Autor Tópico: Casamento: espontaneidade X encenação  (Lida 16068 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #45 Online: 27 de Novembro de 2013, 15:26:39

É que a variedade de cenas diferentes em um só casamento já é enorme, e muito maior se começar a comparar entre casamentos. Raramente uma foto que eu faço em um casamento se repete em outro, sempre são bem diferentes, mesmo fotos dos momentos tradicionais, como o beijo, aliança, etc. Pra cada cena tem uma infinidade de possibilidades, cabendo ao fotógrafo escolher uma delas.


Então, colocar tudo isso em um computador, que seja, vai reduzir drasticamente a "plasticidade" de um casamento, vai matar bastante da parte criativa. Basicamente, acho que todos os casamentos ficariam muito parecidos. É pra evitar isso que acho que a tecnologia ainda tem que avançar demais, estaríamos quase falando aqui de inteligência artificial. Ou então de usar 200 câmeras numa cerimônia, rsrs.


Mas enfim, o papo já fugiu bastante do assunto original, hein, talvez...


Mais e um projeto bem legal, a final de contas que nao tem 200 cameras , guardadas para fazer um evento diferente, :hysterical:
O tempo dira......... :ok:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 27 de Novembro de 2013, 15:52:33

É que a variedade de cenas diferentes em um só casamento já é enorme, e muito maior se começar a comparar entre casamentos. Raramente uma foto que eu faço em um casamento se repete em outro, sempre são bem diferentes, mesmo fotos dos momentos tradicionais, como o beijo, aliança, etc. Pra cada cena tem uma infinidade de possibilidades, cabendo ao fotógrafo escolher uma delas.


Então, colocar tudo isso em um computador, que seja, vai reduzir drasticamente a "plasticidade" de um casamento, vai matar bastante da parte criativa. Basicamente, acho que todos os casamentos ficariam muito parecidos. É pra evitar isso que acho que a tecnologia ainda tem que avançar demais, estaríamos quase falando aqui de inteligência artificial. Ou então de usar 200 câmeras numa cerimônia, rsrs.


Mas enfim, o papo já fugiu bastante do assunto original, hein, talvez...

Só vou continuar porque não acho que tenha fugido do assunto, pois afinal o assunto não era uma pergunta com resposta exata.

Concordo com tudo que disse, Humberto, porém vou te dizer que muitos casamentos por aí já são feitos por robôs. Inclusive esses robôs informam em plena internet que seus casamentos são feitos por robôs. Que de 80 a 90% das fotos são iguais. Que a iluminação é a mesma. Não vejo diferença, nesse caso, de ser um fotógrafo robô ou um robô fotógrafo, pois da primeira espécie o mercado tá cheio.

A ausência de arte nas fotos dos casamentos atuais (e principalmente dos brasileiros - sempre no mesmo tipo de igreja, sempre o mesmo tipo de cerimônia) já pode ser considerada uma "plasticidade", pra mim.

Depois daquele robozinho que varre a sua casa ter sido lançado a preços populares no Japão, eu não vejo nada de impossível no robô fotógrafo.

Minha área profissional é inovação e tecnologia, então se eu não acreditar nesse tipo de coisa aí sim é que nunca irão acontecer.

É só lembrar que o primeiro HD da IBM (305 RAMAC de 1956) ocupava 1,5m x 1,7m x 0,7m de espaço pra guardar 5MB. Hoje temos na palma da mão um cartão MicroSD que ocupa 8mm x 6mm x 1mm com capacidade de 128GB, ou seja, mais de 26 mil vezes o que armazenava aquele HD de pouco mais de 50 anos atrás e com velocidade de acesso milhares de vezes mais rápida. Se no século passado a evolução já foi absurdamente rápida, imagina nesse.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 15:54:02 por lestevaos »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 27 de Novembro de 2013, 16:08:37
Ah, isso concordo, de "fotógrafo-robô" o mercado tá cheio mesmo! Pra fazer toda a mesmice que é feita por aí, realmente não precisa de muita criatividade. Justamente esse diferencial que devemos sempre buscar, na criatividade das imagens, no trato com os clientes, na "invisibilidade" durante a cerimônia, etc...

Admito que em meus primeiros casamentos eu era um desses daí, fotógrafo-robô, mas depois de um tempo a gente se enche o saco de fazer sempre as mesmas fotos e, pelo menos pra mim, a busca pelo diferente foi acontecendo naturalmente.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #48 Online: 27 de Novembro de 2013, 16:13:53
mais um pitaco...

Acredito que temos 2 situações diferentes...

Um programa de tv, uma novela, as vezes até um show são feitos para gerar mídia...ou seja...o foco principal é a geração de mídia impressa ou digital. Nesse caso, a atuação do profissional de fotografia é maior, pois precisa tornar aquilo visualmente atrativo.

Um casamento é um evento importante na vida de uma pessoa onde o mais interessante é viver aquele momento. O registro é um detalhe, que não deveria ser maior que o momento vivido... Por isso (na minha opinião) é melhor um fotografo de longe apenas "registrando" o momento e ter fotos mais simples do que um fotografo que se enfia entre o padre e os noivos pra fazer a foto do ano...


claro que tem noivos que não pensam assim. Tem gente que vive pra gerar mídia... vide facebook.  :hysterical:



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 27 de Novembro de 2013, 16:18:17
Por isso (na minha opinião) é melhor um fotografo de longe apenas "registrando" o momento e ter fotos mais simples do que um fotografo que se enfia entre o padre e os noivos pra fazer a foto do ano...


Só acho que não precisa ficar de longe pra ser "invisível". Basta ser discreto e respeitoso, com muito bom senso. E também não precisa se enfiar no meio do altar pra tirar a "foto do ano", rsrs.


Nem tanto um, nem tanto o outro. Existe um meio termo aí relativamente tranquilo de se seguir.  ;)


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #50 Online: 27 de Novembro de 2013, 16:27:15
Nem tanto um, nem tanto o outro. Existe um meio termo aí relativamente tranquilo de se seguir.  ;)

Você parece ser um cara que tem bom senso...  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 27 de Novembro de 2013, 16:32:30
Você parece ser um cara que tem bom senso...  :ok:


Bom, pelo menos eu falo como se tivesse bom senso, rsrs.
Valeu ferdu!  :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #52 Online: 27 de Novembro de 2013, 18:17:17

Só acho que não precisa ficar de longe pra ser "invisível". Basta ser discreto e respeitoso, com muito bom senso. E também não precisa se enfiar no meio do altar pra tirar a "foto do ano", rsrs.


Nem tanto um, nem tanto o outro. Existe um meio termo aí relativamente tranquilo de se seguir.  ;)

 :clap: :clap: :clap:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #53 Online: 27 de Novembro de 2013, 19:02:50
Eu ia falar sobre essa modinha ridícula de fotografar com fixas uma casamento e a lente mais longa que o sujeito usa é uma 85mm... Mas não precisou. hora do beijo comigo é 135mm para cima!

É bem mais fácil criticar do que aprender.  :assobi: :assobi: :assobi:

Assim como é bem mais fácil compor e/ou isolar o assunto com tele do que com grande angular.  :fight: :fight: :fight:

Sinto informar, mas infelizmente a maioria das fotos tops (criativas/impactantes/complexas/bonitas) de casamento é feita com uma grande agular - normal.  :snack: :snack: :snack:

E a maioria das fotos mais comuns, com 70-200mm e afins.  :doh: :doh: :doh:

Só para citar uma baita referência, que não é da fotografia de casamento, mas sim do fotojornalismo mudial, Robert Capa, dispensava teles por uma 50mm e ainda é autor de uma frase que muito me inspira:

"Se as fotografias não são suficientemente boas, é porque não se está suficientemente perto.”

Se você estudar Cartier Bresson e outras referências, verá que a tal modinha ridícula de fotografar com fixas sendo a mais longa uma 85mm, vem de muito tempo.

E se precisar, te passo referências de fotógrafos de casamento contemporâneos, mundialmente premiados, que usam e abusam de lentes como 24mm, 35mm e no máximo uma 85mm.

abraços,

Vini



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #54 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:19:05
É bem mais fácil criticar do que aprender.  :assobi: :assobi: :assobi:

Assim como é bem mais fácil compor e/ou isolar o assunto com tele do que com grande angular.  :fight: :fight: :fight:

Sinto informar, mas infelizmente a maioria das fotos tops (criativas/impactantes/complexas/bonitas) de casamento é feita com uma grande agular - normal.  :snack: :snack: :snack:

E a maioria das fotos mais comuns, com 70-200mm e afins.  :doh: :doh: :doh:

Só para citar uma baita referência, que não é da fotografia de casamento, mas sim do fotojornalismo mudial, Robert Capa, dispensava teles por uma 50mm e ainda é autor de uma frase que muito me inspira:

"Se as fotografias não são suficientemente boas, é porque não se está suficientemente perto.”

Se você estudar Cartier Bresson e outras referências, verá que a tal modinha ridícula de fotografar com fixas sendo a mais longa uma 85mm, vem de muito tempo.

E se precisar, te passo referências de fotógrafos de casamento contemporâneos, mundialmente premiados, que usam e abusam de lentes como 24mm, 35mm e no máximo uma 85mm.

abraços,

Vini
Falar a verdade: As pessoas só olham album de casamento uma ou duas vezes na vida... Essa teoria do Capa é válida para imergir o observador no contexto, fotojornalismo e não social, a fotógrafa do meu casamento foi excelente, eu nem a vi... ótimo assim; o que ficam são as memórias e a última memória que eu iria querer é alguém com uma câmera e uma 28mm na minha cara! Observe o contexto que estou falando; da cerimônia religiosa e um bando de sem noção atrapalhando um momento de reflexão e respeito para os noivos e suas famílias com suas 50, 35, e 24mm... Por favor, nessa hora uma tele ajuda todo mundo; pode ser fixa ou zoom, tanto faz...
Depois, na festa tudo é válido! Mas que a maioria que faz casamento com fixa, só faz isso para se gabar; 90% faz!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:39:14
Mas que a maioria que faz casamento com fixa, só faz isso para se gabar; 90% faz!

Acho que isso não é se gabar, é apenas o modo de trabalho de preferência de determinados profissionais, e poucos não são!
Tecpix + motorola do guga


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:54:57
Pope falou tudo em uma só palavra: contexto.

Cada um deve ter seu motivo, mas eu gosto das fixas pela claridade e qualidade de imagem. Isolar o assunto é necessário em algumas situações, do contrário aquela parede não tão bonita no fundo estraga a foto.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:57:05
Mas que a maioria que faz casamento com fixa, só faz isso para se gabar; 90% faz!
:doh:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #58 Online: 28 de Novembro de 2013, 11:09:45
Falar a verdade: As pessoas só olham album de casamento uma ou duas vezes na vida... Essa teoria do Capa é válida para imergir o observador no contexto, fotojornalismo e não social, a fotógrafa do meu casamento foi excelente, eu nem a vi... ótimo assim; o que ficam são as memórias e a última memória que eu iria querer é alguém com uma câmera e uma 28mm na minha cara! Observe o contexto que estou falando; da cerimônia religiosa e um bando de sem noção atrapalhando um momento de reflexão e respeito para os noivos e suas famílias com suas 50, 35, e 24mm... Por favor, nessa hora uma tele ajuda todo mundo; pode ser fixa ou zoom, tanto faz...
Depois, na festa tudo é válido! Mas que a maioria que faz casamento com fixa, só faz isso para se gabar; 90% faz!

Pô, então eu tenho muita sorte! Meus clientes valorizam muito o meu trabalho e te garanto que eles olham o álbum várias vezes na vida. Eles mesmo me contam isso e não é só para me agradar..rs

Concordo que tem que ter bom senso e é por isso que não trabalho em bando, não fico com uma 28mm na cara de ninguém na cerimônia, etc. Na cerimônia eu uso a camera no silencioso, piso leve, me movimento discretamente e cuidadosamente, nos momentos certos. :)

E não concordo que na festa tudo é válido! Boa parte dos meus clientes valoriza mais a festa do que cerimônia, ou seja, eles querem curtir muito. Então tenho que continuar discreto e sem incomodá-los.  ;)

E essa sua birra com quem trabalha com lentes fixas está me cheirando uma falta de habilidade em trabalhar com lentes fixas, me desculpe. Parece papo de quem tentou usar, não conseguiu, se frustou e agora fica falando mal de quem consegue.  :ponder:

Eu trabalho com fixas principalmente por 2 motivos: são mais luminosas e me forçam a trabalhar a composição. E de bônus, ganho agilidade (são lentes mais leves e menores - exceto 85mm 1.2).

Se existissem zoons para FF com abertura 1.4, 1.8 (e não fossem gigantescas/pesadas), eu usaria numa boa. Nada contra o mecanismo zoom e a praticididade de ter várias distâncias focais numa só objetiva.  :ok:

abraços!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #59 Online: 28 de Novembro de 2013, 17:12:16
Pô, então eu tenho muita sorte! Meus clientes valorizam muito o meu trabalho e te garanto que eles olham o álbum várias vezes na vida. Eles mesmo me contam isso e não é só para me agradar..rs

Concordo que tem que ter bom senso e é por isso que não trabalho em bando, não fico com uma 28mm na cara de ninguém na cerimônia, etc. Na cerimônia eu uso a camera no silencioso, piso leve, me movimento discretamente e cuidadosamente, nos momentos certos. :)

E não concordo que na festa tudo é válido! Boa parte dos meus clientes valoriza mais a festa do que cerimônia, ou seja, eles querem curtir muito. Então tenho que continuar discreto e sem incomodá-los.  ;)

E essa sua birra com quem trabalha com lentes fixas está me cheirando uma falta de habilidade em trabalhar com lentes fixas, me desculpe. Parece papo de quem tentou usar, não conseguiu, se frustou e agora fica falando mal de quem consegue.  :ponder:

Eu trabalho com fixas principalmente por 2 motivos: são mais luminosas e me forçam a trabalhar a composição. E de bônus, ganho agilidade (são lentes mais leves e menores - exceto 85mm 1.2).

Se existissem zoons para FF com abertura 1.4, 1.8 (e não fossem gigantescas/pesadas), eu usaria numa boa. Nada contra o mecanismo zoom e a praticididade de ter várias distâncias focais numa só objetiva.  :ok:

abraços!

Cara,
Parabéns! Matou a charada  :clap:, o problema é que eu não sei fotografar com fixas rápidas, e não luminosas (elas não emitem luz) ou claras (alguma tem vidro escuro?).
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr