Autor Tópico: Desrespeito aos fotógrafos em parques públicos é assunto pro fórum?  (Lida 4069 vezes)

Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #15 Online: 29 de Novembro de 2013, 13:37:43
Não te levo a mal de maneira nenhuma ...
Mas me responde uma coisa: se eu parar meu carro na porta da sua casa, atrapalhando um pouco a saída do seu carro, você iria gostar?
Aí você estará me atrapalhando bastante. Além de estar infringindo a lei.  :D
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 13:41:58 por Hoogle »


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #16 Online: 29 de Novembro de 2013, 13:47:23
Aí você estará me atrapalhando bastante. Além de estar infringindo a lei.

Então veja os dois lados a moeda, temos que nos por um pouco no lugar dos outros.
Infelizmente, todos sabemos, está cheio de pessoas sem qualquer tipo de noção e bom senso.

Se antes era permitido a entrega de tripés, alguma coisa aconteceu para isso mudar certo?
Quero dizer, ninguém acordou de manhã e falou: Ahh ... quer saber, vou proibir tripés no parque.

Quando você está com o seu tripé, lá no canto fotografando um pássaro, quem você está atrapalhando? Ninguém!
Mas você há de concordar que, para cada um desses que não atrapalham ninguém, existe um sem noção.
E até mesmo pelo fato de, como a autora do tópico diz, isso estar tão aberto ao público (o que eu vejo como mais um argumento para o parque proibir e não para o parque liberar).

Se você utiliza parques, é óbvio que já viu cenas de abusos.
Já ficou sabendo de equipes monopolizando por horas uma determinada área.
Locais que você não pode nem passar perto, porque está cheio de pessoas em volta.

Então é como em uma eleição, a maioria vence ...
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #17 Online: 29 de Novembro de 2013, 13:53:42
Os fotógrafos são minoria e como minoria, não podem querer ocupar mais espaço do que a maioria.

Ouvi um boato por aí que tem gente cogitando falar sobre direitos das minorias. Que absurdo...

Brincadeiras à parte, como muito já se falou, existem lugares com grande fluxo de pessoas que por motivos óbvios não permitem tripés. Entendo que não é o caso de um parque, onde há espaço de sobra (quase sempre) e as pessoas vão para curtir o ambiente, diferente de um museu, onde vão para apreciar obras específicas.

Entendo que a Claudia está focando em um outro aspecto: O que caracteriza fotografia profissional x amadora.

Claudia, o que eu usaria como argumento para sustentar o seu ponto de vista na reunião, é o seguinte: A diferença não está de forma alguma no equipamento, o que caracteriza o profissional é simplesmente a motivação, a razão de ele estar ali fotografando. Pode ser seu vizinho com uma 1Dx e lente de 600mm tirando foto dos filhos (beeem de longe rs) ou o Sebastião Salgado com sua discreta Leica tirando fotos que vão ser publicadas na National Geographic e expostas em galerias no mundo todo. Quem é o profissional? E na opinião do diretor do parque?

Antes que voltem com a tal coisa do individual e coletivo, atrapalhar os outros, blablablá, deixo aqui uma pergunta: E uma família fazendo um piquenique, não ocupa mais espaço que um tripé? E um casal jogando frescobol? E uma rodinha de vôlei? E se eu quiser dançar com minha filha? Vamos proibir tudo e cada um só tem direito a seu meio metro quadrado?

Não é nessa sociedade que eu quero viver.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #18 Online: 29 de Novembro de 2013, 13:58:25
Citar
Se antes era permitido a entrega de tripés, alguma coisa aconteceu para isso mudar certo?
Quero dizer, ninguém acordou de manhã e falou: Ahh ... quer saber, vou proibir tripés no parque.

acredito que no caso do parque em questão, a motivação para a proibição é a ganancia... perceberam que tinha muita gente indo fazer ensaio e quiseram morder uma grana... assim, já que eles não tem competência pra criar uma regra coerente, definiram que tripé é profissional e não pode...só se pagar...

Pagando taxas, você pode montar praticamente um estúdio dentro do parque...ai nesse caso não está atrapalhando os outros?

O que falta aqui nesse país é bom senso...


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #19 Online: 29 de Novembro de 2013, 14:20:41
Ouvi um boato por aí que tem gente cogitando falar sobre direitos das minorias. Que absurdo...

Brincadeiras à parte ....

 :D
Espero que tenha falado em tom de brincadeira mesmo ahahaha
Porque querer comparar essa minoria a discriminação é bem diferente! =)

Abraços e sucesso!
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Novembro de 2013, 14:29:49
Toda lei ou regra é assim, então gostando ou não, muitos pagam por poucos.
Há radares de velocidade, porque há idiotas que acreditam que uma rodovia ou rua é pista.
Há fiscalização da lei seca, porque há idiotas que acham que podem beber e dirigir. Eu que nunca bebi na vida, também tenho que perder tempo na fiscalização.
Agora eu prefiro 100x perder tempo na fiscalização, do que perder a vida pra um idiota bêbado.

Eu disse ... faço sim papel de advogado do diabo.
Como pai, como alguém que vai com a família passear no parque, acho certo.
Ninguém está impedindo você de entrar com a sua câmera e fazer as suas fotos, está impedindo a entrada de tripés.

Não adianta falar que a situação do Brasil mudou, que muita gente quer entrar com tripé.
A quantidade de pessoas prejudicadas com a norma é mínima, perante a maioria que frequenta o parque.
Quantas pessoas são barradas das milhares que entram no parque?

Ah mas eu uso o meu tripé e não incomodo ninguém ...
Como toda lei e regra, muitos pagam por poucos.

Acho sim que os parques podiam liberar o uso durante a semana.
Já que o lugar é bem mais tranquilo e pouco frequentado, tripés e outros equipamentos não irão atrapalhar.

É só percorrer o fórum que verá as histórias mais bizarras por ai.
Casos de que fotógrafos mandam ajudantes na frente para reservar o local que desejam, impedindo que outros usem o espaço e tudo mais.

Infelizmente, enquanto as pessoas não aprenderem que o coletivo vem na frente do individual, regras assim terão que existir!

Sua vida não corre risco por tripés de usuários amadores (ou profissionais), normalmente. Seguindo sua linha de raciocínio, não deviamos ter previdência social porque tem gente que tenta fraudar ela ou porque ela come boa parte do orçamento da União Federal.
Se existe tal proibição administrativa de fato, ela precisa de um motivo para existir, e um motivo de relevante interesse público. Do jeito que estão fazendo, deixando o administrado no escuro e só falando de taxas e afins só fica clara uma coisa: alguém está querendo ganhar dinheiro em cima de outras pessoas.

Eu já cansei de ir no Ibirapuera e nunca fui importunado por fotógrafo algum. Novamente, se isso é um problema tão grande assim, não é ferrando a vida de todos que você vai resolvê-lo.



Antes que voltem com a tal coisa do individual e coletivo, atrapalhar os outros, blablablá, deixo aqui uma pergunta: E uma família fazendo um piquenique, não ocupa mais espaço que um tripé? E um casal jogando frescobol? E uma rodinha de vôlei? E se eu quiser dançar com minha filha? Vamos proibir tudo e cada um só tem direito a seu meio metro quadrado?


Não é nessa sociedade que eu quero viver.

 :ok: é!
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2013, 15:48:42
Sé já é regra, esta documentado tá errado sim.
Dai se é certo ou errado tem que correr atrás pois as pessoas que a fazem valer fizeram seu dever de casa e se preveniram criando regra.
Se não sabia é outra estória também, não tira o acerto de quem mantou guardar o tripé, dai é ter humildade de aceitar a situação do momento e fazer o que esta fazendo agora, juntando argumentos para uma afronta nos canais certos.

Seja em qual área for, quem esta no dia a dia com a situação sabe (ou deveria) saber mais sobre o assunto.
Não basta eu kir uma vez por semana, por uns minutos ou mesmo uma dezena deles em algum local e achar que não atrapalho.
A pessoa que esta alí constantemente é que sabe (ou deveria saber novamente) o contexto geral do dia, da semana, do mês . . . enfim o mal que essa ou aquela situação trás ou não.

É igual a fotografar casamento, o profissional fica do começo ao fim fotrografando e buscando fazer seu trabalho, o convidado que saca de uma câmera compacta ou celular não acha que esta atrapalhando ("foi só um segundinho" diz ele") mas ele não vê em contexto geral onde durante o dia de trabalho, em diversos momentos e locais diferentes foram 300 mãozinhas estranhas com suas compactas e celulares que interferiram em fotos importantes.

Enfim, cada um no se quadrado, seja para legislar, debater, reclamar . . . tá todo mundo certo.
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 03 de Dezembro de 2013, 17:53:32
"acho que se houvesse bom senso dos dois lados, não haveria porque fomar tais medidas."

Taí uma coisa que brasileiro não tem!!!
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:16:03
Se o parque ou praça é público, chame a Polícia e resolva a questão na Delegacia, se for o caso. E que haja indenização por danos morais! Sua liberdade não pode ser tolhida dentro daquilo que é de todos. Ninguém pode retirá-lo de um lugar comum por estar carregando um notebook, câmera, webcam, telefone celular ou tripé...

 :ok:
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/