Autor Tópico: Minha experiência na alfândega em Guarulhos  (Lida 35609 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 23 de Outubro de 2014, 22:12:58
Só um detalhe: pode trazer a caixa sim. Só não pode trazer a camera dentro da caixa, como se não tivesse sido usada.

Na norma da receita não fala que a camera precisa estar usada há X tempo... tipo... se saiu da caixa, colocou cartão, ligou, bateu foto.. pronto, tá usada. Lógico que, espera-se que vc tenha usado para registrar a viagem, então ter fotos do Mickey e do Pateta ajudam muito a mostrar que sim, vc fez uso do seu direito garantido por lei.

Isso é a regra do bom senso.

Agora, se o fiscal vai seguir a regra do bom senso, ou, se vc tem retórica persuasiva o bastante pra convencê-lo de que vc não merece ser taxado, ai são outros 500.

Esse tema já foi muito debatido aqui no forum e fora isso tá muito claro que a receita quer coibir o "sacolismo", o pessoal que comercializa coisas que vem do exteior. E claro, coibir delitos como contrabando de drogas, armas, coisas perigosas e afins. Mas acho que muito importante é a atitude/postura da pessoa - não querer enganar, nem dar uma de esperto, nem querer saber mais do trabalho do fiscal do que o proprio fiscal, e principalmente não ficar com cara/jeito de criança que tá escondendo que aprontou algo - melhor: não apronte...


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #46 Online: 07 de Novembro de 2014, 15:03:22
Pode trazer com a caixa numa boa, gente.

O fato de a caixa estar ou não junto é irrelevante, tanto pra câmera, quanto pra celular, quanto pra relógio de pulso. O que importa é demonstrar o uso DURANTE A VIAGEM!

Por exemplo, quando cheguei na alfândega vindo dos EUA em janeiro desse ano o fiscal me perguntou se eu havia comprado coisas como telefone, por exemplo. Respondi que sim: um iPhone pra mim e outro pra minha esposa. Aí ele perguntou se havíamos feito uso desses celulares durante a viagem. Respondi que sim. Aí ele pediu para que eu e ela mostrássemos ligações feitas, fotos tiradas, etc... Mostramos várias ligações e várias fotos (quando chegamos nos EUA compramos o telefones logo no primeiro dia e colocamos dois chips locais para nos falarmos).  Aí ele disse: obrigado, pode ir.

Ou seja, como comprovamos o uso pessoal DURANTE A VIAGEM, pudemos passar cada um com seu iphones que estouravam nossas cotas (849 dólares cada) numa boa pois estávamos de acordo com a regra da Receita. Da mesma forma eu trazia um relógio de pulso Tissot de valor acima da cota no pulso e não teria problemas. E a caixa de ambos estavam dentro das malas.

Com fotográfica será igual. Se a máquina e a lente forem mais profissa faça umas fotos profissa durante a viagem e mostre, pronto!

NÃO TENHAM MEDO. Eles não querem vocês. Querem muambeiros.

Abraço!
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #47 Online: 14 de Novembro de 2014, 08:32:16
Acho que eles pegam pesado qdo é gente vindo dos States, né? Vim da Nova Zelândia (vim pelo Chile) e não tinha uma alma viva na Receita qdo passei por ela, hehe.
Mas para viagens pra os States, uma dica que já vi e que seguirei qdo for a minha vez (um dia eu hei de ir pra NY e me esbaldar da B&H),  é tirar fotos dos equipamentos (aparecendo o número de série) em frente a um lugar que comprove que o equipamento já saiu do brasil. Tudo meu é de segunda mão, não tenho nota. Imagino que isso pode ser de grande ajuda.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 14 de Novembro de 2014, 11:11:19
Se um dia eu precisar fazer um trabalho fora do Brasil, to lascado.
Absolutamente tudo o que eu tenho veio do outro lado da ponte.  :D :D :D :D :D :D



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #49 Online: 14 de Novembro de 2014, 17:55:34
Uma boa dica é: não use barba! Eu tenho e toda vez sou escolhido "aleatoriamente" para averiguação. Tipo umas 4 vezes vindo dos EUA e 3 vindo da América do Sul. Em nenhuma delas estava trazendo nada além da cota.
SÓ PODE SER A BARBA!

Se um dia eu precisar fazer um trabalho fora do Brasil, to lascado.
Absolutamente tudo o que eu tenho veio do outro lado da ponte.  :D :D :D :D :D :D

Só vai poder fazer trabalho internacional no Paraguai...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 14 de Novembro de 2014, 21:15:47
Poderias alugar o equipamento no país de destino. Fazer o trabalho e devolvê-lo... :)
JVc.


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #51 Online: 14 de Novembro de 2014, 21:45:14
Poderias alugar o equipamento no país de destino. Fazer o trabalho e devolvê-lo... :)

Se o país de destino for como o Brasil, vai ser difícil... hehehe

Mas a ideia é boa! No Brasil bem que poderia ter um serviço de aluguel.


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #52 Online: 18 de Novembro de 2014, 03:58:50
Prova que já é usado mas não prova que a câmera está "quente". Um fiscal que acabou de brigar com a mulher e quer descontar no primeiro coitado vai ter todo o amparo legal para invocar com seu equipamento.

Claro que tem a regrinha de "uma câmera, uso pessoal", mas mesmo assim sempre corremos o risco considerando que o entendimento da receita é (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm )

"1.3. O que se entende por bens de uso ou consumo pessoal?

- Bens de uso ou consumo pessoal são os artigos de vestuário, higiene e demais bens de caráter manifestamente pessoal, em natureza e quantidade compatíveis com as circunstâncias da viagem.

Cabe esclarecer que são bens de caráter manifestamente pessoal aqueles que o viajante possa necessitar para uso próprio, considerando as circunstâncias da viagem e a sua condição física, bem como os bens portáteis destinados a atividades profissionais a serem executadas durante a viagem, excluídos máquinas e aparelhos que requeiram alguma instalação para seu uso (assim entendidos, por exemplo, um computador de mesa, um aparelho de ar condicionado, ou um projetor de vídeo) e máquinas filmadoras e computadores pessoais.

Uma máquina fotográfica (ainda que possua função “filmadora”), um relógio de pulso, um telefone celular (inclusive smartphone), um aparelho reprodutor de áudio/vídeo portátil, ou pen drive, usados (ver pergunta 1.12), por exemplo, estão abrangidos pelo conceito de bens de caráter manifestamente pessoal."


Então se você foi, por exemplo, para uma viagem a trabalho e/ou consulta em algum médico no exterior e voltar com uma Hasselblad tinindo de nova e o fiscal invocar com isso você está "fu". Se entende que a câmera é de uso pessoal quando você está viajando a lazer.

Fiquei tão encabulado que enviei um email para a Receita Federal: Segue o meu email:

"Olá, tudo bem.

Já pesquisei em vários lugares e até no site da Receita e não achei nenhuma resposta concreta. A minha duvida é o seguinte:
Segundo as normativas da Receita, temos direito a trazer 1 câmera que seja de uso pessoal ou que seja usada na viajem.
Pretendo comprar uma câmera que custa uns US1,4 mil e usa-la durante a minha estadia em NY (2 semanas).

Na volta, é prudente declarar para nacionalizar-la para que eu possa usa-la em outras viagens? Será que o fiscal vai querer taxar ela por ser uma câmera de grande valor ou será vai me isentar por se tratar um item pessoal e usado na viajem?
Caso o agente for taxar-la tem como argumentar com ele? "


E eles responderam:

"Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

A câmera é considerada bem de uso pessoal e não será tributada. Portanto, se quiser levá-la em outras viagens não terá problema, independentemente da nacionalização via e-DBV.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil
Muito obrigado pela atenção"


E pelo que eu pesquisei em outros fóruns de viajem, se tu comprou uma Leica e uma lente que custou US 10mil ou uma câmera de US 200 dólares e utilizou na viajem, o fiscal não tem como taxar, pois é considerado um item pessoal. Agora fiquei mais tranquilo.
Obrigado a todos pelos comentários e opiniões.

Abraços!!


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #53 Online: 18 de Novembro de 2014, 11:50:54
Kkkkkk tá certo. Não se sente seguro pergunta logo pra quem manda na parada. Quando não tô seguro faço exatamente o mesmo.

E bate exatamente com o que eu disse, rs...
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #54 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:58:06
Kkkkkk tá certo. Não se sente seguro pergunta logo pra quem manda na parada. Quando não tô seguro faço exatamente o mesmo.

E bate exatamente com o que eu disse, rs...

Sim Zeidan. Na proxima vou criar coragem e trazer a caixa tb. kkkkkkk abraços!


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #55 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:58:37
Uma boa dica é: não use barba! Eu tenho e toda vez sou escolhido "aleatoriamente" para averiguação. Tipo umas 4 vezes vindo dos EUA e 3 vindo da América do Sul. Em nenhuma delas estava trazendo nada além da cota.
SÓ PODE SER A BARBA!

Só vai poder fazer trabalho internacional no Paraguai...

Ah. Então foi por isso que me pararam semana passada. Tava sozinho vindo de NY. Com duas malas. Mas pelo que percebi a fila da receita tinha esvaziado, então todo mundo que estava sozinho ele mandou pra receita. Coloquei as duas malas no raio x e me liberaram. Graças a Deus. Tava com todas as coisas do meu filho que vai nascer em.abril.


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 19 de Novembro de 2014, 02:04:21
agora quero ouvir alguem que FOI taxado em cima dos equipamentos que trouxe. A taxa é arbitrária mesmo ou é o famoso 60%? paga-se na hora? pode-se pagar depois? Meu irmão está voltando de NY e vou pedir pra ele me trazer duas lentes da BH. ele deve comprar um corpo simples lá, uma T5 e trazer uma lente minha acoplada à câmera e uma outra solta. nada caro demais; as duas lentes somam coisa de 500 dólares, que é abaixo do limite, mas ele vai trazer um computador junto, então não tem cota sobrando pra mim.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2014, 02:05:35 por Danilo Mello »


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 19 de Novembro de 2014, 10:05:57
Danilo, se não me engano a taxa é de 50% sobre o excedente da cota, ou seja, comprou US$ 600, paga-se 50% sobre US$ 100 = US$50 de taxa


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 19 de Novembro de 2014, 10:08:14
Danilo, se não me engano a taxa é de 50% sobre o excedente da cota, ou seja, comprou US$ 600, paga-se 50% sobre US$ 100 = US$50 de taxa

mas paga-se no ato? senão eu ia ter que sair daqui de campinas voando até guarulhos para poder pagar (caso meu irmão não possa)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #59 Online: 19 de Novembro de 2014, 10:12:21
Sim, tem que pagar antes de sair da área das esteiras de bagagem.

Mas câmera de uso pessoal não entra na cota.
D600 - E-M10