Autor Tópico: Primeiro casamento  (Lida 3010 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 16 de Agosto de 2006, 09:21:11
Bom dia pessoal,

Surgiu uma oportunidade para fotografar meu primeiro casamento como fotógrafo oficial...
A história é a seguinte: há alguns meses, fiz algumas fotos como fotógrafo "xereta" no casamento da minha prima. Fiz algumas ampliações 20x30 cm e dei de presente para a mãe dela (já que minha prima teria o álbum oficial). Elas gostaram muito das fotos!
Minha prima mostrou as fotos para uma amiga que vai se casar no início de Setembro. Esta amiga dela também gostou bastante das fotos e perguntou se eu não fotografaria o casamento dela.
O motivo principal por ela ter me procurado é que ela diz não ter dinheiro o suficiente para contratar um fotógrafo profissional experiente.
Eu achei interessante a proposta e, como tenho apenas 1 câmera, convidei um amigo daqui do fórum para me ajudar e estou esperando a resposta dele.

Agora algumas dúvidas:
- Que formato de arquivo usar na câmera: RAW ou JPEG?
- Flash: difusor (omni bounce) ou rebatedor?
- Lente zoom grande angular: atualmente tenho uma Canon EF 17-40mm f/4 L USM. Dá para usar em casamento ou melhor uma de range/abertura maiores?
- Que ISO: 100, 200, 400, 800? Até que minha câmera não tem tanto ruído em ISO 800.
- Quais as fotos "obrigatórias" em um casamento?
- Qual um preço razoável a cobrar? (Levar em consideração que não sou profissional, nem experiente e a noiva não pode pagar um valor alto). Quem puder, por favor me envie em PVT sobre esta dúvida.

Meu principal interesse nisso tudo é ADQUIRIR EXPERIÊNCIA. Portanto, não estou querendo lucrar muito com isso. Ela pagando o custo das ampliações e álbum, o adicional que vier para mim já será um lucro...

Conto com a ajuda de vocês nestas questões. Por favor, usem o bom senso.

Obrigado desde já,
                            Fabio

 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 10:23:34
Olá Fabio, vamos tentar ajudar um pouco ai.

Sobre equipamentos, bom, vamos lá primeira coisa, bate em JPGE (vai ter foto demais pra se tratar no raw (menos de 150 fotos nem pensar e provavelmente o dobro disso pra mais).

A lente 17-40 é útil pra pratoicamente todo o evento, pq vc vai poder circular, mas se seu amigo for, que ele esteja com uma lente mais longa (28-135 é mão na roda....rs se começasse em 28 reais seria a ideal pra qualquer evento desse tipo).

Iso, cara se 400 não tem ruído, pra que menos? direto nele, flash se der rebatido no teto, o omni ajuda pacas.

As velocidades devem ser relativamente baixas pra vc aproveitar a luz do fundo da igreja, se tiver alguém filmando, cuidado pra não atrapalhar o cara e abusa da luz dele...rs

Algumas cenas que vc não pode perder Entrada da Noiva, (frente e costas - ai o auxiliar vai ter que fazer uma das duas) antes dela descer do carro, faça umas tomadas posadas de dentro do carro (com a 17 fica bem legal), entrevista a noiva e veja se vaiter pai, mãe, parentes importantes e tal, veja quem não pode faltar e faça as fotos, o segundo fotógrafo pega os lances mais livres do casório, ou outros ângulos das fotos que vc fizer

Beijo, troca de alianças, bouquet, isso nunca pode faltar

Preço mando por pm, como pediu, ams lembre-se nção é ofato desse ser o primeiro que faz vc cobrar mais barato.... até pq se vc fizer qualquer besteira, vão falar um monte, mais fácil parcelar em várias prestações
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2006, 10:43:55
Oba, eu fico só lendo e aprendendo com vcs, hehehe;
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2006, 11:36:07
Descubra onde vai ser o lugar e a hora do casamento, depois da um pulo lá
de preferência no mesmo horário e leva a digicam para fazer uns testes.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2006, 12:15:15
Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Ajudou muito!

Alex, te enviei MP.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2006, 12:21:00
Ah, além da 17-40mm f/4 L também possuo uma 50mm f/1.8 e uma 105mm f/2.8 Macro. Seriam úteis para um casamento?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2006, 16:15:30
Realmente excelentes as dicas do pessoal.
Qto ao lance de ir na igreja antes, vá junto com o fotógrafo assistente e peça pra ele ir de camiseta branca lisa pra vc testar fotometria. Estude a iluminação do local, seu posicionamento e seria interessante vc combinar com os noivos alguns detalhes por exemplo a hora das alianças, pra que não sejam colocadas de maneira estabanada, e aí vai.
Se seu amigo for, vc poderia usar a 17-40 e ficar mais perto dos noivos e ele com uma tele pra captar detalhes. Um making off é bastante valorizado tb.
De resto é ir sem medo e mande bala... :thmbup:
Abraços,
Edu
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2006, 16:19:36
Citar
Ah, além da 17-40mm f/4 L também possuo uma 50mm f/1.8 e uma 105mm f/2.8 Macro. Seriam úteis para um casamento?
tnta uma 28-135 zoom nesse tipo de trabalho é MUITO mais interessante (além da 17-40 que vai acabar ficando com vc o tempo todo
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


RS Pioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2006, 11:09:42
Fabio, eu também já fui fotógrafo "xereta" de casamento. E percebi que é muito importante o fotógrafo coordenar/orientar os noivos e padrinho para que vc não perca fotos importantes. Ou seja, dirigir o evento fotográfico. Tem que ser ativo, como um diretor de filme!
Vc tem que impor o ritmo da cerimônia. Por exemplo, converse com a noiva e peça pra ela ficar no carro aguardando as fotos sugeridas pelo amigo no post acima. Na entrada da igreja, MARQUE no chão um lugar onde ela deve parar para ser fotografada de frente e de costas. MARQUE também um lugar onde fotografará os padrinhos e peça para eles pararem. Não marque perto da escada do altar, pois as pessoas tendem a olhar para baixo/degraus com medo de cair. Vc pode até usar gestos sutis na hora, indicando a parada. O que não pode acontecer, são os casais passarem correndo e vc ter se virar para fazer as imagens, ok?
A mesma coisa vc deve fazer nas fotos após a cerimônia. Aquelas fotos posadas do casal sozinho e depois com a família que são feitas próximas ao bolo. A sua direção será muito importante. Procure alguns exemplos de poses na WEB e dirija o casal para fazê-las. Depois, vá instruindo o casal a chamar os parentes mais próximos, pais, padrinhos, amigos... eles se sentem bem com uma pessoa confiante fazendo o serviço.
O resto, a parte técnica é contigo.
Depois coloque aqui como foi o evento.
Boa sorte!  :thmbup:  
Rafael Pioli
D-SLR Olympus E-500
Zuiko Digital 14-45mm + UV Hoya
Zuiko Digital 40-150mm


RS Pioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2006, 11:11:16
Ah, outra coisa... leia aqui o manual completo sobre fotos de casamento!!!
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=1284
Rafael Pioli
D-SLR Olympus E-500
Zuiko Digital 14-45mm + UV Hoya
Zuiko Digital 40-150mm


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2006, 20:26:19
Rafael, obrigado pelas dicas!
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


RS Pioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2006, 20:33:01
Poxa, vi que vc é de Santo André. Minha família inteira é de Santo André. Pena que hoje eu estou morando tão longe (Goiás), senão ia fazer este casamento com vc como fotógrafo "xereta" fazendo só o fotojornalismo!
Mas, é isso aí... estude bem as dicas passadas e boa sorte!  :thmbup:  
Rafael Pioli
D-SLR Olympus E-500
Zuiko Digital 14-45mm + UV Hoya
Zuiko Digital 40-150mm


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2006, 02:15:39
Fábio,

Como o Alex já te deu quase todas as dicas, fica aí meus votos de boa sorte pra você! :)

Se precisar de algum toque específico, fique à vontade.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2006, 09:17:49
Citar
Fábio,

Como o Alex já te deu quase todas as dicas, fica aí meus votos de boa sorte pra você! :)

Se precisar de algum toque específico, fique à vontade.

Abraço,
Fernando
Obrigado Fernando!

Ontem mesmo fui a um casamento da vizinha que mora aqui em frente. O fotógrafo estava usando uma Canon 20D ou 30D e a lente do kit! rs

O flash ele ora direcionava direto, ora rebatia no teto e ora usava um pequeno rebatedor branco.

Abraços
 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:07:20
Olha, já ví mta gente usando lente de kit em casamentos.

Espero que vc consiga registrar o casamento a contento!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!