Autor Tópico: [DUVIDA] Sou iniciante, qual câmera devo comprar?  (Lida 5000 vezes)

Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Dezembro de 2013, 14:56:50
Boa tarde pessoal, meu nome é Marlon, sou novo aqui no fórum. Estou interessado em comprar minha primeira câmera fotográfica mas estou com algumas duvidas sobre qual comprar e o que devo avaliar.

Tive a chance de conversar com um fotografo uma vez, eu disse a ele que não entendia do assunto, nunca tive qualquer experiência com uma câmera semi-profissional, mas que tinha uma imensa paixão por fotografia,  principalmente por filmagem.

Pedi alguns conselhos, perguntei qual câmera seria mais apropriada a mim como iniciante, e onde deveria comprar. Ele me recomendou uma T5i, junto com uma lente 24 105 série L, por gostar de filmagem, ele me disse que uma t5i me cairia bem.  Ele me recomendou uma loja no Paraguai que já havia realizado compras e que, segundo ele, se tratava de uma boa loja.

Conferi e os preços. Nesta loja eles estão vendendo a t5i em dois modelos. O primeiro vem com a lente 18-55mm, custando em torno de R$1700, o outro já vem com  uma lente 18-135mm, por R$2300. A lente 24-105mm esta mais ou menos por 1800 R$.
Agora vai ser difícil pra mim comprar a maquina junto com a 24-105, mas se a lente for mesmo necessária, eu irei compra-la futuramente também.

Mas eu gostaria de pedir a opinião de vocês, sobre a câmera em si e sobre a lente. O tem vocês tem a dizer sobre esse kit? A lente 24-105 realmente compensa? Se for pra comprar só a câmera, seria melhor a opção 18-55 ou a 18-135? Para um iniciante, o kit esta bom assim?

Como disse, sou iniciante, mas apesar disso me sinto confiante em começar já com uma câmera desse porte. Apesar de gostar de fotografia, meu principal foco agora é fazer filmagens, reuniões familiares, passeios ao ar livre, eventos noturnos, enfim, tudo relacionado a confraternizações.

Pessoal, deem suas opiniões, tudo que puderem me dizer sobre esses produtos me ajudará.

Desde já, obrigado pela sua atenção. Abraços.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2013, 16:02:20
Canon muito boa para filmagem. Principalmente com lentes SMT.
Agora outra dica... Panasonic GH3 cik lente 14-140 , bem superior a Canon T5i em filmagem e equivalente na fotografia ;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2013, 16:18:46
A T5i, ou mesmo a T4i, com a lente STM do kit é um excelente início. Quando possível uma lente L (24-105L) seria uma boa aquisição, mas uma opção que tem sido bem avaliada por aqui é a 18-135 STM, que podes também achar em kit com algumas câmeras Canon (A 70D com certeza, mas as da série T talvez também sejam opções). Se puderes adquirir a Canon EOS 70D com a 18-135 STM estarias extremamente bem servido. A 70D é hoje a melhor DSLR para gravação de vídeo, permitindo autofoco durante a gravação, com seleção no monitor da câmera, etc. Talvez encontres alguma 70D usada que seja viável.
JVc.


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2013, 16:50:03
Canon muito boa para filmagem. Principalmente com lentes SMT.
Agora outra dica... Panasonic GH3 cik lente 14-140 , bem superior a Canon T5i em filmagem e equivalente na fotografia ;)

A T5i, ou mesmo a T4i, com a lente STM do kit é um excelente início. Quando possível uma lente L (24-105L) seria uma boa aquisição, mas uma opção que tem sido bem avaliada por aqui é a 18-135 STM, que podes também achar em kit com algumas câmeras Canon (A 70D com certeza, mas as da série T talvez também sejam opções). Se puderes adquirir a Canon EOS 70D com a 18-135 STM estarias extremamente bem servido. A 70D é hoje a melhor DSLR para gravação de vídeo, permitindo autofoco durante a gravação, com seleção no monitor da câmera, etc. Talvez encontres alguma 70D usada que seja viável.

O que seria uma lente STM? É aquela que vem junto com a câmera? A t5i vem com uma 18-135mm , mas qual a diferença dela para uma 24-105L?
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 16:56:30 por Marlon Echermann »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2013, 17:39:41
É a sigla que designa uma lente mais silenciosa .
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:13:33
Alguem mais poderia se pronunciar? Preciso de mais referencias pessoal


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:40:12
Alguem mais poderia se pronunciar? Preciso de mais referencias pessoal
Queridão, é só usar o mecanismo de busca que irá encontrar todas as suas respostas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2013, 21:04:30
Queridão, é só usar o mecanismo de busca que irá encontrar todas as suas respostas.

Poise irmão, já fui atras do assunto em vários lugares inclusive aqui. Mas eu realmente não entendo metade das coisas que li, como já falei ali, sou leigo.

Somente escrevi esse tópico pois sei que não vou achar as respostas sozinho. Preciso da OPINIÃO de quem estiver disposto a dar, para poder tirar minhas conclusões com base nas respostas de minhas próprias duvidas. Acredito que esse seja o intuito deste forum, debater ideias. Ou estou errado?


Diogo Takahashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2013, 21:18:01
Esse conjunto T5i + 24-105L mais que supre suas necessidades pelo que vi. O bom eh que vc nao vai precisar de up por um boooom tempo!

A serie L alem de ser mais silenciosa, eh muito mais nitida!  A qualidade de imagem eh sensacional!

Se vc tiver essa grana pra investir, vai sem medo.
Ja a dica do sergiotucano sobre a pansonic eu ja nao posso falar.nada pois nao conheco.

Espero ter ajudado!

Abs.
Canon T3i + 18-55mm f3.5-5.6 + 50mm f1.8 + 85mm f1.8 + 18-200mm f3.5-5.6


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:40:27
Esse conjunto T5i + 24-105L mais que supre suas necessidades pelo que vi. O bom eh que vc nao vai precisar de up por um boooom tempo!

A serie L alem de ser mais silenciosa, eh muito mais nitida!  A qualidade de imagem eh sensacional!

Se vc tiver essa grana pra investir, vai sem medo.
Ja a dica do sergiotucano sobre a pansonic eu ja nao posso falar.nada pois nao conheco.

Espero ter ajudado!

Abs.

Nem sempre, tem muitos modelos L que só tem grife. Fiz um teste de nitidez e a 24-70 f2.8 (mark I) levou um coro de uma Tamron 17-50 em TODOS os aspectos de imagem.


Diogo Takahashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:44:13
Nem sempre, tem muitos modelos L que só tem grife. Fiz um teste de nitidez e a 24-70 f2.8 (mark I) levou um coro de uma Tamron 17-50 em TODOS os aspectos de imagem.
Serio? Nao sabia dessa...a Tamron tem foco automatico? Pq as rokinon nao tem mas o preco compensa pela qualidade de imagem.
Canon T3i + 18-55mm f3.5-5.6 + 50mm f1.8 + 85mm f1.8 + 18-200mm f3.5-5.6


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:50:28
Para iniciante eu recomendo uma Phase One 645 DF+ IQ260  com uma lente 80mm... Da uma qualidade de imagem sensacional!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2013, 22:12:11
Vlw as Dicas!!

Bom pelo que estou vendo ha uma variedade de marcas ai.  Eu já havia ouvido falar das Nikon, tem muita gente falando bem dessa t5i. Já a Panasonic e essa Phase One são novidades pra mim.

As propostas me pareceram interessantes mas como eu já estava de olho na Nikon acho que vou optar por essa marca mesmo.

Pensei em começar com essa 60d ou até uma 70d, pelo que li elas se sobressaem sobre a t5i. Mas o valor delas está muito alem do valor de uma t5i ( cerca de U$ 300 a mais), e vale lembrar que a t5i já não é das mais baratas. Então acho que uma t5i pra mim está de bom tamanho, acredito que ela não seja assim tão inferior ( ME CORRIJAM AQUI SE EU ESTIVER ERRADO).


Minha duvida agora é qual lente comprar acompanhada com a câmera.
Na loja Montecarlo, eu posso comprar a t5i com uma lente 18-135mm por U$ 998, ou, posso optar por uma igual só que com uma lente 18-55mm por U$ 765. A lente 24-105L eu vou deixar pra comprar futuramente, no momento estou sem dinheiro pra essa. Mas eu gostaria de saber qual lente seria melhor pra mim usar até lá. Uma 18-135 pelo que vi é boa pois me possibilita tirar fotos e fazer filmagens de uma distancia maior, mas não sei se ela seria tao eficaz quanto uma 18-55 quando fosse a usar para filmar e fotografar a uma curta distancia.

O que vocês acham?


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2013, 13:22:15
Serio? Nao sabia dessa...a Tamron tem foco automatico? Pq as rokinon nao tem mas o preco compensa pela qualidade de imagem.

Sim tem, o motor é convencional, mas tem exatamente a mesma velocidade da L, testei lado a lado.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2013, 14:22:31
Vlw as Dicas!!

Bom pelo que estou vendo ha uma variedade de marcas ai.  Eu já havia ouvido falar das Nikon, tem muita gente falando bem dessa t5i. Já a Panasonic e essa Phase One são novidades pra mim.

As propostas me pareceram interessantes mas como eu já estava de olho na Nikon acho que vou optar por essa marca mesmo.

Pensei em começar com essa 60d ou até uma 70d, pelo que li elas se sobressaem sobre a t5i. Mas o valor delas está muito alem do valor de uma t5i ( cerca de U$ 300 a mais), e vale lembrar que a t5i já não é das mais baratas. Então acho que uma t5i pra mim está de bom tamanho, acredito que ela não seja assim tão inferior ( ME CORRIJAM AQUI SE EU ESTIVER ERRADO).


Minha duvida agora é qual lente comprar acompanhada com a câmera.
Na loja Montecarlo, eu posso comprar a t5i com uma lente 18-135mm por U$ 998, ou, posso optar por uma igual só que com uma lente 18-55mm por U$ 765. A lente 24-105L eu vou deixar pra comprar futuramente, no momento estou sem dinheiro pra essa. Mas eu gostaria de saber qual lente seria melhor pra mim usar até lá. Uma 18-135 pelo que vi é boa pois me possibilita tirar fotos e fazer filmagens de uma distancia maior, mas não sei se ela seria tao eficaz quanto uma 18-55 quando fosse a usar para filmar e fotografar a uma curta distancia.

O que vocês acham?

Algumas considerações:

1. Os modelos que você citou (T5i, 60D e 70D) são da marca Canon, não da Nikon.

2. A Panasonic é uma marca boa, não sei especificamente sobre este modelo. Phase One é uma câmera caríssima usada por pouquíssimos profissionais e alguns amadores. Custa mais que um carro popular. O nosso moderador Pope estava sendo irônico.

3. Na minha opinião, a T5i ou a T3i são ótimas máquinas para você aprender. Quanto à lente, compre a que estiver mais condizente com seu orçamento. Todas as que você citou são muito boas. Se conseguir ir até uma loja física para ver por si mesmo a diferença de alcance entre a 15-55 e a 18-135 vai ser interessante para te a judar a decidir qual se enquadra melhor nas suas necessidades. A 24-105L é excelente, mas se fosse eu esperaria um pouco até você aprender melhor, aí poderá fazer um investimento em lentes que atendam melhor suas necessidades.

Abraços e boa sorte.
Rafael
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube