Autor Tópico: Configuração para tirar fotos e fazer video de aeromodelos.  (Lida 1510 vezes)

Noob

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 29 de Novembro de 2013, 09:05:41
Então pessoal! Recentemente comprei uma T5i e venho dedicando mais aos estudos. Já gostava, mas agora com minha primeira DSLR parece que o ânimo é maior.

Pois bem, eu curto tirar fotos de aeromodelos, pois sou aeromodelista. E, por óbvio, eles passam rápido.

Tenho usando a seguinte configuração na T5i.

Uso o modo TV e deixo na casa de 1/500 até 1/1000.

Uso disparo contínuo, AF rápido, modo servo, e todos os pontos de foco ativados.

Enfim, estou fazendo certo para esse caso? Alguma dica?

************

Para vídeo eu faço de duas maneiras. Deixo no automático mesmo ou no modo manual e seto para iso auto(já que ora filma o chão de repente o céu ) e velocidade 1/60, modo servo e foco multisingle. Contudo, não acho que a imagem está ficando como deveria ficar, e cria um arrasto também no aeromodelo, tipo uma sombra.

Sei que DSLR não é a máquina ideal, mas gostaria e pelo menos, se houver jeito, de tirar o máximo que ela pode oferecer. Então dicas para mim serão bem-vindas.

Obrigado a todos!
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 09:08:06 por Noob »


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2013, 09:54:55
Ola amigo, seja bem vindo, também sou aeromodelista, é outra paixão que tenho como hobby e juntando as duas Fotografia e aeromodelismo) lhe dara lindas imagens, na fotografia estou engatilhando ainda, a cerca de 3 meses troquei minha sony hx1 (que usava sempre no automatico.... Rsrsrs) e hoje estou com minha primeira dslr, uma canon 7D (que na maioria das vezes ainda continuo no automatico..... Rsrsrs) mas tenho certeza que assim como no aeromodelismo, um dia aprendo a mexer na camera.....
Para filmagem dos aeros ainda utilizo minha gopro, tenho medo de estragar a camera usando muito ela para filmagens...... Rsrsrs


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2013, 10:09:41
Então pessoal! Recentemente comprei uma T5i e venho dedicando mais aos estudos. Já gostava, mas agora com minha primeira DSLR parece que o ânimo é maior.

Pois bem, eu curto tirar fotos de aeromodelos, pois sou aeromodelista. E, por óbvio, eles passam rápido.

Tenho usando a seguinte configuração na T5i.

Uso o modo TV e deixo na casa de 1/500 até 1/1000.

Uso disparo contínuo, AF rápido, modo servo, e todos os pontos de foco ativados.

Enfim, estou fazendo certo para esse caso? Alguma dica?

************
(...)
Obrigado a todos!

Sobre fotografia eu arrisco a falar, pois não curto video... Cara, para mim não existe um modo "certo". O ideal é que as fotos saiam bacanas. Certamente aeromodelos são rápidos no céu, então precisas de disparos rápidos. Mas podes usar qualquer modo (Tv, Av ou M)... É questão de costume. 90% do que eu faço eu uso Av ou M. Daí o cara pergunta: dá para fazer foto de aeromodelismo usando o Av? E eu digo: sim! As fotos serão feitas provavelmente em dia claro, então é só setar um ISO compatível que automaticamente a velocidade de disparo vai ficar bem alta (1/500 ou mais rápida). O modo contínuo de disparo é o melhor, mesmo. E o AF servo também. Mas dá para fazer no single shooting, e também com AF one shot! Só questão de jeito... Posta as fotos aí para a gente ver... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2013, 10:48:18
 Também sou aeromodelista e automodelista e já fiz umas fotos dos dois. O negócio é ficar sempre acima de 500/1 e o foco eu faço usando apenas o central num lugar onde o aeromodelo vai passar, ai é só ele passar onde estou esperando e bato a foto, normalmente uso um lugar no solo abaixo onde ele vai passar para focar e só recomponho.


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2013, 12:16:12
Algumas fotos feita com a hx1 em modo automatico.....













« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 12:21:10 por fisiowilliam »


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2013, 20:23:20
alta velocidade e abertura não tem grande para focar melhor. ISO suficiente para equilibrar a fotometria.

Aí vai uma contribuição...


Aeromodelismo por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr

T3i + 70-200




Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2013, 21:21:05
Ficou show.
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2013, 22:34:33
A velocidade também pode ser relativamente baixa, dependendo do efeito que se quer obter:


1/200, f/5.6
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2013, 07:52:14
A velocidade também pode ser relativamente baixa, dependendo do efeito que se quer obter:

Verdade!

 :ok: