Autor Tópico: O que é melhor comprar COM nota fiscal: Corpo da câmera ou objetivas?  (Lida 1421 vezes)

Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Pessoal, boa tarde!

Estou em processo de análise para comprar uma DSLR e 2 lentes. É de conhecimento de todos que algumas pessoas físicas, de confiança, comercializam equipamentos novos com preços muito atrativos, com o detalhe de NÃO fornecerem Nota Fiscal.

Para mim, comprar tudo em loja, adicionando aí, bolsa, cartão SD, etc, ficaria meio pesado no orçamento.

Qual seria a melhor opção para comprar numa loja estabelecida e ter a segurança da Nota Fiscal para eventuais problemas: o corpo ou as lentes???

Grato,

Anderson
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2013, 12:57:08
Se pretendes sair do país levando teu equipamento (exceto se levar apenas um corpo e uma lente, caso no qual o equipamento é considerado de uso pessoal e isento de imposto) precisas das notas fiscais para retornar ao país com o equipamento. Um local onde recentemente adquiri lentes com nota-fiscal quente e preços honestos foi a AngelFoto. Sem a nota ao voltar ao país tens a possibilidade de que sejam cobrados os impostos. Outros motivos para escolher opções com nota:
1- Ter a certeza de que os impostos foram pagos.
2- Não alimentar a indústria de contrabando.
3- Ter comprovante universal de propriedade do item (comprovante que pode ser usado em registros de ocorrência policiais, processos jurídicos e afins).
4- Garantia dada pela loja (ou pelo fabricante no caso de revenda oficial da marca no país).
5- Garantia (se originário de lojas idôneas) de que o produto não é fruto de roubo, desvio e afins.

O preço que se paga pela existência da nota é o preço ligeiramente acima do contrabando, que não paga qualquer imposto.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2013, 12:57:35 por jauvane »
JVc.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2013, 17:20:48
Pessoal, boa tarde!

Estou em processo de análise para comprar uma DSLR e 2 lentes. É de conhecimento de todos que algumas pessoas físicas, de confiança, comercializam equipamentos novos com preços muito atrativos, com o detalhe de NÃO fornecerem Nota Fiscal.

Para mim, comprar tudo em loja, adicionando aí, bolsa, cartão SD, etc, ficaria meio pesado no orçamento.

Qual seria a melhor opção para comprar numa loja estabelecida e ter a segurança da Nota Fiscal para eventuais problemas: o corpo ou as lentes???

Grato,

Anderson

Qual problemas você vê em comprar sem nota?
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2013, 17:33:48
Qual problemas você vê em comprar sem nota?

Então, o principal seria a inexistência de garantia. Se o produto der problema, pra onde eu corro? Além disso, tem o problema em relação a sair do país, como disse o jauvane. Minha dúvida seria mais ou menos: Em que poderia confiar mais em relação a não dar problemas: corpo ou lentes?  :ok:
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2013, 17:41:44
Agora sim, está explicado e podemos te ajudar.
A maioria dos locais que você encontra os produtos abaixo do preço de uma loja, são produtos importados se forma não muito correta.
Assim, a nota fiscal que eles te dão, não te da direito a garantia da Canon Brasil.

Nenhum equipamento comprado fora do Brasil tem direito a garantia Canon Brasil ou qualquer outra fabricante (até onde eu sei).
Significa que a sua nota não tem valor em caso de quebra. Por isso sempre pergunte a loja o tempo de garantia.
Normalmente eles te darão 3 meses de loja, nesse caso a nota ou não, não fará diferença em caso de quebra, porque a Canon não irá arrumar.

A não ser que você compre em uma loja que faça a importação autorizada e legal.
Ai você terá a garantia da Canon Brasil, porém o preço também é bem maior.

Quanto a sair do país é aquilo! Você vai sair em breve?
Pensa em levar a câmera quando for sair?

Acho que você consegue uma declaração de saída do Brasil com os equipamentos, para viajar sem nota (eu acho, só acho).
Tem que ver no aeroporto ou na policia federal! =)

[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2013, 19:13:10
respondendo sua pergunta mais diretamente..

é mais facil um corpo dar problema do que uma lente... corpos são mais sensiveis, tem vida util mediana e tem mais componentes eletronicos para dar pau... ja uma lente nao(se for uma BOA lente, é claro)
@jacobfotografiacriativa


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2013, 19:26:57
Eu fiz muitos trabalhos em Foz do Iguaçu, onde a fiscalização é chata, e comprei minha 5dmkIII e objetivas de trabalho com NFe.

Acho que vale a pena, embora um pouco caro, mas se trabalha-se com isso, basta repassar pro cliente.

Aliás, acho que se todos os fotógrafos usassem equipamentos legalizados e softwares originais, talvez o mercado  fosse mais justo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2013, 19:29:23
A declaração de saída de bens está extinta.


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2013, 23:41:03
Agora sim, está explicado e podemos te ajudar.
A maioria dos locais que você encontra os produtos abaixo do preço de uma loja, são produtos importados se forma não muito correta.
Assim, a nota fiscal que eles te dão, não te da direito a garantia da Canon Brasil.

Nenhum equipamento comprado fora do Brasil tem direito a garantia Canon Brasil ou qualquer outra fabricante (até onde eu sei).
Significa que a sua nota não tem valor em caso de quebra. Por isso sempre pergunte a loja o tempo de garantia.
Normalmente eles te darão 3 meses de loja, nesse caso a nota ou não, não fará diferença em caso de quebra, porque a Canon não irá arrumar.

A não ser que você compre em uma loja que faça a importação autorizada e legal.
Ai você terá a garantia da Canon Brasil, porém o preço também é bem maior.

Quanto a sair do país é aquilo! Você vai sair em breve?
Pensa em levar a câmera quando for sair?

Acho que você consegue uma declaração de saída do Brasil com os equipamentos, para viajar sem nota (eu acho, só acho).
Tem que ver no aeroporto ou na policia federal! =)

Amigo Cooler, obrigado pela atenção.
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2013, 23:42:02
respondendo sua pergunta mais diretamente..

é mais facil um corpo dar problema do que uma lente... corpos são mais sensiveis, tem vida util mediana e tem mais componentes eletronicos para dar pau... ja uma lente nao(se for uma BOA lente, é claro)

André, respondeu diretamente mesmo, e no caminho que eu imaginava. Valeu!!!!
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2013, 23:43:48
Eu fiz muitos trabalhos em Foz do Iguaçu, onde a fiscalização é chata, e comprei minha 5dmkIII e objetivas de trabalho com NFe.

Acho que vale a pena, embora um pouco caro, mas se trabalha-se com isso, basta repassar pro cliente.

Aliás, acho que se todos os fotógrafos usassem equipamentos legalizados e softwares originais, talvez o mercado  fosse mais justo.

Cláudio,

Apesar de minha compra não ter intenções profissionais, concordo com seu ponto de vista.  :ok:
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/