Autor Tópico: Casamento: espontaneidade X encenação  (Lida 16134 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Novembro de 2013, 11:30:46
E estando em um ambiente cheio de fotógrafos profissionais, provavelmente serei xingado agora...mas acredito que num futuro distante, o fotografo profissional como conhecemos hoje não existirá mais. imagine uma igreja com câmeras bem camufladas, posicionadas em todas as partes, como no big brother... Depois do evento um editor seleciona os melhores registros e monta o álbum. Com a tecnologia crescendo e barateando, isso vai ser bem possível. Hoje seria um custo alto...mas em alguns anos vai ficar muito viável...

Te digo que presenciei isso há muito tempo atrás. Uns 15 anos ou mais. Já contei aqui no fórum, mas vou resumir novamente.

Galpão de Centro de Tradições Gaúchas. O teto é alto e de telhas de barro sem forro. As luzes ficam bem abaixo das telhas. Naquele intervalo escuro, prenderam câmeras e eu não vi nenhum fotógrafo durante a festa. Eu sempre gostava de observar os fotógrafos e naquela festa fiquei apavorado que não tinha fotógrafos. Algum tempo se passou e minha família foi visitar os noivos pra ver as fotos. Estava lá um álbum cheio de fotos tiradas de cima de cenas onde todas as pessoas estavam relaxadas, sorrindo, abraçando os noivos e nada de poses e sorrisos amarelos.

Isso 15 anos atrás. Certo que era filme ainda. Pensar que não dá pra fazer isso agora, com câmeras de 36MP e Tethered Capture é ingenuidade.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:02:05
Te digo que presenciei isso há muito tempo atrás. Uns 15 anos ou mais. Já contei aqui no fórum, mas vou resumir novamente.

Galpão de Centro de Tradições Gaúchas. O teto é alto e de telhas de barro sem forro. As luzes ficam bem abaixo das telhas. Naquele intervalo escuro, prenderam câmeras e eu não vi nenhum fotógrafo durante a festa. Eu sempre gostava de observar os fotógrafos e naquela festa fiquei apavorado que não tinha fotógrafos. Algum tempo se passou e minha família foi visitar os noivos pra ver as fotos. Estava lá um álbum cheio de fotos tiradas de cima de cenas onde todas as pessoas estavam relaxadas, sorrindo, abraçando os noivos e nada de poses e sorrisos amarelos.

Isso 15 anos atrás. Certo que era filme ainda. Pensar que não dá pra fazer isso agora, com câmeras de 36MP e Tethered Capture é ingenuidade.
Tudo da para fazer, cada vez e mais facil, dar uma geral da coisa e simples!!!
depende do resultado a ser procurado!!
abs.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #32 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:13:44
Agalons, da uma olhada em um vídeo no YouTube do Peter Hurley com FStoppers usando uma RED Epic, ao final ele imprime uma foto da Hassy H4D40 dele e um frame do vídeo da RED Epic... Vale a pena conferir!
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 12:15:07 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:19:54
não seria nem filmando o tempo inteiro...as câmeras teriam inteligencia pra tirar a foto certa na hora certa...


Ah, entendi, você está falando de câmeras fotográficas mesmo, não filmadoras. Bom, aí a tecnologia ainda tem que avançar bastaaaaante, rsrs.  Um dia chega lá, mas não sei se estarei vivo para ver, rsrs...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:31:34
Agalons, da uma olhada em um vídeo no YouTube do Peter Hurley com FStoppers usando uma RED Epic, ao final ele imprime uma foto da Hassy H4D40 dele e um frame do vídeo da RED Epic... Vale a pena conferir!

Nos ja pegamos frames do video full, para fazer fotos,por emergencia.
Muito interessante, pena que o tal do primeiro mundo fica tao longe!!!
abs.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 12:35:37 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #35 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:34:06

Ah, entendi, você está falando de câmeras fotográficas mesmo, não filmadoras. Bom, aí a tecnologia ainda tem que avançar bastaaaaante, rsrs.  Um dia chega lá, mas não sei se estarei vivo para ver, rsrs...
No meu primeiro curso de fotografia digital, em 1995, tudo parecia muito distante.
ja ves, como tudo mudou!!!, Vamos ver sim, rsrsrsrs!!!
abs.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #36 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:41:54

Nos ja pegamos frames do video full, para fazer fotos,por emergencia.
Muito interessante, pena que o tal do primeiro mundo fica tao longe!!!
abs.
Sim, mas na RED, ou na Blackmagic e nas 5D com magic lantern, você tem de 24 a 60 frames por segundo de arquivo em RAW...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #37 Online: 27 de Novembro de 2013, 13:17:16
Oi amigos! Antes que me atirem pedras, não sou contra e nem a favor, muito pelo contrário. Entendo que é algo pedido e desejado pelos noivos, mas o que falarei foi o que percebi.

 Fui a um casamento há 1 semana, em uma igreja do século XVIII, com músicos e, como é habitual hoje em dia, vários casais de padrinhos, disputando espaço na nave com o padre e os noivos e... os fotógrafos! No total, 6 fotógrafos, cada um com seus apetrechos extras, monopés, lentes, luzes... passando de um lado para o outro, colocando lentes sobre o altar, imprensando os padrinhos contra a parede, ficando na frente daqueles que queriam assistir ao casamento: nós, os convidados. Eles não têm a ver com o acontecimento em si, não fazem parte emocional daquele momento e os senti como elementos dispersivos do que deveria ser um momento para os amigos e familiares. Pensei em algum momento: "eles estão de preto... não deveriam ser meio... invisíveis?" Não sei se pelo número de profissionais presentes em um espaço físico limitado, mas fiquei incomodada com aquela movimentação em volta da cerimônia. Junto a isso, percebo que perdeu-se a espontaneidade... um beijo não é mais o beijo da concretização, do pós troca de alianças e sim o beijo do "espera, vira um pouquinho... mais um... de novo... agora sim!" Aí, na hora da saída dos pais e padrinhos, como os fotógrafos estão na frente, preocupados com os noivos, aqueles têm que dar a volta, desviando do caminho, quase como intrusos daquele momento. Achei desconfortável.

Não tenho a menor ideia de como quem trabalha com isso lida com este acontecimento, se não se importam, se fazem diferente... sei que é um trabalho desejado pelos noivos e assim eles querem. Falo como convidada, que levei a câmera sim, mas para fotografar a igreja antes da cerimônia... rsrs... mas imediatamente passou pela minha cabeça: se fosse eu casar desta forma (só casei no civil, com um casal de padrinhos para cada um), colocaria provavelmente apenas 1 fotógrafo... ou faria como uma grande amiga que deu câmeras descartáveis para os amigos fotografarem o casamento.

Falem, malhem, concordem, discordem... juro que gostaria de saber como é com vocês, pois o que vi, não curti...


penso igualzinho você...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:00:07
Ah, entendi, você está falando de câmeras fotográficas mesmo, não filmadoras. Bom, aí a tecnologia ainda tem que avançar bastaaaaante, rsrs.  Um dia chega lá, mas não sei se estarei vivo para ver, rsrs...

Porque tu diz isso, Humberto? O smile shutter e a detecção de rosto já são coisas extremamente ultrapassadas. O Google/Facebook reconhecem até uma pessoa no escuro no fundo desfocado de uma foto, então configurar um software pra reconhecer cenas e clicar na hora certa não me parece ficção científica de um futuro distante.

Se tu tivesse uns 80 anos eu imagino que talvez não veria isso comercialmente, mas pelo pouco que te conheço acho que não tem mais do que 35, então te garanto, meu amigo, que vai ver muito robô trabalhando pra nós antes de morrer. :)


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #39 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:16:04
Porque tu diz isso, Humberto? O smile shutter e a detecção de rosto já são coisas extremamente ultrapassadas. O Google/Facebook reconhecem até uma pessoa no escuro no fundo desfocado de uma foto, então configurar um software pra reconhecer cenas e clicar na hora certa não me parece ficção científica de um futuro distante.

Se tu tivesse uns 80 anos eu imagino que talvez não veria isso comercialmente, mas pelo pouco que te conheço acho que não tem mais do que 35, então te garanto, meu amigo, que vai ver muito robô trabalhando pra nós antes de morrer. :)

Pois é...considerando que um álbum de casamento tem em media 200 fotos sendo que algumas poucas são tiradas do mesmo ponto de origem, apenas mudando a direção da câmera...isso quer dizer que pra substituir um fotografo com sua câmera, seria necessário pelo menos 150 câmeras escondidas em locais estratégicos... Na verdade mais, porque pode acontecer de entrar alguém na frente e inutilizar alguns ângulos importantes e para esse caso teriam que ter câmeras plano B em local próximo. Ou seja...no mínimo 200 câmeras...

O custo das câmeras + hardware de controle + sistema de controle + instalação, hoje seria uma pequena fortuna...

Precisaria fazer umas contas...talvez seja uma boa oportunidade de negócio aparecendo heim...rs

Te digo que presenciei isso há muito tempo atrás. Uns 15 anos ou mais. Já contei aqui no fórum, mas vou resumir novamente.

Cara...gostaria de ver como ficaram essas fotos...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:22:14
Pois é...considerando que um álbum de casamento tem em media 200 fotos sendo que algumas poucas são tiradas do mesmo ponto de origem, apenas mudando a direção da câmera...isso quer dizer que pra substituir um fotografo com sua câmera, seria necessário pelo menos 150 câmeras escondidas em locais estratégicos... Na verdade mais, porque pode acontecer de entrar alguém na frente e inutilizar alguns ângulos importantes e para esse caso teriam que ter câmeras plano B em local próximo. Ou seja...no mínimo 200 câmeras...

O custo das câmeras + hardware de controle + sistema de controle + instalação, hoje seria uma pequena fortuna...

Precisaria fazer umas contas...talvez seja uma boa oportunidade de negócio aparecendo heim...rs

Cara...gostaria de ver como ficaram essas fotos...

Nossa! 150 câmeras! Eu tava pensando em algo como umas 6 D800 penduradas com lentes wide. 36MP que possibilitam crop.

Vou ver com a mãe se ela lembra quem era aquele casal e se ainda sabe onde eles moram. Eu escanearia tranquilamente aquilo pra contar essa história pras crianças quando surgirem esses primeiros robôs e elas acharem genialidade. :ok:


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #41 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:34:50
Nossa! 150 câmeras! Eu tava pensando em algo como umas 6 D800 penduradas com lentes wide. 36MP que possibilitam crop.

Claro que com 6 câmeras com lente wide, dá pra cobrir... mas ficariam muitas fotos muito parecidas num album de 200 fotos...concorda?

Pra ter um álbum com a mesma variedade de ângulos que uma pessoa consegue ter andando pra lá e pra cá, tem que ter muito mais ...


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #42 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:57:21
Caros,

Acho difícil essa situação ocorrer, máquinas substituir o fotógrafo, pois no final temos que lembrar que fotografar não é um simples ato de registrar... Mas sim uma expressão artística voluntária ou involuntária do ser por trás das lentes.

Minha opinião, é claro...

 :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:59:51
Porque tu diz isso, Humberto? O smile shutter e a detecção de rosto já são coisas extremamente ultrapassadas. O Google/Facebook reconhecem até uma pessoa no escuro no fundo desfocado de uma foto, então configurar um software pra reconhecer cenas e clicar na hora certa não me parece ficção científica de um futuro distante.


É que a variedade de cenas diferentes em um só casamento já é enorme, e muito maior se começar a comparar entre casamentos. Raramente uma foto que eu faço em um casamento se repete em outro, sempre são bem diferentes, mesmo fotos dos momentos tradicionais, como o beijo, aliança, etc. Pra cada cena tem uma infinidade de possibilidades, cabendo ao fotógrafo escolher uma delas.


Então, colocar tudo isso em um computador, que seja, vai reduzir drasticamente a "plasticidade" de um casamento, vai matar bastante da parte criativa. Basicamente, acho que todos os casamentos ficariam muito parecidos. É pra evitar isso que acho que a tecnologia ainda tem que avançar demais, estaríamos quase falando aqui de inteligência artificial. Ou então de usar 200 câmeras numa cerimônia, rsrs.


Mas enfim, o papo já fugiu bastante do assunto original, hein, talvez...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #44 Online: 27 de Novembro de 2013, 15:20:53
Sim, mas na RED, ou na Blackmagic e nas 5D com magic lantern, você tem de 24 a 60 frames por segundo de arquivo em RAW...

sendo em raw,e outra coisa, que bom!!!!!
abs.