Autor Tópico: Futuro da Olympus?  (Lida 4533 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2013, 22:39:56
É possivel sim um camera com sensor FF em tese usar lentes m4/3 ou outras  de menor mount. O exemplo inquestionável é a Sony FF mirroless A7R/A7 que suporta, além de lentes FF,  mounts menores como  NEX-E e  APS-C de terceiros, claro que com adaptadores.  O que acontece é que somente parte do sensor será utilizado (pela menor área de incidencia da luz na superficie fotosensivel) e   haverá uma diminuiçao na quantidade de pixels total na  imagem. Por exemplo, no caso da A7 full frame de 24 mpixel a imagem fica somente com 10 Mpixels com lentes cropadas. O crop é automático na camera, mas com algumas lentes pode haver alguma vinhetagem mal resolvida. De qualquer forma é um abre-portas tecnológico para a Olympus embarcar uma FF PRO em um futuro nao muito distante e manter total compatibilidade com seu set de lentes FT e MFT, abrindo  toda uma gama de possibilidades de aumento de qualidade via sensor FF e  utilizaçao de lentes primes de terceiros, mesmo q com foco manual, além de eventual mount próprio, seguramente OM  auto-focus. Seria apenas mais um ramo de vendas a se explorar que pouco afetaria sua linha estratética focada no padrão m4/3,  lembrando, mais uma vez, que o presidente da Olympus afirmou em entrevista que  nao estava descartada a possibilidade de uma Olympus FF, no caso, certamente uma Mirrorless semelhante à Sony A7, jamais uma FF Reflex, isso sim um retrocesso que nada tem a ver com a linha mestra da empresa que é portabilidade com qualidade, já que uma reflex FF necessariamente é grande e pesada comparativamente.  Com o advento das cameras mirrorless FF a Sony mostrou a viabilidade prática de camera FF mirroless compacta e também a de se usar lentes cropadas com sensores FF. Atual parceira tecnológica,  a Olympus seguramente saberá aproveitar essa oportunidade.. é minha aposta.

Oque seria uma FF Pro?
Para mim desde a GH3 e da OM-D EM-5 todas as MFT Lançadas podem ser usadas nas mais diversas áreas profissionais fotográficas sem problemas :ok:

Ter a possibilidade de usar uma lente feita para um sistema diferente do FF numa FF e não utilizar toda a qualidade do sensor para mim não é vantagem, vou estar sub utilizando uma tecnologia já cara, que só tem razão de ser utilizada se for para utilizar 100% da mesma ;)



Uma vez li uma reportagem que nem a Olympus nem a Panasonic estariam interessadas no mercado Full Frame porque as duas foram as fundadoras do sistema micro four thirds e tem muita coisa desenvolvida e consolidade neste sistema, inclusive diversas patentes. A Panasonic nunca teve a intenção de entrar no mercado fotográfico profissional e mesmo a Olympus sempre viu isso com muita cautela. Vide as antigas dslrs do sitema four thirds que ambas largaram de lado em prol das MFTs. Mesmo porque, os dois fabricantes sempre martelaram a tecla de que uma MFT pode substituir uma SLR e que tamanho de sensor não significaria tanto (nisso eu discordo totalmente, taí a Sony lançando uma mirrorless FF)

O segmento que elas decidiram fazer investimento pesado foram as MFTs e compactas. Pode até ser que a Olympus lance uma FF mas eu duvido que isso ocorra tão cedo. Outra que disse que não deve entrar no segmento foi a Pentax.

A Sony tem uma estória bem diferente, pois comprou a Konica-Minolta e já tinha praticamente tudo pronto, já com uma BAITA base de objetivas FF no mercado, da Minolta Maxxum/Dynax.

Meu palpite é que a Pana/Oly ficam no segmento compacta e MFT, a Pentax no APS-C e compactas. A Nikon , Sony e Canon atuando em tudo. Pelo menos a curto/médio prazo.

É por ai que eu penso, e concordo com a visão de que o tamanho do sensor não é tudo, claro que é muito importante, mas tecnologia + tamanho + processador é ainda mais importante que o tamanho em sí. Por isso vemos MFT com qualidade igual ou superior a muita APS congeneres...

Hoje, temos apenas 4 anos de MFT e a qualidade já se equiparou e superou as APS, o que não será desse formato em mais quatro anos?



Seguindo o seu raciocínio AFShalders, a Pentax tem uma série lendária de Lentes FF. Mas concordo com você que a probabilidade da Oly e pana fazerem algo diferente de MFT é um contra-senso! Na verdade eu queria uma participação maior da Leica neste consórcio! E o que seria uma alucinação seria a Nikon transformar a sua série 1 em MFT, a V1 é um absurdo de avançada, ela com um sensor MFT seria muito bom!

A Leica deveria mesmo ter uma participação mais ativa no consorcio ! Caraca, seria ótimo ter ainda mais lentes de qualidade da Leica!

Bom, a Panasonic realmente parece que se encaixou no mercado amador e ta muito firme, talvez com o tempo ela acabe se encaixando no mercado avançado por consequencia, pois pelo menos a Lumix DMC-F5 é uma excelente câmera, claro é uma compacta, mas pra categoria que ela ocupa é uma excelente câmera, talvez suas MFTs acabem se encaixando no mercado mais avançado por consequência da qualidade oferecida, quanto a Leica se encaixar no MFT, bom uma Olympus e lentes Leica, isso é um sonho mesmo que seja nos adaptadores, mas tendo fotômetro e tudo beleza e se ela se encaixar no MFT nem vai ter o por quê adaptar, quanto a Nikon utilizar MFT nas Mirrorles, bom isso vai melhorar bastante a linha 1 da Nikon, talvez a linha fique mais atraente por poder utilizar lentes Olympus e Panasonic além das lentes da Nikon gerando mais opções
AFShalders talvez a Olympus queira provar que a resoluções reais melhores e maiores em sensores menores, pois pelo menos é a impressão que tenho é que a Olympus é muito boa no quesito ótica e com óticas melhores ela consiga resoluções reais maiores, sendo assim não adianta ter os 41 Mp num celular, se uma espinha vai parecer no computador visualizado em 100% uma manchinha qualquer, o que parece ser uma caracteristica forte da Leica do qual estou virando fã

A Panasonic e a Olympus fazem câmara que podem ser usadas por amadores e profissionais. A Série GH da Pana é excelente e pode trasitar entre qualquer tipo de fotografia, a GX7 está, em termos de qualidade, bem parelha com a OM-D EM-1.

E Olympus com Zuiko, me parece ter menos qualidade do que a Leica  ;)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 22:43:33 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2013, 22:56:55
Pois bem Sérgio, como citei no outro tópico, são duas lentes que estão num patamar próximo, mas nem tudo é igual, óbvio que a Leica é superior, se não fosse nunca comentaria até em usar lente Leica em Nikon ou Olympus mesmo que seja nos adaptadorescerta vez até questionei o Marketing destas lentes aqui no fórum, mas mesmo em amostras na internet e no que me informaram a Leica seria uma das melhores lentes do mundo senão a melhor, mas não as da Panasonic, as Leica mesmo tipo as Summicron, o melhor, sempre alguém vai cumprir o papel de ser o melhor e a Leica assumiu o papel de ser a melhor no mercado de ótica, as Zuiko não batem tão longe pelo menos em conceito, mas as Leicas são as lendas alemãs e se as autenticas puderem ser MFT, sonho em uma Olympus pode ser a E-PL1 com lentes Leica Summicron, mas um jogo completo  ;)
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2013, 00:35:59
Vincent

O fato é que comparar tamanhos de sensores é uma tarefa inglória. Se por exemplo, a Olympus ou Panasonic em breve fizerem um sensor MF3 e objetivas melhores que o que a concorrência faz em relação ao full frame ou APS atualmente, pode ter absoluta certeza, que na mesma época, os sensores FF terão avançado na mesma proporção, e a distância entre eles continuará existindo.

É simples. Pegue a melhor objetiva da Olympus e coloque na OM-D (que é um baita conjunto em termos de capacidade de imagem) e compare com uma EOS 5D antigona, com por exemplo uma objetiva EF-50 mm Compact macro. Por melhor que a imagem do conjunto Oly seja (e não estou dizendo que seja ruim, pelo contrário), ainda perde para o conjunto citado da Canon. A Oly será melhor em alguns aspectos como o foco, e *ir* a isos mais altos, mas a 5D veterana mata a pau na relação sinal/ruído e na qualidade geral da imagem.

Isso tudo de ficar comparando sensores pelo tamanho é mera perda de tempo. Cada um tem seu nicho de mercado e vão coexistir juntos por muito, muito tempo. Não esqueça que todos os avanços que ocorrerem para um determinado tipo  podem ser aplicados no outro e vice-versa. Resumindo, são coisas diferentes, com usos diferentes, para públicos diferentes.

Voltando ao tópico, acho que tanto a Pana quanto a Olympus vão ficar no MFT até o último momento possível, independentemente do sistema ser bom ou ruim (eu gosto), eles investiram tudo nele e seria um tiro no pé abandonarem ou começarem a lançar coisa nova, pelo menos no momento. Não esqueça que a Olympus quase fechou, e arriscar em um momento desses de crise seria complicado.

Até poderiam lançar uma full frame nos mesmo moldes da Sony, aceitando as objetivas MFT antigas, mas... pra que ? A Sony é uma empresa bem inovadora as vezes, mas o Morita já bateu as botas e a turma do marketing viaja muito na maionese as vezes. Por exemplo, por melhores que as Nex sejam em termos de imagem e recursos, eu odeio solenemente essas câmeras por um único motivo: a ergonomia MEDONHA. Uma câmera fininha com uma lente zoom desproporcional ao corpo, e ainda por cima desbalanceada em termos de peso, pra mim não funciona. Alô Sony: Põe a porra da lente no meio do corpo da câmera e a rosca do tripé no ponto nodal.

A beleza do MFT é o conjunto tamanho-ergonomia-qualidade-preço. Nisso eles acertaram.





vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2013, 01:14:11
Bom AFShalders, mas só no quesito cores acho que a Olympus já superaria a Canon EOS 5D

isso é só da FE210 uma compacta da marca, só uma das fotos aqui não sei se foi tremido ou desfocado, mas a unica coisa que tenho de opção na FE210 é só ligar e desligar o flash, mas acho que a Olympus pega mais as cores mais viva, não esquecendo que a Olymus FE210 tem até uma tonalidade meio envelhecida ao contrário destas OM-D ou PEN que com filtros polarizadores ainda melhora muito

http://www.flickr.com/photos/107996864@N02/10734344856/
http://www.flickr.com/photos/107996864@N02/10734526333/
http://www.flickr.com/photos/107996864@N02/10734309204/
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2013, 01:23:29
Segundo esses gráficos, as mirrorless dominam amplamente no Japão e Asia, dividem com as DSLR na Europa e só perdem feio nas Américas...
http://www.personal-view.com/talks/discussion/8969/camera-sales-including-october-reports#Item_3
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2013, 03:01:51
Pessoal...não acredito em mudanças de segmento...sinceramente acho que a Olympus vai continuar só no formato M4/3....e como o Cládio já disse....melhorando sensores, processadores e lentes a cada lançamento...aliar.... qualidade/portabilidade/agilidade são as grandes conquistas do formato M4/3....não creio que irão investir em outro formato....



Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:36:22
Essa entrevista de hj reforça o que escrevi...lentes e aprimoramento das OM-D...

http://www.43rumors.com/olympus-interview-at-dc-watch-focus-on-omd-and-more-professional-market/

Apostaria que a OM-D de entrada prevista pro começo do ano que vem...ainda deverá ser com esse sensor...e com os dois sistema de foco...fase e contraste....como na E-M1.

E pra início de 2015 aposto numa OM-D E-M2 com sensor  totalmente novo...com um tecnologia totalmente nova...que a Sony promete ser revolucionária...no site 43 rumors já se falou desse sensor que deve começar a ser empregado a partir de 2015....falam em números surreais como de 16-18 EV de DR e ISOs limpos a 6400...sem nenhum sinal de ruído...esperar pra ver...
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:46:04
Essa entrevista de hj reforça o que escrevi...lentes e aprimoramento das OM-D...

http://www.43rumors.com/olympus-interview-at-dc-watch-focus-on-omd-and-more-professional-market/

Apostaria que a OM-D de entrada prevista pro começo do ano que vem...ainda deverá ser com esse sensor...e com os dois sistema de foco...fase e contraste....como na E-M1.

E pra início de 2015 aposto numa OM-D E-M2 com sensor  totalmente novo...com um tecnologia totalmente nova...que a Sony promete ser revolucionária...no site 43 rumors já se falou desse sensor que deve começar a ser empregado a partir de 2015....falam em números surreais como de 16-18 EV de DR e ISOs limpos a 6400...sem nenhum sinal de ruído...esperar pra ver...

André, minha aposta é uma EM5 com algumas coisas a mais, como o Wi-Fi integrado, HDR na câmera, alguns botões a mais ou alterados, tela diferente e talvez um EVF melhor, maior vida da mesma bateria. Mas aposto no mesmo formato e mesmo sensor (sem AF híbrido, pois ela ainda é m4/3 de origem) da EM5. Nada que valha um upgrade, mas que a faça continuar vendendo bem. Talvez a inclusão do flash auxiliar no corpo seria bem vindo, mas com certeza vão manter compatibilidade com os acessórios, inclusive com o battery pack da EM5 atual. E manutenção do preço, é claro, em USD 1300 com lente 12-50 e USD 1000 só o corpo.

Só assim conseguirão manter a EM1 como topo da linha OMD por 1,5 a 2 anos, caso contrário quem gastou salgados USD 1400 na EM1 vai ficar bem infeliz!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:02:49
Bom AFShalders, mas só no quesito cores acho que a Olympus já superaria a Canon EOS 5D

Cor é ajuste. Nada que um preset feito no LR, Silkypix, DxO ou seja lá quem, não resolva em 2 segundos.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:16:41
Cor é ajuste. Nada que um preset feito no LR, Silkypix, DxO ou seja lá quem, não resolva em 2 segundos.

Se isto são editores não, isso não, eu gosto de algo como sai da câmera, prefiro ficar 2 horas tirando uma foto do que uma semana editando, os link que te passei não tem edição nem no enquadramento

Pois bem pessoal, parece que a Olympus está com tudo mesmo, admito que fico imaginando uma Olympus Reflex FF, coisa que da Nikon ficamos babando, na Olympus, ela tem bem mais potencial do que a Nikon, talvez desenvolver isto e produzir em baixa escala, pois aí não vai dar tanto prejuizo, não acho que abandonar o MFT seja bom negócio também, ela pode desenvolver esta Reflex FF e produzir em baixa escala pra experimento, mas sempre continuar investindo no MFT, pois provavelmente esta Olympus Full-Frame vai sair cara por si só e produzida em curta escala nem se fala e um pessoal vai ainda ficar no MFT por questão do custo que vai sair e aproveitar as lentes que já tem e o pessoal mais enpolgado vai desejar e vai ter esta câmera, eu se tivesse dinheiro e isso existisse investiria, mas resumidamente acho isso, a Olympus ela pode investir num destes projetos mas produzir em baixa escala apenas pra experimento, mas continuar investindo grosso no sistema MFT pra se manter estável no mercado de fotografia
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:52:25
Vincent,

Não se iluda. Um projeto desse porte, mesmo que para avaliar protótipos custa MUITO caro, e se não for posto em produção é uma baita grana que a empresa não verá retorno, pelo menos em médio prazo. A Olympus não é louca de se meter a produzir uma Full Frame em baixa escala, simplesmente porque a conta não fecha no final. Isso quase custou à Sigma a própria existencia quando eles erraram na mão com o projeto da Sigma SD1, que era para sair com preço de venda de 2000 dólares e devido a imprevistos acabou saindo a meros 7000. Foi uma situação bem crítica e depois de um tempo, ajustaram o projeto e conseguiram por a venda por 2300 e compensaram quem tinha comprado por 7000 com crédito em lentes. Um baita crédito aliás. Estamos falando em cifras na ordem de alguns bilhões de dólares só para te dar uma idéia.

Outra coisa, não acho que nenhuma câmera entregue as cores do jeito que eu gosto. Sempre tenho que ajustar alguma coisa, e isso é muito fácil e rápido quando se sabe trabalhar. Se a pessoa quer tudo já pronto, cuspido da câmera, assume-se que será usado jpeg, e nunca, nunca um jpeg é perfeito em termos de nada. Pra isso que existe raw, e se você usa raw vai ter que converter para algo depois. Nesta etapa de conversão, é muito, muito fácil e rápido fazer correções de cores. Não se perde uma semana nisso a não ser que a pessoa não tenha a minima idéia do que fazer. Mas claro que isso é do grau de exigência de cada um, nem vale a pena discutir isso.

Só uma dúvida. O seu monitor está perfeitamente calibrado ? Porque se não tiver, essa imagem que você acha perfeita da Olympus, derrepente não está tão correta assim, e sim com um desvio causado pelo monitor, que por acaso te dá uma cor agradável. Já cansei de ver esse tipo de situação. Em termos de cores, as melhores são as Foveon, e mesmo assim precisam de pequenos ajustes.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2013, 13:23:29
...

Só uma dúvida. O seu monitor está perfeitamente calibrado ? Porque se não tiver, essa imagem que você acha perfeita da Olympus, derrepente não está tão correta assim, e sim com um desvio causado pelo monitor, que por acaso te dá uma cor agradável. Já cansei de ver esse tipo de situação. Em termos de cores, as melhores são as Foveon, e mesmo assim precisam de pequenos ajustes.

Bom AFShalders, um pouco de diferença é que no monitor não aparece aberrações de reflexo, como a FE210 é uma super-compacta point-and-shot não podemos exigir muito, mas vou checar isso, mas as fotos que eu passei nos link é a cor no monitor do PC que me baseio e sem edição, só a primeira que me confundi e é da Lumix DMC-F5, uma que tem uma laranjinha verde na laranjeira
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 13:27:44 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/