Autor Tópico: Petri 7 s2  (Lida 1320 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Online: 26 de Novembro de 2013, 16:01:51
Pessoal,

meu pai tem uma Petri 7 s2 com lente 45mm. Vi em algum tópico lá atrás sobre o fotometro dessas câmeras pararem de funcionar após alguns anos...isso procede? Vou pegar ela no fim de semana pra dar uma olhada...será que funciona bem ainda?



ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:43:19
ninguém manja?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2013, 08:51:01
Pessoal,

meu pai tem uma Petri 7 s2 com lente 45mm. Vi em algum tópico lá atrás sobre o fotometro dessas câmeras pararem de funcionar após alguns anos...isso procede? Vou pegar ela no fim de semana pra dar uma olhada...será que funciona bem ainda?
ninguém manja?

Você está falando de uma bela câmera.

É claro que a afirmação acima é minha; eu estou dando a MINHA opinião baseada em fatores subjetivos como: gosto pessoal, uma certa afeição por esse tipo de equipamento, a aparência, e por aí vai. Mas, de outro modo, não se pode negar – já que gente que entende do assunto também o diz – que se trata de um produto com boa mecânica, boa ótica, ergonomia e portabilidade interessantes para essa categoria de câmera. Assim, juntemos tudo isso, ou seja, o gosto pessoal mais a realidade dos fatos, e consideremos o ponto de equilíbrio no julgamento dessa danadinha. Conclusão: repito, "Você está falando de uma bela câmera".

Sobre essa questão do fotômetro, bem, eu também ouço vez ou outra que esse dispositivo "morre" depois de alguns anos, o que não deixa de ser verdade. A indagação que se deve fazer fazer, porém, é: "alguns anos, mas... quantos anos?". E esse é um ponto importante.

Se não engano esse fotômetro é de células de Selênio. Eu tenho uma Olympus Trip 35 cujo fotômetro se não for o mesmo, deve ser muito parecido. Ela funciona muito bem até hoje e sua medição é absolutamente confiável a ponto de nem me preocupar com isso. Fotografo e pronto!; sei que a exposição vai sair correta. Obviamente, como qualquer equipamento, a gente precisa conhecer o que tem nas mãos e saber seus limites. Nessa Olympus que falo, eu creio a vida toda dela a tampinha da lente esteve no lugar quando a câmera não estava comigo. Pelo menos é assim comigo e o antigo dono (único dono até então e eu sou o segundo) eu penso que também fazia o mesmo. Esse lance da tampinha é importante para proteger o Selênio da luz quando não estive em uso, o que certamente vai aumentar e muito sua vida útil.

A indagação sobre "quantos anos" que mencionei tem a ver com a idade da câmera. Considerando que esse brinquedo nasceu ainda na primeira metade da década de 1970, estamos diante de um equipamento já prestes a completar 40 anos.

Por fim, acho que uma visita num bom técnico, e, claro, dependendo do problema, esse fotômetro pode sim ser ressuscitado.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2013, 09:35:26
Manual: http://www.cameramanuals.org/petri_pdf/petri_7sii.pdf

No link abaixo, destaco o seguinte: "Direct competitors of the time where: Beauty Lite III, Konica Auto S, Minolta Hi-Matic 7s, Canonet QL17 GIII (QL28)". Note que são câmeras que gozam de boa reputação, de modo que, se a Petri é considerada concorrente, então...  :ok:   ....    ;)

http://camerapedia.wikia.com/wiki/Petri_7s_II

« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 09:37:56 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:13:21
Caramba! Muito obrigado Braga! Até o manual você achou...

Vou mostrar o tópico pro meu pai no fim de semana.

Obrigado mesmo!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:43:23
Dois comentários adicionais, válidos para qualquer câmera1 de filme:

  • Compre um bom filme, não importa se vai ser P&B, negativo colorido, positivo colorido (slide), mas que seja um bom filme. Obviamente, cuide para que a revelação possa ser a melhor tanto quanto for possível;
  • Não negligencie o escaneamento, pois é uma etapa importantíssima para se chegar a uma imagem com qualidade cujo resultado seja o mais agradável que, por vezes, surpreende. Aqui, e, por causa disso, muita gente atribui injustamente uma má fama à câmera quando o problema é operacional.

-----------------------------------
post editado para dizer...


1"quase" qualquer câmera; é lógico que ela precisa ter uma ótica, no mínimo, decente. O depto. de milagres fica em outro plano, fora do alcance de nós que somos pobres mortais.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 10:48:02 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:48:47
-22.352971,-48.775582