Autor Tópico: cláusula no contrato por atraso?  (Lida 6231 vezes)

mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Online: 09 de Dezembro de 2013, 13:51:55
Oi, pessoal ! Preciso de um help!

Uma das coisas que mais me deixam tensa antes de um evento, é o risco de chegar atrasada.
Com esse trânsito louco que rola no Rio, mesmo que a gente se programe pra chegar 1/2 horas antes, corremos o risco de chegar atrasado.
Fora outros imprevistos que possam ocorrer durante o trajeto..
Alguém tem em seu contrato alguma clausula que fale sobre o atraso do fotografo no evento?
Gostaria de colocar isso no meu.

Obrigada!  :ok:


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:08:25
Olha, acredito que a melhor opção seja você se programar para chegar com 1 hora de antecedência, já que meia hora podem não ser suficientes. Melhor pecar pelo excesso.

Imagina você cobrir um casamento e chegar depois da noiva? Ou mesmo fotografar um parto? Ligar e falar pro pai: "Segura um pouco aí porque estou atrasado"? Acredito que não tenha contrato que, por mais bem redigido que seja, te livre de punições.

Acredito que pior do que ser acionado judicialmente é ter seu nome vinculado com a de profissional sem comprometimento e que não cumpre horário. Você pode até ganhar a causa porém não terá muita vida profissional.

Esta é a minha opinião, pois não gostaria de contratar um profissional para um evento importante e o mesmo não chegar a tempo de registrá-lo.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:22:17
Sei que não é a pergunta do seu tópico...

Mas essa semana na formatura de primário da minha filha, o evento estava marcado pras 19hs. Por motivos pessoais e eu acabei chegando muito cedo e pude ver a equipe de fotografos chegando... Eles chegaram 17:20.

Indiferente do contrato, acho que é muito mais garantido chegar bem mais cedo do que calcular meia hora antes...Assim vc nunca vai precisar se utilizar da clausula... :D


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:24:23
ok, mas como eu falei mesmo você se programando pra chegar 1 hora antes ,que seja, podem ocorrer outros contra tempos.
Sei que para um evento infantil, 1/2 hora de atraso não vai comprometer a entrega do trabalho.. mas é bom ter isso no contrato, não?


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:29:01
nunca cheguei atrasada a um evento .. mas isso tem me deixado tensa!
Sábado passado, por exemplo, olhei no Waze as condições de transito para ir ao shopping..
Tudo ótimo .. 1/2 hora no maximo eu chegava ao shopping de carro.
Durante o trajeto aconteceu um acidente grave na linha amarela. Tudo parado.. fecharam pedágio. Não tinha pra onde correr.
Demorei 2 horas 1/2 pra chegar..fiquei imaginando se eu tivesse indo pra um evento.
Tô querendo colocar em contrato.. ninguém tem isso!?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2013, 15:02:49
Sinceramente acho que se colocar isso no contrato ninguém vai querer fechar com vc... particularmente se eu fosse contratar o serviço de alguém e tivesse uma clausula dessas não contrataria... eu trabalho trabalho com estúdio mas de vez em quando cubro alguns espetáculos de dança, costumo chegar com até 4 horas de antecedência, tb como musico acabo vendo a rotina de muitos fotografos que fazem a cobertura de casamentos, eventos, festas... normalmente chegamos mais cedo (6 a 10 horas antes do evento) para montagem de palco e passagem de som, e sempre vejo as equipes de cinegrafistas e fotografos tb já chegando no mesmo horário e descarregando seus equipamentos  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2013, 16:04:43

Imagina você cobrir um casamento e chegar depois da noiva? Ou mesmo fotografar um parto? Ligar e falar pro pai: "Segura um pouco aí porque estou atrasado"? Acredito que não tenha contrato que, por mais bem redigido que seja, te livre de punições.


:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2013, 16:34:25
Concordo com o Leo, não dá pra colocar isso em contrato, só vai afugentar os noivos. Vai passar a impressão de que isso é algo corriqueiro no seu trabalho, mesmo sendo apenas uma cláusula preventiva. O melhor é se programar pra chegar com 1h30 a 2h de antecedência. Sábado agora eu fui fazer um casamento em outra cidade, a 1h30 de distância. Me programei pra chegar com 2h de antecedência, mas peguei acidente na estrada, congestionamento, e demorei quase 3h pra chegar lá. Mas ainda assim, cheguei com uns 40min de antecedência, tempo suficiente pra fazer toda a decoração antes do 1° convidado chegar.

Eu gosto de chegar com muita antecedência, até pra fazer as coisas com calma, conhecer o local, conhecer as pessoas. De fim de semana o trânsito aqui em São Paulo é um tiquinho melhor que durante a semana, mas ainda assim prefiro chegar lá 2h antes e ficar esperando, do que chegar 10min atrasado...


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2013, 16:48:55
prefiro chegar lá 2h antes e ficar esperando, do que chegar 10min atrasado...

 :clap:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2013, 17:23:46
Os colegas já disseram tudo, mas reforço.
Não coloca isso no contrato não... vai sumir com os clientes.
Se eu fizesse casamento, programaria a chegada para no mínimo 2 a 3 h de antecedência.
Se vc adotar essa postura profissionalmente, pode ser até um ponto positivo... se algum cliente te questionar sobre um eventual atraso, vc dizendo que se programa pra chegar bem antes vai deixá-lo mais tranquilo.
Abs.


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2013, 19:36:45
Não há lógica colocar uma cláusula como esta no seu contrato. É querer que o cliente pague por um erro seu. Programe-se para chegar antes, 2, 3 hrs antes.. o que for necessário.
Estresse faz parte do nosso trabalho, saber lidar com ele também.


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2013, 01:23:07
Imagino os noivos pedirem para colocarem uma clausula no contrato sobre possibilidades no atraso do pagamento ao fotógrafo.
Pois afinal pode haver uma demissão de um dos cônjuges . . . o carro da família foi furtado e havia a necessidade de comprar outro . . . surgiu uma mega promoção para férias no caribe, etc e então em casos tais estes não será possível pagar o fotógrafo dentro do prazo marcado.

kkkkkk

Nunca há de se falar em chegar atrasado. Pode até acontecer, isso a gente não domina totalmente. Mesmo saindo 4 horas antes pode acontecer de se envolver em um acidente por exemplo, enfim. Mas isso é um fato ocorrido. Agora, querer se resguardar com uma bola de cristal e isentar-se isso não pode.

Acho desnecessário e até de mal gosto.
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:34:27
Ah, eu não arrisco.
Aqui em Maringá tudo é perto. Pra atravessar a cidade de ponta a ponta, não se leva mais de 40 minutos, mesmo em dias úteis.
Sendo assim, como conheço bem a cidade, no dia do evento, planejo dois ou três caminhos, (Com as ruas mais conservadas, o mais rápido, e o mais seguro).
Se o trajeto é de vinte minutos, além de uma hora habitual, coloco o dobro do tempo do trajeto.
Já aconteceu comigo de ir pra igreja errada, (Meu patrão passou errado, tá, engraçadinhos :D :D ), e ter que ir voado pra igreja.
Cheguei dez minutos antes de começar o casamento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:52:38
Já aconteceu comigo de ir pra igreja errada, (Meu patrão passou errado, tá, engraçadinhos :D :D ), e ter que ir voado pra igreja.
Cheguei dez minutos antes de começar o casamento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Vixe, já duas vezes eu recebi dos noivos o n° errado do local do casamento. Em um deles eu cheguei bem antes, então deu tempo de achar o n° certo. No outro, eu saí correndo do making of (que atrasou demaaaaaais) pra descobrir só na hora que o n° estava errado. E só fui avisado disso quando já tinha percebido (isso porque eu confirmei com a noiva o n° da igreja no dia anterior!). Nesse dia eu cheguei quando os padrinhos já estavam entrando, puta sufoco!


O pior é que no n° que a noiva tinha me passado, havia outra parte da igreja, uma parte administrativa, algo assim, e aí me confundiu todo quando eu fui pesquisar  na internet. E o pior é que todo mundo foi lá pra igreja certa mas ninguém fez questão de avisar o fotógrafo do endereço correto, sacanagem...


Depois dessa, eu passei a verificar sempre com muita certeza o endereço do evento. Vejo o nome da igreja (ou do buffet), procuro referências na internet, etc e tal...


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:43:25
Nossa,

Acho que por causa da minha ansiedade, sempre chego com no mínimo 1h de antecedência nos eventos, principalmente se o lugar é longe ou se é algum bairro que nunca fui ou que não conheço direito.  Olhar o mapa no Google é de lei.

Quanto ao contrato, acho totalmente fora de propósito. Se você está prestando um serviço, a responsabilidade é sua se o serviço não for prestado, mesmo que a culpa não seja.

Penso até se essa cláusula não poderia ser considerada nula ou abusiva numa eventual ação judicial. Peço ajuda dos universitários  ;)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8