Autor Tópico: Review Pessoal Olympus E-M1 usuários MF  (Lida 30284 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #240 Online: 02 de Janeiro de 2015, 08:13:22
Juntei os reviews do Cláudio e do André (oliberal) para facilitar o fluxo de informações dessa câmera aqui no fórum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #241 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:44:58
Muito bom o tópico, mas o mesmo esta parado? Chegando agora no sistema após comprar uma OMD EM1, que alias estou ainda me familiarizando, vindo de uma 5D percebi alguma diferença em iso elevados, mas a câmera e realmente impressionante pelo tamanho e qualidade.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #242 Online: 22 de Janeiro de 2016, 17:41:13
Muito bom o tópico, mas o mesmo esta parado? Chegando agora no sistema após comprar uma OMD EM1, que alias estou ainda me familiarizando, vindo de uma 5D percebi alguma diferença em iso elevados, mas a câmera e realmente impressionante pelo tamanho e qualidade.

Não são muitos que possuem essa camera, excelente por sinal. Parabéns pela aquisição!

Pra te ajudar a entender a correlação de ISO entre FF e m4/3, em teoria são 2 stops de diferença. Então, por exemplo, ISO 200 m4/3 = ISO 800 FF, ou ISO 1600 m4/3 = ISO 6400 FF e assim por diante. A partir de ISO 1600 tem que ter mais cuidado com o processamento dos arquivos, mas rola legal. Eu uso 3200, e até 6400 (= 25600 em FF) e dá pra ter um resultado aceitável. E as lentes claras e o IBIS ajudam a manter o ISO mais baixo.

Boa sorte com o novo brinquedo.... e queremos ver as fotos!!  :assobi:  :D
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #243 Online: 22 de Janeiro de 2016, 22:58:21
Não são muitos que possuem essa camera, excelente por sinal. Parabéns pela aquisição!

Pra te ajudar a entender a correlação de ISO entre FF e m4/3, em teoria são 2 stops de diferença. Então, por exemplo, ISO 200 m4/3 = ISO 800 FF, ou ISO 1600 m4/3 = ISO 6400 FF e assim por diante. A partir de ISO 1600 tem que ter mais cuidado com o processamento dos arquivos, mas rola legal. Eu uso 3200, e até 6400 (= 25600 em FF) e dá pra ter um resultado aceitável. E as lentes claras e o IBIS ajudam a manter o ISO mais baixo.

Boa sorte com o novo brinquedo.... e queremos ver as fotos!!  :assobi:  :D

Você tem uma E-M1, Rinaldo? Chegou a usar ela pra vídeo depois do upgrade de firmware?
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #244 Online: 23 de Janeiro de 2016, 12:05:12
Você tem uma E-M1, Rinaldo? Chegou a usar ela pra vídeo depois do upgrade de firmware?

Não tenho, Márcio. Tenho o que está na minha assinatura (fora as BMPCCs) e o antigo sonho da E-P5, que está próximo de se realizar... hehe. Pois é, eu estava pra pegar uma GM5 mas não pude resistir a uma dessas promoções da Roberts, tendo um amigo vindo em breve. 5-axis IBIS e LCD tilt era o que faltava pra mim, junto com o estilo PEN clássico, que sempre curti.

O Andrew (EOSHD) sempre gostou da EM1 pra vídeo, apesar do codec/readout. Eu também gostaria de saber como ela se compara agora com o novo firmware à implementação de vídeo da EM5ii.
  vimeo     flickr     insta


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #245 Online: 23 de Janeiro de 2016, 14:05:11
Um pouco confuso essa relação do Iso  :D :D estou com duas lentes Fixas, 20mm 1.7 e outra 14mm 2.5 o fator crop é de 2x correto? ainda estou me adaptando mas logo saio para fazer umas fotos decentes e posto aqui. :ok: :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #246 Online: 23 de Janeiro de 2016, 20:08:41
Um pouco confuso essa relação do Iso  :D :D estou com duas lentes Fixas, 20mm 1.7 e outra 14mm 2.5 o fator crop é de 2x correto? ainda estou me adaptando mas logo saio para fazer umas fotos decentes e posto aqui. :ok: :ok:
Correto... o Crop é 2x
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #247 Online: 24 de Janeiro de 2016, 11:22:47
Um pouco confuso essa relação do Iso  :D :D estou com duas lentes Fixas, 20mm 1.7 e outra 14mm 2.5 o fator crop é de 2x correto? ainda estou me adaptando mas logo saio para fazer umas fotos decentes e posto aqui. :ok: :ok:

Bacana, saguena.

A explicação está neste vídeo, vale a pena ver: https://www.youtube.com/watch?v=DtDotqLx6nA

O que ele demonstra é que sensores menores não são mais ruidosos, só precisam de mais luz. Na prática funciona assim: existe diferença de (aprox.) 1 stop na relação sinal/ruído entre 4/3 e APS-C, e outro stop entre APS-C e FF, em teoria. O que fugir dessa regra diz respeito à evolução de tecnologia, qualidade do sensor, otimização de processamento, conjunto camera/lente, etc, etc…  Portanto nessas ferramentas de comparação (dpreview, imaging-resource…) deve-se comparar usando essa regra. Comparar ISO 1600 de m4/3 diretamente com ISO 1600 de FF não é correto, pois são sensores de tamanhos diferentes, relação sinal/ruído diferente, e é aqui que a maioria erra. Na prática fornecem a mesma luminosidade, é verdade, mas é por que as empresas amplificam a sensibilidade nos sensores menores, pois isso ajuda a vender cameras. Tendo a regra em mente, 'você sabe onde está pisando'.

Exemplo: ISO 800 num sensor 4/3 deve ter o mesmo ruído que ISO 1600 num APS-C e o mesmo que 3200 num FF 36x24. Pode testar que dá certo, exceto pelas diferenças que já citei.

Obs.: o título do video não ajuda muito. A intenção inicial dele era mostrar que as empresas 'enganam' os consumidores fazendo apenas a relação na distância focal e não na abertura. Não concordo integralmente, mas não vem ao caso. O bacana é essa boa explicação que ele dá ao longo do video. No meu caso, só reforçou a ideia de que não preciso de FF, não que eu não venha a ter uma um dia.
  vimeo     flickr     insta


Keller

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #248 Online: 24 de Janeiro de 2016, 18:58:53
Muito bom ler as avaliações... Estou de olho na EM1 desde o lançamento, mas acho que vou aguardar a MKII.  Claro que vou ter que dar um jeito de vender minha EM5 antes!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #249 Online: 28 de Janeiro de 2016, 10:32:21
Sobre o uso de ISOs mais elevados..... após 3 anos usando a E-M1....te falo pode utilizar sem nenhum receio atë 1600.....3200 ainda é MUITO bom....6400 apresenta ruído, mas ainda confortável numa pós produção...acima disso não índico usá-la....a não ser pra fotografar um OVNI....aí vale até 25.600... :D :D
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #250 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 03:41:41
Sem muito tempo para fotografar, vou comprar a 75mm 1.8 será que é uma boa lente? Já que vai equivaler a uma 150mm :ponder: :ponder: para retrato vai ser interessante alguém tem, conhece essa lente?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #251 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 05:55:23
Melhor lente do sistema. :ok:  mas nao entendi a relacao com o topico da em1 :ponder:
D600 - E-M10