Autor Tópico: Dando uma de fotógrafo em festa de criança  (Lida 7238 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 09 de Dezembro de 2013, 19:47:54
O salão era apertado, não sou profissional mas gosto de exercitar meu hobby fazendo fotos de festinhas de aniversário dos filhos(as) dos colegas.
No aguardo de opiniões.

1.

aniversário_Carol-150 por thales_em01, no Flickr

2.

aniversário_Carol-160 por thales_em01, no Flickr

3.

aniversário_Carol-47 por thales_em01, no Flickr

4.

aniversário_Carol-60 por thales_em01, no Flickr

5.

aniversário_Carol-148 por thales_em01, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rosy

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:09:04
Eu gostei das fotos, super nítidas, expontâneas, alegres, como deve ser em uma festa de criança. Parabéns!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2013, 20:05:17
TSouto, Eu (e digo EU) creio q suas fotos ganhariam muito mais "vida" com uma edição cuidadosa. Sinto isso em muitas das suas fotos.
Neste evento em especial, onde o clima de alegria, vivacidade, festejo imperam, uma edição com cores e brilho e contraste mais apurados cairiam muito bem. Posso dizer q a exposição está "Correta", mas será q sempre deve ficar assim?
Tente brincar um pouco com as ferramentas dodge e burn do PS depois de um ajuste de brilho e contraste básico. Pode experimentar logo de cara na edição o "Níveis automático". Em muitas fotos deste tipo já as deixam bem mais vivas. Uma boa edição cria "Volume" nas Fotos e fazem com q Percam aquela aparência de coisa chapada , 2D....

Veja bem: Apenas minha opinião.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2013, 20:15:42
Gostei dos resultados, mas Ao meu ver faltou um pouco de objetivo nos enquadramentos.
Na 4, que trabalhou uma pessoa isolada, achei que ficou boa a foto, o corte está em uma altura boa e tudo mais. na primeira a foto tratava-se da crianca e do bolo, sendo o segundo deixado de lado (ao meu ver).

Mas a nitidez está ótima mesmo para as fotos. E eu, contrariamente a posição do colega acima, nao acho que as fotos tenham que ser com mais contraste ou coisa do tipo. Gostei da tonalidade e temperatura das cores ;)

Obs: minhas observações não são nada de profissional, OK ;)
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 20:18:13 por pumba »


kinho.mp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:07:09
Nessas fotos a única coisa eu considero é a nitidez... Que não é mérito do fotógrafo e sim do equipamento.

Faltou caprichar no enquadramento, nas cenas... Apesar de ser uma festa de criança(geralmente o ambiente é agitado) faltou objetivo.

Espero que o amigo não considere este comentário como ofensivo, só estou expondo minha opinião.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:14:25
Eu gostei muito, tecnicamente, das imagens: cor, nitidez, tratamento... Também gostei dos momentos e, em geral, das composições... Para ter mais noção tinha que ver o álbum completo. Parabéns, Thales.
PS. Não acho que o aspecto técnico seja virtude de equipamento, tô cego de ver nego com 5D MKII ou III e 24-70 fazendo porcaria...


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:25:59
Pra mim as fotos estão ótimas com relação ao tratamento.  Aparentemente falta experiência pra saber o melhor posicionamento para o enquadramento. ..Sofro do mesmo problema e estou tentando aprender mais sobre isso. ..

Thales, era ambiente externo?  Nada de flash? Qual lente vc usou?


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:30:32
Eu gostei muito, tecnicamente, das imagens: cor, nitidez, tratamento... Também gostei dos momentos e, em geral, das composições... Para ter mais noção tinha que ver o álbum completo. Parabéns, Thales.
PS. Não acho que o aspecto técnico seja virtude de equipamento, tô cego de ver nego com 5D MKII ou III e 24-70 fazendo porcaria...

2x

Sobre as composição. Acho que nas fotos foi explorado um lado espontâneo da situação. Pessoalmente gosto de fotos assim. Para mim elas transmitem a energia do momento. E não cheio de sorrisos e poses forçadas.

Em relação ao tratamento, não achei que as cores 'ficaram sem graça', apenas comedidas, nem na falta, nem no excesso.

Eu gostei!!! :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:52:01
cara,
meu comentário é sobre a nitidez.
show de bola  :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2013, 22:01:48
A primeira e a última estão ruins, fora do padrão  :ok: :ok:

Já as 2 e 3 são retratos que pecam pelos enquadramentos, olhares, enfim falta um pouco de esmero ao clicar.

A 4 está um excelente Retrato  :clap: :clap: :clap:

Quanto ao tratamento, pessoalmente prefiro elas mais "vivas"  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2013, 22:56:55
Tomei a liberdade de tentar exemplificar sobre a questão do "Volume/tridimensionalidade" .  Claro q foi sem o arquivo original e tendo q atender filho e esposa aqui em casa  kkkk
mas acho q dá para ter uma ideia sobre o q me refiro.

Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2013, 23:06:06
Não sei se é o monitor, ou se impressa ficaria melhor, ou até se é gosto pessoal mesmo...mas não gostei da sua edição Luzio...prefiro a original...


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2013, 23:16:26
Aqui ficou bem ruim essa edição.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2013, 23:41:40
Só sigam os bons exemplos . . . kkkk, todo cuidado é pouco.
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2013, 23:46:02
Quanto a questão de monitor:  avaliar uma foto sem saber se o monitor está corretamente ajustado e é adequado, não rola....kkkk

Mas a questão é:  O exemplo Deu para ter a ideia de volume a qual me referi? Não quero saber se ficou melhor do q a do colega, pois afinal isso é uma questão de gosto.
Mesmo pq é como disse acima: Não estou com a foto original e nem perdi tempo com essa. Foi somente um exemplo do q falei.
Valeu , Galera!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.