Autor Tópico: Comparação fotográfica Nikon D50xFuji F10 outdoor  (Lida 1448 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2006, 11:10:48
Amigos,

Estou tentando entender um pouco melhor as vantagens de qualidade de imagem de uma câmera DSLR para uma compacta, em situações de muita luz.

Eu peguei dois exemplos de fotos que aparentemente foram tiradas no mesmo momento (D50 x F10) e consegui enxergar uma saturação maior para a D50 e também um nível de ruído levemente mais baixo, porém não enxerguei diferenças de latitude e nitidez.

Vocês poderiam me ajudar nesta análise e dizer quais as vantagens de uma sobre a outra, especificamente neste ambiente de muita luz?

http://img145.imageshack.us/img145/8523/fujifilmf10kj6.jpg

http://img145.imageshack.us/img145/3715/nikond50vu1.jpg


Uma coisa que inclusive me chamou a atenção foi a similaridade com o tamanho dos dois arquivos, acredito que seja um indício da similaridade de informações.

Muito obrigado

Leandro
 


Philos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:57:08
Bom, eu enxerguei mais nitidez, tanto nas folhas quanto nos tijolos ( a F10 é mais "chapada" e a D50 mais "tridimensional")

Dá uma olhada nas partes sombreadas dos arbustos, e verá mais folhas e detalhes na D50 (por causa da maior latitude)

Fora isso, há a questão do uso em si, mais rápido, da durabilidade, da possibilidade de por lentes melhores, do uso de RAW para trabalhar melhor a foto no computador, possibilidade de maior controle da profundidade de campo...etc. etc. etc.

São categorias totalmente diferentes

Na sua categoria (compacta) a F30 (substituta da F10) é uma das melhores opções (se tira muitas fotos noturnas ou em ambientes com pouca iluminação, o que é comum, é de longe a melhor), até por ter ajustes manuais.

Se você quer uma máquina com mais recursos que a F30, sem o preço ou a pouca praticidade de uma DSLR, aguarde a Fuji S6500fd, que está pra sair. Ela usa o mesmo sensor da F30, e tem zoom de 12X além de RAW. Deve custar menos de R$2000, pra competir comm a Canon S3-IS e as Panasonic.

Seu único defeito é não ter estabilizador de imagem. Simplesmente aumenta o ISO ( e o ruído, e diminui a latitude...) pra poder aumentar a velocidade do obturador.

Fico pensando como seria uma câmera com lente Leica e estabilizador, usados nas Panasonic, e esse sensor super CCD das Fuji...ia humilhar a concorrência.

Aquele canonzeiro do DPreview ia ficar desesperado, colocando câmeras profissionais pra competir com ela... :snack:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2006, 11:57:56 por Philos »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:15:24
Philos,

Com certeza é enorme as vantagens das DSLR na arte de fotografar, sem qualquer dúvida, porém eu estou tentando visualizar de uma forma mais clara as vantagens das DSLRs em ambientes de muita luz em grande angular.

Com relação ao seu comentário sobre a nitidez, me parece que existe sim alguma vantagem de nitidez para a D50, porém no meu entendimento em apenas algumas posições da foto, por exemplo no gramado inferior, me parece que na F10 a nitidez está maior.

Quanto a latitude, sim, agora eu percebi alguma diferença, porém está me parecendo bem suave.

Muito obrigado pela resposta.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2006, 15:46:13
Esta comparação está furada.....
Basta ver o exif.......as configurações da Fuji estão:
1/100
f/3.4
ISO 80

A D50:
1/60
f/8
ISO 200
Além de não termos acesso a outros dados importante,s como qual o tipo de lente usada, se foi utilizado tripé, etc, etc.

E a cena também é estranha para se comparar latitude, pois a diferença de f/stops entre a parte clara e a escura é enorme, o que por si só nivela as câmeras, já que nenhuma digital conseguiria reproduzir tamanha diferença. É só ver: uma está no sol, e a outra na sombra de árvores.....que é bem escura. Se você pegar uma cena com mais nuances de sombra, de variações diferentes, notará a diferença de latitude.
Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2006, 15:55:48
Nitidez é só uma das muitas qualidades ópticas... Tem que ver aberração cromática, esférica, capacidade de DOF, comportamento quanto a flare... E com relação à câmera em si, conta pra caramba o quesito velocidade também. Qualidade de construção e experiência fotográfica dispensam comentários... Mas eu lembraria que numa reflex como a D50 podes usar uma bela grande angular 10 - 20 mm (exemplo), enquanto na Fuji F10 tais restrito a uns 35 mm (nem sei o comprimento exato, mas deve ser por aí). O que acho pior na F10 é a quantidade de aberração cromática em suas fotos. Tem dispersão pra caramba e justamente em situações de muita luz esse problema é acentuado. Portanto não é só com pouca luz que a reflex é superior, com muita luz também é importante ter uma boa lente, já que os problemas não se resumem a níveis de ruído e nitidez.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2006, 17:49:17
Guto,

As diferenças de ISO, abertura e velocidade estão um pouco amarradas a menor configuração de ISO que cada equipamento tem, mas apesar destas diferenças de configuração, o resultado fotográfico foi muito similar.

As diferenças de latitude, eu também concordo com você, porém eu achei a diferença muito pequena.

Na verdade a mais significante diferença da qual encontrei foi no ruído.

Georges,

Com certeza existem inúmeros fatores que determinam a qualidade fotográfica, mas pegando como exemplo estas duas fotos, em que temos uma razoável situação de luz, sinceramente não encontrei nenhum destes fatores tão perceptíveis, inclusive a aberração cromática roxa, tão criticado nas lentes Fuji.

E quanto as vantagens de uma DSLR sobre uma compacta, eu também não tenho a menor dúvida que são muitas.


Obs: Eu não abri este tópico para escolha de um equipamento, mas apenas para entender um pouco melhor as diferenças de qualidade entre dois equipamentos de seguimentos diferentes e que utilizam sensores de conceito diferente, fabricantes diferentes e tamanhos diferentes.

Valeu
Leandro