Autor Tópico: Como Fotografar primeiro evento?  (Lida 8092 vezes)

DdSblack09

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 06 de Dezembro de 2013, 01:02:12
Bom, consegui um bico pra fotografar uma formatura de uma escola. Tenho uma Samsumg WB100 ( sei que é horrível )
Queria dicas sobre como fotografar. Nunca fiz nada do tipo antes, e simplesmente não sei como proceder...

E antes que perguntem. O responsável pela formatura sabe que não sou profissional, Mas não possui fundos suficientes pra contratar um profissional. Então eu vou lá mais para ajudar, ja que todos os envolvidos estarão ocupados... ja que se trata de uma escola muito pequena. Como devo proceder ?


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2013, 11:56:42
Olha pelo visor a cena e aperta o botão q fica em cima do lado direito, creio eu..
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:39:07
Olha pelo visor a cena e aperta o botão q fica em cima do lado direito, creio eu..

Maldade,  :D :D :D :D :D :D

Bom, consegui um bico pra fotografar uma formatura de uma escola. Tenho uma Samsumg WB100 ( sei que é horrível )
Queria dicas sobre como fotografar. Nunca fiz nada do tipo antes, e simplesmente não sei como proceder...
Então, vc vai cobrar pra fazer as fotos?
A sua camera não é horrível. Apenas tem limitações. Uma delas é não ser recomendada para eventos que demandem rapidez e qualidade com pouca luz.
E antes que perguntem. O responsável pela formatura sabe que não sou profissional, Mas não possui fundos suficientes pra contratar um profissional. Então eu vou lá mais para ajudar, ja que todos os envolvidos estarão ocupados... ja que se trata de uma escola muito pequena. Como devo proceder ?

Cara, formatura é um negócio tenso. Muita gente, muita coisa acontecendo, etc...
O que não pode faltar é algumas fotinhos posadas dos formandos sozinhos, com a família, fotos da entrega do diploma, e foto com o diploma na mão. Isso é o mínimo dos mínimos pra ter algum registro.

Quantos formandos são?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:45:32

Olha pelo visor a cena e aperta o botão q fica em cima do lado direito, creio eu..

Maldade,  :D :D :D :D :D :D

Formatura, iluminação deficiente, pessoas em movimento, não tem equipamento e não sabe como proceder... To curioso para ver o resultado.

Não tem nem como dar dicas nessa situação, a primeira coisa seria comprar uma DSLR, uma lente clara e um flash, e fazer um curso básico.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 12:48:52 por Roberto Dellano »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:25:51
Formatura, iluminação deficiente, pessoas em movimento, não tem equipamento e não sabe como proceder... To curioso para ver o resultado.


Eu to com medo do resultado, na verdade...
 :D :D :hysterical: :hysterical: >:D >:D


Não tem nem como dar dicas nessa situação, a primeira coisa seria comprar uma DSLR, uma lente clara e um flash, e fazer um curso básico.

Pois é, cara... Essa não vai ter jeito não, srsrsrsrsrsrsrsr


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:29:03
Ajoelha e pede ajudo pro criador, brincadeirinha  :hysterical:

Amigão, faça o seu melhor a responsabilidade é da "produtora", depois eles vão vender o álbum por 2 conto pros formandos. Se o cara é só conhecido pegue a grana antes (caso vc vá receber pelo trabalho) se for amigo.... bem não sei o que dizer de um amigo destes.

Não assine nada, nem entrada de estacionamento e se essa maquina tiver EXIF apaga o seu nome

Vai na fé



ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2013, 13:53:25
Bom... se for formatura de escola de criança pequena acho que é mais tranquilo...

Sobre sua dúvida... Você tem que fotografar pelo menos 2 ou 3 vezes a entrega do canudo de cada criança pra garantir, se posicione bem perto, agachado pra não atrapalhar a visão de quem tá assistindo...

Se tiver apresentações de dança, vc vai sofrer com sua câmera, pq teria que usar velocidade e abertura maior pra conseguir algo bonito...não tenho ideia de como vai ficar com seu equipamento...

Mas o mais importante é não deixar passar nenhuma criança...esquecer alguém é um pecado mortal...rs


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:33:28
De onde tu é cara? Tu pretende entrar nesse ramo? Se sim, vai queimar muito teu filme assim... EU, tentaria ver se aqui mesmo pelo fórum não conseguiria alguém que fotografasse pra ti, sei de muita gente que querendo iniciar na área toparia cobrir, pra ganhar experiência, começar a fazer contatos, divulgar nome e tudo mais... Pode ser uma alternativa.

Ou negocia com o responsável pela formatura pelo menos alugar um equipamento um pouco mais condizente com a situação, nao deve ser tão caro assim, e se tu tiver um tempinho pra estudar o básico, tem alguma chance de não sair algo tão ruim =]
Tecpix + motorola do guga


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:40:40
Sem equipamento MINIMO pro trampo (equipamento MINIMO é uma DSLR principal e uma pra reserva, UM flash, e duas lentes, uma zoom e uma fixa clara), sem experiencia na área... cara, eu nao aceitaria, fala pro cara que você não tem experiencia e pronto, ele que de um jeito, sendo amigo seu ou nao!

Se voce pretende entrar na area entao, PIOR ainda, pois com quase toda certeza não ficara um trabalho bom e vao sair falando mal aos quatro ventos.
@jacobfotografiacriativa


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:44:32
kkkkkk Sacanagem, o pessoal não perdoa mesmo....
Mas vamos lá. Coisas que podem te ajudar bastante:
- Procura no google sobre dicas de fotografia para iniciantes. Tem bastante material. Aprenda o básico.
- Até a data do evento, pratique um pouco. Tire algumas fotos em condições diversas com a sua câmera e analise o resultado e como vc pode melhorar.
- Procure fotos de formaturas na internet, de preferência no estilo do evento que você vai fotografar, pra você ter uma noção do que se espera de fotos desse tipo. Você não especificou se é formatura de ensino fundamental, faculdade..
- Peça para o responsável pela escola te passar o cronograma da formatura. A ordem dos acontecimentos, onde os formandos irão ficar, os pais, etc. Saiba o máximo de informação possível sobre o evento pra você poder se antecipar e estar preparado para pegar os momentos importantes.
- Com o cronograma na mão, dê um jeito de ir até o local onde será o evento com alguns dias de antecedência e tire algumas fotos no local. De preferência no mesmo horário e com as mesmas condições de luz. Faça um "simulado" da formatura, procure os melhores ângulos para cada situação e as melhores configurações da sua câmera para cada condição de luz.
- O ideal seria você ter uma câmera de backup, mas se isso não for possível, leve pelo menos baterias e cartão de memória extras. Imprevistos acontecem.
No mais, boa sorte! :)
Depois volte aqui pra contar como foi!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:04:05
Citar
Então eu vou lá mais para ajudar, ja que todos os envolvidos estarão ocupados... ja que se trata de uma escola muito pequena. Como devo proceder ?

Pois é...o cara quer dicas de como se portar, de que tipo de foto ele precisa tirar, etc...

Ele sabe que o equipamento dele é ruim, e pelo que disse, se ele não fotografar, ninguém vai porque a escola não tem grana pra pagar...


Então, sem considerar o equipamento, os mais experientes podiam ajudar com dicas de que tipo de foto se tira em uma formatura...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:14:36
O problema aqui é que o tópico é "como fotografar primeiro evento", o que leva a crer que a intenção é que surjam outros... Mas de fato não vão se o trabalho não for bem feito. Acho muito válido todos os alertas dados neste sentido, queimar o nome se pretende entrar no mercado é complicado. Mas se a ideia dele é apenas registrar a formatura pra um amigo que não tem como fazer melhor, além do mínimo de estudo sobre o básico de fotografia, tem que dominar a câmera. ACHO que a wb100 é toda automática, ou não? Fica um pouco complicado, por mais boa vontade que o pessoal aqui tenha, dar uma fórmula certeira pro amigo...
Tecpix + motorola do guga


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:19:52
cara,
por experiência própria te digo que a possibilidade do resultado ser catastrófico é enorme.
- Falta experiência + Falta Equipamento = desastre anunciado.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:34:23
cara,
por experiência própria te digo que a possibilidade do resultado ser catastrófico é enorme.
- Falta experiência + Falta Equipamento = desastre anunciado.

x 1.000

Vale lembrar a velha e infalível Lei de Murphy  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2013, 21:26:22
a quesão principal nem é o equipo.
mas sim o conhecimento,com um bom conhecimento da pra fazer foto boa até com iphone...

acho que o negócio é fazer de graça uns trampinhos,depois compra uma dslr depois procura trabalhos remunerados...

quem tem medo de cag@r não come...já dizia minha vó.  :assobi: