Autor Tópico: Minha experiência na alfândega em Guarulhos  (Lida 35681 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2013, 19:34:31
Que declaração?


É a "Declaração de Bagagem Acompanhada", o papelzinho que dão pra gente preencher dentro do avião, onde a gente marca "Nada a Declarar"... Eu ouvi dizer que o preenchimento não era mais obrigatório pra quem não tinha nada a declarar, mas o fiscal me pediu mesmo assim. Por via das dúvidas, a minhas estava preenchida.





cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2013, 08:34:41
Aprendi muito com os relatos.

Pretendo ir para os EUA no próximo verão do hemisfério norte. Como sou marinheiro de primeira viagem, já vi que é melhor eu procurar uma "volta alternativa" e pelo que percebi a aparência conta muito. Também aprendi com um colega da empresa para não marcar bobeira se for para Miami e Orlando, No dia da volta ele deixou todas as compras e objetos pessoais no carro e parou em um museu. Quando saiu só estava o carro com o vidro quebrado.
Enfim, com os relatos dos colegas vou estumar melhor as leis, tentarei um vôo alternativo, darei um trato no visual (acho que tenho cara de terrorista kkkkkkk) e se bobear até volto vestindo um terno  :D.

César L. T.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2013, 08:41:42
Aprendi muito com os relatos.

Pretendo ir para os EUA no próximo verão do hemisfério norte. Como sou marinheiro de primeira viagem, já vi que é melhor eu procurar uma "volta alternativa" e pelo que percebi a aparência conta muito. Também aprendi com um colega da empresa para não marcar bobeira se for para Miami e Orlando, No dia da volta ele deixou todas as compras e objetos pessoais no carro e parou em um museu. Quando saiu só estava o carro com o vidro quebrado.
Enfim, com os relatos dos colegas vou estumar melhor as leis, tentarei um vôo alternativo, darei um trato no visual (acho que tenho cara de terrorista kkkkkkk) e se bobear até volto vestindo um terno  :D.

Não tem a ver com alfandega, mas é uma dica útil...

Uma coisa que sempre faço nos eua, é NUNCA deixar as caixas e embalagens das compras no quarto do hotel... todo dia de manhã, quando saio, sempre levo comigo e jogo em alguma lixeira na rua. Se vc deixa as embalagens, está deixando a dica do que vc tem de valor ali no quarto...Não é regra, mas ouve-se muito sobre furtos nos quartos de hotel...

E deixe o quarto sempre organizado, e com as coisas de valor sempre trancada em alguma mala...Assim passa a sensação de que você sabe onde está todas as coisas e deixa os gatunos intimidados...




Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2013, 13:26:35

- Seja sempre educado, a interpretação da regra fica por conta do fiscal. No meu caso por exemplo se ele quisesse ele poderia interpretar que as lentes não faziam parte da câmera e taxá-las.


E quem não concordar com isso, a solução é: O ESCRITÓRIO PARA RECLAMAÇÕES FICA NO VATICANO.
-22.352971,-48.775582


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2013, 19:38:58

Acho que faz tempo que tu não viaja, hein?
Já faz alguns anos que a declaração de saída temporária deixou de existir.

Faz kkkkkkkk
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2013, 21:04:43
Cara, nós últimos anos devo ter ido umas 20X para exterior, EUA e Europa principalmente; Europa nunca fui parado, EUA as ultimas 8 fui parado em 7, mesmo com uma Mochila e uma carry on! Por via das dúvidas, desta vez levei o corpo Nikon para trazer a 70-200... Uma câmera e uma lente é permitido trazer, a dica é deixá-las conectadas.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2013, 23:12:29

Cara, nós últimos anos devo ter ido umas 20X para exterior, EUA e Europa principalmente; Europa nunca fui parado, EUA as ultimas 8 fui parado em 7, mesmo com uma Mochila e uma carry on! Por via das dúvidas, desta vez levei o corpo Nikon para trazer a 70-200... Uma câmera e uma lente é permitido trazer, a dica é deixá-las conectadas.
Carambola, parece que quem vem dos USA a coisa anda meio apertada.
Meu colega veio de NY duas semanas atrás e foi tranquilo (ele estava com duas malas grandes)
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2013, 23:19:26
Acho que vai muito de sorte e tamanho das malas também. O cara olhar pra sua cara é te deixar passar. Já fui para os EUA algumas vezes. Sempre com duas malas razoáveis na volta e uma mochila. Malas não tão gigantes, como alguns trazem, mas com o peso no limite. Nunca fui parada. Então vai muito da sorte. Não tem muita regra não.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 23:19:45 por 123_enic »


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2014, 05:28:43
Olá pessoal, tudo bem.
Tenho uma duvida em relação a alfândega que não sai da minha cabeça. É o seguinte:
Segundo as normas da alfândega, temos direito a trazer 1 câmera que seja de uso pessoal ou usada na viajem. Pretendo comprar uma câmera Leica que custa uns US 6mil e usa-la durante a minha estadia em NY. Na volta, é prudente declarar para nacionalizar-la? Será que o fiscal vai querer taxar ela por ser uma câmera de grande valor ou será vai isentar por se tratar um item pessoal e usado na viajem? Tem como argumentar isso com ele?

Abraços
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 05:29:51 por cuzcuz12 »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2014, 07:16:54
Olá pessoal, tudo bem.
Tenho uma duvida em relação a alfândega que não sai da minha cabeça. É o seguinte:
Segundo as normas da alfândega, temos direito a trazer 1 câmera que seja de uso pessoal ou usada na viajem. Pretendo comprar uma câmera Leica que custa uns US 6mil e usa-la durante a minha estadia em NY. Na volta, é prudente declarar para nacionalizar-la? Será que o fiscal vai querer taxar ela por ser uma câmera de grande valor ou será vai isentar por se tratar um item pessoal e usado na viajem? Tem como argumentar isso com ele?

Abraços
Uma camera e uma lente é permitido...
Flash, segunda lente e outros acessórios não!
Independente do valor, o ideal é você saber o número e o texto da lei que te permite, pois quem sabe é o supervisor e até chegar a ele vão te encher o saco!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2014, 07:23:33
Vim de NYC em junho trazendo Ps4, MacBook Pro uma lente e X100S fora as outras coisas (roupa e brinquedos) e foi tranquilo.

Mas não vou negar que quase tive dor de barriga durante as 3 horas que antecederam o desembarque.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:57:31
Pessoal,

A DST (Declaração de Saída Temporária de bens) foi extinta em 2010...

Desde 2010, a ÚNICA forma de comprovar que o bem é seu antes da saída do país é a NF.

 :ok:

Isso acho que é uma distorção. NF que eu saiba é para o fisco, não é comprovante de propriedade. Se o item for ganho de presente lascou.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:09:51
Já viajei 2 vezes para Florida com minha esposa e nunca fomos parados.

O que eu fiz p/ evitar foi:
- Nunca usar o carrinho, pois ele dá a impressão que você tem tanta coisa que não dá pra carregar só com as mãos.
- Carregar apenas 1 mala grande por pessoa.
- Usar mochila, algo de tamanho comum, como bagagem de mão. O fiscal vai ver que você está de mochila quando passar por ele, mas ate vc passar não tem ideia do tamanho da mochila, sem contar que mochila dá a impressão de pouca bagagem.
- Colocar o resto das coisas em uma segunda bolsa de mão, algo tipo aquelas sacolas de papelão de lojas como Abercrombie ou Hollister. Aproveite pra jogar dentro algo do Duty Free.
- Fingir que não conhece a pessoa com quem você está acompanhando. Se ela for barrada  ou você for barrado nunca volte para tentar ajuda-la por motivos lógicos.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2014, 21:10:46
Uma camera e uma lente é permitido...
Flash, segunda lente e outros acessórios não!
Independente do valor, o ideal é você saber o número e o texto da lei que te permite, pois quem sabe é o supervisor e até chegar a ele vão te encher o saco!

Sim. Acho que vou fazer isso. Por que a intenção é viajar mais com ela e nao quero ter que se preocupar com isso toda vez que voltar da viajem.  :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2014, 22:02:39
Isso acho que é uma distorção. NF que eu saiba é para o fisco, não é comprovante de propriedade. Se o item for ganho de presente lascou.

O fato de ter uma nota fiscal já comprova que os impostos da câmera foram recolhidos no Brasil e isso basta para o fisco.
O único problema é que 99% das lojas não colocam o número de série na nota fiscal, aí fica mais difícil comprovar que a nota é daquela câmera. Em tese você poderia usar uma nota de uma câmera para esquentar outra.