Autor Tópico: Para que serve o obturador das DSLR??  (Lida 4691 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2013, 16:29:27

Eu já não acredito muito nisso. As câmeras estão vindo com obturadores cada vez mais resistentes, cada vez mais aumenta a vida útil deles. E, estragando, é só trocar mesmo, não morre a câmera. A esmagadora maioria das pessoas troca de câmera antes do obturador estragar. Eu mesmo, já tive 10 câmeras e só usei uma delas até o obturador estragar (sendo que ainda assim, troquei o obturador dela e continuei usando por mais um bom tempo antes de vender).


Obsolência programada é lançar uma D610 menos de 1 ano de uma D600, ou então lançar uma T5i apenas alguns meses após lançar uma T4i, isso sim.

Humberto, como eu disse, é um palpite de quem não entende muito do assunto. Mas por curiosidade, o que te leva a trocar de câmera?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2013, 16:34:31
Humberto, como eu disse, é um palpite de quem não entende muito do assunto. Mas por curiosidade, o que te leva a trocar de câmera?


Bom, o meu é palpite também, não dá pra saber o que realmente se passa lá dentro, né...


Ahahah, no começo eu confesso que trocava de câmera porque queria sempre experimentar umas coisas novas, e tal, mas depois fui fazendo um upgrade por conta do trabalho, até chegar nas câmeras que tenho atualmente. Essas duas 5D II aí devem ficar comigo até estourar, rsrs.


Abraços


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2013, 17:19:37
Meia hora de pesquisa é mais que suficiente pra gente mudar de opinião... Aparentemente o obturador mecânico tem sim vantagens sobre o eletrônico, como já havia dito com propriedade o AFShalders e eu cabeça dura não levei muito a sério.  :aua:

Mas o que ainda não entendi é: se todas as principais DSLR atuais permitem live view, imagino que usem CCD interline transfer (ou o equivalente para CMOS), que adiciona uma fileira de photosites opacos para cada fileira de photosites ativos, permitindo a leitura da informação enquanto o sensor recebe luz. Neste caso, as DSLR teriam a possibilidade de funcionar sem obturador mecânico, e não teriam as vantagens do CCD tipo FULL-FRAME ("não confundir com TAMANHO full frame" AFShalders).

Rodei, rodei e continuo com a mesma dúvida do NATTIS: Por que as DSLR têm obturador mecânico?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2013, 17:50:03
Rodei, rodei e continuo com a mesma dúvida do NATTIS: Por que as DSLR têm obturador mecânico?

A grosso modo, um obturador eletrônico necessita de um conjunto de componentes eletrônicos responsáveis para "ligar e desligar" cada photosite individualmente, o que ocupa espaço, gera aquecimento - podendo resultar em mais ruído - e outras desvantagens. Com um obturador mecânico, estes componentes são desnecessários já que a câmera liga o sensor "inteiro" e a cortina é que é responsável por controlar a parte do sensor que irá receber a luz. Isso torna a parte eletrônica do sensor mais eficiente.

Salvo engano, as mirrorless tem obturador mecânico também, a diferença é que o obturador fica aberto e antes do clique ele é fechado e depois abre novamente como nas DSLR's normais. A Sony tem um esquema diferente de obturação que não lembro agora, tipo uma obturação híbrida.

Mais informações

http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/why-digital-cameras-have-mechanical-shutters.html

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 17:50:25 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2013, 18:10:57
A grosso modo, um obturador eletrônico necessita de um conjunto de componentes eletrônicos responsáveis para "ligar e desligar" cada photosite individualmente, o que ocupa espaço, gera aquecimento - podendo resultar em mais ruído - e outras desvantagens. Com um obturador mecânico, estes componentes são desnecessários já que a câmera liga o sensor "inteiro" e a cortina é que é responsável por controlar a parte do sensor que irá receber a luz. Isso torna a parte eletrônica do sensor mais eficiente.

Salvo engano, as mirrorless tem obturador mecânico também, a diferença é que o obturador fica aberto e antes do clique ele é fechado e depois abre novamente como nas DSLR's normais. A Sony tem um esquema diferente de obturação que não lembro agora, tipo uma obturação híbrida.

Mais informações

http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/why-digital-cameras-have-mechanical-shutters.html

Este site já foi postado aqui, mas só aumentou minha dúvida. Afinal, as DSLR atuais têm sensor Interline Transfer ou Full Frame?

No meu entendimento, se tivessem sensor Full Frame, não seriam capazes de live view e nem de vídeo. Por outro lado, se tiverem sensor Interline Transfer, não precisariam de obturador mecânico. E agora?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2013, 19:54:42
Este site já foi postado aqui, mas só aumentou minha dúvida. Afinal, as DSLR atuais têm sensor Interline Transfer ou Full Frame?

No meu entendimento, se tivessem sensor Full Frame, não seriam capazes de live view e nem de vídeo. Por outro lado, se tiverem sensor Interline Transfer, não precisariam de obturador mecânico. E agora?


Dá uma lida no artigo. Explica muito bem, para leigos, as diferenças.
Sim, os FF não tem live view, e os IL podem ou não precisar de obturador mecânico.

Para responder a pergunta sobre as dslrs atuais, só sabendo o modelo do sensor e vendo as especificações. A regra é, se tem live view é IL.

Se não tem, pode ser FF ou IL, depende das características específicas do projeto. Os sensores FF são sensores mais refinados em termos de eficiência e ruido. O sensor da Canon 5D é FF, o da 5D Mk2 é IL.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 19:59:01 por AFShalders »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2013, 09:48:14
Sim, eu li e entendi a diferença. A questão é: se os sensores são IL, e não precisam de obturador mecânico, porque é que a MK2 (por exemplo, entre outras) tem obturador mecânico?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2013, 11:10:24
Sim, eu li e entendi a diferença. A questão é: se os sensores são IL, e não precisam de obturador mecânico, porque é que a MK2 (por exemplo, entre outras) tem obturador mecânico?


O obturador mecânico é usado quando velocidades altas são necessárias. O limite do obturador eletrônico varia de sensor para sensor.

Por exempo o KAI-29050 (29 MP 24x36 mm) é IL e dá no máximo 4 fps (1665 ms p/ frame e 715 us p/ linha)

Esses sensores usados em câmeras com capacidade de video dificilmente fazem mais que 100 fps, o que dá 1/100s no máximo. Qualquer coisa acima disso tem que ser usando um obturador mecânico.

Existem sensores específicos para vídeo que tem frame rate mais alto, mas a resolução é bem menor, na casa dos 2 megapixeis (Full HD), como por exemplo, o KAI-02150 (2/3"1920 x 1080) que faz até 64 fps.

Bem, é isso.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:52:04

O obturador mecânico é usado quando velocidades altas são necessárias. O limite do obturador eletrônico varia de sensor para sensor.

Por exempo o KAI-29050 (29 MP 24x36 mm) é IL e dá no máximo 4 fps (1665 ms p/ frame e 715 us p/ linha)

Esses sensores usados em câmeras com capacidade de video dificilmente fazem mais que 100 fps, o que dá 1/100s no máximo. Qualquer coisa acima disso tem que ser usando um obturador mecânico.

Existem sensores específicos para vídeo que tem frame rate mais alto, mas a resolução é bem menor, na casa dos 2 megapixeis (Full HD), como por exemplo, o KAI-02150 (2/3"1920 x 1080) que faz até 64 fps.

Bem, é isso.


 :clap:
Valeu pela explicação! Agora tudo faz sentido.


(E minha intuição estava certa hehe)
O meu palpite inicial era que o obturador mecânico seria necessário para um maior controle do tempo de exposição, ou para permitir velocidades maiores.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube