Autor Tópico: Comparativo rápido entre o DxO e o Adobe Camara Raw  (Lida 8971 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Dezembro de 2013, 10:16:39
Gostei muito do Silkypix. Principalmente da facilidade em conversão em lote que ele possuí.
Agora, ou eu ainda não aprendi direito, ou a Lumix G2 realmente gera muito ruído, ou simplesmente o Silkypix não tem uma engine de redução de ruído muito boa...

Mas as demais engines são bastante boas ! Vou experimentar o Raw Therapee.


Bom, aparentemente a redução de ruído comprometeu o foco das fotos...
Para mim está bom, mas tem muita gente que é maluca por foco cravado né....  :ok:

também achei muito "emborrachado", seja por agressividade do redutor ou falta de estabilidade.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #46 Online: 18 de Dezembro de 2013, 10:21:51
também achei muito "emborrachado", seja por agressividade do redutor ou falta de estabilidade.

Vou reprocessar as fotos sem o Prime para fazer um comparativo. Talvez uma com o prime com menos agressividade também. Mas, a falta de estabilidade comprometeu muito, certamente.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 18 de Dezembro de 2013, 11:44:57
Vou reprocessar as fotos sem o Prime para fazer um comparativo. Talvez uma com o prime com menos agressividade também. Mas, a falta de estabilidade comprometeu muito, certamente.

o ideal pra estes testes é aquele clássico retrato com camera no tripé, boa luz, sujeito parado, etc. Senão temos muitas variáveis que podem comprometer a imagem. E um pouco de ruído muitas vezes é melhor do que o redutor forte.

A maioria das correcões, seja de ruído, seja de distorção, etc., são mais bem sucedidas na minha opinião quando usadas com extrema economia, até um pouco abaixo do que seria o ideal. Deixar um pouco do "defeito" as vezes é bom.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 18 de Dezembro de 2013, 12:55:43
Gostei muito do Silkypix. Principalmente da facilidade em conversão em lote que ele possuí.
Agora, ou eu ainda não aprendi direito, ou a Lumix G2 realmente gera muito ruído, ou simplesmente o Silkypix não tem uma engine de redução de ruído muito boa...

Mas as demais engines são bastante boas ! Vou experimentar o Raw Therapee.


Bom, aparentemente a redução de ruído comprometeu o foco das fotos...
Para mim está bom, mas tem muita gente que é maluca por foco cravado né....  :ok:



Sérgio, eu tenho uma G2 e ela gera bastante ruido de croma de iso 800 em diante, principalmente com luz baixa. Usar iso 800 com luz não tem problema. Mesmo 1600 passa. Mas 3200 e 6400 nela são aqueles casos de ultimo recurso mesmo.

Aí não tem jeito, quem que usar a redução da câmera, que faz o segundo frame escuro para reduzir o ruido termico e hot pixels e depois outro redutor externo. Mesmo assim não é a melhor coisa do universo.

O Silkypix 5 for Panasonic (versao so para Panasonic, comprada) tem um tratamento de ruido muito melhor que a versao 3 ou 4 OEM que vem no CD, mas não se compara ao DxO nem ao Noiseware.

A ideia do Silkypix é mais de gerenciar e organizar lotes muito grandes para o pós processamento. O DxO tem um foco um pouco diferente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 18 de Dezembro de 2013, 12:57:30
Mas as demais engines são bastante boas ! Vou experimentar o Raw Therapee.



Eu desisti do RT. Trava muito, pelo menos no Mac e as máquinas Linux que tenho aqui são para outra finalidade e hoje em dia nem monitor elas tem hehe...


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #50 Online: 18 de Dezembro de 2013, 13:10:35


Sérgio, eu tenho uma G2 e ela gera bastante ruido de croma de iso 800 em diante, principalmente com luz baixa. Usar iso 800 com luz não tem problema. Mesmo 1600 passa. Mas 3200 e 6400 nela são aqueles casos de ultimo recurso mesmo.

Aí não tem jeito, quem que usar a redução da câmera, que faz o segundo frame escuro para reduzir o ruido termico e hot pixels e depois outro redutor externo. Mesmo assim não é a melhor coisa do universo.

O Silkypix 5 for Panasonic (versao so para Panasonic, comprada) tem um tratamento de ruido muito melhor que a versao 3 ou 4 OEM que vem no CD, mas não se compara ao DxO nem ao Noiseware.

A ideia do Silkypix é mais de gerenciar e organizar lotes muito grandes para o pós processamento. O DxO tem um foco um pouco diferente.

Então, me parece,  um problema de Câmara + Software. Eu realmente notei a diferença brutal entre a versão 3 e a 5.
Estou usando a versão 5 trial por enquanto. Quando acabar o trial, vou sentir muita diferença....



Eu desisti do RT. Trava muito, pelo menos no Mac e as máquinas Linux que tenho aqui são para outra finalidade e hoje em dia nem monitor elas tem hehe...

Vamos ver, baixei a versão 64bits para W7 e também a versão GNU/Linux. Se ele se comportar bem no Magea fica lá, senão utilizo no W7 mesmo  :D :ok:
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 13:16:24 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #51 Online: 18 de Dezembro de 2013, 15:04:37
Tem o SilkyPix 6 beta, mas só na versão Japa.

Um novo conversor muito interessante é o Photo Ninja, parece usar um
esquema de recuperar as altas luzes parecido com o do RawTherapee +
um bom redutor de ruídos, enquanto o DXO tem a tendência de produzir
altas-luzes muito dessaturadas o Photo Ninja é o oposto, mas no geral o
DXO é o melhor pacote.
 
Com relação ao ruído de cor, recomendo remover o máximo possível que não
comprometa nenhum padrão/textura, já com o ruído de luminosidade é remover
o mínimo possível deixando um pouco ou simplesmente não remover.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 15:07:16 por Pictus »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 18 de Dezembro de 2013, 21:12:08
Versiano ,

Tem um livro bem interessante sobre o Capture NX , que pode ser comprado via Internet e o voce recebe o PDF

The Photographer’s Guide to Capture NX2 ,  autor
Jason P. Odell, Ph.D.

Foi um colega do Forum que me indicou

Abraços
Fábio José
Valeu Fábio,  :ok: vou dar uma conferida!!!


Eu desisti do RT. Trava muito, pelo menos no Mac e as máquinas Linux que tenho aqui são para outra finalidade e hoje em dia nem monitor elas tem hehe...

No meu WIN7 64 ele não trava, tanto no notebook, quanto no PC. Em relação aos resultados, gosto do tratamento em modo LAB e acho que ele fornece resultados excelentes. Mas no geral, de fato acho o DXO o melhor pacote.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.