Autor Tópico: Para que serve o obturador das DSLR??  (Lida 4656 vezes)

NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Dezembro de 2013, 23:49:15
Olá senhores,

 Estou tentando descobrir porque as DSLR tem obturador e não estou achando nada no Google. Nas câmeras de filme vc precisa dele para determinar o tempo de exposição, mas nas digitais este tempo pode ser determinado digitalmente, igual acontece nas mirrorless. Então para que serve?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2013, 23:59:57
O funcionamento de uma DSLR é o mesmo de uma SLR analógica. A diferença é que ao invés da luz sensibilizar um negativo ela é registrada por photosites (células fotosensoras) do sensor da câmera. Deste modo, o obturador controla o tempo de exposição, e a abertura o tamanho da abertura por onde a luz passará. O ISO é nada mais que o resultado de uma amplificação do "sinal", que equivale ao antigo uso de negativos com ASA distinta (e sensibilidade à luz característica).

Sugiro que leia o livro "Novo Curso de Fotografia" do John Hedgecoe, Editora SENAC:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2863089
JVc.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2013, 00:17:11
O funcionamento de uma DSLR é o mesmo de uma SLR analógica. A diferença é que ao invés da luz sensibilizar um negativo ela é registrada por photosites (células fotosensoras) do sensor da câmera. Deste modo, o obturador controla o tempo de exposição, e a abertura o tamanho da abertura por onde a luz passará. O ISO é nada mais que o resultado de uma amplificação do "sinal", que equivale ao antigo uso de negativos com ASA distinta (e sensibilidade à luz característica).

Sugiro que leia o livro "Novo Curso de Fotografia" do John Hedgecoe, Editora SENAC:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2863089

Sim colega, mas leia mais atentamente a minha dúvida. Se o tempo pode ser cortado digitalmente como nas mirrorless porque nas DSLR tem um mecanismo eletrônico?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2013, 00:54:20
Veja na referência que listei o funcionamento de uma SLR, com pentaprisma e o modo como a imagem é gerada no viewfinder e em seguida na área do sensor. A existência do espelho muda significativamente o modo de funcionamento do sistema. O espelho tem de ser elevado para que a luz chegue ao sensor. Se ele não sair do meio o sensor não recebe luz alguma. É o mecanismo usual de uma SLR. As cãmeras sem espelho usam um mecanismo distinto, exatamente por não ter o espelho. A luz está constantemente sensibilizando os photosites do sensor. Entendi perfeitamente tua pergunta, mas a resposta tem a ver com o fato de que uma DSLR é antes de mais nada uma SLR...
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2013, 08:49:38
jauvane, não sei se entendi direto o que você quis dizer, mas o espelho não tem nada a ver com o obturador, ok? Algumas mirrorless do mercado possuem obturador, mesmo sem ter a caixa do espelho...

Nattis, como citei acima, a maioria das mirrorless possuem obturador como as SLR. Já algumas, possuem apenas a 1ª cortina mecânica, enquanto a 2ª "cortina" seria digital, algo do tipo (ou ao contrário, nunca lembro direito). Nunca pesquisei a fundo a razão da necessidade de ter um mecanismo de cortinas, precisaria pesquisar um pouco mais por aí...

Abraços
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 09:14:59 por Humberto Teté »


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:13:22
Não sei se procede, mas me parece razoável: As células do sensor possuem uma vida útil, assim o uso do obturador ajudaria a aumentar a vida do conjunto todo uma vez que evita que o sensor funcione durante todo o tempo em a câmera estiver ligada.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:15:17
Achei uma explicação sobre isso. Na verdade é um pouco mais complicado do que eu imaginava, e acho que é melhor dar uma lida direto na fonte, porque se eu for tentar resumir, vai ficar meia-boca, rsrs: http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/why-digital-cameras-have-mechanical-shutters.html

Abraços


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:21:51
jauvane, não sei se entendi direto o que você quis dizer, mas o espelho não tem nada a ver com o obturador, ok? Algumas mirrorless do mercado possuem obturador, mesmo sem ter a caixa do espelho...

O espelho impede que a luz chegue ao sensor (se não for semitranslúcido, é claro), de tal modo que a existência do espelho faz com que a exposição não possa ser controlada continuamente de modo digital, pois esta aproveita-se do fato de que luz chega continuamente ao sensor. De qualquer modo, photosites são unidades acumulativas, é como se fossem copos d'água nos quais vai se acumulando água (luz no caso da analogia). O obturador controla o período de tempo no qual a água pode alcançar o copo. A existência do espelho tem a ver com o mecanismo, pois ele impede que a luz chegue continuamente nos fotosites, como acontece nas câmeras sem espelho. No caso das câmeras sem espelho é que ou se usa uma célula diferente ou é necessário ficar o tempo todo esvaziando os copos. Ainda não li detalhes sobre o funcionamento das câmeras sem espelho. O site que indicaste deve ajudar :)

A analogia de copos recebendo água é excelente para entender como funciona um fotosite e o texto do website que indicaste complementa o exemplo :)
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 09:30:57 por jauvane »
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:30:45
O espelho impede que a luz chegue ao sensor (se não for semitranslúcido, é claro), de tal modo que a existência do espelho faz com que a exposição não possa ser controlada digitalmente. De qualquer modo, photosites são unidades acumulativas, é como se fossem copos d'água nos quais vai se acumulando água (luz no caso da analogia). O obturador controla o período de tempo no qual a água pode alcançar o copo. A existência do espelho tem a ver com o mecanismo, pois ele impede que a luz chegue continuamente nos fotosites, como acontece nas câmeras sem espelho. No caso das câmeras sem espelho é que ou se usa uma célula diferente ou é necessário ficar o tempo todo esvaziando os copos. Ainda não li detalhes sobre o funcionamento das câmeras sem espelho. O site que indicaste deve ajudar :)


Jauvane, sei disso, mas tem algumas pequenas falhas no seu raciocínio. O espelho se levanta momentos antes do obturador se abrir, ele não atrapalha a exposição. Então não há necessidade real de ter um obturador mecânico, independente de usar espelho ou não. Não é o espelho que impede o uso de um obturador eletrônico.


Dá uma lida no site que indiquei, ele explica lá a razão. Mas é que é um tanto longo e bastante técnico, por isso não coloco a explicação aqui. Mas tem a ver com o desempenho mesmo do sensor, com a qualidade final da imagem, porque sem o obturador, o sensor precisa de mais componentes eletrônicos para controlar a exposição. E isso afeta a qualidade de imagem, por isso que mesmo as mirrorless utilizam obturador mecânico.


abraços


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:36:10
Eu li o texto. Ele indica exatamente a necessária diferença no sensor. Estamos ambos falando a mesma coisa, mas o que estou escrevendo tem exatamente a ver com a diferença do modo como os sensores de um sistema e do outro funcionam. Em um a interrupção da chegada da luz é necessária (copos) enquanto o outro a chegada contínua da luz é necessária. Se não houvesse obturador (e espelho) a luz chegaria continuamente nos fotosites do sensor de uma DSLR, o que os levaria a sempre estar com os copos cheios (valores acumulativos de luz sempre no máximo, o que equivaleria a uma imagem com todos os pixels brancos).

O Que estou argumentando é que nas mirrorless a inexistência do espelho permite que a luz chegue continuamente ao sensor, o que não ocorre nas câmeras SLR. Tudo isso é anterior à existência ou não do obturador. Se usássemos o tipo de sensor de uma câmera sem espelho em uma DSLR o sistema não funcionaria, pois o espelho evita que a necessária chegada de luz contínua àquele tipo de sensor ocorresse. A partir daí chegaríamos eventualmente à necessidade do obturador :)

 Acho que não estou conseguindo ser claro agora, mas não posso continuar escrevendo agora. à noite se ainda necesário tento escrever com mais calma :)
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 09:43:45 por jauvane »
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:47:29
Jauvane, em relação ao sensor sim, você está corretíssimo. O que estou questionando é em relação ao espelho impedir o uso de obturador eletrônico, não é o espelho que impede isso. Só estou questionando esse ponto específico, no resto do raciocínio estou concordando com você.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2013, 09:54:27
Não fui muito feliz naquela colocação sem ter tempo para desenvolver o raciocínio completamente... Minha idéia era explicar a necessidade do obturador baseada nas necessidades do sensor. O espelho (que é a diferença mais marcante entre os dois sistemas, e por isso o ponto do qual tentei iniciar o raciocínio) traz uma diferença marcante entre os dois sistemas, i.e. o sistema que usa o espelho não tem como (a menos que ele seja translúcido) alimentar continuamente o sensor com a imagem observada. Tal comportamento justifica um funcionamento distinto (e uso de tecnologia diferente no sensor). Uma vez chegando às diferenças de funcionamento de um sensor e do outro chegaria-se também à necessidade de um obturador no sensor de fotosites. É o tipo de resposta que não funciona se não se tem tempo suficiente para escrever todo o raciocínio até chegar à conclusão final :(   Talvez invertendo o raciocínio e ao invés de iniciar da diferença maior entre os dois sistemas (o uso do espelho) e sim partir do sensor como escrito na página que mencionaste fique mesmo mais fácil de entender, mas menos completo.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 09:56:34 por jauvane »
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2013, 10:14:22
Sua explicação não está confusa e nem incompleta não, deu pra entender sim.  :ok:


Mas é que tem um ponto que não concordamos mesmo, e nem tem mais tanto a ver com o assunto do tópico. No meu modo de ver, o sensor não precisa ficar exposto o tempo todo para que se use um obturador eletrônico. Pra mim, ele só precisa ficar exposto durante a tomada da imagem, e no resto do tempo pode ficar encoberto pelo espelho, sem que isso prejudique sua atuação. Ou seja, no meu entendimento, o espelho em si não é o que impede o uso de um obturador eletrônico.


Enfim, podemos deixar pra lá porque já está fugindo um pouco do assunto do tópico mesmo. Mas de qualquer forma, pra mim valeu muito a conversa, eu acho muito bacana conjecturar sobre esse tipo de coisa, me ajuda a pensar e raciocinar em cima de coisas que eu jamais iria parar pra pensar!


Abaços


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2013, 11:41:41
Achei uma explicação sobre isso. Na verdade é um pouco mais complicado do que eu imaginava, e acho que é melhor dar uma lida direto na fonte, porque se eu for tentar resumir, vai ficar meia-boca, rsrs: http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/why-digital-cameras-have-mechanical-shutters.html

Abraços

O resumo do site é que a cortina do obturador é para simplificar o mecanismo digital do sensor, mas horas... precisar de um dispositivo mecânico de precisão, complexo e de vida útil limitada para não gastar com um processo digital a mais? Na verdade me leva a acreditar no que eu já tinha em mente, é um dispositivo feito para movimentar o mercado. Uma câmera mesmo em excelente estado vai ter seu preço desvalorizado se tiver muito uso abrindo margem para aquisição de uma nova.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2013, 11:53:07
O resumo do site é que a cortina do obturador é para simplificar o mecanismo digital do sensor, mas horas... precisar de um dispositivo mecânico de precisão, complexo e de vida útil limitada para não gastar com um processo digital a mais? Na verdade me leva a acreditar no que eu já tinha em mente, é um dispositivo feito para movimentar o mercado. Uma câmera mesmo em excelente estado vai ter seu preço desvalorizado se tiver muito uso abrindo margem para aquisição de uma nova.


Nattis, então precisa ler melhor, não é só isso. O problema é que esses componentes a mais no sensor para funcionar como obturador eletrônico prejudicam a qualidade de imagem. Entre outras coisas, aumentam a temperatura, o que gera mais ruídos...