Autor Tópico: Para que serve o obturador das DSLR??  (Lida 4679 vezes)

NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:11:28

Nattis, então precisa ler melhor, não é só isso. O problema é que esses componentes a mais no sensor para funcionar como obturador eletrônico prejudicam a qualidade de imagem. Entre outras coisas, aumentam a temperatura, o que gera mais ruídos...

 A EOS-M não tem obturador correto? Então eles mesmos provam o contrário. 


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:17:06
A EOS-M não tem obturador correto?


Tem sim...  ;)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:17:22
Nada disso galera.

Existem vários tipos de sensores


- O chamado sensor CCD tipo FULL-FRAME (não confundir com TAMANHO full frame), são sensores de alta performance, sensibilidade e eficiencia quantica. O problema é que esses sensores só podem ser lidos quando não estão recebendo luz, e só podem receber a luz durante a exposição em si, daí a necessidade de um obturador mecânico.

- O chamado CCD tipo INTERLINE TRANSFER, que é usado em situações que exigem live view como video, por exemplo. Esses podem ser lidos ao mesmo tempo que estão recebendo a imagem, e tem um tempo de retenção bem curto. Os desse tipo NÃO necessitam de obturador mecânico, podem operar diretamente no claro. Existem subtipos interline scan e progressive scan.

- Os CMOS tem tipos similares.


Se quiserem depois posto isso em detalhes.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 12:18:33 por AFShalders »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:21:30

Tem sim...  ;)

Juro que pesquisei..rs mas todas as fotos e reviews era com o sensor a mostra.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:23:28
Nada disso galera.

Existem vários tipos de sensores


- O chamado sensor CCD tipo FULL-FRAME (não confundir com TAMANHO full frame), são sensores de alta performance, sensibilidade e eficiencia quantica. O problema é que esses sensores só podem ser lidos quando não estão recebendo luz, e só podem receber a luz durante a exposição em si, daí a necessidade de um obturador mecânico.

- O chamado CCD tipo INTERLINE TRANSFER, que é usado em situações que exigem live view como video, por exemplo. Esses podem ser lidos ao mesmo tempo que estão recebendo a imagem, e tem um tempo de retenção bem curto. Os desse tipo NÃO necessitam de obturador mecânico, podem operar diretamente no claro. Existem subtipos interline scan e progressive scan.

- Os CMOS tem tipos similares.


Se quiserem depois posto isso em detalhes.

 Neste caso fica bem evidente a necessidade de um obturador. De qualquer forma as vantagens de não ter um seriam enormes, é de se imaginar de veremos câmeras sem este dispositivo daqui algum tempo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:30:07
Juro que pesquisei..rs mas todas as fotos e reviews era com o sensor a mostra.

É que nas mirrorles o sensor fica sempre exposto porque, como não tem espelho, precisa usar o live view para mostrar a imagem no LCD. Mas eu confesso que quando você perguntou até me bateu a dúvida, e fui verificar na minha EOS-M, ahahah.  :D


Neste caso fica bem evidente a necessidade de um obturador. De qualquer forma as vantagens de não ter um seriam enormes, é de se imaginar de veremos câmeras sem este dispositivo daqui algum tempo.

Eu imagino que sim, e também torço por isso, conforme a tecnologia for evoluindo. Quando menos partes mecânicas delicadas tiver uma câmera, mais resistente e durável ela será. Resta saber se isso interessa aos fabricantes a curto prazo...  :ponder:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 12:30:32 por Humberto Teté »


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:34:21
Todas as câmeras tem obturador, não importa se for compacta, mirrorless, reflex, rangefinder. O Obturador é como já foi dito aqui ele controla a luz que chega a pelicula ou aos fotosensores, todas as maquinas precisam, a diferença é que nas mirrorless ou compactas, é avisado o processador de imagem e começa a contar, você nunca reparou um pequeno estalo na hora que tira uma foto, é o obturador trabalhando e quanto a EOS M, se tiver esta câmera em mãos, tire a lente, deixe ela no manual se possível e na menor velocidade, na hora que bater a foto, vai observar um negócio meio esverdeado(acredito eu) ao fundo, este é o sensor, essa cortina a frente dele que abre e se fecha é o obturador, todas as câmeras tem e todas precisam, nas reflex se manteve o mesmo sistema da época do filme, porém agora ele é um sensor
Quanto a experiencia que eu citei, muito cuidado com a poeira ou sujeira se alguém for executar, faça isso em casa em alguma sala limpa
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:53:07
vincent, que todas têm obturador já foi falado aqui no tópico, o que se discute aqui é a necessidade de um obturador mecânico como nas DSLR e mirrorless, ou se é possível usar um obturador eletrônico, como nas compactas.

Quando eu falei que testei na EOS-M pra ver se tinha obturador, obviamente eu fiz o teste que você falou, tirei a lente e bati uma foto. Nem precisa ser em velocidade baixa, basta fazer um clique que dá pra ver o obturador subindo.

Abraços


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2013, 13:16:01
vincent, que todas têm obturador já foi falado aqui no tópico, o que se discute aqui é a necessidade de um obturador mecânico como nas DSLR e mirrorless, ou se é possível usar um obturador eletrônico, como nas compactas.

Quando eu falei que testei na EOS-M pra ver se tinha obturador, obviamente eu fiz o teste que você falou, tirei a lente e bati uma foto. Nem precisa ser em velocidade baixa, basta fazer um clique que dá pra ver o obturador subindo.

Abraços

Nas reflex, acho que pode se manter o sistema mecânico, pois vc controla por um espelho olhando pelo viewfinder, neste caso sim manter o obturador mecânico, até pois antes do obturador bater o espelho tem que subir, exceto se for pelo Liveview, até pode se usar o mesmo sistema das compactas. Nas mirrorless, praticamente a mesma coisa que uma Reflex no liveview então, pode ser os mesmos sistemas das compactas mesmo, é o que eu acho
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2013, 13:17:14
Nas reflex, acho que pode se manter o sistema mecânico, pois vc controla por um espelho olhando pelo viewfinder, neste caso sim manter o obturador mecânico, até pois antes do obturador bater o espelho tem que subir, exceto se for pelo Liveview, até pode se usar o mesmo sistema das compactas. Nas mirrorless, praticamente a mesma coisa que uma Reflex no liveview então, pode ser os mesmos sistemas das compactas mesmo, é o que eu acho


As mirrorless usam obturador mecânico também, como já foi dito acima...


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2013, 13:35:13
Mas é que tem um ponto que não concordamos mesmo, e nem tem mais tanto a ver com o assunto do tópico. No meu modo de ver, o sensor não precisa ficar exposto o tempo todo para que se use um obturador eletrônico. Pra mim, ele só precisa ficar exposto durante a tomada da imagem, e no resto do tempo pode ficar encoberto pelo espelho, sem que isso prejudique sua atuação. Ou seja, no meu entendimento, o espelho em si não é o que impede o uso de um obturador eletrônico.

Tens razão. Daria para usar o sensor das câmeras mirrorless em uma SLR (mas com perda de qualidade da imagem), mas não dá para usar o sensor de uma SLR em uma mirrorless :)
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 13:37:50 por jauvane »
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2013, 13:36:20
Tens razão. Daria para usar o sensor das câmeras mirrorless em uma SLR (mas com perda de qualidade da imagem), mas não dá para usar o sensor de uma SLR em uma mirrorless :)

Belo raciocínio!  :ok:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 13:36:41 por Humberto Teté »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2013, 14:23:28
Tens razão. Daria para usar o sensor das câmeras mirrorless em uma SLR (mas com perda de qualidade da imagem), mas não dá para usar o sensor de uma SLR em uma mirrorless :)

Nâo estou entendendo muito bem. A EOS-M não é mirorless? E não usa o sensor que veio das demais DSLR da Canon?

E as DSLR não "simulam" uma mirrorless quando estão no modo live view? Como fica a tal diferença dos sensores full frame e interline transfer?

Até o momento estou tendendo a acreditar que os sensores das DSLR não precisam necessariamente de obturador, porque podem ser usados no modo live view ou em algumas câmeras até para vídeo. O meu palpite inicial era que o obturador mecânico seria necessário para um maior controle do tempo de exposição, ou para permitir velocidades maiores.

Mas estou começando a achar que pode ter a ver mesmo é com uma questão comercial. As câmeras compactas têm uma durabilidade incrível se bem cuidadas. O único motivo para troca seria uma atualização para um modelo com mais recursos. Por este motivo vemos inúmeros recursos que só existem em compactas (ou pelo menos chegam primeiro): obturador ativado por sorriso, foto panorâmica, detector de olhos fechados, filtros, wi-fi, bluetooth, 3D, megapixels tendendo ao infinito...
Agora imagine um profissional que tire fotos ótimas com uma 5D clássica. Daqui a 15 anos ele certamente continuará tendo um resultado ótimo com a mesma câmera. Daqui 15 anos ele terá opções de câmeras com recursos que nem imaginamos hoje, mas será que algum desses recursos irá fazer com que ele produza imagens consideravelmente melhores? Eu diria que provavelmente não.

Para quem tem a câmera verdadeiramente como uma ferramenta, não há muito estímulo à troca de equipamento por razões emocionais ou por um ganho marginal, assim como um marceneiro não troca sua furadeira de 5 anos atrás sem um ótimo motivo..

Por isto meu palpite é que, mesmo que haja algumas razões (questionáveis) para um obturador, a principal função seria a obsolescência programada. A troca de um obturador é um belo incentivo para a troca da máquina.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2013, 15:13:21
Bom RafaZ, não sei te dizer quantos cliques ela tem, mas minha Nikon N5005 tem uns 20 anos mais ou menos, claro não é digital é analógica, mas o obturador ta perfeito, talvez não seja pelo fato de ser mecânico que ele vai estragar ou não, até mesmo que pra um obturador dar problema, tem também a questão de defeitos não esquecendo a questão do desgaste, eu pelo menos nunca troquei da Nikon, talvez o antigo dono e fora que os obturadores no mercado livre se encontra alguns tão barato que não sei se não é melhor trocar mesmo, acredito que na Canon seja a mesma coisa
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 10 de Dezembro de 2013, 15:19:18
Por isto meu palpite é que, mesmo que haja algumas razões (questionáveis) para um obturador, a principal função seria a obsolescência programada. A troca de um obturador é um belo incentivo para a troca da máquina.


Eu já não acredito muito nisso. As câmeras estão vindo com obturadores cada vez mais resistentes, cada vez mais aumenta a vida útil deles. E, estragando, é só trocar mesmo, não morre a câmera. A esmagadora maioria das pessoas troca de câmera antes do obturador estragar. Eu mesmo, já tive 10 câmeras e só usei uma delas até o obturador estragar (sendo que ainda assim, troquei o obturador dela e continuei usando por mais um bom tempo antes de vender).


Obsolência programada é lançar uma D610 menos de 1 ano de uma D600, ou então lançar uma T5i apenas alguns meses após lançar uma T4i, isso sim.