Autor Tópico: Futuro da Olympus?  (Lida 4536 vezes)

vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Online: 09 de Dezembro de 2013, 13:53:39
Em um outro tópíco  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95632.msg964952#msg964952, um pouco a culpa foi minha, mas fugimos do assunto do tópico e decidi criar este tópico pra discutir o futuro da Olympus, possivelmente uma das melhores câmeras do mundo, se ela vai ter câmeras full-frame se serão Mirrorless ou Reflex requintadas, como será o futuro da Olympus, o que poderiamos talvez sugerir a ela quanto ao mount, todo o tipo de opinião será bem vinda e por mim, postar fotos tiradas com câmeras da marca, desde sem exagero por mim está liberado
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:31:53
O futuro para a Olympus simplesmente deve ser manter o rumo, pois se nos próximos 3 anos avançarem como fizeram nos últimos 3 anos, a chance do sistema micro 4/3 se equiparar aos sistemas APS-C de Canon e Nikon é muito grande, pois considerando sensor e câmeras já estão "pau a pau", em quantidade de lentes também (olhando apenas para lentes exclusivas APS-C), e em qualidade já estão à frente para as lentes disponíveis e equivalentes em comprimento focal.

Qualquer movimento para a criação de um novo sistema/mount vai enfraquecer a marca, e vai perder o sentido para os fãs!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:40:50
Sim, ela pode continuar nas Mirrorless Micro4/3, mas e se ela quiser fazer uma Reflex Full-Frame, ela vai precisar de um Mount novo, até por causa da vinhetagem, embora ela até possa criar algum efeito interessante imagino eu, principalmente que o sistema de M4/3 é de 15mm se eu não me engano e o FF é 35mm
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2013, 14:58:42
Sim, ela pode continuar nas Mirrorless Micro4/3, mas e se ela quiser fazer uma Reflex Full-Frame, ela vai precisar de um Mount novo, até por causa da vinhetagem, embora ela até possa criar algum efeito interessante imagino eu, principalmente que o sistema de M4/3 é de 15mm se eu não me engano e o FF é 35mm

Amigo, fisicamente não é possível no caso das micro 4/3, não tem como colocar um sensor FF nesse mount, é só medir que vai ver.

E outra, precisamos torcer pra que a Olympus não seja vendida ou feche as portas, pois, apesar da melhoria, diria que ela está pra sair da UTI, se não houver percalços novos em 2014.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2013, 15:05:44
Amigo, fisicamente não é possível no caso das micro 4/3, não tem como colocar um sensor FF nesse mount, é só medir que vai ver.

E outra, precisamos torcer pra que a Olympus não seja vendida ou feche as portas, pois, apesar da melhoria, diria que ela está pra sair da UTI, se não houver percalços novos em 2014.

Tem também isso, talvez ela faça uma parceria com a Leica, tinha era que alguma concorrente ajudar, pode ser a Canon ou a Nikon mesmo, fazer alguma parceria e o pessoal do amador parar de investir nas tekpix da vida tipo as Samsung, talvez até pior, se pelo menos economia fosse uma Nikon Coolpix, foi o que eu achei das vezes que fotografei com estas câmeras, pois investem nestas e as grandes que fazem coisa decente enfraquecem, talvez se a e-m1 vender bastante ela se recupere
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 15:08:36 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2013, 15:55:47
Talvez eu tenha sido grosseiro demais recentemente neste tópico e peço desculpas, mas posso ter sido mal entendido pois me referi aos "amadores", não necessariamente aos amadores que fotografam por diversão, mas ao pessoal que não tem nenhum compromisso com a fotografia, simplesmente ao pessoal que só compra uma câmera normalmente compactas (não desprezando a categoria) pra fotografar um passeio de familia por exemplo, mas sem compromisso nenhum com a fotografia em sí, agora que eu fui pensar que eu posso ter ficado grosseiro, sim talvez me expressado mal, mas peço desculpas qualquer coisa
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2013, 16:18:07
Amigo, fisicamente não é possível no caso das micro 4/3, não tem como colocar um sensor FF nesse mount, é só medir que vai ver.

E outra, precisamos torcer pra que a Olympus não seja vendida ou feche as portas, pois, apesar da melhoria, diria que ela está pra sair da UTI, se não houver percalços novos em 2014.
O problema da Olympus é a roubalheira do CEO... mas acho que isso foi resolvido, fora isso é uma empresa muito grande e saudável! O que importa para nós é apenas uma divisão da empresa, a que dá lucro, e muito, é a divisão médica...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2013, 16:30:51
O problema da Olympus é a roubalheira do CEO... mas acho que isso foi resolvido, fora isso é uma empresa muito grande e saudável! O que importa para nós é apenas uma divisão da empresa, a que dá lucro, e muito, é a divisão médica...

Bom, parece que temos um bom fotógrafo experiente além de ser médico, se te dá lucro como comentou, uma profissão que eu considero uma das mais honradas, também admiro muito os professores, mas quanto ao que falastes, outra coisa a se pensar sobre manter a marca em ativa, pois ela também atua na medicina além da fotografia, mas que este caso do CEO tenha sido resolvido mesmo, pois os pacientes que dependem de alguma operação e indiretamente da Olympus, estes precisam dela e de bons médicos e bem treinados para assumir elas, assim como os fotógrafos mais exigentes também gostamos da Olympus
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2013, 16:34:22
Bom, parece que temos um bom fotógrafo experiente além de ser médico, se te dá lucro como comentou, uma profissão que eu considero uma das mais honradas, também admiro muito os professores, mas quanto ao que falastes, outra coisa a se pensar sobre manter a marca em ativa, pois ela também atua na medicina além da fotografia, mas que este caso do CEO tenha sido resolvido mesmo, pois os pacientes que dependem de alguma operação e indiretamente da Olympus, estes precisam dela e de bons médicos e bem treinados para assumir elas, assim como os fotógrafos mais exigentes também gostamos da Olympus
A Olympus enfrenta uma forte concorrencia da Fujinon e Karl Storz na área de endoscópios; Leica e Nikon na área de microscópios... Aliás eu prefiro as torres de vídeo cirurgia da Karl Storz... Detalhe: Com excessão da Fuji, todas usam geradoras de imagem Sony...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2013, 18:19:39
Amigo, fisicamente não é possível no caso das micro 4/3, não tem como colocar um sensor FF nesse mount, é só medir que vai ver.

E outra, precisamos torcer pra que a Olympus não seja vendida ou feche as portas, pois, apesar da melhoria, diria que ela está pra sair da UTI, se não houver percalços novos em 2014.

É possivel sim um camera com sensor FF em tese usar lentes m4/3 ou outras  de menor mount. O exemplo inquestionável é a Sony FF mirroless A7R/A7 que suporta, além de lentes FF,  mounts menores como  NEX-E e  APS-C de terceiros, claro que com adaptadores.  O que acontece é que somente parte do sensor será utilizado (pela menor área de incidencia da luz na superficie fotosensivel) e   haverá uma diminuiçao na quantidade de pixels total na  imagem. Por exemplo, no caso da A7 full frame de 24 mpixel a imagem fica somente com 10 Mpixels com lentes cropadas. O crop é automático na camera, mas com algumas lentes pode haver alguma vinhetagem mal resolvida. De qualquer forma é um abre-portas tecnológico para a Olympus embarcar uma FF PRO em um futuro nao muito distante e manter total compatibilidade com seu set de lentes FT e MFT, abrindo  toda uma gama de possibilidades de aumento de qualidade via sensor FF e  utilizaçao de lentes primes de terceiros, mesmo q com foco manual, além de eventual mount próprio, seguramente OM  auto-focus. Seria apenas mais um ramo de vendas a se explorar que pouco afetaria sua linha estratética focada no padrão m4/3,  lembrando, mais uma vez, que o presidente da Olympus afirmou em entrevista que  nao estava descartada a possibilidade de uma Olympus FF, no caso, certamente uma Mirrorless semelhante à Sony A7, jamais uma FF Reflex, isso sim um retrocesso que nada tem a ver com a linha mestra da empresa que é portabilidade com qualidade, já que uma reflex FF necessariamente é grande e pesada comparativamente.  Com o advento das cameras mirrorless FF a Sony mostrou a viabilidade prática de camera FF mirroless compacta e também a de se usar lentes cropadas com sensores FF. Atual parceira tecnológica,  a Olympus seguramente saberá aproveitar essa oportunidade.. é minha aposta.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 18:27:07 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2013, 19:37:36
Uma vez li uma reportagem que nem a Olympus nem a Panasonic estariam interessadas no mercado Full Frame porque as duas foram as fundadoras do sistema micro four thirds e tem muita coisa desenvolvida e consolidade neste sistema, inclusive diversas patentes. A Panasonic nunca teve a intenção de entrar no mercado fotográfico profissional e mesmo a Olympus sempre viu isso com muita cautela. Vide as antigas dslrs do sitema four thirds que ambas largaram de lado em prol das MFTs. Mesmo porque, os dois fabricantes sempre martelaram a tecla de que uma MFT pode substituir uma SLR e que tamanho de sensor não significaria tanto (nisso eu discordo totalmente, taí a Sony lançando uma mirrorless FF)

O segmento que elas decidiram fazer investimento pesado foram as MFTs e compactas. Pode até ser que a Olympus lance uma FF mas eu duvido que isso ocorra tão cedo. Outra que disse que não deve entrar no segmento foi a Pentax.

A Sony tem uma estória bem diferente, pois comprou a Konica-Minolta e já tinha praticamente tudo pronto, já com uma BAITA base de objetivas FF no mercado, da Minolta Maxxum/Dynax.

Meu palpite é que a Pana/Oly ficam no segmento compacta e MFT, a Pentax no APS-C e compactas. A Nikon , Sony e Canon atuando em tudo. Pelo menos a curto/médio prazo.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 19:40:03 por AFShalders »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2013, 20:55:20
Seguindo o seu raciocínio AFShalders, a Pentax tem uma série lendária de Lentes FF. Mas concordo com você que a probabilidade da Oly e pana fazerem algo diferente de MFT é um contra-senso! Na verdade eu queria uma participação maior da Leica neste consórcio! E o que seria uma alucinação seria a Nikon transformar a sua série 1 em MFT, a V1 é um absurdo de avançada, ela com um sensor MFT seria muito bom!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2013, 21:19:54
Pope,

Eu usei a V1 e achei um horror, sobretudo a performance em luz baixa (não estou falando de iso alto). Se bobear a Panasonic Lx5 dá uma imagem melhor que ela. Pra mim foi uma baita jogada de marketing da Nikon, que não aderiu ao MFT e ficou sem o mercado intermediário, so com as DSLRs , que são boas, e as compactas, que pessoalmente não compraria nenhuma.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2013, 21:48:02
Pope,

Eu usei a V1 e achei um horror, sobretudo a performance em luz baixa (não estou falando de iso alto). Se bobear a Panasonic Lx5 dá uma imagem melhor que ela. Pra mim foi uma baita jogada de marketing da Nikon, que não aderiu ao MFT e ficou sem o mercado intermediário, so com as DSLRs , que são boas, e as compactas, que pessoalmente não compraria nenhuma.
Vai ver que não usamos na mesma condição de luz, eu adorava a minha... Só vendi para compra a E-P3! Tenho aquela regra que para entrar camera nova uma velha tem que sair!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2013, 22:29:03
Bom, a Panasonic realmente parece que se encaixou no mercado amador e ta muito firme, talvez com o tempo ela acabe se encaixando no mercado avançado por consequencia, pois pelo menos a Lumix DMC-F5 é uma excelente câmera, claro é uma compacta, mas pra categoria que ela ocupa é uma excelente câmera, talvez suas MFTs acabem se encaixando no mercado mais avançado por consequência da qualidade oferecida, quanto a Leica se encaixar no MFT, bom uma Olympus e lentes Leica, isso é um sonho mesmo que seja nos adaptadores, mas tendo fotômetro e tudo beleza e se ela se encaixar no MFT nem vai ter o por quê adaptar, quanto a Nikon utilizar MFT nas Mirrorles, bom isso vai melhorar bastante a linha 1 da Nikon, talvez a linha fique mais atraente por poder utilizar lentes Olympus e Panasonic além das lentes da Nikon gerando mais opções
AFShalders talvez a Olympus queira provar que a resoluções reais melhores e maiores em sensores menores, pois pelo menos é a impressão que tenho é que a Olympus é muito boa no quesito ótica e com óticas melhores ela consiga resoluções reais maiores, sendo assim não adianta ter os 41 Mp num celular, se uma espinha vai parecer no computador visualizado em 100% uma manchinha qualquer, o que parece ser uma caracteristica forte da Leica do qual estou virando fã
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/