Autor Tópico: Aos que desprezam Handycams em prol das DSLR  (Lida 3868 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 07 de Dezembro de 2013, 12:18:28
Muitas vezes aqui no forum aparece alguém perguntando qual equipamento comprar pra filmar e sempre vem uma enxurrada de gente recomendando DSLR sem nem mesmo saber qual o tipo de produção, de cena ou de conhecimento de quem tá comprando.

Então, pra quem pensa que DSLR é uma extrema maravilha e Handycam não presta, segue um pequeno "comparativo", que na realidade não nasceu pra ser um comparativo.

É um video composto com cenas de 3 equipamentos diferentes, gravado num teatro (não fui eu quem operou as câmeras porque sou eu quem está tocando)..

pra identificar o equipamento:

01 - câmera fixa com visão de um nível superior: handycam Sony CX130
02 - câmera fixa com visão no nível do palco: Canon T3i + lente 28-135 em f/4; 1/50s - o ISO precisou ir pra 3200 nessa condição de luz
03 - câmera na mão em planos mais fechados: Canon G1X

tirem suas próprias conclusões.. pra mim a DSLR teve o desempenho pior das 3  que foram usadas..

É óbvio que em outras condições uma DSLR pode ser imbatível, mas esse não foi o caso.

http://youtu.be/XbwYXTh5cW4
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 12:27:46 por Luciano.Queiroz »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2013, 12:41:47
Luciano,

Isso foi uma coisa que sempre comentei. A minha impressão é que a qualidade dos codecs das handycams é melhor, mesmo porque o sistema todo foi otimizado para tal. Tenho uma Canon T2i e uma Canon Vixia e a qualidade do video da handycam é muito melhor. As minhas outras comparações foram com as Panasonic micro 4/3 GF1, G2 e GH2 e mesmo assim Não sei sobre as full frames nem outras aps-c mais avançadas.

Tem gente que acha que as dslrs tem a maior qualidade possivel, etc etc. Tenho um grande amigo que é editor na Globo, já com mais de 20 anos de experiencia e ele disse que as imagens que ele recebe originárias de dslr (mesmo as Mk2-Mk3) ficam muito aquem das entregues pelas filmadoras profissionais, até me mostrou exemplos, e realmente é verdade. Mesmo porque não faria sentido a Canon e a Panasonic fabricarem filmadoras HD profissionais para bradcasting que custam na casa dos 30-50 mil dólares se as dslrs/micro 4/3 que elas mesmas fabricam fossem a altura. O codec, o fator de compressão e o processamento em tempo real são muito diferentes.





Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2013, 13:42:54
Eu tenho uma handycam da panasonic muito boa. Tem muitos recursos, filma até em 3d, o som dela é impecável, e mesmo assistindo em uma tv enorme full HD não percebo muitos artefatos.

Em várias situações eu prefiro usá-la ao invés da mk3, pois o processo é mais dispendioso na DSLR.

São equipamentos bem diferentes, a 5d é mais refinada, mas exige mais planejamento. Não recomendo pra filmar o filho correndo no parque ou um show da galinha pintadinha.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 13:43:41 por Claudio Rombauer »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2013, 14:14:16
Devo estar acompanhando muito pouco o fórum, pois não lembro de ter visto alguém recomendar DSLR para substituir uma filmadora dedicada. O que de fato vejo muito são pessoas perguntando que equipamento usar para filmar e fotografar. Partindo disso, é perfeitamente natural recomendar uma DSLR, somado ao fato de estarmos em um fórum de fotografia que tem uma seção de vídeo, e não o contrário, o que também justifica uma tendência nesta direção.

Tudo o que os colegas disseram é verdade, só não vejo esta "enxurrada" de recomendações de DSLRs exclusivamente para filmagens, mesmo porque quem entende um pouco que seja sabe que filmagem com DSLR em algumas situações pode apresentar resultados bons, mas não deixa de ser um quebra galho.

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2013, 15:16:34
Enxurrada eu nunca vi, mas me falaram umas 3 ou 4 vezes quando eu fui comprar a minha, pra eu aproveitar e comprar uma camera que além de fotografar, também filmasse.

Posso estar enganado, mas acho que depois da popularização das DSLR e compactas que filmam em full hd, as Handycams perderam um pouco de mercado.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2013, 15:23:41
Devo estar acompanhando muito pouco o fórum, pois não lembro de ter visto alguém recomendar DSLR para substituir uma filmadora dedicada. O que de fato vejo muito são pessoas perguntando que equipamento usar para filmar e fotografar. Partindo disso, é perfeitamente natural recomendar uma DSLR, somado ao fato de estarmos em um fórum de fotografia que tem uma seção de vídeo, e não o contrário, o que também justifica uma tendência nesta direção.

Tudo o que os colegas disseram é verdade, só não vejo esta "enxurrada" de recomendações de DSLRs exclusivamente para filmagens, mesmo porque quem entende um pouco que seja sabe que filmagem com DSLR em algumas situações pode apresentar resultados bons, mas não deixa de ser um quebra galho.



ah.. já vi vários casos Daniel..

Recentemente uma pessoa chegou com a seguinte questão: Um amigo ia comprar uma Canon 70D (ou seja ainda não tinha comprado) e queria indicação de uma lente pra comprar junto. Comentou que era pra filmar os alunos de teatro dele... então, pressupõe-se que teria cenas de baixa luminosidade, movimento, etc.. tudo que complica pra uma DSLR. Quando falei pra ele esquecer da 70D e comprar uma handycam caíram matando em cima de mim.. até lente fixa o pessoal recomendava, sem saber nem ao menos se era pra filmar um aluno por vez ou 20 em cima do palco.

Eu concordo que o forum é de fotografia e video não é (e provavelmente nunca vá ser) o foco daqui.. mas ando meio cansado dos papagaios de pirata que repetem o que ouvem por aí e nunca usaram uma vez sequer a função que recomendam... e antes que alguém reclame se a carapuça servir, esse comentário não tem direcionamento pra ninguém específico, falo de modo geral, ok?

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 15:26:20 por Luciano.Queiroz »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2013, 19:09:03
Dando uma deslizada de lado no tópico... Outra coisa bem interessante é que as filmagens com handycam (decentes) apresentam muito menos drops, artefatos e moiré do que as filmagens feitas com a maioria das dslrs.

O moiré então chega a irritar, especialmente na 5D Mk2/Mk3. Pra vocês terem uma idéia de como o problema as vezes incomoda muito, a Zeiss chegou a lançar um filtro chamado SOFTAR exatamente para isso.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2013, 22:18:47
DSLR pra filmar é uma coisa meio improvisada, não dá pra comparar com as câmeras dedicadas a isso, que, diga-se de passagem, custam dezenas de vezes mais caro que uma DSLR.

Mas já que filma, a galera aproveita e se vira com o que tem.

Por exemplo, não é a mais cara, mas compara uma 5D com uma Canon C500, é covardia.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2013, 21:12:31
É assim óh cada uma tem suas utilidades. A imagem das DSLRs é muito boa, alem de uma linguagem estética bem diferente (dof, etc...). Por exemplo as câmeras Canon + um tal de Magic Lantern tem produzido um monte de comerciais de baixo custo que se vê nas telas mundo afora.

Pode-se inclusive gravar RAW vídeo com uma simples 5D Mark 2, o que permite "headroom" fantástico para tratamento posterior com qualidade cinema.

Esse papo de codec resumidamente é o seguinte, tem codec de 13, 17, 24, 28, 50, 100, 200 Mbps, tem o lance da amostra 8bits, 10 bits, do chroma/luma (ex. 4:2:2, 4:4:4), a taxa de quadros (60p, 60i, 30p, 24p) e etc... e diversas outras questões embutidas ai.

Pra tv mesmo começa acima de 50 Mbps, seja Sony, JVC ou Panasonic, cada uma tem seus nomes para os próprios codecs. Cinema pra la de 100Mbps. Por exemplo, tem Apple ProRes, Avid DNxHD e muitos outros, com uma incrível capacidade de gravar em baixa compressão, em 8, 10, 12 bits RAW, etc... mas haja HD e HW pra tudo isso.

Essas câmeras para eventos que usamos por ai é codec de 28 ou 24 Mbps, e abaixo disso, a maioria das compactas dai pra baixo.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 21:16:12 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 22:18:24 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2013, 12:56:19
Mas ta muito errado comparar a 3 cameras nesse video, primeiro que a pessoas que filmou com a DSRL filmou na mão (completamente errado) deveria no minimo ter um monopé., as outras filmadoras estão no Tripe (eu acho) não se compara!!

Comparação totalmente errada, fora que a edição deveria passar algum software para tirar o tremido já que quem filmou não teve esse cuidado.
Ricardo Ghion


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2013, 13:03:25
As filmagens na DSRL nesse video estão com velocidade errada, provavelmente usou a lente do KIt que era escura, teve que aumentar o iso e baixar muito a velocidade ficou pessimo. e perdeu o foco.

Filmar com DSRL exige treino e equipamento para auxiliar a filmagem.

Eu filmo com a Sony HXR-NX70N e com a 6D e 7D, cada uma para um uso especifico. Filmar com a 6D ou 7D exige muito mais TREINO e Concentração.

Ricardo Ghion


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2013, 13:20:47
Acho que o problema é que as pessoas acham que filmar com DSLR é como filmar com Handycam, mas não é. Exige treino, exige pós e não serve para filmagens ininterruptas.

O fato é que, queira ou não, a área de vídeo com DSLR está mais que segmentada e não tem volta. Li estes dias em algum lugar que mais de 60% da produção publicitária no Brasil é feito com DSLR's. Uma boa parcela dos comerciais que se vê na televisão é feito com DSLR's e não com câmeras dedicadas, quanto mais com Handycams.

Quando minha filha fez 15 anos, falei com diversas produtoras e encontrei apenas uma que trabalhava apenas com filmadoras dedicadas. Falando com o pessoal, a grande maioria delas vendeu as caríssimas câmeras dedicadas trocando por DSLR's. Segundo eles, qualidade equivalente por uma parcela do preço, e a vantagem de poder utilizar lentes específicas para conseguir efeitos "diferentes" como DOF reduzidíssimo também por uma parcela do preço.

Errados ou não, não sei e não me cabe opinar. Sei que o aniversário foi filmado com uma dedicada Sony que não sei o modelo, sei que era um trambolho, e uma 60D. A Sony fez a fimagem "normal" e a 60D fez a tomada de takes que depois se transformaram em um clipe. Eu particularmente gostei muito mais da fimagem da 60D, tanto pela qualidade quanto pela linguagem que um sensor maior e lentes claras proporcionam.

PS: Vi agora o link que o Lindsay postou. Parece que não é só no Brasil e no meio publicitário, também na área de documentários as DSLR, capitaneadas pela Canon, são a grande maioria, 45%, enquanto que as Sony dedicadas ficaram com 25%. E aqui estamos falando de filmagem profissional, onde as HandyCam nem são consideradas.


« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, 13:25:35 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2013, 17:51:02
Mas ta muito errado comparar a 3 cameras nesse video, primeiro que a pessoas que filmou com a DSRL filmou na mão (completamente errado) deveria no minimo ter um monopé., as outras filmadoras estão no Tripe (eu acho) não se compara!!

Comparação totalmente errada, fora que a edição deveria passar algum software para tirar o tremido já que quem filmou não teve esse cuidado.

Ricardo, a câmera que está na mão não é DSLR, mas uma "compacta premium", a Canon G1X.. a DSLR tá num tripé, assim como a handycam sem vergonha da sony..

E outra, não sei se fui claro, mas a ideia também não é dizer que qualquer handycam sempre é melhor que DSLR.. mas sim mostrar pra quem não conhece e entra aqui perguntando de uma câmera pra filmar, que uma handycam é sim, na minha opinião, um melhor investimento que uma DSLR, pensando nos quesitos de investimento, facilidade de uso e resultado obtido.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, 17:51:47 por Luciano.Queiroz »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2013, 21:59:29
concordo Luciano!
Ricardo Ghion