Autor Tópico: Casamento: espontaneidade X encenação  (Lida 16056 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2013, 22:13:52
Se o fotografo esta atrapalhando os convidados a assistir a cerimonia, pede licenca, entra na frente dele e tira uma foto para guardar de recordacao antes que o fotografo volte a atrapalhar.  :D

Estou brincando obviamente. Isso se chama falta de organizacao, falta de principios, etc. No final, tudo virou mero modismo. Fotos, cerimonia, etc. Muitos casais fazem a cerimonia para agradar a familia e contratam fotografos pq "casamento tem fotografos".

Essa eh a cultura do espetaculo.

Tambem tem muitosfotografos que gostam de chamar a atencao, os ditos "amadores profissionais". Eles acham que estao arrazando, que ele eh mais importante que convidados, que todo mundo gosta de ver ele trabalhar, etc. Muitos fotografos acreditam que essa eh a chance deles brilharem.  8-)



Tambem tem muitosfotografos que gostam de chamar a atencao, os ditos "amadores profissionais". Eles acham que estao arrazando, que ele eh mais importante que convidados, que todo mundo gosta de ver ele trabalhar, etc. Muitos fotografos acreditam que essa eh a chance deles brilharem.  8-)

ESPETACULAR RESUMO DA COISA!!!!!!!
Eles nao sabem , que os "funcionarios "da festa, estamos para trabalhar,
sem chamar a atençao, porque a atençao e para os participantes-convidados, noivos , familia ,amigos.
Essa de "amadores profissionais", foi otima!!!!!!!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2013, 00:56:51
de modo geral, em igrejas catolicas se respeita muito menos a seriedade da cerimonia.
Em outras religioes isso nao acontece,nem a pau.

agalons, não sei onde você mora, e nem a quais religiões esta se referindo, mas aqui onde eu moro, cidade de Sorocaba, as igrejas católicas são as mais organizadas nesse sentido, nas evangélicas a coisa corre solta, não só com fotógrafos e cinegrafistas, mas com uma porrada de convidados invadindo tudo qto é espaço que eles acham, as pessoas que organizam não estão nem ai.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2013, 07:53:33
uma coisa que ninguém citou, é que a gente "vive" mais a fotografia, então tudo relacionado chama a atenção...
de repente esses caras que na tua visão atrapalharam, passaram desapercebidos por outros convidados.
eu mesmo quando fui no último casamento, fiquei acompanhando a movimentação dos fotógrafos, vendo os equipamentos que usavam e tal, pq a gente já tem essa tendência a se interessar pelo assunto.. tenho certeza que o resto da minha família nem viu eles, não sabem quantos eram, se estavam filmando ou fotografando, etc..

« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 07:54:50 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 27 de Novembro de 2013, 08:54:24
uma coisa que ninguém citou, é que a gente "vive" mais a fotografia, então tudo relacionado chama a atenção...
de repente esses caras que na tua visão atrapalharam, passaram desapercebidos por outros convidados.
eu mesmo quando fui no último casamento, fiquei acompanhando a movimentação dos fotógrafos, vendo os equipamentos que usavam e tal, pq a gente já tem essa tendência a se interessar pelo assunto.. tenho certeza que o resto da minha família nem viu eles, não sabem quantos eram, se estavam filmando ou fotografando, etc..

Bruno, até pode ser, mas não tenho como saber. Só conversei sobre isso com meu marido que teve a mesma impressão. Mas acho difícil que 6 fotógrafos mais tralhas não criem ruído visual... sabe aquele som que você nem se toca que está tocando, mas que vai te deixando irritado sem saber o porquê e só depois que ele acaba é que percebe? Pode ser que aconteça algo assim também em contexto visual...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 27 de Novembro de 2013, 09:46:01
Tem esse lado que o Bruno falou também, mas em casos em que passa um pouco dos limites mesmo. Tem vezes que realmente não dá pra ver nada, porque os fotógrafos e cinegrafistas ficam amontoados em cima do casal e realmente não dá nem pra saber o que está acontecendo.

Sei lá, uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei a fotografar casamentos é que a gente deveria tentar ser invisível. Acho que essa deveria ser a primeira lição para fotógrafos de eventos, e é uma das primeiras coisas que falo para quem me acompanha: discrição. Até porque, eu acredito que somente quando não somos notados é que conseguimos tirar fotos realmente espontâneas.

Enfim, tem casos e casos, mas com certeza dá pra fazer um excelente trabalho sem aparecer mais que os noivos.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #20 Online: 27 de Novembro de 2013, 09:52:48
Muito legal o tópico. Hoje cedo eu estava pensando sobre isso, mas em um âmbito mais geral.

Hoje se dá mais enfase para o registro do que para o momento... É bem comum você ver pessoas vivendo momentos especiais, seja em uma viagem, em um encontro com amigos, entrega de prêmio, e de repente a pessoa para tudo pra registrar...e sem perceber, estraga o momento.

O caso mais extremo e bizarro foi o da menina de Itanhaém que morreu essa semana...estava a 170km/h na estrada e foi querer tirar foto do velocímetro...Sem entrar no mérito se está certo ou errado andar a essa velocidade, ao invés de ela curtir o momento, foi querer registrar e morreu por isso...

No caso de casamento, eu concordo com vc Pris...o fotógrafo deveria ser invisível. Quanto menos percebido melhor.

E estando em um ambiente cheio de fotógrafos profissionais, provavelmente serei xingado agora...mas acredito que num futuro distante, o fotografo profissional como conhecemos hoje não existirá mais. imagine uma igreja com câmeras bem camufladas, posicionadas em todas as partes, como no big brother... Depois do evento um editor seleciona os melhores registros e monta o álbum. Com a tecnologia crescendo e barateando, isso vai ser bem possível. Hoje seria um custo alto...mas em alguns anos vai ficar muito viável...




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 27 de Novembro de 2013, 09:58:31
E estando em um ambiente cheio de fotógrafos profissionais, provavelmente serei xingado agora...mas acredito que num futuro distante, o fotografo profissional como conhecemos hoje não existirá mais. imagine uma igreja com câmeras bem camufladas, posicionadas em todas as partes, como no big brother... Depois do evento um editor seleciona os melhores registros e monta o álbum. Com a tecnologia crescendo e barateando, isso vai ser bem possível. Hoje seria um custo alto...mas em alguns anos vai ficar muito viável...


Vixe, mas imagine a quantidade de câmeras necessárias pra cobrir todos os ângulos que os fotógrafos de hoje em dia cobrem... E também imagina o trabalho para selecionar os melhores quadros de todas essas câmeras! Acho inviável, o trabalho que daria seria muito maior. Em compensação, seria muito mais discreto também, rsrs. Certamente alguns eventos serão feitos dessa forma no futuro, mas não acredito que se torne uma regra.
 :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:05:20
Nem precisa tanto, uma ou duas RED Epic já faria esse trabalho... É só baratear um pouco...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:20:49
agalons, não sei onde você mora, e nem a quais religiões esta se referindo, mas aqui onde eu moro, cidade de Sorocaba, as igrejas católicas são as mais organizadas nesse sentido, nas evangélicas a coisa corre solta, não só com fotógrafos e cinegrafistas, mas com uma porrada de convidados invadindo tudo qto é espaço que eles acham, as pessoas que organizam não estão nem ai.

Verdade, nas igrejas evangelicas e mais a vontade ainda, e bem livre mesmo!!!
Eu faço muita cerimonia Judaica, Musulmana ,ortodoxa( catolica e judaica) coreana,
japonesa,sem contar as ecumenicas, alem das catolicas e evangelicas
o unico que nunca fiz foi casamento cigano.
Eu trabalho habitualmente em Sao Paulo capital, mas faço muito no interior, em outros estados ,tambem.
abs.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 10:28:41 por agalons »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:21:54
Nem precisa tanto, uma ou duas RED Epic já faria esse trabalho... É só baratear um pouco...


Mas aí ainda precisaria do "operador" da câmera. O que o ferdu falou, se entendi bem, é de espalhar várias câmeras em pontos estratégicos, filmando o tempo inteiro e cobrindo todos os ângulos possíveis, sem precisar de ninguém pra controlar. Daí o trabalho do fotógrafo seria escolher os locais onde posicionar as câmeras e depois selecionar os quadros.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:22:54
Tem esse lado que o Bruno falou também, mas em casos em que passa um pouco dos limites mesmo. Tem vezes que realmente não dá pra ver nada, porque os fotógrafos e cinegrafistas ficam amontoados em cima do casal e realmente não dá nem pra saber o que está acontecendo.

Sei lá, uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei a fotografar casamentos é que a gente deveria tentar ser invisível. Acho que essa deveria ser a primeira lição para fotógrafos de eventos, e é uma das primeiras coisas que falo para quem me acompanha: discrição. Até porque, eu acredito que somente quando não somos notados é que conseguimos tirar fotos realmente espontâneas.

Enfim, tem casos e casos, mas com certeza dá pra fazer um excelente trabalho sem aparecer mais que os noivos.

 :clap: :clap: :clap: :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:26:15

Vixe, mas imagine a quantidade de câmeras necessárias pra cobrir todos os ângulos que os fotógrafos de hoje em dia cobrem... E também imagina o trabalho para selecionar os melhores quadros de todas essas câmeras! Acho inviável, o trabalho que daria seria muito maior. Em compensação, seria muito mais discreto também, rsrs. Certamente alguns eventos serão feitos dessa forma no futuro, mas não acredito que se torne uma regra.
 :ok:
nao lembro em qual igreja foi aqui em sp, que colocaram varias cameras fixas e oferecem um video para os noivos.
Vou perguntar para a turma, e posto aqui.
abs.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #27 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:42:31
nao lembro em qual igreja foi aqui em sp, que colocaram varias cameras fixas e oferecem um video para os noivos.
Vou perguntar para a turma, e posto aqui.
abs.

Como eu disse isso é novidade, e com certeza não vai ficar nem perto do trabalho feito por uma pessoa ...

Cameras bem posicionadas, com bom reconhecimento de face, podem fazer até closes com fundo desfocado sem interação humana... Hoje seria arriscado... mas no futuro....

O que o ferdu falou, se entendi bem, é de espalhar várias câmeras em pontos estratégicos, filmando o tempo inteiro

Pois é...pensando em um futuro totamente tecnológico, não seria nem filmando o tempo inteiro...as câmeras teriam inteligencia pra tirar a foto certa na hora certa...É difícil falar nisso hoje porque isso ainda não existe...haha





agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 27 de Novembro de 2013, 11:25:49
Como eu disse isso é novidade, e com certeza não vai ficar nem perto do trabalho feito por uma pessoa ...

Cameras bem posicionadas, com bom reconhecimento de face, podem fazer até closes com fundo desfocado sem interação humana... Hoje seria arriscado... mas no futuro....

Pois é...pensando em um futuro totamente tecnológico, não seria nem filmando o tempo inteiro...as câmeras teriam inteligencia pra tirar a foto certa na hora certa...É difícil falar nisso hoje porque isso ainda não existe...haha
[/quote   


.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 27 de Novembro de 2013, 11:26:32
Como eu disse isso é novidade, e com certeza não vai ficar nem perto do trabalho feito por uma pessoa ...

Cameras bem posicionadas, com bom reconhecimento de face, podem fazer até closes com fundo desfocado sem interação humana... Hoje seria arriscado... mas no futuro....

Pois é...pensando em um futuro totamente tecnológico, não seria nem filmando o tempo inteiro...as câmeras teriam inteligencia pra tirar a foto certa na hora certa...É difícil falar nisso hoje porque isso ainda não existe...haha


o que eu vi foi 2 anos atras, mais nao lembro da igreja, acho que para video pode ate ser viavel,
mas como o "robo", vai conseguir fotografar "aquele gesto unico"????????,
so se selecionar quadro a quadro do video, ai sim!!!!!
nao perca o proximo capitulo.......... :hysterical:
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 11:28:31 por agalons »