Autor Tópico: D5100 + 50mm 1.8G: o que estou fazendo de errado nestas fotos???  (Lida 3014 vezes)

xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 27 de Novembro de 2013, 23:43:58
Boa noite nobres experts e entusiastas do mundo fotográfico, a paz ! Não sei se este é realmente o lugar correto de abrir este tópico, moderadores caso esteja em local equivocado, favor mudarem e me desculpar.

Bom, estou lendo muito a respeito deste fascinante mundo, mas nem sempre é fácil. Não sou e nem pretendo ser um fotógrafo profissional, uso de minha camera apenas por hobby e tirar fotos de produtos para alguns sites.

Mas vamos sem muitas delongas, comprei a camera recentemente e estou realmente bastante perdido e não sei o que estou fazendo de errado, eu percebo que as fotos não estão legais e que podem ser muito mais exploradas e melhoradas. O Assunto é estático e uso um tripé, a lente é uma 50mm 1.8D e gostaria do conselho ou que alguém experiente para que me indique por onde começar, já que realmente estou confuso.

Por gentileza, tive a liberdade de colocar a sequência de imagens abaixo:

Escala: f/6.3 | Tempo exposição: 1/30 | ISO 125 | Distância Focal 50mm | Abertura Máxima 1.6 |Distância Focal 35mm: 75


Escala: f/5.6 | Tempo exposição: 1/3 s | ISO 125 | Distância Focal 50mm | Abertura Máxima 1.6 |Distância Focal 35mm: 75


Escala: f/1.8 | Tempo exposição: 1/25 s | ISO 100 | Distância Focal 50mm | Abertura Máxima 1.6 |Distância Focal 35mm: 75


Escala: f/2.2 | Tempo exposição: 1/50 s | ISO 250 | Distância Focal 50mm | Abertura Máxima 1.6 |Distância Focal 35mm: 75


Conforme podem observar, a qualidade está muito longe do que pode chegar.

Podem por favor, me dar uma luz? Estou confuso e perdido e não sei como ou por onde melhorar meus passos iniciais.
Obrigado a todos, e novamente me desculpem se estiver em local errado.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2013, 23:47:59
O que te incomoda nas fotos?
D600 - E-M10


xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2013, 23:51:12
O que te incomoda nas fotos?

Boa noite Kokimoto, obrigado pela ajuda. Olha realmente ao meu ver, parece que as fotos ficaram meio sem 'graça', sem vida e com cores bem apagadinhas. Isso sem falar no branco que não parece ser branco. Existe um pouco de reflexo na imagem por culpa do acrílico, mas parece que a foto não está legal e pode ser melhorada, e eu não sei como e nem por onde começar.


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2013, 23:57:08
Dá a impressão que os objetos estão dentro de uma "redoma" de acrílico. Eu acho que a solução seria a utilização de um filtro polarizador para tirar o efeito dos reflexos. Já ajudaria muito.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:00:00
As vezes um pequeno tratamento no photoshop para ajustar os levels e o balanço de cores melhora bastante.

Como você fotografa muito o acrilico, ele tende a refletir bastante mesmo.... vi que você não está tirando em estúdio, colocando iluminação e tal... já pesquisou sobre filtros polarizados, eles tiram um pouco do reflexo e pode te ajudar bastante nesse caso.


xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:21:23
Dá a impressão que os objetos estão dentro de uma "redoma" de acrílico. Eu acho que a solução seria a utilização de um filtro polarizador para tirar o efeito dos reflexos. Já ajudaria muito.

Oi lodirita, grato ai pelo feedback, vou ver se estudo isso melhor viu...o começo é bem complicadinho se é que me entende...


As vezes um pequeno tratamento no photoshop para ajustar os levels e o balanço de cores melhora bastante.

Como você fotografa muito o acrilico, ele tende a refletir bastante mesmo.... vi que você não está tirando em estúdio, colocando iluminação e tal... já pesquisou sobre filtros polarizados, eles tiram um pouco do reflexo e pode te ajudar bastante nesse caso.

FBanin, vou ver se uso o programa que vem junto da camera ou outro. Sim não tenho estúdio não, a maioria das fotos são nos locais que os equipamentos estão.
Vou tentar ir atrás de um filtro amanhã no shopping e fazer outros testes.

Alguém pode me dizer qual seria o melhor conjunto de uso para este tipo de fotos?

50mm 1.8D
55-300mm
18-55mm
70-300mm
18-105mm

Como tenho estas lentes em mãos, gostaria de adotar uma para ir me acostumando com a mesma. Obrigado a todos



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:23:36
Pra mim os maiores problemas são o reflexo do acrílico e a iluminação. Luz fluorescente ambiente dificilmente produzirá uma imagem fantástica.

Tente uma luz natural vinda de uma janela ou porta. Você não explicou por se realmente precisa de uma imagem boa desse objeto ou se é só um exemplo, se possível tente fotografar outra coisa e coloque aqui pra gente ver.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:26:30
Como é foto de produto, você não pode desfocar muito, então uma lente clara não tem muito sentido nesse caso.

Prefira lentes com pelo menos 50mm para não ter distorções, veja os angulos que fica melhor para esse produto, como é acrilico, evite usar o flash de forma frontal... e como não é estúdio, veja uma iluminação mais bacana e faça o ajuste de branco para que a foto fique mais legal! No caso, você pode até usar o branco personalizado....

use uma abertura pequena, f11 ou menor (número maior) para não ter desfoque....

Acho que é isso...


xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:29:11
Pra mim os maiores problemas são o reflexo do acrílico e a iluminação. Luz fluorescente ambiente dificilmente produzirá uma imagem fantástica.

Tente uma luz natural vinda de uma janela ou porta. Você não explicou por se realmente precisa de uma imagem boa desse objeto ou se é só um exemplo, se possível tente fotografar outra coisa e coloque aqui pra gente ver.

Uso muito neste jeito, luz ambiente interna 3 eco de 45watts cada. Não é este objeto em si, só é um exemplo.

Eu tirei outra foto a pouco, e o cenário foi completamente diferente em cores, e me parece que está muito mais viva.
A foto abaixo, segue para sua análise.



obrigado


xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:32:36
Como é foto de produto, você não pode desfocar muito, então uma lente clara não tem muito sentido nesse caso.

Prefira lentes com pelo menos 50mm para não ter distorções, veja os angulos que fica melhor para esse produto, como é acrilico, evite usar o flash de forma frontal... e como não é estúdio, veja uma iluminação mais bacana e faça o ajuste de branco para que a foto fique mais legal! No caso, você pode até usar o branco personalizado....

use uma abertura pequena, f11 ou menor (número maior) para não ter desfoque....

Acho que é isso...

vou testar aqui, se entendi correto é usar f11 pra cima...e uma lente que tenha 50mm para cima, poderia então ser a 18-105? ou tenho que testar uma a uma aqui para ver qual fica melhor? A distância que tendo dentro desta sala é de 3 metros apenas...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:34:35
Recomendo fortemente a leitura do livro "Luz, Ciência e Magia", vai te ser de grande valia.

Tecpix + motorola do guga


xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:44:22
Recomendo fortemente a leitura do livro "Luz, Ciência e Magia", vai te ser de grande valia.

"...Na fotografia, a iluminação é tudo ou nada! Não importa o modelo da sua câmera, o quanto inteligente ela é, a boa foto é resultado um bom trabalho dos seus olhos e do seu cérebro..."

Grato pela indicação, já anotado, quando tiver uma graninha em caixa (120,00) parto para a literatura indicada pelo amigo. Este livro deve realmente ser um dos melhores...pelo preço é algo soberbo...


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:44:25


Tomei a liberdade de dar uma pequena "fotoxopada" na foto, mesmo sendo bem leigo nisso, pra ver se era mais ou menos isso que vc procurava.

 :D :D :D :D


xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:49:15
As vezes um pequeno tratamento no photoshop para ajustar os levels e o balanço de cores melhora bastante.

Ficaria mais ou menos assim depois do que vc mencionou?





xandelly

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:52:41


Tomei a liberdade de dar uma pequena "fotoxopada" na foto, mesmo sendo bem leigo nisso, pra ver se era mais ou menos isso que vc procurava.

 :D :D :D :D

ISsooooooo !!! ISsoooooo
Então, agora que vem o X de tudo isso, a minha dúvida cruel !
Os nobres fotógrafos de plantão podem até ajudar se der é claro. A FOTO não tem como 'sair' assim direto da camera não?
Tipo, o que preciso então para que a foto sai muito próximo dessa sua imagem tratada? Uma iluminação? Outras lentes?

Tenho quase certeza que gastei um 'rim e meio' na compra das lentes e sequer me servem para isso....

obrigado viu Rafa_Meira  :clap: