um corpo pequeno a E-PL5 é a opção ideal, senão, temos outras opções da Panasonic como a G3, G5 e G6.

Elas compartilham das mesmas lentes que as Olympus, com a diferença que a estabilização não é no corpo.  :ok:

Sobre as lentes...
Eu indico ficar um tempo com a lente do kit primeiro, e depois, com o tempo ir investindo em lentes melhores, melhor gastar agora com Flash e Tripé. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #233 Online: 04 de Janeiro de 2014, 00:14:46
Oi pessoal,

Sou novo registrado no fórum mas já venho lendo os tópicos a algum tempo. Fiquei muito feliz em encontrar um grupo nacional falando de mirrorless.

Tenho hoje alguns equipamentos Nikon DX (D5000, Nikkor 10-24, 55-300 e 35 e uma macro Tamron 90) mas apesar de não ser um equipamento volumoso comparando com outras DSLRs acabo deixando em casa muitas vezes por causa do peso/tamanho (provavelmente alguns vão se identificar...)

Bem, decidido a entrar para o mundo m43 ainda estou na pesquisa da compra mais adequada para mim e pulando quase diariamente entre as opções de câmeras (sem falar nas lentes..eheh).
Um dos grandes problemas é não conseguir um lugar pra pegar as câmeras na mão e comparar. Tem coisas que nem lendo todos os reviews do mundo dá pra afirmar...
- Quão grande ficaria a em-1 na minha mão (tenho 25cm de palmo).
- Será que o evf da GX7 é bom o suficiente para mim? Dá pra usar de óculos?
- Será que a ep-5+vf4 fica maior/mais desajeitado do que eu quero?

Ou seja, perguntas bem subjetivas mesmo.

Vou viajar a Miami no início de Fevereiro e com certeza voltar com alguma da opções, mas não queria comprar direto pela internet sem conseguir pegar em pelo menos alguma das câmeras pra ter um parâmetro de comparação. Procurei sobre lojas físicas por lá mas não achei muitas referências e duvido que uma Best Buy da vida terá esses modelos.

Alguém daqui tem recomendação de alguma loja lá em Miami ou até aqui no Rio de Janeiro onde seja possível ver esses modelos ao vivo?

Agradeço qualquer ajuda
[]'s

www.flickr.com/photos/palombasso/ (não atualizo a mais de 1 ano, uma penca de fotos de várias viagens aqui no HD pra fazer upload...)



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #234 Online: 04 de Janeiro de 2014, 10:22:50
Oi pessoal,

Sou novo registrado no fórum mas já venho lendo os tópicos a algum tempo. Fiquei muito feliz em encontrar um grupo nacional falando de mirrorless.

Tenho hoje alguns equipamentos Nikon DX (D5000, Nikkor 10-24, 55-300 e 35 e uma macro Tamron 90) mas apesar de não ser um equipamento volumoso comparando com outras DSLRs acabo deixando em casa muitas vezes por causa do peso/tamanho (provavelmente alguns vão se identificar...)

Bem, decidido a entrar para o mundo m43 ainda estou na pesquisa da compra mais adequada para mim e pulando quase diariamente entre as opções de câmeras (sem falar nas lentes..eheh).
Um dos grandes problemas é não conseguir um lugar pra pegar as câmeras na mão e comparar. Tem coisas que nem lendo todos os reviews do mundo dá pra afirmar...
- Quão grande ficaria a em-1 na minha mão (tenho 25cm de palmo).
- Será que o evf da GX7 é bom o suficiente para mim? Dá pra usar de óculos?
- Será que a ep-5+vf4 fica maior/mais desajeitado do que eu quero?

Ou seja, perguntas bem subjetivas mesmo.

Vou viajar a Miami no início de Fevereiro e com certeza voltar com alguma da opções, mas não queria comprar direto pela internet sem conseguir pegar em pelo menos alguma das câmeras pra ter um parâmetro de comparação. Procurei sobre lojas físicas por lá mas não achei muitas referências e duvido que uma Best Buy da vida terá esses modelos.

Alguém daqui tem recomendação de alguma loja lá em Miami ou até aqui no Rio de Janeiro onde seja possível ver esses modelos ao vivo?

Agradeço qualquer ajuda
[]'s

www.flickr.com/photos/palombasso/ (não atualizo a mais de 1 ano, uma penca de fotos de várias viagens aqui no HD pra fazer upload...)

Olá, bem vindo. :)

Passei em Miami rápido em novembro, indo pra NY, mas tudo que comprei lá foi via Amazon - pois aí economizava no sales tax, a Amazon não cobra (ainda) na Flórida. Passei na Best Buy em NY, mas não reparei em câmeras - fui para comprar outras coisas - mas realmente é pouco provável que vão ter alguma delas lá.

Antes a melhor loja para ver câmeras em Miami era a Wolf Camera, mas ela se fundiu com a Ritz Camera para não falir - mesmo assim fecharam quase todas as lojas, incluindo as de Miami.

Dei uma olhada rápida na internet e as que parecem maiores (e com isso com mais chances) são a World Wide Photo e a Pitman Photo Supply, mas mesmo assim boas chances deles só terem Nikon / Canon / Sony - nos EUA mirrorless também não são fortes. Uma boa idéia seria mandar e-mail para eles verificando se possuem os modelos para dar uma olhada.

É complicado mesmo decidir comprar sem olhar ela antes, ou mesmo ter uma referência. Se não conseguir, o que dá pra fazer de comparação é:

- D5000 x E-M1: dá para ter uma idéia inicial pelo camerasize, comparando com a sua D5000 - http://camerasize.com/compare/#214,482. Inclusive dá para colocar uma "mão virtual" clicando em Show Hand - a mão tem 174mm, se a sua tem 250mm até a D5000 parece pequena. :) O tamanho de ambas é parecido, exceto na espessura (que faz um bocado de diferença na bolsa), o maior ganho é no tamanho das lentes e no peso total. Achei ela confortabilíssima, tanto quando uma DSLR, mas medi minha mão aqui da base da palma até a ponto do dedo médio e deu 200mm, então tem uma grande diferença.
  Mas, realmente, só empunhando - a Sony A7r é minúscula mas achei a pegada dela até acima da média.

- Comprei uma GX7 nessa viagem, mas não uso óculos...só consegui fazer um teste não muito prático aqui: coloquei meu óculos escuros e dei uma olhada no EVF. :) Consegui sem problemas, mas teria de testar debaixo de sol para ver se tem problemas de visibilidade. Sem óculos não tive problemas até o momento, mesmo no sol. Em todo caso, tem um eyecup adicional da própria Panasonic (http://www.bhphotovideo.com/c/product/998484-REG/panasonic_dmw_ec1_eyecup.html) que parece que resolve o problema para quem usa óculos - não comprei pois ainda não estava em stock quando estive por lá.
   Quanto à tamanho: ela é BEM menor que a E-M1 - é menor do que eu mesmo esperava. Acho a empunhadura dela boa, mas a da E-M1 é melhor.

- E-P5 + VF4 - também olhei o conjunto; a altura aumenta em relação à E-M1, nessa foto dá pra ter uma idéia: http://farm8.staticflickr.com/7328/9716423605_e9632ed0f1_b.jpg.  A E-P5 é LINDA, mas...o grip dela é bem menor, se você tem a mão grande, prevejo problemas, na mão ela é menos confortável que a GX7.
   E tem o fator custo. E-P5+VF-4 = 1278 dólares. Uma E-M1 body only está 1399, o tamanho é pouca coisa diferente, a ergonomia é bem melhor e é uma câmera bem superior.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #235 Online: 04 de Janeiro de 2014, 10:52:48
Pessoal,

Sou novo no fórum e durante o último mês venho pesquisando bastante para adquirir uma camera melhor que as point and shoot que sempre tive ou as de celular. Tive a oportunidade de brincar com a T3i de um amigo e com a 6D do irmão dele e a vontade de aprimorar meus conhecimentos em fotografia aumentaram muito, porém ainda tenho um orçamento limitado para começar.

Estava pensando em comprar a T3i ou a 60D, porém nas minhas pesquisas acabei descobrindo as mirrorless e o fato da qualidade de imagem, aliado ao pequeno tamanho me encantaram.
Vi bastantes discussões acerca da OM-D M5 e M1, porém elas ainda estariam fora do meu budget.

Assim, estou pensando em adquirir a E-PL5 com as lentes do kit. Vocês acham que é uma boa aquisição para um iniciante ou há alguma opção mais barata e melhor?
Pensei na E-PL5, pois entraria no mundo das M4/3 e como aparentemente estão em ampla expansão, em um futuro upgrade poderia aproveitar as lentes que eu fosse comprando com o tempo.

Geralmente tiro fotos de festas em família, retratos e fotos de arquitetura e natureza.

Pelo que li, a lente do kit deve ser muito lenta para ambientes indoor com baixa luminosidade, e realmente não gosto do aspecto que ficam as fotos com o flash apontado diretamente para as pessoas.

Vocês acham que eu deveria comprar uma Wide como a Pana 20m 1.7 ou manter a lente do kit e investir em um flash externo e alguns outros acessórios, como tripé, etc?

Abraços!!

Se estiver dentro do seu orçamento, acho a E-PL5 uma excelente escolha. Imagem ótima e tamanho MUITO compacto (o corpo é de tamanho de uma point&shoot).
Sim, a lente do kit não é das mais claras - mas é até melhor que esperava, comprei uma avulsa para vender com a minha E-P1 e gostei. Mas se o ambiente interno for iluminado por lâmpadas, tipo 60w, já fica utilizável, subindo o ISO.

A Pana 20mm é uma ótima escolha - e com ela você quase não vai precisar de flash, exceto em ambiente quase totalmente escuro. :) E é uma lente extremamente versátil, é a que mais uso.

Opção adicional: se você quiser ter um bom viewfinder e tamanho não for tão assim prioritário, mexi brevemente com uma Lumix G6 e achei sensacional. Se ela estiver em oferta pode ser uma boa opção (e até mais barata que a E-PL5). Perde um pouco em imagem (mais em ISO alto), tamanho e estabilização no corpo (o da E-PL5 é bem menos eficiente que os das OM-D, mas sempre é melhor que nada), ganha um viewfinder, melhor ergonomia e modo de vídeo (se interessar) espetacular.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #236 Online: 04 de Janeiro de 2014, 13:37:21
Oi Márcio,

Muito obrigado mesmo pelas respostas.
O palmo de 25cm que eu tinha dito era medido com a mão aberta, da ponta do mindinho à ponta do dedão. Da base da palma até a ponta do dedo médio medi agora 20cm, então suas colocações ficaram ainda mais pertinentes.

Muito boa essa foto da EM-1 x EP-5. Mostra que são basicamente do mesmo tamanho. Acho que a impressão da em-1 ser maior deve ter mais a ver com o estilo dsrl vs estilo rangefinder.
Olhando mais no camerasize, vi que a GX7 tem o tamanho comparável com a em-5. Cheguei a ver uma em-5 em uma loja na Alemanha e não achei muito confortável, então a EM-1 ganha pontos :)

Em relação ao EVF, esquecendo a questão dos óculos, você vê muita diferença de qualidade entre o da EM-1 e o da GX-7?
O da minha Nikon é bem pequeno (até comprei uma "lente de aumento" externa que melhora um pouco) mas tenho aqui uma Nikon F3HP e o OVF dela é lindo, parece uma janela pro mundo mesmo.

Acho que o ganho real do m43 é no tamanho/peso das lentes.

O dinheiro com certeza não vai dar pra tudo, mas no mundo ideal a lista de compras seria algo como:
- EM-1 ou GX-7
- oly 17 1.8 ou pana 20 1.7 (dependendo da marca da câmera)
- pana 12-35 ou oly 12-40 2.8 (tendendo mais pra 12.35 pelo tamanho um pouco menor)
- olympus 75 1.8 (além de retratos uma tele fixa rápida e dizem que a qualidade é tanta que com os 16mp dá até pra simular fl maiores via crop sem medo)
- panasonic 45-175
- speed booster nikon - tenho uma 50 1.4 ai-s que queria testar como uma 75 f1.0
- flash 300r ou 600r - vez por outra sou intimado a fotografar aniversários, etc da familia. Dentro de plays escuros com teto baixo não tem luz natural que dê jeito...eheh

A realidade provavelmente vai ser uma das primes normais/wide (e talvez uma ultrawide manual daquela Bower/Rokinon. Tenho uma fotos legais com a Nikkor em 10mm), uma tele zoom e uma kit zoom mais simples. Fiquei de olho na nova 12-32 da panasonic mas por enquanto acho que só vende com a GM1.

Obrigado pelo nome das lojas. Mais próximo da viagem entro em contato com eles pra saber se tem itens nas lojas físicas.

[]'s


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #237 Online: 04 de Janeiro de 2014, 23:42:55
Oi Márcio,

Muito obrigado mesmo pelas respostas.
O palmo de 25cm que eu tinha dito era medido com a mão aberta, da ponta do mindinho à ponta do dedão. Da base da palma até a ponta do dedo médio medi agora 20cm, então suas colocações ficaram ainda mais pertinentes.

Muito boa essa foto da EM-1 x EP-5. Mostra que são basicamente do mesmo tamanho. Acho que a impressão da em-1 ser maior deve ter mais a ver com o estilo dsrl vs estilo rangefinder.
Olhando mais no camerasize, vi que a GX7 tem o tamanho comparável com a em-5. Cheguei a ver uma em-5 em uma loja na Alemanha e não achei muito confortável, então a EM-1 ganha pontos :)

A GX7 tem um grip bem melhor que a E-M5, que eu testei também. Foi uma das que "caiu" melhor, mas o grip da E-M1 achei excepcional - não posso opinar sobre os controles, somente sobre os da GX7, que achei ótimos, especialmente a posição do switch de foco automático/manual e do botão de AEL/AFL. Os dois dials também são muito bons - e o traseiro é clicável, uma coisa extremamente prática que eu tinha me acostumado na GH2 e sinto falta em qualquer outra câmera - por exemplo, com lentes antigas, apertando o dial traseiro, automaticamente a janela do focus assist aparece. O disparador é que poderia ser mais perto do flash, mas não chega a comprometer.

Citar
Em relação ao EVF, esquecendo a questão dos óculos, você vê muita diferença de qualidade entre o da EM-1 e o da GX-7?
O da minha Nikon é bem pequeno (até comprei uma "lente de aumento" externa que melhora um pouco) mas tenho aqui uma Nikon F3HP e o OVF dela é lindo, parece uma janela pro mundo mesmo.

Aí é uma resposta mais complexa. Olhando nas páginas do Dpreview:
http://www.dpreview.com/reviews/panasonic-lumix-dmc-gx7/3

O da E-M1 é um pouco maior do que o da GX7, mas ambos são bem maiores do que de uma D7100, por exemplo. Mas não entendi exatamente como é essa medida deles - se olhar na visão traseira no camerasize entre uma D7100 e a GX7, fisicamente o da 7100 é bem maior. Não sei esse cálculo é de "imagem projetada" ou algo assim.
Na prática, o da E-M1 "parece" bem maior que o da GX7, com ambos no olho. Na verdade, achei o da GX7 até meio pequeno - que é agravado pelo fato de ser 16:9, otimizado pra vídeo, então em fotos 4:3 ou 3:2 as laterais ficam pretas, diminuindo a imagem. Até liguei minha GH2 pra comparar novamente e a impressão é que o da GH2 é bem maior (na verdade, adoro o EVF da GH2, ele é bem menos "saturado" nas cores que todos os EVFs de câmeras novas que já testei).
Ambos são ótimos, tanto o da E-M1 quanto o da GX7, mas o da E-M1 me pareceu melhor. O da GX7 tem articulação, cujos melhores usos parece que ninguém dos reviews notou (pessoal só fala de "foto em tripé"):
- Para fotos de objetos na altura da cintura (como flores), é extremamente útil;
- Para fotos de prédios ou coisas no céu, é mais útil ainda;
- E o principal: colocando ele em cerca de 30-45 graus, a câmera fica mais perto do seu corpo, pouco abaixo do queixo - e você consegue posicionar as duas mãos apoiadas no peito, meio que parecido com uma câmera TLR, e fica uma posição MUITO firme.

Citar
Acho que o ganho real do m43 é no tamanho/peso das lentes.

O dinheiro com certeza não vai dar pra tudo, mas no mundo ideal a lista de compras seria algo como:
- EM-1 ou GX-7
- oly 17 1.8 ou pana 20 1.7 (dependendo da marca da câmera)
- pana 12-35 ou oly 12-40 2.8 (tendendo mais pra 12.35 pelo tamanho um pouco menor)
- olympus 75 1.8 (além de retratos uma tele fixa rápida e dizem que a qualidade é tanta que com os 16mp dá até pra simular fl maiores via crop sem medo)
- panasonic 45-175
- speed booster nikon - tenho uma 50 1.4 ai-s que queria testar como uma 75 f1.0
- flash 300r ou 600r - vez por outra sou intimado a fotografar aniversários, etc da familia. Dentro de plays escuros com teto baixo não tem luz natural que dê jeito...eheh

A realidade provavelmente vai ser uma das primes normais/wide (e talvez uma ultrawide manual daquela Bower/Rokinon. Tenho uma fotos legais com a Nikkor em 10mm), uma tele zoom e uma kit zoom mais simples. Fiquei de olho na nova 12-32 da panasonic mas por enquanto acho que só vende com a GM1.

Obrigado pelo nome das lojas. Mais próximo da viagem entro em contato com eles pra saber se tem itens nas lojas físicas.

[]'s

Dessas lentes, tenho:
- A Pana 20mm 1.7, que acho que é a lente que mais uso (e ficou BEM mais rápida na GX7 que na GH2);
- A Oly 75mm 1.8, que comprei na mesma viagem, e ainda não usei muito - ela é BEM longa, precisa de espaço pra usar, mas a resolução é incrível;
- A 45-175, também comprei na viagem - boa imagem, melhor que a kit zoom (mas abaixo das primes), meio escura. Comprei pelo zoom motorizado, pra vídeo, e para viagens;

50mm 1.4 antigas tenho uma Canon FD e uma Olympus OM, e adoro usar ambas nas m4/3. Na verdade, essa é uma das grandes vantagens das mirrorless - dá pra usar um monte de lentes antigas, e comprar elas BEM mais barato que as novas via eBay (já tenho umas 7 antigas) - a última foi uma Chinon 135mm f/2.8 que, nos primeiros testes, com sol e em 2.8, deu quase a mesma nitidez da minha Olympus 45mm 1.8 (uma das melhores lentes m4/3). Mas custou QUARENTA dólares. :) . E foco manual não é dificuldade, ao menos pra mim, nunca tinha usado e hoje adoro.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #238 Online: 05 de Janeiro de 2014, 11:46:03
Dessas lentes, tenho:
- A Pana 20mm 1.7, que acho que é a lente que mais uso (e ficou BEM mais rápida na GX7 que na GH2);
- A Oly 75mm 1.8, que comprei na mesma viagem, e ainda não usei muito - ela é BEM longa, precisa de espaço pra usar, mas a resolução é incrível;
- A 45-175, também comprei na viagem - boa imagem, melhor que a kit zoom (mas abaixo das primes), meio escura. Comprei pelo zoom motorizado, pra vídeo, e para viagens;

E o que você achou realmente da velocidade de autofoco da 20 1.7 na EM-1? Dizem que é bem mais lento que a 17, mas sem ter as duas para comparar lado a lado, chega a ser irritante em algum momento a lentidão? Acho que prefiriria 40 equiv do que 35 normalmente...

A 75 é minha maior dúvida. Já saí algumas vezes com a minha macro 90 (135 equiv) para testar, mas acho que vou colocar a 55-300 em 100 pra ter a idéia mais exata do campo de visão (apesar de ser 3:2 ao invés de 4:3)

A 45-175 me atraiu ao invés da 40-150 da Oly pelo zoom interno e o range um pouco mais longo. Uso muito a lente que tenho em 300 (450 equiv) então gostaria de chegar mais perto disso.

Citar
50mm 1.4 antigas tenho uma Canon FD e uma Olympus OM, e adoro usar ambas nas m4/3. Na verdade, essa é uma das grandes vantagens das mirrorless - dá pra usar um monte de lentes antigas, e comprar elas BEM mais barato que as novas via eBay (já tenho umas 7 antigas) - a última foi uma Chinon 135mm f/2.8 que, nos primeiros testes, com sol e em 2.8, deu quase a mesma nitidez da minha Olympus 45mm 1.8 (uma das melhores lentes m4/3). Mas custou QUARENTA dólares. :) . E foco manual não é dificuldade, ao menos pra mim, nunca tinha usado e hoje adoro.

Pois é. Estou bem tentado em fazer umas compras no Keh.com também. Só não pensei no Ebay pra diminuir o risco de algo não chegar no curto tempo que terei. Ou você comprou via Ebay pra entregar no Brasil mesmo?
Acho que vou comprar um adaptador m42 e alguma coisa pra brincar...eheh


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #239 Online: 05 de Janeiro de 2014, 16:01:47
E o que você achou realmente da velocidade de autofoco da 20 1.7 na EM-1? Dizem que é bem mais lento que a 17, mas sem ter as duas para comparar lado a lado, chega a ser irritante em algum momento a lentidão? Acho que prefiriria 40 equiv do que 35 normalmente...
Respondendo sua dúvida. Um teste que fiz para matar a curiosidade de todo mundo.
http://www.youtube.com/watch?v=qOp3gi4PlnM&hd=1
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales