Autor Tópico: pilha x bateria ?  (Lida 2753 vezes)

angelicaeu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 05 de Dezembro de 2013, 02:52:06
estou querendo uma camera da nikom super zoo so que ela e a pilha ..
vale apena ou naum?
quais as vantagens e desvantagem?
agradeço


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2013, 03:50:32
estou querendo uma camera da nikom super zoo so que ela e a pilha ..
vale apena ou naum?
quais as vantagens e desvantagem?
agradeço

Repito aqui o que já disse em outro tópico:

"Embora seja possível, não é recomendável usar pilhas comuns, pela baixa durabilidade e custo.

Adquira um ou dois conjuntos de baterias recarregáveis e um carregador, como estes:

http://www.pilhaseneloop.com.br/index.php?route=product/product&path=59&product_id=55

http://www.pilhaseneloop.com.br/index.php?route=product/product&path=59&product_id=53"


Basicamente, a vantagem da bateria é a maior durabilidade, você faz um número de fotos bem maior com uma única carga. A desvantagem é que você sempre dependerá de alguma fonte de energia 110/220 para carregá-la.

Já as pilhas recarregáveis possibilitam menos fotos por carga, mas em uma emergência você sempre pode ir até a bodega da esquina e comprar um jogo de pilhas comuns para continuar a fotografar  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2013, 11:13:37
O que interessa é a capacidade da pilha/bateria e o consumo da câmera. Por exemplo, uma bateria de 1250 mAh tem menos reserva de energia do que um conjunto de pilhas AA de 2000 mAh. É simples assim. A maior vantagem da bateria é o tamanho e o peso e não a capacidade de carga. As vantagens das pilhas recarregaveis são o preço, a facilidade de encontrar e a possibilidade de poder usar um jogo de pilhas alcalinas em uma situação de emergencia, como já foi dito.

Compre um bom conjunto de pilhas recarregaveis e seja feliz. Recomendo Eneloop.





pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2013, 00:21:03
A desvantagem é que você sempre dependerá de alguma fonte de energia 110/220 para carregá-la.

É serio isso? E a bateria proprietária nao precisa de energia da rede pra se recarregar?

Já as pilhas recarregáveis possibilitam menos fotos por carga, mas em uma emergência você sempre pode ir até a bodega da esquina e comprar um jogo de pilhas comuns para continuar a fotografar  :ok:

Pensei que pilhas BOAS fossem mais eficientes que baterias e que o unico contra seria o volume maior.

Na minha opinião o fato da camera usar pilhas nao desmerece em nada, pelo contrario... se a bateria proprietaria chegar ao fim da vida antes da camera voce tera um pequeno problema. Ja pilhas... bem pilhas voce encontra ate num hospital a venda.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2013, 01:54:30
É serio isso? E a bateria proprietária nao precisa de energia da rede pra se recarregar?

Caso não tenha percebido, eu estava falando exatamente da bateria proprietária quando me referi à necessidade de energia da rede. Pilhas AA podem ser compradas até no botequim da esquina e, ora veja, já vêm com carga :)

Citar
Pensei que pilhas BOAS fossem mais eficientes que baterias e que o unico contra seria o volume maior.
Têm mais capacidade. Quanto à eficiencia, dependerá mais do equipamento, como explico abaixo.

O que interessa é a capacidade da pilha/bateria e o consumo da câmera. Por exemplo, uma bateria de 1250 mAh tem menos reserva de energia do que um conjunto de pilhas AA de 2000 mAh. É simples assim. A maior vantagem da bateria é o tamanho e o peso e não a capacidade de carga. As vantagens das pilhas recarregaveis são o preço, a facilidade de encontrar e a possibilidade de poder usar um jogo de pilhas alcalinas em uma situação de emergencia, como já foi dito.

Compre um bom conjunto de pilhas recarregaveis e seja feliz. Recomendo Eneloop.

Shalders, foi exatamente por isso que não mencionei a quantidade de carga armazenada. Esta de fato é maior nas pilhas recarregáveis. Acontece que, possivelmente por conta da tela e sensor usados 100% do tempo, o consumo das compactas também é maior. Preferi me referir ao número de fotos por carga, que em geral é bem maior nas DSLRs, que utilizam baterias proprietárias, na maioria dos casos, se não em todos. Mesmo no caso das compactas, que (novamente, em geral) utilizam apenas duas pilhas AA, nos modelos com bateria proprietária, esta dura mais. Já sobre as SZ que utilizam 4 pilhas AA, não posso opinar, pois nunca tive uma que usasse bateria proprietária.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2013, 11:08:47
A pilha nunca vai deixar de ser melhor que a bateria, de um modo geral, mas isso também é uma questão pessoal. Tem pessoas que simplesmente odeiam pilhas, acham bateria mais prático, mas eu acho justamente o contrário.

Praticidade não é só tamanho e peso...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:40:36
A pilha nunca vai deixar de ser melhor que a bateria, de um modo geral, mas isso também é uma questão pessoal. Tem pessoas que simplesmente odeiam pilhas, acham bateria mais prático, mas eu acho justamente o contrário.

Praticidade não é só tamanho e peso...

Pois é, cada caso é um caso, o conceito de "melhor" varia de acordo com as necessidades e com o que está disponível no mercado. Eu priorizo durabilidade (mais fotos com a mesma carga), portanto a bateria proprietária, para mim, é mais conveniente  :ok:

Por exemplo, se a 60D usasse 4 pilhas AA provavelmente a carga duraria mais, mas esta é uma situação que não existe :)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 14:44:08 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:58:22
Pois é, cada caso é um caso, o conceito de "melhor" varia de acordo com as necessidades e com o que está disponível no mercado. Eu priorizo durabilidade (mais fotos com a mesma carga), portanto a bateria proprietária, para mim, é mais conveniente  :ok:

Por exemplo, se a 60D usasse 4 pilhas AA provavelmente a carga duraria mais, mas esta é uma situação que não existe :)


Eu tenho 2 Pentax que usam pilhas, a ist-DS e a K200D. É impressionante como dura, talvez duas vezes mais que o conjunto T2i + bateria. Já a bateria da 5D parece eterna... e a bateria da Sigma DP2 Merrill uma lástima, menos q 100 fotos :(


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:06:43
Todas as baterias das Sigma DP duram quase nada, realmente uma lástima...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:11:15
Todas as baterias das Sigma DP duram quase nada, realmente uma lástima...


Pelo menos são baratinhas, tenho 6 delas...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:17:37
sem dúvida BATERIA. Pilha só em flash


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2013, 16:32:16

Pelo menos são baratinhas, tenho 6 delas...

O caso da DP2 é atípico, priorizaram o volume e reuniram uma bateria de relativamente baixa capacidade com uma câmera de alto consumo, deu no que deu :)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 16:33:34 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2013, 16:54:49
Tem também as câmeras que usam pilha e/ou bateria :D

Ex.: Pentax Kr





Bem que as outras marcas podiam copiar essa ideia do adaptador de pilhas da Pentax :assobi:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2013, 15:44:51
Ao colega, já deu para ver que é uma questão de opinião própria do que vale mais, ou seja, em ambos os caos têm-se prós e contras.
Desta forma, o que vale mais é o equipamento te entregar as fotos que desejas com o orçamento que tens.


Deixa de lado o item bateria/pilha, com o tempo você mesmo criará suas opiniões e escolhas sobre este item.
Compre sua câmera e boas fotos!!!
D200


carlospontes2929

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2013, 15:55:42
Na minha opinião bateria muito mais durável e caro, pilha barato e em qualquer botequim você encontra, pra câmeras maiores com toda certeza bateria, compactas pode ser pilha mesmo.