Autor Tópico: Foco Manual x Foco Automático  (Lida 8803 vezes)

Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2013, 09:44:08
Uma coisa a se pensar neste caso se chama ajuste de dióptria, serviria para ajustar o viewfinder conforme problemas de visão, se vc tiver algum, já deve de saber que provavelmente precise deste ajuste, o olhar precisa ser muito atencioso durante o foco manual, pois tem de estar no ponto certo, no primeiro dia eu até conseguia, mas mesmo assim custa um tempinho, treine, talvez melhore e se tiveres problemas de visão, regule a dióptria corretamente

Pessoal,

A própria máquina tem um dispositivo de confirmação de foco (BOLINHA VERDE NO OVF), mesmo utilizando o FOCO MANUAL.

Por mais MIOPE que você seja, se você não conseguir enxergar a bolinha verde... Visite seu oftalmo!!!



Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2013, 09:49:36
Olá amigo, tudo bem?


Aconselho uma coisa... Em casa, sozinho, vá treinando o foco manual, sem medo de errar. Eu percebi que focar do in pro out consigo mais agilidade. Você pode ir sacando os macetes da sua câmera aos poucos, e tem outro fator que ajuda muito... Não sei qual é sua câmera, mas na minha Nikon, quando uso o modo manual, eu configuro a máquina para que no ponto de focagem do meio seja meu guia. Guia pra que? Para fazer o foco! Quando estou quase no foco, acende uma luz verde dizendo que foquei. Cada câmera tem seu sinalizador deste foco! Dê uma olhada na sua cam!!!!!

Por favor,
Onde se configura está função que acende uma luz quando está focado no foco manual?
E não tenha vergonha do foco automático. Use ele para não perder os grandes momentos, que geralmente acontecem rápidos! Até enquanto vc aprende o foco manual
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #17 Online: 11 de Dezembro de 2013, 11:39:44
Não prestei atenção nessa bolinha, vou olhar isso hoje.
Provavelmente ficará mais fácil xD
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 07:29:54
Amigos, esta bolinha de confirmação de foco da Nikon não é precisa.

Fiz o teste, colocando a máquina em um tripé e focando uma folha de jornal perpendicular à lente. Foquei pelo auto-foco e manualmente (olhando pelo view finder e com a confirmação da bolinha verde). Após cada focalização, colocava a imagem no Live View e aumentava bastante o zoom da visualização.

Em todos os casos, havia consideráveis ajustes a serem feitos manualmente. O resultado foi conferido nas fotografias. Fiz o teste com 5 objetivas diferentes e todas confirmaram o resultado, umas mais, outras menos. Pra meu espanto, a que teve o pior foco no modo automático foi a 50mm 1.4g, e a melhor foi a 50mm 1.4D.

É verdade que a diferença nas fotos só foi perceptível aumentando a imagem muitas vezes, mas, fazendo isto, a diferença foi muito perceptível.

E, o pior, com o foco precisamente ajustado manualmente por meio da imagem ampliada no live view, a luzinha verde de confirmação de focalização apagava, indicando que a imagem estava fora de foco.

Pergunto, isto é um limite padrão do equipamento ou o pode ser defeito da câmera (D7100)?

Obrigado.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #19 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 08:42:12
O problema não é a bolinha verde. Ela é o resultado da medição do sensor de AF, sendo a mesma medição para manual ou automático. A diferença é quem leva a lente para o foco: a mão ou o motor.

Esse problema que você descreve mostra a necessidade de micro ajuste de foco da sua máquina com essas lentes. :ok:
D600 - E-M10


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 03:42:38
Kokimoto, obrigado pela orientação. Fiz o micro-ajuste da câmera com as lente (meu Deus, como tava tudo fora do que deveria!) e a coisa parece ter se resolvido com as lentes AF.
Porém, a maioria das lentes que uso são AI ou, até, pré-AI. E é principalmente com essas que a máquina me engana dizendo com a bolinha verde que a imagem está no foco quando, na verdade, não está. E essas lentes não aceitam o micro-ajuste.
Estou pesquisando se há possibilidade de trocar a tela de focagem da D7100 (que é péssima, é muito difícil ver se o tema está ou não no foco) por uma daquelas que equipavam as antigas analógicas, que eram bipartidas no centro e víamos claramente quando algo estava ou não focado.
Além disso, você vê alguma outra alternativa pra eu poder conseguir fazer a minha câmera parar de me enganar?
abç e obrigado.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 07:41:20
Mmm, com AI ou pré-AI nunca testei... O máximo que já voltei na linha do tempo foi AIs rsrsrs

Mas um bipartido ajuda muito mesmo. Estou com uma Nikon FA e não tem comparação um bipartido bom com a confirmação eletrônica. Quem sabe um desses não resolve:

http://www.katzeyeoptics.com/item--Nikon-D7100-Focusing-Screen--prod_D7100.html

Boa sorte!
D600 - E-M10


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 21:42:03
Kokimoto, resolve sem dúvida, você sabe se alguém vende aqui no Brasil o entrega aqui? Procurei muito e não encontrei.
obrigado,
m


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 22:28:54
Nao conheco quem venda no brasil. :(
D600 - E-M10