Autor Tópico: Filtro UV ou não  (Lida 1574 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 26 de Novembro de 2013, 23:56:24
Filtro anti dedão, poeira, riscos, quedas, OVNIS ou não?

Estava eu pensando hoje com milhares de reais investidos em 5 lentes, e aquele medinho de dar uma merda e um filtro vagabonds de 200 pila te salvar.


Será que vale?


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2013, 00:04:36
Eu ainda não terminei meu set de lentes, mas já estou decidido a usar filtro só na Tamron 17-50mm, que é a lente que eu uso quando vou em eventos de família, etc. Nas outras, que eu vou usar só no tripé, vão ficar sem filtro, talvez polarizador se precisar, não sei ainda.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2013, 00:32:03
Uso filtros Hoya.

Pessoalmente, não vejo diferença na qualidade, pelo menos significativa.

E limpo as sujidades sem pestanejar.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2013, 00:40:04
Essa discução é froids.

Eu não uso e conheço gente que tem os mesmo milhares de reais em lentes e não usa.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2013, 00:52:51
Isso já foi amplamente discutido aqui no fórum e tem gente que usa e que não usa, não interessando os argumentos.

Eu uso na maioria das minhas objetivas, mas sempre filtros de boa qualidade, coated (B+W, Hoya HMC). Com filtros de boa qualidade LIMPOS decentemente não há perda alguma de qualidade, e olha que eu sou chato pra cacete com isso, especialmente queimando cromo. Tem quem diga que há perda, mas eu discordo veementemente SE o filtro for bom e estiver LIMPO. O que mais ocorre é perda de nitidez por outros fatores, como por exemplo imprecisão no foco (sim, foco automático é menos preciso que foco manual feito em uma tela de foco decente e é propenso a pequenos erros, não interessa se está usando uma D800).

Pega uma lente Leica de 5K obamas e sai por ai sem filtro e da um azar de bater o elemento da frente. Mesmo que não risque e so fique um pontinho minusculo. Já desvaloriza.

Ou então lentes clássicas antigas com o primeiro elemento de vidro flint ou crown. Arranha só de pensar. Ou uma similar a Canon 17-40 L com um elemento enorme na frente e um parassol minusculo.

Mas como disse antes, cada um sabe o que deve fazer...

Claro que se você usar uma macro com o primeiro elemento laaaaaaa dentro, nao precisa. Parassol ajuda tambem.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2013, 08:23:21
Depois de ler vários tópicos daqui, vou colocar um HOYA HMC na Nikon 70-200 2.8 por precaução.
Na SIGMA 120-300 2.8 que comprei usada, veio um filtro genérico que terei que trocar. Nesta SIGMA sim, vejo absoluta necessidade do filtro, pois o bocão é de 105mm e o parasol é um trambolho metálico de rosquear, que por vezes é melhor não utilizar.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2013, 09:29:37
Eu prefiro não usar, mas agora peguei uma lente melhorzinha e fiquei com medo de algum acidente...então comprei um HOYA SUPER HMC pra colocar nela. Custa cerca de 60 obamas na B&H.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2013, 11:29:10
Quando comprei minhas primeiras lentes (Tamron 17-50mm f/2.8 VC e Nikon 55-200mm f/4-5.6G VR), acabei pegando uns filtros UV da Tiffen, bem baratos lá na B&H em NY. Como estava começando, não percebia muita diferença na qualidade, mas parece que o mesmo se degradou ao longo do último ano (principalmente o da Tamron, que uso 95% das vezes) e em certas situações de luz, tenho a impressão de que atrapalha (nada testado cientificamente). Então, quando comprei a Tokina 11-16mm f/2.8, acabei pegando um filtro UV Hoya Pro 1 e pretendo trocar os Tiffen por Hoya ou B+W na próxima oportunidade que tiver de comprar nos USA. Não são lentes caras, mas ainda assim me sinto muito mais confiante em ter o filtro ali na frente protegendo a lente.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:25:38
Tenho um filtro Uv B+W MRC para cada uma das minha lentes (exceto a mpe65). O polarizador B+W de 77mm custa tanto quanto a Canon 40 f2.8 STM. :(    Mas colocar um filtro ruim na frente de uma ótima lente é um desperdício... Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco...
JVc.


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:47:39
aproveitando, alguem ai usa filtros Kenko?  :assobi: :assobi:

gostaria de saber sobre a qualidade.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:45:47
Quando comprei minhas primeiras lentes (Tamron 17-50mm f/2.8 VC e Nikon 55-200mm f/4-5.6G VR), acabei pegando uns filtros UV da Tiffen, bem baratos lá na B&H em NY. Como estava começando, não percebia muita diferença na qualidade, mas parece que o mesmo se degradou ao longo do último ano

Isso acontece mesmo, perdi uns 10 filtros da Tiffen desse jeito, começaram a ficar embaçados, difusos. Tiffen nunca mais, a não ser a série titanium.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2013, 20:05:26
Use... o custo beneficio é indiscutivelmente melhor que nao usar.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2013, 20:34:36
Alguns filtros mais baratos chegam a encostar no elemento frontal de algumas lentes, arranhando-o... Li o aviso no website Lensrentals em um tópico postado pelo Roger Cicalla. Muito cuidado com estes filtros (especialmente os mais finos), pois podem arranhar uma lente cara.

Usando um filtro de boa qualidade ótica existem apenas vantagens. Se o filtro não tiver boa qualidade ótica é melhor não usar...
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 20:35:27 por jauvane »
JVc.