Autor Tópico: Ajuste nitidez e foco Nikon D7100  (Lida 55703 vezes)

lrphotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 04 de Dezembro de 2013, 11:55:43
Olá pessoal !!

Sou novo aqui no fórum, inclusive novo com uma nikon na mão tb !!! KKK  :ok:

Estou lançando uma revista gourmet e aproveitei a vontade de fotografar com a fome de tirar as fotos !!! particularmente acredito que é o trabalho que todo fotógrafo gostaria de ter !!! tira as fotos e ainda por cima saboreia os DELICIOSOS pratos !!!  :clap: sem contar as cervejas e vinhos de acompanhamento !!!  :clap: :clap: :clap:

Para quem quiser ver algumas fotos, o facebook da Stilo Gourmet é: https://www.facebook.com/revistastilogourmet

Mas eu não to aqui p/ falar da revista estou aqui p/ tirar algumas dúvidas sobre meu equipamento...

Comprei uma nikon D7100 pois lí, em centenas de sites, que a nitidez dela é uma das melhores, que só ela e a D800e que não tem o filtro low-pass o que aumenta significativamente a nitidez das fotos, e por dezenas de outros motivos mais...

Porém !!!!  estou com sérios problemas...minhas fotos, ao visualizar no tamanho padrão dos programas, a nitidez é bem aceitável, porém quando se dá o zoom de 100% a foto não está nítida como eu esperava.

Já fucei a máquina inteira nas configurações, já fotografei no foco manual, já fiz de tudo, porém as fotos continuam saindo muito aquém do que eu gostaria !!!

Uma coisa que eu ainda não fiz, foi testar meu equipamento com uma lente mais nítida, pois a que veio junto é a 18-105mm básica da nikon...talvez seja até isso que esteja atrapalhando um pouco a nitidez.

Gostaria que alguém me ajudasse para solucionar esse meu problema...se eu tenho que comprar uma lente mais nítida, tipo uma 105mm macro ou uma 24-70mm.

Por favor me ajudem !!!

Abraços !!!


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2013, 13:24:28
Irphotos,

A melhor maneira de te ajudarmos é através da análise das imagens que você está fazendo.

Poste uma foto em RAW com o EXIF para podermos te ajudar de forma mais precisa.

Abraços,


lrphotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2013, 00:45:44
Bem...vamos lá...abaixo é uma foto que APARENTEMENTE está nítida...





PORÉM...ao dar um zoom à 100% :





O link para baixar o .nef (28.3MB) do arquivo é: http://thekla.com.br/forum/DSC_0247.NEF


Acho que agora deu p/ ter uma noção do que eu estou falando né ?!?!?! 8-)


lrphotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2013, 01:10:44
esqueci de colocar:

- f/4.5;
- 1/125s;
- ISO 100;
- Distância focal 26mm;
- Flash mako 3003+ softbox posicionado à frente, levemente à direita, rebatedor prata e 650W de Quartz Light Mako acima da câmera.
- 300dpi / 24bits;


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2013, 01:55:43
parece estar tudo certo, mas usou uma abertura muito grande, talvez um f/5 f/6 pois um dos copos esta focado, mas a garrafa de cerveja não o que parece ser tua intenção, a toalha de mesa está desfocada, caracteristica do efeito boquéh
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 01:56:37 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2013, 02:12:19
O foco está perfeito :ok:


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2013, 02:16:22
A foto está boa sim, use uma abertura mais fechada para aumentar a profundidade.
A 18-105 é uma lente básica, até a 18-55 é mais nitida que ela, hehehe.
A 105 micro N é um espetáculo!!!!
Tanto para macro como para retratos, só que com a sensor cropado fica fechado demais.
Para seu objetivo, se quer nitidez é uma boa pedida! A 85mm 1.8 é muito nitida também.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


lrphotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2013, 10:11:05
Eu usei o f/4.5 justamente p/ esse propósito, um leve desfoque na garrafa sendo o destaque a cerveja EXTREMAMENTE gelada com o fundo bem desfocado tb !!

A imagem produzida para a Revista ficou assim:




A foto em sí está boa (sem contar que a cerveja estava ótima depois !!) :worship:, só que eu estou querendo uma nitidez maior...eu imaginei que a 18-105mm fosse melhor do que a 18-55m, mas pelo visto não é...

Eu estou querendo comprar a 105mm micro, eu só queria confirmar se é a lente que, de certo modo, está causando está falta de nitidez ou se poderia(m) ser outro(s) fatores que estão atrapalhando !!!

Fico mais aliviado em saber que é a lente que está me atrapalhando...

Antes de comprar a D7100 eu tinha uma Sony a390 com uma 18-55mm e fiz essa foto:




dá p/ ver o reflexo da sacada no olho dela...basicamente é esse nível que eu gostaria de chegar p/ melhor !!!!! :ponder:

Com a D7100 e 18-105mm cheguei perto, mas não nessa qualidade !!! foi aí que eu me assustei !! uma sony a390 faz foto mais nítida do que uma nikon D7100 !?!?!?  :aua: :aua: :aua:



Leandrovsky

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • Fickr
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:20:00
Amigo,
Para um resultado mais nítido:
- Lente melhor (para ver o quesito nitidez de uma lente consulte os testes do DxO)
- Tripé
- Captura em MUP com disparo remoto
- Ajuste fino do foco se orientando pelo Lv com zoom em 100%.



 Obs: a cerveja não tá dando um sensação de geladassa. É importante o balanço de branco adequado.


lrphotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2013, 13:39:18
Citar
Amigo,
Para um resultado mais nítido:
- Lente melhor (para ver o quesito nitidez de uma lente consulte os testes do DxO)
- Tripé
- Captura em MUP com disparo remoto
- Ajuste fino do foco se orientando pelo Lv com zoom em 100%.

O tripé, MUP e ajuste pelo Live View foram feitos, a única coisa que não foi utilizado foi a lente de melhor qualidade...é por isso que eu abri o tópico, para saber se são as configurações ou se é a lente o problema da falta de nitidez !!! :ok:


Citar
Obs: a cerveja não tá dando um sensação de geladassa. É importante o balanço de branco adequado.


A cerveja está escura pq ela é escura assim mesmo...não tem erro de compensação de branco não !!! está no limite, veja a espuma como está !!! :ponder:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2013, 13:59:47
Parece que a Nikon tem bem mais cor nums exemplos que passou, pra melhorar a Nitidez na foto em questão poderia ter diminuido a abertura do diafragma e subir o ISO um pouco, vc usou 100, tem até o 3200 pra usar tranquilo, mas a foto está boa sim!!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:10:48
lrphotos,

Cara, na minha opinião se você quer mais nitidez que essa você só conseguirá aplicando um sharpen na pós...

Não sei se na A390 você fotografou em RAW ou JPEG, mas se foi em JPEG, dependendo dos pre-sets, a própria câmera pode ter aplicado o sharpen na conversão.

Outro fator que pode causar a maior sensação de nitidez na foto dos olhos da garotinha é o esquema de luz utilizado, tenho certeza que se você usar a mesma técnica e a mesmo esquema de iluminação, tanto a A390 + 18-55, quanto a D7100 + 18-105, apresentarão resultados equivalentes.

  :ok:
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 14:11:27 por Song »


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:12:39
Parece que a Nikon tem bem mais cor nums exemplos que passou, pra melhorar a Nitidez na foto em questão poderia ter diminuido a abertura do diafragma e subir o ISO um pouco, vc usou 100, tem até o 3200 pra usar tranquilo, mas a foto está boa sim!!!!

Apenas ressaltar que qualquer aumento do ISO degrada a qualidade geral da imagem, incluíndo a questão da nitidez...


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:26:32
Apenas ressaltar que qualquer aumento do ISO degrada a qualidade geral da imagem, incluíndo a questão da nitidez...

Sim Song e muito bem ressaltado, ressalto também que Reflex não perde tanto, é só a questão de conhecer o equipamento e não aumentar o ISO desgovernadamente, ISO 800 em algumas compactas, só perde a definição, em Reflex até uns 1600 também só se perde a definição e se for full-frame melhor ainda, será que ISO 800 já não é mais do que suficiente pra foto em questão em menor abertura?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:33:48
Sim Song e muito bem ressaltado, ressalto também que Reflex não perde tanto, é só a questão de conhecer o equipamento e não aumentar o ISO desgovernadamente, ISO 800 em algumas compactas, só perde a definição, em Reflex até uns 1600 também só se perde a definição e se for full-frame melhor ainda, será que ISO 800 já não é mais do que suficiente pra foto em questão em menor abertura?

Se ele quer melhor nitidez a resposta é não.

Se ele quer aumentar a profundidade de campo a resposta também é não, é muito melhor aumentar a potencia do flash ou utilizar um tempo de exposição maior para compensar a perda de luz.

Vou dizer novamente, qualquer aumento no ISO degrada a qualidade da imagem.

 :ok: