Autor Tópico: Fotos P&B  (Lida 2054 vezes)

iuriag

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Dezembro de 2013, 20:45:00
Boa Noite!

Ultimamente, tenho me interessado bastante por Fotos P&B.
Como estou começando, que dicas, Cuidados, ou truques para uma Boa foto P&B vocês tem para passar?

Valeu!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2013, 21:06:56
compre um livro dedicado a esse tema.


marcelobrandt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2013, 22:21:19
Tente prestar mais atenção nas formas, texturas, contrastes, luz e sombra.. além de dar uma estudada, pesquisar referências, etc


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2013, 00:10:14
É basicamente isto... compre um livro

Mas dá pra ir trabalhando com as cores. Não pegue a imagem no PS e baixe a régua de saturação fica ruim.  Fotografar em P&B  com película é quase obrigatório a utilização de filtros coloridos, um vermelho 25 deixa o tom de pele mais claro por exemplo e com este mesmo filtro vc escurece um céu azul, deixando quase noite, cada filtro absorve uma ou mais cores alterando a quantidade de luz que é sensibilizado pelo filme.

O vermelho absorve o azul e o verde, deixando o tom de pele mais evidente (claro e detalhado) e o céu "escuro" devido a absorção.

É um assunto muito complexo e exige um estudo em livro e campo





Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2013, 12:37:46
Bem, além de todas as dicas, o LightRoom PS, oferece bastante efeitos em PB muito bons sem ter grandes conhecimentos no assunto. Todavia vc precisaria ter um olho bem preciso (não achei lembrei de outra expressão melhor hehe) para analisar se o efeito vai combinar com aquela foto. Daí a medida que for ganhando experiência, vc poderia escolher um filtro que melhor combine, e depois ir mexendo nas configurações mais avançadas.

Lógicamente é sempre bom manter a foto colorida original por via das dúvidas.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2013, 18:54:32
Concordo com tudo q os colegas disseram e acrescento q para mim a maior dificuldade (além da conversão, na qual sou péssimo) é "identificar uma foto  PB". Tem q ter uma visão diferenciada e apurada para PB, já na hora do clique. Não é só, como muitos pensam, fazer uam foto colorida e converter depois.
Eu sou um ZERO a esquerda nisso...
Boa sorte.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.