Autor Tópico: Câmera ou filmadora?  (Lida 3261 vezes)

LeandroSouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • O seu destino é você quem faz.
Online: 04 de Dezembro de 2013, 18:54:36
Olá galera do Mundo Fotográfico, eu tenho algumas dúvidas relacionada a filmagens. Será que vocês poderia me ajudar?
Estou prestes a criar um canal no YouTube de humor, quero investir legal nele antes de começar pois vai ser um humor diferente. Vou fazer gravações nas ruas da cidade brincando com as pessoas desconhecidas. Mas eu tenho uma séria dúvida...
Qual devo usar, uma câmera ou uma filmadora? Porque o canal vai ser tipo uma "Câmera escondida nas ruas". Quero uma qualidade legal para meus vídeos. Mas eu também queria tirar fotos...
Vocês poderiam me falar também sobre o tempo de duração de filmagens? Pois vi que o tempo te limitação do arquivo das câmeras é de 4GB ou seja 29min..
Obrigado!


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2013, 10:32:13
  A minha câmera grava 29 minutos em vários arquivos de 4gb (no meu modelo não da nenhuma travadinha entre cada arquivo)
 Para o seu propósito eu iria pegar uma filmadora mesmo, pois elas tem um zoom maior que as lentes de kit que vão vir em uma HDSLR, e fora que precisa de menos pratica para usar uma handycam   :D

 Se vc vai filmar a distancia e quer captar o áudio seria o ideal usar um gravador de áudio externo com um mic de lapela ou algo assim  :ok:


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2013, 11:13:57
eu no seu caso iria de filmadora + lapela e gravador no ator, dslr é melhor pra ambiente mais controlado, camera fixa, eu tenho uma sony cx150 que pra esse seu proposito serviria muito bem, procure pelos modelos da sony e da jvc, que são os mais faceis de encontrar, a qualidade de video fica notavelmente abaixo de uma dslr, mas no seu caso a handycam já supre, pois na minha opinião, o ganho com a facilidade do uso e a portabilidade dela, valem mais que o ganho que você teria na qualidade de vídeo.

isso se alguem for operar a câmera, se ela for ficar escondida sozinha gravando, pode ser que uma gopro sirva tbm.

depois poste o canal pra nos.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


LeandroSouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • O seu destino é você quem faz.
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2013, 19:06:12
Então gente, eu queria mesmo uma câmera. Mas eu estava vendo a Filmadora Sony HDR-PJ230, e ela me parece ser ótima! Vocês me recomendam uma melhor?
Eu vou comprar um Tascam DR-40, e um mic de lapela. No caso eu serei o ator, estou há 1 mês já investindo no canal e correndo atrás de tudo para deixa-lo simplesmente um show!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 19:06:53 por LeandroSouza »


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:47:35
Leandro, se o projetor nao fizer diferença eu iria de cx220 ou ate mesmo a cx190 se voce encontrar, eu tenho uma cx150 que eh praticamente da mesma linhagem e é muito boa essas filmadoras da sony, recomendo tbm pegar uma bateria fv70 ou fv100, a fv70 grava umas 3h 3h30, e um pistol grip, eu comprei um no ebay e fica mto melhor de manipular a camera.

Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2013, 10:08:21
Se o esquema é câmera escondida, recomendo 2 handycam...

com elas você terá um alcance muito bom (popularmente falando, um zoom alto) e conseguirá posicionar à distância.

Recomendo 2 pra uma pegar cena mais aberta e outra focar nas reações da pessoa... ou uma de frente pra você e outra de frente pra pessoa. Particularmente acho que com menos do que 2 câmeras o que você quer não rola.

A linha da Sony é uma das mais fáceis de achar no Brasil.. qualquer uma da linha "CX" acho que tá de bom tamanho pro que você quer. Tenho uma CX130 que já saiu de linha, nem sei qual o modelo atual dela.



LeandroSouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • O seu destino é você quem faz.
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2013, 12:27:47
Então amigo, ontem antes de me deitar, eu estava pensando nisso mesmo. No caso vou ter que comprar duas mesmo, pois uma para um ângulo reto, e outra para as reações das pessoas..


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2013, 23:40:36
Olá, Leandro

Se o que tenho a acrescentar pode lhe ser útil, fico satisfeito!

Tenho uma Canon T3i e estou no momento "investindo" em aprender a filmar com ela, visto que a comprei com o objetivo de fotografar. Isso, depois de uma profunda decepção que tive com uma handycam. Comprei o modelo HMX-H305BN/XAZ da Samsung, dita de "alta definição", filma em full HD, 30x zoom óptico, dupla estabilização de imagem etc. Na ocasião da minha compra, era uma das mais caras, se não a mais cara da Samsung. Ao começar a utilizá-la, entretanto, notei que as filmagens não tinham uma boa definição/nitidez. Testei em AUTO, fiz ajustes manuais, filmei em condições ótimas de luminosidade, com tripé etc., mas o resultado era sempre baixa definição/nitidez. Tirei fotos com ela e nas fotos fica bem evidenciada a falta de definição - isso, porque é uma filmadora de "alta definição"! Também com as fotos, testei em AUTO, com ajustes manuais, tripé etc., mas a qualidade é, sem exageros, um lixo. Então, levei numa assistência técnica da Samsung, onde "identificaram" um problema no "bloco óptico". Tocaram o tal "bloco óptico", levei pra casa, testei e o problema continuava. Levei de volta na assistência técnica, seguraram ela lá por mais de duas semanas, depois me retornaram dizendo que não haviam feito nada porque a filmadora "não tinha nenhum problema". O técnico concordou comigo que as imagens apresentavam baixa definição, mas afirmou que a qualidade "era aquela mesmo" - ou seja, um lixo. Muito ruim mesmo, isso, repito, para uma handycam full HD, de "alta definição". Bom, se é um problema (que a Samsung afirma que não é, que a qualidade é essa mesmo) ou não, ou as filmadoras da Samsung é que não têm qualidade de imagem e uma Sony, por exemplo teria, não sei. O fato, é que hoje tenho muito receio em adquirir uma outra handycam e de repente, essa baixa qualidade ser uma característica desse tipo de equipamento. Tenho uma GOPRO que, na minha opinião, tem uma ótima definição em full HD, especialmente em boas condições de luminosidade, entretanto, com alta distorção de imagem (dependendo da distância fica bem perceptível) e não ter ajustes de f/stop, velocidade, zoom etc. Sua versatilidade e portabilidade também são pontos fortes. Voltando para o seu caso, sinceramente, entre uma handycam e uma GOPRO, para o seu objetivo de uso, por via das dúvidas, eu te recomendo dar um olhada na GOPRO, se uma DSLR não lhe é conveniente, pois a qualidade de imagem de uma DSLR é muito, muito boa!

Quanto às handycam, se alguém possui esse modelo da Samsung ou de forma geral pode contribuir com informações à respeito, será bem-vindo!

Abraços
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2013, 21:22:18
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli