É assim óh cada uma tem suas utilidades. A imagem das DSLRs é muito boa, alem de uma linguagem estética bem diferente (dof, etc...). Por exemplo as câmeras Canon + um tal de Magic Lantern tem produzido um monte de comerciais de baixo custo que se vê nas telas mundo afora.
Pode-se inclusive gravar RAW vídeo com uma simples 5D Mark 2, o que permite "headroom" fantástico para tratamento posterior com qualidade cinema.
Esse papo de codec resumidamente é o seguinte, tem codec de 13, 17, 24, 28, 50, 100, 200 Mbps, tem o lance da amostra 8bits, 10 bits, do chroma/luma (ex. 4:2:2, 4:4:4), a taxa de quadros (60p, 60i, 30p, 24p) e etc... e diversas outras questões embutidas ai.
Pra tv mesmo começa acima de 50 Mbps, seja Sony, JVC ou Panasonic, cada uma tem seus nomes para os próprios codecs. Cinema pra la de 100Mbps. Por exemplo, tem Apple ProRes, Avid DNxHD e muitos outros, com uma incrível capacidade de gravar em baixa compressão, em 8, 10, 12 bits RAW, etc... mas haja HD e HW pra tudo isso.
Essas câmeras para eventos que usamos por ai é codec de 28 ou 24 Mbps, e abaixo disso, a maioria das compactas dai pra baixo.