Autor Tópico: Fotografia de produtos: Qual a médio formato ideal?  (Lida 8470 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 29 de Novembro de 2013, 00:52:11
Sinceramente, para essas coisas, vá de filme com uma 6x9 e um BOM cromo. Depois mande escanear por wet mount em um drum scanner decente. Vai ser caro escanear mas supõe-se que vá cobrar direito por um trabalho desses né... Dá para tirar 250 MP fáceis de um 6x9 se o scanner for bom e o operador souber o que está fazendo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 29 de Novembro de 2013, 01:06:42
Os resultados da MFD nunca me impressionaram. Sobretudo se comparado com o sistema analogico. O que me surpreendeu foi ele preferir a D800 à MFD.
Mas eu concordo com ele. A disparidade entre MFD e D800 nao eh la tudo isso. Por isso, pelo preco e beneficio vale mais a pena investir em uma 35mm moderna boa do que uma MFD em muitos aspectos.

Mas esse eh um dos motivos que eu nao invisto em uma FF. Pelo menos nao antes, quem sabe no futuro comece a valer a pena (para mim). No lugar de 35mm FF eu fui logo para o medio formato (filme e nao MFD).
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 01:10:22 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 29 de Novembro de 2013, 01:08:20
Sinceramente, para essas coisas, vá de filme com uma 6x9 e um BOM cromo. Depois mande escanear por wet mount em um drum scanner decente. Vai ser caro escanear mas supõe-se que vá cobrar direito por um trabalho desses né... Dá para tirar 250 MP fáceis de um 6x9 se o scanner for bom e o operador souber o que está fazendo.
Eu acho que nao eh preciso tanto para um painel publicitario. Uma Epson V750 ja eh uma otima opcao.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 29 de Novembro de 2013, 09:09:03
Um amigo meu comparou um Leaf 80 com uma D800 e falou que a diferença é assombrosa. Disse que comparado ao back, D600 e D800 são praticamente idênticas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 29 de Novembro de 2013, 10:18:22
Um amigo meu comparou um Leaf 80 com uma D800 e falou que a diferença é assombrosa. Disse que comparado ao back, D600 e D800 são praticamente idênticas.
Eu nao sei qual foi o criterio do seu amigo e nem quem eh ele. Mas existem diferentes criterios para comparacao. Por exemplo, a luz, angulo, etc tem que ser exatamente a mesma. Outra coisa eh levar em consideracao a diferenca do efeito do DOF (que muitos confundem com o efeito do dynamic range), colour range e qualidade das lentes. O ideal seria usar exatamente a mesma lente pq lentes influenciam muito na nitidez, cor, etc.

Acontece com frequencia de alguem pensar que uma camera faz imagens de melhor qualidade que a outra quando na verdade estao apenas tendo resultado de diferenca de qualidade de lentes.

As citacoes que eu postei foram de fotografos que trabalham para gente grande e eles mais do que ninguem tem que estar por dentro da questao de qualidade fazendo constantes testes e trabalhando com diferentes cameras, lentes, etc, pq os clientes deles tambem estao tanto por dentro quanto eles.

Claro que DMF eh melhor que uma D800 em termos gerais. Mas a disparidade de diferenca nao eh tudo isso levando em conta o preco, o tamanho do arquivo, e demais detalhes. Se for para investir em uma diferenca realmente significativa 6x7, 6x8 ou 6x9 vale mais a pena. Ate mesmo 6x4.5 de filme sera um pouco melhor do que a MFD.

Eu ainda prefiro fotografar com MF com filme do que 35mm FF e MFD.


-


Sobre a qualidade dos paineis impressos a 3 metros de altura, as vezes nao eh nem a camera mas sim o tratamento que deu maior nitidez junto com um processo de impressao de alta definicao.

Lembrando que foto digital nunca eh tao nitida assim, a nitidez eh feita pela camera que adiciona um pouco de sharpening em arquivos JPEG ou quando abre o arquivo Raw no computador ja que os programas de tratamento automaticamente junto com demais settings definem a quantidade de sharpening previamente, o que vc pode aumentar ou nao tanto no programa usado para processar o arquivo RAW ou durante mascaras quando estiver tratando a imagem no photoshop.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 29 de Novembro de 2013, 11:11:44
Isso também vale ao comparar a D800 com uma Micro Four Thirds, correto?

Como ele está falando em fotografia de produtos de forma comercial, não sei se a indicação do analógico não pode ser um atravanco, levando em consideração os prazos das agências.

Ainda acho que, se investimento não for problema, já que ele está cogitando um sistema MF Digital, seria o mais seguro. E ainda, nao custa nada comprar um back analógico junto, pra quando sobrar prazo.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 11:16:51 por Claudio Rombauer »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #36 Online: 29 de Novembro de 2013, 11:44:51
eu queria ver fotos idênticas da leaf vs a d800.

Deve ser muito legal ver as diferenças.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 29 de Novembro de 2013, 12:13:50
No dpreview tem uma cena de estúdio com ambas.  Mas o fotógrafo que conversei me disse que ali está mais parelho do que no teste dele. E o cara é fanático pela D800


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 29 de Novembro de 2013, 12:25:57
eu queria ver fotos idênticas da leaf vs a d800.

Deve ser muito legal ver as diferenças.
Vc as diferencas procurando no google. Mas sem uma analyse tecnica muitos julgamentos acabam sendo errado. E a maioria das pessoas se esquecem tambem que qualidade nao esta somente na nitidez e Dynamic Range. Existe uma enorme lista incluindo tonal range, colour range, processamento, ISO,comprensao, output, etc. Algumas dessas qualidade pode se alteradas/obtidas diferenciadamente usando filmes diferentes. Ja digital vc nao consegue alterar a maioria das caracteristicas a nao ser de certo modo e em certo grau atravez da escolha da lente.

Existem uma infinidade de detalhes que eu ja li a respeito mas nao tenho conhecimento para transmitir.

MFD em sua maioria tem melhor nitidez, e boa parte disso esta na qualidade das lentes MF que tendem serem melhores e isso eh o que faz com que muitas pessoas sem melhor analise e conhecimento tecnico julgar que a qualidade da imagem/photo eh muito superior. Como tambem DOF mais curto que para muitos da a impressao de ter muito mais Dynamic Range, o que nao eh tao vendade assim. Dynamic Range e Tonal Renge que sao duas caracteristica que mais interessam para a maioria dos fotografos nao esta muito alem entre D800 e MFD.

Ja nitidez vc consegue das mairias das cameras com uma boa lente. Lembrando que muita nitidez causa aberracao e deixa de ser qualidade. Como tambem digital nunca eh realmente tao nitido mas sim sempre eh adicionado sharpening no processamento da camera e/ou do editor. Por isso vc consegue fazer uma foto digital qualquer ficar extremamente nitida se bem trabalhada na edicao.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 12:31:53 por C R O I X »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 29 de Novembro de 2013, 12:37:05
Eu concordo que, dependendo do uso, as diferenças entre uma d800, 5D e uma médio formato, bem como as diferenças entre uma micro four thirds e uma fullframe, são mínimas.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 29 de Novembro de 2013, 12:43:35
E existem muitas outras coisas envolvidas mesmo, a maioria das fotografias de produtos que vemos por aí feitas com fullframe poderosas poderiam ficar melhores com uma simples OMD operada por alguém mais competente.


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #41 Online: 29 de Novembro de 2013, 17:53:15
Pelo que foi dito, o processo de geração dessas imagens grandes com qualidade passa por diversas fases que não só a câmera. Ou seja, tem a qualidade da objetiva, o tratamento, sistema digital ou analógico, scaneamento, impressão e até o fotógrafo. É tanta coisa que fica difícil comparar.
Como o volume de trabalhos desse tipo são pequenos o custo não se justifica.
Assim, acho que se um dia comprar uma D800 estarei bem servido, não?
Outra coisa, por que ninguém fala na D4? Onde ela entra nisso tudo?
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 17:54:01 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #42 Online: 29 de Novembro de 2013, 18:10:35
Pelo que foi dito, o processo de geração dessas imagens grandes com qualidade passa por diversas fases que não só a câmera. Ou seja, tem a qualidade da objetiva, o tratamento, sistema digital ou analógico, scaneamento, impressão e até o fotógrafo. É tanta coisa que fica difícil comparar.
Como o volume de trabalhos desse tipo são pequenos o custo não se justifica.
Assim, acho que se um dia comprar uma D800 estarei bem servido, não?
Outra coisa, por que ninguém fala na D4? Onde ela entra nisso tudo?

não entra, D4 é outro segmento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 30 de Novembro de 2013, 05:31:14
Pelo que foi dito, o processo de geração dessas imagens grandes com qualidade passa por diversas fases que não só a câmera. Ou seja, tem a qualidade da objetiva, o tratamento, sistema digital ou analógico, scaneamento, impressão e até o fotógrafo. É tanta coisa que fica difícil comparar.
Como o volume de trabalhos desse tipo são pequenos o custo não se justifica.
Assim, acho que se um dia comprar uma D800 estarei bem servido, não?
Outra coisa, por que ninguém fala na D4? Onde ela entra nisso tudo?
Eu nunca vi uma impressao com 3m de altura feita com uma D800. Se vi eu nao sabia que camera era. Por isso eu nao sei dizer exatamente se essa camera tera o resultado que vc espera (impressao grande com alta qualidade vista a menos de 1m de distancia). Eu acredito que sim mas isso ja eh achismo meu e nao certeza.

O ideal seria conversar com pessoas expecializadas em tratamento e impressao, como por exemplo retocadores. Eles costumam receber imagens de todo tipo de camera para tratamento e dependendo da experiencia e para quem costuma trabalhar eles sabem avaliar que tipo de cameras e imagens oferecem a possibilidade de impressoes grandes para ser visto de perto. Eu nao sei se na area de edicao e impressao de imagens aqui do forum (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=6.0) tem retocadores profissionais. Mas fotografos com tais experiencias tambem servem.

Se vc nao encontrar ninguem que te de uma resposta definitiva para tirar sua duvida sobre a D800, me procura que eu pergunto para os retocadores que eu conheco.

A questao da MFD eh o valor. Provavelmente atende as suas expectativas mas o preco em comparacao a o que tem a oferecer nao eh tudo isso. A nao ser que vc tenha dinheiro sobrando e realmente queira a camera pela camera. Mas em questao de valor/beneficio a D800 nao esta tao para tras e eh muito mais barata, e uma medio formato de verdade tambem sai mais barato e garante impressoes grandes de alta qualidade vista a menos de 1m de distancia.

Pera ai que eu vou perguntar para um casal que conheco que sabem dizer melhor se a D800 garante o que vc quer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 30 de Novembro de 2013, 06:18:52
Lembrando tambem que vc pode adaptar lentes de cameras Medio formato, que costumam dar mais definicao a imagem, a cameras 35mm. Ou seja, Uma D800 com uma lente Mamiya ou uma lente Fuji faz uma grande diferenca na qualidade. Claro que a lente nao tera seu melhor potencial pq foram desenhadas para formatos maiores que 35mm, mas mesmo assim ja faz uma grande diferenca em nitides e Dynamic Range.

Eu acabei olhando um teste de uma canon usando uma lente canon e uma Lente Fuji e eh de impressionar a diferenca.

As lentes da Fuji sao excelentes. Muitos nao dao o devido valor a elas pq elas nao sao "populares".

Lembrando tambem que a Fiji G680 eh multi formato. Vc pode fotografar com 6X4.5 Digital (na ultima versao que eh a III), 6x8 e adaptar para grande formato tambem. Tendo todas as vantagens de tilt e shift de cameras de grande formato e todas as vantagens de automacao (metering, auto-focus, etc) das cameras digitais, nao importando o formato que vc fotografe.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2013, 06:32:13 por C R O I X »