Autor Tópico: Ajuste nitidez e foco Nikon D7100  (Lida 55881 vezes)

jimmypagelf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #120 Online: 12 de Julho de 2014, 21:16:11
Olha, não sei se conseguiu o resultado desejado, mas na D7000, teve uma discursão parecida emoutro fórum.
E pra conseguir a nitidez boa, tem no menu , um lugar que é, se não me engano ,que vc coloca pra tirar fotos mais "viva", P&B e etc.
Entra em vivad (ach oque é esse nome) clica pro lado e aumenta a nitidez que lá, geralmente, fica presetada pra 3 pontos. Aumento o máximo e faça o teste.


Espero ter ajudado
D7100 + Nikkor 50mm f/1.8G + Flash YN 560III + felicidades


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:10:08
Chegando atrasado aqui, mas mesmo assim queria deixar a dica do AF Fine Tune. É a melhor maneira de se ter certeza que o foco está funcionando de forma precisa. Eu usei o Lensalign MKII:

Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #122 Online: 05 de Agosto de 2014, 20:37:04
Murilo,

Foi tranquilo usar o LensAlign MkII? Você usou a versão que vem com um software?

Sds,

Carlos


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 05 de Agosto de 2014, 20:56:30
Olá, Carlos. A minha versão é a sem software. Foi tranquilo sim, coisa de minutos. O processo consiste basicamente em:

1) tirar a foto;
2) checar no computador se o foco está à frente ou atrás do ponto central (0);
3) a depender do desvio, inserir um valor positivo ou negativo de ajuste;
4) tirar nova foto;
5) checar novamente.

Parece muito trabalho, mas na verdade não é. Fiz isso em no máximo 30 minutos para as 2 lentes (35mm e 50mm).

O que vejo alguns clientes reclamarem nos reviews do site B&H é ter de montar esse aparelhinho. Mas eu o montei sem nenhuma dificuldade.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 21:15:45 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #124 Online: 05 de Agosto de 2014, 21:05:45
Valeu, Murilo!

Eu nunca testei minhas lentes nesse sentido, mas sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação a necessidade de AF Tune. Como tenho fotografado pouco ultimamente, acabei deixando o assunto um pouco de lado. Quando estava buscando opções fiquei em dúvida entre o LensAlign e o software Reican FoCal, que promete automatizar tudo, gerar relatórios, indicar sweet spot da lente, etc. Mas, olhando internet afora citam prós e contras para os dois métodos.

Quando eu conseguir um portador, acho que vou pegar um desse na B&H.

Abraço!

Carlos


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #125 Online: 07 de Agosto de 2014, 11:57:38
Valeu, Murilo!

Eu nunca testei minhas lentes nesse sentido, mas sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação a necessidade de AF Tune. Como tenho fotografado pouco ultimamente, acabei deixando o assunto um pouco de lado. Quando estava buscando opções fiquei em dúvida entre o LensAlign e o software Reican FoCal, que promete automatizar tudo, gerar relatórios, indicar sweet spot da lente, etc. Mas, olhando internet afora citam prós e contras para os dois métodos.

Quando eu conseguir um portador, acho que vou pegar um desse na B&H.

Abraço!

Carlos

será que vale apena esses softwares?  vi no site que o FoCal Pro está 70 libras, podendo ser utilizado em 5 computadores...


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #126 Online: 07 de Agosto de 2014, 12:06:02
Teve um pessoal aqui do forum que se juntou para comprar há um tempo atrás, mas não vi nenhum feedback deles. Acho que esse LensAlign pelo menos já é um target bem montado. Já tiraria uma eventual influência da qualidade de impressão do target ou alinhamento da régua. Mas o preço é meio salgado.

Em uma busca na internet, encontrei um método chamado "DotTune" desenvolvido por um usuário, que é free, mas não sei qual é a sua confiabilidade/ consistência.

 Se eu soubesse que o Reikan FoCal fosse 100% mesmo, pagaria essas 70 libras. O medo é desembolsar essa grana e a parada ter vários pormenores.

Abs.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 12:06:51 por Carlos HP »


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 07 de Agosto de 2014, 13:36:17
É bom dar uma pesquisada nesse FoCal pra saber se vale a pena mesmo. Mas acredito que vale a pena sim. Vou postar aqui um trechinho da artigo que o fotógrafo estadunidense Nasin Mansurov fez sobre calibragem.

"The process with automated lens calibration is a little different. Currently, Reikan FoCal seems to be the leader in automated calibration software, which not only performs automated/semi-automated calibration (depending on what camera is used/supported), but also comes with pretty advanced reporting capabilities and testing of each individual focus point. The software became increasingly popular on Nikon cameras lately, thanks to the whole Nikon D800 Fiasco, because it can clearly show which focus points are accurate and which ones are not, as shown in the below image:"

O processo com calibragem automática de lente é um pouco diferente. Atualmente, Reikan FoCal parece ser o líder em software de calibragem automática, o qual não só desempenha calibragem automática/semi-automática (dependendo da câmera que é usada/suportada), mas também vem com capacidades bem avançadas de relatório e teste de cada ponto de foco individual. O software se tornou cada vez mais popular ultimamente em câmeras Nikon, graças a todo o fiasco da D800, porque ele pode mostrar claramente quais pontos de foco são precisos e quais não são, como é mostrado na imagem abaixo:



Read more: http://photographylife.com/how-to-calibrate-lenses#ixzz39ivHnSKP


Eu acho que esse software pode ser um boa. No futuro pretendo comprá-lo para complementar o sistema que já tenho. Achei muito útil essa função de mostrar quais pontos de foco são os mais precisos e quais são os menos precisos.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px