Autor Tópico: HD externo - Qual comprar?  (Lida 8575 vezes)

Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2013, 18:04:48
HD é isso ... jamais haverá um consenso de qual marca é a melhor =)
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2013, 20:10:40
HD é isso ... jamais haverá um consenso de qual marca é a melhor =)

kkk verdade, negócio é fazer Raid com HDs de marcas diferentes para garantir :P


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2013, 20:40:36
Eu já tive experiências péssimas com WD, hoje em dia eu uso Seagate, Lacie e G-Technology. Interface USB 3.0 ou de preferência Thunderbolt.

Nem a Lacie e G-Technology fabricam HDs, só os cases.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2013, 20:42:08
No meu MacBook (2011) é um Samsung.

É original ? Você comprou zero ?

Já vi eles usarem Toshiba, Fujitsu, Hitachi, Seagate e WD... Samsung nunca vi.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 20:44:46 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2013, 20:48:51
backup é uma coisa chata que requer muito empenho.

eu uso um servidor power edge com 3 hds de 3TB em raid, fazendo bacckups diários em um HD de 4TB.

Só que infelizmente isso não basta. E se o prédio cair? E se um ladrão entrar e levar tudo?

Aí entra o outro HD de 4TB que dorme na minha casa e levo uma vez por semana pra fazer backup incremental.

Convenhamos, é um saco.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2013, 21:24:49
É original ? Você comprou zero ?

Já vi eles usarem Toshiba, Fujitsu, Hitachi, Seagate e WD... Samsung nunca vi.

Sim,comprei direto da Apple Brasil. Vi isso quando troquei o HD por um SDD. Esse HD antigo agora é meu HD externo principal ligado via Firewire.


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2013, 23:25:53
HD é isso ... jamais haverá um consenso de qual marca é a melhor =)

Pelo o que estou lendo, começo a concordar com você!

Creio que os problemas com os HDs externos portáteis/compactos ocorrem com as partes móveis, mecânicas destes e não com a parte eletrônica. Se a minha hipótese estiver correta, pergunto se existe equivalente (i.e. externo e portátil, com conexão via USB) na forma SSD (memória flash, sem elementos internos móveis) com capacidade de, digamos, 1TB, que é o que estou buscando. Dei uma procurada na internet e até encontrei (com capacidade menor), mas para instalação em PC/notebook e não externo, portátil.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 23:35:23 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2013, 10:01:51
Pelo o que estou lendo, começo a concordar com você!

Creio que os problemas com os HDs externos portáteis/compactos ocorrem com as partes móveis, mecânicas destes e não com a parte eletrônica. Se a minha hipótese estiver correta, pergunto se existe equivalente (i.e. externo e portátil, com conexão via USB) na forma SSD (memória flash, sem elementos internos móveis) com capacidade de, digamos, 1TB, que é o que estou buscando. Dei uma procurada na internet e até encontrei (com capacidade menor), mas para instalação em PC/notebook e não externo, portátil.

Tem sim, você pode ver aqui: http://www.amazon.com/b?node=3015429011

Em tese você pode pegar qualquer ssd e colocar em um case externo de HD, bastando que ele tenha a interface SATA apropriada.

Se for pela velocidade, acho que não compensa. Qq ganho de velocidade vai ser perdido pela interface USB.




CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2013, 10:58:47
Valeu, sri_canesh!

Velocidade até não seria tão importante para mim, já que usaria apenas para fazer backup das fotos e filmes do PC de vez em quando. Pensei no SSD por questão de confiabilidade mesmo, por acreditar que este, por não possuir partes móveis como o HD, seja menos suscetível de problemas. Um ponto a considerar tb é que o SSD é aparentemente bem mais caro que o HD (olhando no site da Amazon via o link que vc passou), se bem que, se a suscetibilidade de problema for significativamente menor em relação ao HD, já pode valer a pena... Quanto a usar SSD de instalação em PC para se montar um externo, não sabia dessa possibilidade. De repente, em lojas de informática pode-se já encontrar uma soluções nesse sentido... Vou dar uma investigada. Valeu mais uma vez! :ok:
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2013, 16:58:40
Que eu saiba ssd tem vida útil limitada também, não sei o que gasta. Acho mais barato e confiável os cases que ja tem dois ou quatro HDs em raid.


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2013, 17:20:11
Que eu saiba ssd tem vida útil limitada também, não sei o que gasta. Acho mais barato e confiável os cases que ja tem dois ou quatro HDs em raid.

O que são HDs em raid? Aproveitando, agradeceria se pudesse me esclarecer também o que é uma conexão FireWire, mencionada acima, bem como seus prós e contras!

Valeu por mais essa!
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2013, 18:40:32
O que são HDs em raid? Aproveitando, agradeceria se pudesse me esclarecer também o que é uma conexão FireWire, mencionada acima, bem como seus prós e contras!

Valeu por mais essa!

Firewire era a conexão padrão dos MacBooks (além das portas USB é claro). É uma tecnologia mais lenta que a USB 3 (veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=t4jiEY1JgOI). Agora foi substituída pela porta Thunderbolt que acredito ser beem mais rápida. No caso dos PCs a opção natural é a USB 3. Alguns PCs, principalmente da Dell, tem a porta eSata, mas não sei dizer agora o quanto se compara com USB 3.

RAID é a forma como você liga 2 ou mais HDs ao mesmo tempo em um computador. Existem vários tipos de RAID (chamados de levels), alguns voltados a performance, outros à segurança. Por exemplo, a RAID 0 grava parte das infos no disco 1 e parte no disco 2,ou seja, é mais rápida. A RAID espelha as informações do disco 1 no disco 2, ou seja, se um disco for para a cucuia, você tem outra cópia garantida. Aqui tem informações sobre cada level : http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_RAID_levels  (falei muito a grosso modo, claro :) )


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2013, 18:45:08
Na minha experiência as marcas mais confiáveis de HD eram IBM (divisão Deskstar vendida á Hitachi), Maxtor (Vendida à Western Digital, o que melhorou em MUITO os HDs deles) e Seagate. Fujitsu eu tive problemas no passado (nem sei se ainda fabricam HD na verdade, pois isso foi a bastante tempo). Tenho usado HDs externos da Western Digital já a algum tempo com bons resultados (recentemente adquiri um de 2TB bastante compacto). Eu não gostava de WD, mas depois que eles compraram a Maxtor os HDs deles melhoraram bastante. Seagate é outra boa aposta.
JVc.


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2013, 19:46:13
Seagate e Samsung são a mesma coisa e, é claro, ambos são bons. Eu uso um Samsung de 1TB e acho ótimo. Um amigo comprou um Dell e se arrependeu: quebrou e ele ficou na mão.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 19:46:46 por cquevedo »
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2013, 20:24:13
A Dell não fabrica HDs... Eles usam HDs de um dos fabricantes tradicionais, como a maioria dos fabricantes de computadores e notebooks. Não lembro qual fabricante do HD tinha no meu Dell antigo. Este da linha Alienware que uso agora tem um SSD.
JVc.