Autor Tópico: Comparativo rápido entre o DxO e o Adobe Camara Raw  (Lida 8982 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #30 Online: 02 de Dezembro de 2013, 00:06:50
O problema é que o DNG é meio casa da mãe joana. Ele é so um encapsulador que você pode por dentro praticamente qualquer coisa.
Quem pensa que o DNG é o formato universal a prova de problemas está bem fora da realidade, basta pesquisar melhor.

eu utilizo pelos 15-20% menos no arquivo, e principalmente por não possuir um sidecard.



Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #31 Online: 16 de Dezembro de 2013, 11:30:41
Acabei comprando o DxO 9 Standard (suficiente para a D7000). Tinha feito o trial do 8, depois testei o LR 5 e depois testei novamente o DxO 9 como prova dos 9 (haja 9... rs).

O que me atraiu no DxO foi justamente a conversão automática já ser muito boa - imagino que isto de deve à maneira como desenvolvem os módulos câmera + lente. Gosto também da qualidade (pelo menos no meu nível iniciante zero em pós) dos demais ajustes que estão disponíveis. Eles tentaram tornar a parte dos presets mais prática nessa versão, mas como não sou profissional, não sei dizer o quão melhor ficou nesse quesito, principalmente comparado ao Lightroom.

O que surgiu agora foi uma nova necessidade de hardware para usar o PRIME. Estou convertendo 120 fotos com esse recurso e vai levar umas 24 horas com o meu Core 2 Duo. Sem o usar o PRIME é bem rápido.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 16 de Dezembro de 2013, 11:45:06
Acabei comprando o DxO 9 Standard (suficiente para a D7000). Tinha feito o trial do 8, depois testei o LR 5 e depois testei novamente o DxO 9 como prova dos 9 (haja 9... rs).

O que me atraiu no DxO foi justamente a conversão automática já ser muito boa - imagino que isto de deve à maneira como desenvolvem os módulos câmera + lente. Gosto também da qualidade (pelo menos no meu nível iniciante zero em pós) dos demais ajustes que estão disponíveis. Eles tentaram tornar a parte dos presets mais prática nessa versão, mas como não sou profissional, não sei dizer o quão melhor ficou nesse quesito, principalmente comparado ao Lightroom.

O que surgiu agora foi uma nova necessidade de hardware para usar o PRIME. Estou convertendo 120 fotos com esse recurso e vai levar umas 24 horas com o meu Core 2 Duo. Sem o usar o PRIME é bem rápido.


Concordo. Mas eu testei o PRIME em uma série de situações com a K5, K200D, t2i, Pana LX3, G2 e não vi necessidade prática dele, pelo menos nas fotos que testei, com ISO entre 1600 e 6400. Pode ser que o PRIME seja interessante em uma foto específica...


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #33 Online: 17 de Dezembro de 2013, 13:05:30
O PRIME do DXO é o melhor redutor de ruido atualmente, mas geralmente reduzo bastante os valores default por considerá-los muito agressivos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 17 de Dezembro de 2013, 13:13:32
O PRIME do DXO é o melhor redutor de ruido atualmente, mas geralmente reduzo bastante os valores default por considerá-los muito agressivos.


Depende. O legal do Prime é que ele mantém os tons sem chapar muito. Mesmo o modo fine (sem ser o prime) já tem uma performance bem superior ao Noise Ninja, Topaz Denoise e o Neat Image. Já o Noiseware professional edition, se você souber muito bem o que estiver fazendo e tiver muita paciencia, é tão bom quanto ou ate melhor em alguns casos.

O que mata é que o PRIME é lento de doer, mas isso a própria DxO já disse que é mesmo e que não há o que fazer, porque o algoritmo é super complexo. Recomendam usar quando o modo fine não dá jeito.

Concordo que o default dele é muito agressivo, eu também diminuo, normalmente para algo entre 1/3 e 2/3 do valor default. 


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Dezembro de 2013, 13:19:53

Depende. O legal do Prime é que ele mantém os tons sem chapar muito. Mesmo o modo fine (sem ser o prime) já tem uma performance bem superior ao Noise Ninja, Topaz Denoise e o Neat Image. Já o Noiseware professional edition, se você souber muito bem o que estiver fazendo e tiver muita paciencia, é tão bom quanto ou ate melhor em alguns casos.

O que mata é que o PRIME é lento de doer, mas isso a própria DxO já disse que é mesmo e que não há o que fazer, porque o algoritmo é super complexo. Recomendam usar quando o modo fine não dá jeito.

Concordo que o default dele é muito agressivo, eu também diminuo, normalmente para algo entre 1/3 e 2/3 do valor default.

Não acho que o Prime seja tão lento assim. Os outros métodos é que são imediatos. Mais complicado se tiver muita foto pra converter, mas pra quem faz tratamento especial pra cada fotografia, vale a pena caso seja o melhor resultado.

Pensando melhor, abri agora um raw da mkIII e converti em prime, deu quase um minuto, é mesmo lento pacas...  :doh:
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 13:44:57 por Claudio Rombauer »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #36 Online: 17 de Dezembro de 2013, 21:07:55
Não acho que o Prime seja tão lento assim. Os outros métodos é que são imediatos. Mais complicado se tiver muita foto pra converter, mas pra quem faz tratamento especial pra cada fotografia, vale a pena caso seja o melhor resultado.

Pensando melhor, abri agora um raw da mkIII e converti em prime, deu quase um minuto, é mesmo lento pacas...  :doh:


foi rápido.

Tratei um TIFF aqui da D800 em prime, levou 6 minutos pra exportar. E olha que tenho um i7 3770K em 4.4ghz


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:12:46

foi rápido.

Tratei um TIFF aqui da D800 em prime, levou 6 minutos pra exportar. E olha que tenho um i7 3770K em 4.4ghz

Acho que também depende da complexidade da imagem, tipo quantidade de tons, talvez... Além disso minha workstation é xeon 12core, converter raw pra ela é trabalho leve...

Tenho uns raws Phase one de 60mp, vou testar amanhã.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 22:13:50 por Claudio Rombauer »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #38 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:17:31
Acho que também depende da complexidade da imagem, tipo quantidade de tons, talvez... Além disso minha workstation é xeon 12core, converter raw pra ela é trabalho leve...

Tenho uns raws Phase one de 60mp, vou testar amanhã.

ah bom, 12 cores contra meus 8... hauehuaehau


aí xinelio meu hackintosh


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:24:22
ah bom, 12 cores contra meus 8... hauehuaehau


aí xinelio meu hackintosh

Não importa se meu dell tenha dois processadores xeon de 6 núcleos cada, sempre vão dizer que o MacBook é mais rápido, ah ah ah.

Só que eu acho esse redutor de ruído meio agressivo, dá uma plastificada se não ficarmos atentos aos parâmetros default.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #40 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:53:19
Não importa se meu dell tenha dois processadores xeon de 6 núcleos cada, sempre vão dizer que o MacBook é mais rápido, ah ah ah.

Só que eu acho esse redutor de ruído meio agressivo, dá uma plastificada se não ficarmos atentos aos parâmetros default.


bota um mac pro da mesma config acho que sim heiiinnn! ahah

ele é agressivo realmente, tem que ficar de olho.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #41 Online: 18 de Dezembro de 2013, 08:30:09
Vocês não vão começar de novo essa conversa de Mac x PC aqui neste tópico também não, né?!  >:D

Voltando ao assunto, tirei as fotos abaixo na apresentação da filha de um casal de amigos. Estava como convidado e acabei ficando sentado ao fundo, sem poder sair da cadeira. Tirando os demais defeitos das fotos, que em muito se deve ao meu pouco costume em usar tele (todas foram feitas com a D7000 + nikkor 55-200mm f/4-5.6G VR) e experiência zero com fotos desse tipo, vocês acham que a redução de ruído ficou muito aparente ou dá para aproveitar as fotos?






sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #42 Online: 18 de Dezembro de 2013, 08:53:02
Gostei muito do Silkypix. Principalmente da facilidade em conversão em lote que ele possuí.
Agora, ou eu ainda não aprendi direito, ou a Lumix G2 realmente gera muito ruído, ou simplesmente o Silkypix não tem uma engine de redução de ruído muito boa...

Mas as demais engines são bastante boas ! Vou experimentar o Raw Therapee.


... vocês acham que a redução de ruído ficou muito aparente ou dá para aproveitar as fotos?


Bom, aparentemente a redução de ruído comprometeu o foco das fotos...
Para mim está bom, mas tem muita gente que é maluca por foco cravado né....  :ok:
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 08:55:08 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #43 Online: 18 de Dezembro de 2013, 09:10:47
Bom, aparentemente a redução de ruído comprometeu o foco das fotos...
Para mim está bom, mas tem muita gente que é maluca por foco cravado né....  :ok:

Sergio, obrigado por comentar. Vou verificar as originais, mas talvez tenha sido mesmo uma tremida do operador da câmera (vulgo eu) que afetou o foco  :D


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 18 de Dezembro de 2013, 09:19:07

Ainda quero aprender o Capture,

Versiano ,

Tem um livro bem interessante sobre o Capture NX , que pode ser comprado via Internet e o voce recebe o PDF

The Photographer’s Guide to Capture NX2 ,  autor
Jason P. Odell, Ph.D.

Foi um colega do Forum que me indicou

Abraços
Fábio José
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 09:28:29 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith