Autor Tópico: Help, não sei o que responder ao cliente...  (Lida 3506 vezes)

tekah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 01 de Dezembro de 2013, 12:42:30
Olá pessoal!
Estou iniciando na fotografia de eventos, e agora apareceu um cliente que tá me tirando o sono.
Fiz o trabalho todo bonitinho e, uns dez dias depois de tudo entregue e pago, a pessoa me mandou um email pedindo se eu poderia enviar coloridas as fotos que mandei em preto e branco. Isso é certo? O cliente em nenhum momento disse que não queria pb (eu também não perguntei, talvez imaturidade da minha parte mas até hoje coisas do tipo não tinham sido necessárias, ninguém nunca reclamou). Agora fico com a impressão de que estarei trabalhando de graça ao editar de novo as que estão em pb e mandar. Disse que eu poderia enviar sem editar, mas não tenho coragem de fazer isso, e depois ter meu nome atrelado a fotos sem edição... Mas não pára por aí. Eu disse que entregaria um cd com todas as fotos, mas é óbvio que me referia a todas as fotos BOAS, e a pessoa tá achando que deixei de enviar fotos que sequer existem e perguntou se posso mandar o resto (mesmo sem editar...) Como explico isso? Gostaria da opinião dos mais experientes, pois já não sei o que é correto a se fazer. Ou parece injusto pra mim, ou pro cliente.  :aua:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2013, 13:22:40
EU explicaria a realidade ao cliente. Que o tratamento faz parte da foto e não é possível entregar fotos sem ele, e que novas versões das mesmas fotos exigirão novo tratamento. Quanto à entrega de todas as fotos, diga que apaga todas as fotos que por qualquer motivo não atendem a um critério mínimo de qualidade, já antes de qualquer tratamento, portanto as fotos que estão no CD são todas as que existem.
(E se não são, deveriam ser, já que não existe nenhum motivo para ocupar espaço no HD com fotos que não passaram já no primeiro "filtro" :))

O único problema que vejo é que você falou que entregaria as fotos sem tratar. Se falou, e não quer entregá-las sem tratamento, a única saída para não ter que voltar atrás em sua palavra será mesmo "trabalhar de graça" para tratá-las  :ponder:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


tekah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2013, 13:31:50
Disse que eu poderia enviar sem editar, mas não tenho coragem de fazer isso, (...)


Ah, me expressei mal nessa parte, eu quis dizer "o cliente disse", mas deu a entender que fui eu  :D Então vc acha que é certo eu dizer a ele que terei de cobrar por novo tratamento, mesmo que ele não tenha deixado claro que não gostava de pb? :ponder: Tô pensando em como dizer isso sem parecer grossa, hahaha
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2013, 13:32:48 por tekah »


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2013, 13:39:20
Tekah, tudo bem? Esse tipo de questionamento é mais do que normal por parte de muitos clientes....mas algumas coisas feitas antes podem resolver isso...

1º - Você fez um contrato? Um contrato, por mais simples que seja pode explicar o que é feito e não feito, o que é entregue e não entregue e o cliente ao assinar ou pagar a primeira parcela ou parte dele já esta concordando com o que esta escrito em seu contrato.

2º - Uma forma muito simples de resolver essa questão de entrega de fotos em P&B e Colorida, faça uma cópia da foto no LR e aplique seu efeito P&B, muito rápido, simples e fácil. Ou Seja vc entrava a mesma foto em Colorida e P&B. Tem gente que não gosta desse tipo de entrega...mas evita esses questionamentos chatos e retrabalho. Claro..não faça isso com todas as fotos...mas algumas.

3 º - Pelo dito ou não dito, o cliente tem sempre razão..e é melhor vc fazer um pouquinho a mais e garantir que ele não faça uma reclamação sua em sites como facebook, reclame aqui e outros do tipo...pois assim queima seu filme com os próximos clientes.

4º - Nunca entregue uma foto sem edição, deixe isso claro em seu contrato, pois sabemos que metade de nosso trabalho é fotografar e a outra é editar...e justamente como mencionou...é seu nome atrelado as fotos....

Espero ter ajudado.

Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2013, 13:46:17
Ah, me expressei mal nessa parte, eu quis dizer "o cliente disse", mas deu a entender que fui eu  :D Então vc acha que é certo eu dizer a ele que terei de cobrar por novo tratamento, mesmo que ele não tenha deixado claro que não gostava de pb? :ponder: Tô pensando em como dizer isso sem parecer grossa, hahaha

Explique que o tratamento é essencial para a qualidade da imagem, e que como profissional você não pode entregar um produto inacabado.

A questão da cobrança é de fato um pouco complicada, pois você não pode argumentar que o cliente não deixou claro que não queria fotos PB. Se a quantidade de fotos for pequena, faça sem cobrar para evitar se indispor com o cliente. Se for grande, tente sensibilizar o cliente argumentando que vai ocupar muito tempo com o tratamento (que, novamente, é imprescindível). Se ele se mostrar irredutível ou pouco simpático à idéia, a solução é mesmo tratá-las de graça, infelizmente. É melhor do que ter fotos "cruas" sendo divulgadas por aí.

E neste caso não considere como prejuízo, mas sim com uma lição para os próximos trabalhos  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


tekah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2013, 03:19:48
Oi pessoal! Agradeço a todos pelas respostas. Segui as sugestões, e depois de um tempo adivinhem a resposta que ganhei??
Que ficaram insatisfeitos com o trabalho, pois acharam a quantidade de fotos muito pouca, e que nem tinham pedido que eu devia editar. Como se o importante fosse a quantidade, e dane-se a qualidade. E que alguns momentos eles imaginaram que seria fotografado de outra forma, como se eu pudesse ler a mente deles e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se eu soubesse antes teria sido muito mais fácil!  :D Brincadeiras a parte, pois sequer pegaria o trabalho se fosse pra lançar um cd com 2000 fotos de qualquer jeito...
Fica a lição pra mim infernizar os próximos clientes fazendo uma lista do que ele quer ou não quer, pra ver o tipo de pessoa que é... pois como não foi dito nada, fiz da forma que sempre fiz e nunca tinha tido uma reclamação sequer até hoje. Fiz até uma ampliação extra pra agradar, e nem um obrigada ganhei, só reclamação...
Mas é triste, pois fiz meu melhor e não fui reconhecida, se eu soubesse que o cliente esperava um fotero clicador de botão eu tava fora dessa. Perdi um tempão deixando tudo maravilhoso mas fazer o que, nem todos são capazes de reconhecer. Isso deprime um pouco, sabe.  :(


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2013, 06:03:21
Três perguntas para você:
1. Quanto custa a tua hora de trabalho?
2. Quanto tempo você leva editando uma foto?
3. Quantas fotos são?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2013, 07:16:27
Oi pessoal! Agradeço a todos pelas respostas. Segui as sugestões, e depois de um tempo adivinhem a resposta que ganhei??
Que ficaram insatisfeitos com o trabalho, pois acharam a quantidade de fotos muito pouca, e que nem tinham pedido que eu devia editar. Como se o importante fosse a quantidade, e dane-se a qualidade. E que alguns momentos eles imaginaram que seria fotografado de outra forma, como se eu pudesse ler a mente deles e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se eu soubesse antes teria sido muito mais fácil!  :D Brincadeiras a parte, pois sequer pegaria o trabalho se fosse pra lançar um cd com 2000 fotos de qualquer jeito...
Fica a lição pra mim infernizar os próximos clientes fazendo uma lista do que ele quer ou não quer, pra ver o tipo de pessoa que é... pois como não foi dito nada, fiz da forma que sempre fiz e nunca tinha tido uma reclamação sequer até hoje. Fiz até uma ampliação extra pra agradar, e nem um obrigada ganhei, só reclamação...
Mas é triste, pois fiz meu melhor e não fui reconhecida, se eu soubesse que o cliente esperava um fotero clicador de botão eu tava fora dessa. Perdi um tempão deixando tudo maravilhoso mas fazer o que, nem todos são capazes de reconhecer. Isso deprime um pouco, sabe.  :(

É sempre interessante bater um papo pra dar uma sondada no q o cliente quer exatamente, tem gente que pensa q fotografo é uma maquina de fazer fotos, vai sair clicando tudo perfeito e vai entregar 1500 fotos no dia seguinte :assobi:
Quem contrata serviços de algum fotografo com freqüência já sabe mais ou menos o q esperar e passa direitinho o q quer. Estou trabalhando com fotos de alimentos, e se eu fizer 10 fotos em um dia inteiro é mto. Minha namorada, q trabalhava na produção de fotos desse tipo com um fotografo conhecido na area (Fez fotos pra Sadia, Garoto, Fleishmann, etc), diz q o máximo que conseguiram fazer em um dia foi 15 fotos em um dia MTO corrido. Mas isso é especifico da area, nunca fiz um evento grande, então não sei dizer se tem um numero ideal de fotos
Não estou falando pra fazer um interrogatório, só pra bater um papo msm pra vc tentar atender as expectativas deles e sua claro


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2013, 08:33:19
Duas coisas importantes. A 1ª é sempre, sempre tentar fazer uma reunião com os clientes antes, mostrar suas fotos, seu estilo, comentar sobre quantidade, tratamento, etc. Isso é essencial para um bom trabalho.

A 2ª é que o cliente tem sempre razão. É um chavão mas é verdade, ele contratou, ele pagou, ele "manda". Claro que não é pra você abandonar seu estilo, mas no mínimo pense que é ele quem vai te recomendar para outras pessoas. Se fizer um reunião com eles antes, isso já fica bem esclarecido.

Já me pediram pra entregar coloridas as fotos que mandei em PB, não vi problema, mantenho um fluxo de trabalho que torna isso um processo bem rápido. Não cobrei nada a mais, mesmo perdendo um tempo nessa conversão.


Por fim, um ponto para auto reflexão. Será que o cliente está sendo chato ao reclamar? Será que ele não tem um mínimo de razão? Nessas horas a gente tem que olhar pro nosso trabalho e analisar para crescer. Como todo mundo, eu já recebi críticas a meus trabalhos, principalmente no começo. Claro que fiquei chateado, mas ao invés de achar que o cliente estava pegando no meu pé, eu engoli o orgulho, respirei fundo e olhei novamente minhas fotos. Vi tudo o que poderia ser motivo para críticas, separei o que eu considerei erro meu do que eu considerei exagero do cliente.

Faz muito tempo que não recebo críticas negativas. Talvez porque eu tenha aprendido a escutar o que o cliente quer, talvez porque eu tenha aprendido com os meus erros. Essas horas são importantes para nosso crescimento pessoal. Não estou dizendo que isso se aplica ao seu caso, mas sim que deve aproveitar a oportunidade para pensar um pouco nisso.  :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2013, 12:32:16
Que dureza em.... lamento por isso :/

Eu ia sugerir isso também, é melhor as vezes fazer algo não previsto no serviço do que ficar "mal na fita" com a pessoa. Mas infelizmente tem gente que é difícil de agradar mesmo. Eu estou acostumado em ver isso na área gráfica. Nas fotos como eu ainda fechei poucos trabalhos, não tive grandes problemas. Algumas exigências ou leves críticas, mas nada grave.

Sobre a questão das fotos coloridas, eu aprendi em sempre ter a tratada original colorida e uma cópia quer em PB, quer com algum efeito. Daí qualquer problema que der, ja tem a original.

=)


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2013, 12:39:45
EU, repito novamente, EU, particularmente EU, acredito que quando estamos começando, infelizmente não podemos nos dar o luxo de fazer o que achamos que é melhor para a gente em detrimento do que o cliente acha que é o melhor para ele, essa é a realidade. Os primeiros clientes serão seus principais propagandistas, e nessa etapa do trabalho, você deve tratá-los a pão de ló com escargot e champanhe.  :hysterical:

Estou começando também, e fiz muitos trabalhos gratuitos...e agora estou colhendo os frutos. Já estou trabalhando como fotógrafo assistente, estou com alguns trabalhos de books agendados e adivinhem só, até casamento tá surgindo! E eu não fiz NADA, nem mesmo publiquei nada no facebook acerca de minhas "atividades extracurriculares".

Só mantenho meu flickr com um ou outro trabalho que faço por conta própria, sem maiores pretensões...o resto está vindo é no boca a boca. Só reformularei o flickr quando possuir um portfólio respeitável.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 13:01:54 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2013, 20:20:35
Como disseram, o cliente tem sempre razão, ele paga pelo serviço... e ele paga o que você aceitou receber.. ou seja, vc não faz um favor.... se aceita trabalhar por 1 real, ele vai te cobrar: " Te paguei 1 real pelo serviço, vc me entrega isso???  "  (situação hipotética óbviamente)....   

Entregar TODAS AS FOTOS é o que TODOS OS CLIENTES querem... e eles não entendem que fotografia digital requer tratamento. Mas, pessoalmente, eu evito "mudar" muito a fotografia na hora da edição.
Só coloco PB as fotos que realmente precisam, não fico usando os filtros do LR a toa. O tratamento é para melhorar a qualidade do arquivo, evito mudar a característica da foto.
Já fui questionado sobre fotos em PB, eu simplesmente digo que tirei a foto assim: " Essa foto é PB, não existe colorido"  e por vezes é verdade. Aplico o filtro diretamente na máquina e excluo o original.

Quanto a quantidade dos arquivos, faça um contrato. Hoje eu coloco que entregarei entre 200 e 800 fotos.  Pronto, o cliente assina sabendo o que vai receber.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2013, 21:29:17
Esse cliente é uma exceção. Não acho que deva ser usado como parâmetro. O cara dizer que não pediu que as fotos fossem tratadas é demais. É arrumar motivo para reclamar.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2013, 09:27:22
Em tempo, explique aos seus clientes que existe uma diferença entre tratamento de imagem e manipulação de arquivo.

O cliente tem em mente quando pede um CD com todas as fotos tratadas que você vai corrigir olheiras, tirar espinhas, eliminar tripés e fios das fotos, etc..etc..etc.... 

É diferente do que nós chamamos de tratamento, que ao meu ver nesse primeiro passo de entrega dos arquivos, deve ser somente para equalizar cores, nitidez, contraste, etc.

É bom deixar claro isso também no momento de assinatura do contrato.