Autor Tópico: Foto com Flash Pop-up  (Lida 3928 vezes)

gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2013, 14:32:39
Pessoal, upando aqui, rapidinho! Estou com dúvidas terríveis, me ajudem, por favor (ou então me direcionem a um tópico onde tem explicação simples e didática para a coisa).  :(

Eu queria entender um pouco mais sobre a velocidade do obturador e da velocidade de sincronismo do flash e um pouco sobre fotometria com o flash, mas tô penando pra achar um lugar que explique bem isso e que explique de forma simples (O e-book do Vernaglia ajudou um pouco, mas não tirou essas duvidas, não entendi muito bem!)

Quando eu ligo o pop-up na T3i, não importa em qual velocidade esteja, ela vai automaticamente para 1/200. Isso é a velocidade de sincronismo, que é a maior velocidade que ainda mantém o obturador todo aberto, confere?

1) Mas vamos dizer que eu quero usar a velocidade para congelar o assunto. Quer dizer então que com o pop-up a velocidade máxima que eu tenho para fazer isso é 1/200? E se eu baixar essa velocidade não fará diferença nenhuma na luminosidade? É isso mesmo?

2) Outra dúvida. Suponhamos que eu vá tirar a foto com o pop-up em que o objeto é claro e o ambiente é escuro (ou vice-versa). Eu devo "mirar" a câmera para o "lugar" claro e fotometrar? Aí depois eu volto no assunto e tiro finalmente a foto?

Por favor, uma alma paciente pra me explicar isso! Valeu!  :clap:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 14:33:28 por gabs07 »


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #16 Online: 02 de Dezembro de 2013, 15:07:15
Ah, esqueci de mencionar: levem em conta o flash pop-up no modo TTL!  :ok:


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Dezembro de 2013, 16:13:15
falando de difusor para pop up:

https://www.youtube.com/watch?v=JLqHtG8R6k8
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2013, 16:31:16
Antes de mais nada, caso não tenha, baixe aqui o manual em português:

http://www.cantao.net/click/ManualCanon600D_T3i.pdf

Quando eu ligo o pop-up na T3i, não importa em qual velocidade esteja, ela vai automaticamente para 1/200. Isso é a velocidade de sincronismo, que é a maior velocidade que ainda mantém o obturador todo aberto, confere?

Exato. Adicionalmente, a maneira como a câmera se comporta com o flash pop-up acionado pode ser configurada, quando utilizado o modo Av. Veja as páginas 250 e 252 (F.Pn-3) do manual.

Citar
1) Mas vamos dizer que eu quero usar a velocidade para congelar o assunto. Quer dizer então que com o pop-up a velocidade máxima que eu tenho para fazer isso é 1/200? E se eu baixar essa velocidade não fará diferença nenhuma na luminosidade? É isso mesmo?

Sim, a velocidade máxima a que você pode chegar com o pop-up acionado é 1/200. Mas, caso o flash seja a luz principal da cena, a própria duração do disparo (na casa de 1/1000s) se encarrega de congelar o assunto em primeiro plano.

Neste caso, a velocidade do obturador não tem influência na exposição do flash, mas continua alterando a exposição da luz ambiente.

Citar
2) Outra dúvida. Suponhamos que eu vá tirar a foto com o pop-up em que o objeto é claro e o ambiente é escuro (ou vice-versa). Eu devo "mirar" a câmera para o "lugar" claro e fotometrar? Aí depois eu volto no assunto e tiro finalmente a foto?

Só você pode decidir onde "mirar", pois irá depender do que você quer que saia com a exposição adequada. Nesta situação, caso o ponto a fotometrar seja diferente do ponto a focar, você precisa primeiro travar a exposição do flash (Bloqueio FE, pág. 108), depois recompor e fazer a foto.

Lembrando que a câmera fotometra sempre buscando o cinza 18%, portanto se você quiser que o preto saia realmente preto ou o branco saia realmente branco, precisará compensar o flash de acordo (pág. 104).
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 16:32:57 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2013, 23:46:25
DMZamora, algumas coisas do manual eu já havia lido, como a compensação do flash. Mas não sabia do bloqueio FE e das funções personalizadas para flash no modo AV, obrigado por compartilhar!

Mas aí que tá, o manual da câmera é um guia de instruções para operar a câmera, e não um livro de ensino da técnica da fotografia propriamente dita (não sei se deu pra entender, hehe). Mas achei bem interessante onde fala sobre o bloqueio da exposição do flash, vou testar pra ver.

Vc disse que se a luz principal for a do flash, o 1/1000s do próprio flash congela a cena e a velocidade do obturador continua a atuar na luz ambiente. Então o seguinte raciocínio tá correto?:

1) Por exemplo, vou fotografar uma pessoa se mechendo num lugar meio escuro > a luz principal então será a do flash > o 1/1000 do flash vai poder congelar a pessoa independentemente se a velocidade do obturador estiver em 1/10s, 1/30. 1/160s, etc? Essa velocidade do obturador agora nesta situação serve apenas para dar uma incrementada na luz ambiente?

É isso?

2) Agora, em relação a fotometria (estamos na mesma situação): o lugar é meio escuro e uma pessoa será fotografada em movimento.
Vc disse que só eu decido onde mirar. Mas onde vou "mirar" a fotometria, qual é uma boa dica? Só no caso de eu fotometrar algo diferente do assunto principal eu sempre devo bloquear a exposição do flash? Caso eu vá otometrar a pessoa, eu não devo bloquar a exposição do flash então? E porque eu não poderia fotometrar só a pessoa? Fotometrando só a pessoa o flash não faria a parte dele dando uma iluminada no ambiente?

Nossa, cada vez me confundo mais, entendo o começo mas depois vou viajando. Aprender a usar o flash é mais difícil do que muitas outras coisas na fotografia. E olha que tô falando do flash interno da câmera ainda.   :(
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 23:51:05 por gabs07 »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2013, 01:01:42
1) Por exemplo, vou fotografar uma pessoa se mechendo num lugar meio escuro > a luz principal então será a do flash > o 1/1000 do flash vai poder congelar a pessoa independentemente se a velocidade do obturador estiver em 1/10s, 1/30. 1/160s, etc? Essa velocidade do obturador agora nesta situação serve apenas para dar uma incrementada na luz ambiente?

É isso?

Basicamente, sim. Mas se a pessoa que se move estiver também sob a influência da iluminação ambiente, este movimento será registrado com uma imagem borrada ao fundo, somada à imagem que o flash congelará, como vemos com frequência nas famigeradas fotos de balada. Um artigo interessante e breve sobre o assunto (em inglês): http://www.blacks.ca/User/feeds/tip/id/3945

Citar
2) Agora, em relação a fotometria (estamos na mesma situação): o lugar é meio escuro e uma pessoa será fotografada em movimento.
Vc disse que só eu decido onde mirar. Mas onde vou "mirar" a fotometria, qual é uma boa dica? Só no caso de eu fotometrar algo diferente do assunto principal eu sempre devo bloquear a exposição do flash? Caso eu vá otometrar a pessoa, eu não devo bloquar a exposição do flash então?

Na total dúvida, o ponto de partida será sempre o rosto da pessoa, que na grande maioria dos casos é afinal o ponto central de interesse, em uma foto de pessoas :)

Só há sentido em bloquear a exposição do flash se você quiser fotometrar algo que tenha um tom muito diferente do assunto principal, onde será feito o foco. Por exemplo, na situação clássica do noivo de preto ao lado da noiva de branco, se você fotometrar no rosto, dependendo do tom de pele da pessoa, o terno do noivo ou o vestido da noiva podem sair "estourados". Nesta situação hipotética, seria mais seguro fotometrar no vestido e compensar o flash para obter o branco (+1 1/3 a até +2 pontos). A quantidade de luz ambiente registrada seria regulada pelas outras variáveis (velocidade, abertura e ISO). Isto com o flash em TTL, se estiver em manual, abertura e ISO também entram na equação de uma eventual compensação.

Citar
E porque eu não poderia fotometrar só a pessoa? Fotometrando só a pessoa o flash não faria a parte dele dando uma iluminada no ambiente?

Pode e faria. Mas esta é a pior forma possível de utilizar um flash: montado em cima da câmera e apontado para a frente, "na cara" do fotografado (infelizmente a única possível com o pop-up, efetivamente). Em geral o ambiente (o teto e as paredes, no caso) está alguns metros distante do assunto, o que já basta para que seja criada a famosa "foto de caverna", em que só o primeiro plano fica iluminado, e o fundo escuro. Isto acontece por conta da famosa "lei do inverso do quadrado da distância", que simplificando diz que a cada vez que você dobra a distância entre a sua fonte de luz e o assunto, você tem 4 vezes menos luz. Assim, se o assunto está a 1m do flash, tudo o mais que estiver a 2m receberá apenas 1/4 da luz, o que estiver a 4m receberá apenas 1/16 da luz, e assim por diante. É fácil perceber que apenas o assunto principal ficará adequadamente iluminado.

Citar
Nossa, cada vez me confundo mais, entendo o começo mas depois vou viajando. Aprender a usar o flash é mais difícil do que muitas outras coisas na fotografia. E olha que tô falando do flash interno da câmera ainda.   :(

De fato, flash é um assunto bastante complexo e que exige muito estudo e prática até que utilize razoavelmente bem os conceitos. Você já pode começar a estudar agora, mas só poderá colocar em prática 90% do que irá aprender de posse de um flash externo, porque somente com o flash rebatido é que se abrem as portas de um universo totalmente novo  :ok:  Até dá para "brincar" de difundir e rebater com o pop-up, como você pode ver nas fotos postadas pelo Alexandre Ricci, mas por conta da baixa potência isto só funciona em situações muito limitadas.

Na semana passada foi transmitido ao vivo e de graça um excelente curso de flash dedicado com o fotógrafo Léo Neves, que agora só está disponível para compra, vale cada centavo. Mas estranhamente fui agora consultar o site para postar o link, e descobri que o curso está com "lançamento" previsto para o o dia 06/12. Não ficou claro se será transmitido gratuitamente de novo ou se a data é apenas de quando será disponibilizado o acesso para quem comprar o curso, mas não custa ficar de olho: http://www.eduk.com.br/cursos/485-flash-dedicado
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2013, 01:12:32 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2013, 17:51:25
Fiquei sabendo desse curso do Léo Neves também, mas já tinha passado. Verei se tem jeito ainda!
Poxa, valeu, cara, já tá dando pra dar uma sacada melhor nas coisas com o flash em relação à fotometria.
O pop-up seria mais pra tentar tirar leite de pedra mesmo, brincar um pouco. Fiz um difusor caseiro com um copinho plástico num esquema ensinado em um video, e gostei muito do resultado. Sobrando uma graninha comprarei um básico que tenha TTL.  :snack: