Autor Tópico: Escolha de camera  (Lida 3978 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:44:00
Semi-profissional não é uma categoria de equipamento, é uma categoria de pessoas que usam quaisquer equipamentos, sejam eles os melhores ou os mais simples.

exato, pessoas que exercem semi-profissões.  :D


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:45:21
Acreditem... essa "categoria" (que não existe em nenhum âmbito - pessoal ou material) só existe para uma coisa:
MARKETING.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:45:42
exato, pessoas que exercem semi-profissões.  :D


Pior que tem alguns "semi" dentro de certos oficios que são melhores que alguns "profi"....... :hysterical: :hysterical:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:47:43
Raphael, existem profissões e pessoas profissionais - aquelas que ganham dinheiro exercendo uma profissão.
É isso.
Não existem semi-profissões, portanto não existem equipamentos e muito menos pessoas "semi-profissionais".
Dentro da fotografia, eu te garanto que isso é só para vender câmeras.  :ok:
Não sei como a expressão é usada em outros ramos, mas eu não concordo MESMO com ela.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 14:48:42 por Helena Bsb »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:54:54
Concordo!

Quando me refiro, falo especificamente de quem tem certas atividades como "bico",e que as vezes são mais competentes e responsáveis do que os que vivem daquilo...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:57:44
Concordo!

Quando me refiro, falo especificamente de quem tem certas atividades como "bico",e que as vezes são mais competentes e responsáveis do que os que vivem daquilo...

Ah, sim!  :D
com certeza ,em qualquer área.   :)


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:02:56
semi-profissional é a categoria mais errada que existe pois engloba tbém as compactas superzoom, que jamais deveriam circular pela mesma categoria das reflex de entrada, que tbém levam esse rótulo infeliz.
portanto, o mais sensato que alguém pode fazer ao tentar categorizar câmeras ,é esquecer esse "semi-profissional" aí.  :ok:

Bom Helena primeira vez no debate, sempre me baseio pra falar sobre isso nesta matéria http://www.verenafotografia.com/classificacao-das-cameras/ e tem também uma outra no dicas de fotografia, quanto as Reflex de entrada, algumas até merecem este rótulo, mas uma T3 não chega nem perto de uma 5D que como eu citei uma câmera consagrada, já as superzoom e compactas avançadas levam isso pois o pessoal do balcão não entendem nada e fala pra eles, eles ainda falam qualquer coisa e fazem uma cara emburrada, mas na matéria que eu passei tem a classificação

Raphael, existem profissões e pessoas profissionais - aquelas que ganham dinheiro exercendo uma profissão.
É isso.
Não existem semi-profissões, portanto não existem equipamentos e muito menos pessoas "semi-profissionais".
Dentro da fotografia, eu te garanto que isso é só para vender câmeras.  :ok:
Não sei como a expressão é usada em outros ramos, mas eu não concordo MESMO com ela.

Totalmente de acordo, embora a classificação exista e em alguns momentos deve ser questionada numa D90 tem tanto recurso que eu não preciso, ou melhor na D3100 já tem coisa demais até, na N5005 tem o foco Matrix e o foco Central ponderado, por um bom tempo é provavel que eu só use o central ponderado, se não for pra um passeio com a National Geographic não tem tanta necessidade de uma D4 e se não for trabalhar com foto não tem necessidade de uma D90, apesar de que até uma D3100 cumpre o papel acredito eu
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:11:19
É que na verdade essa discussão é muito complexa.

É queném fotografia, queném artes plásticas: - "Sou um artista plástico, pois faço pinturas com tinta à óleo".

Mas e daí, quem é artista, o cara que faz um risco vermelho no meio da tela, ou o cara que faz uma imagem quase real, cheia de detalhes e composição?

Resposta: os dois.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:14:02
Bom Helena primeira vez no debate, sempre me baseio pra falar sobre isso nesta matéria http://www.verenafotografia.com/classificacao-das-cameras/ e tem também uma outra no dicas de fotografia, quanto as Reflex de entrada, algumas até merecem este rótulo, mas uma T3 não chega nem perto de uma 5D que como eu citei uma câmera consagrada, já as superzoom e compactas avançadas levam isso pois o pessoal do balcão não entendem nada e fala pra eles, eles ainda falam qualquer coisa e fazem uma cara emburrada, mas na matéria que eu passei tem a classificação



muito interessante esse site, gostei do sistema de classificação deles, tirando os vídeos que falam em "SLR semi-profissionais" e "SLR profissionais".  :D

E D90, T3i, D3100, etc, são simplesmente "reflex de sensor APS-C". alguns utilizam o termo "reflex de entrada" para mostrar que são câmeras com menos recursos, e no caso da nikon por exemplo, dá pra diferenciar as câmeras com motor de foco no corpo (como D90, D7000, D71000) das câmeras sem motor de foco no corpo (D3100, D5200, etc). Mas são câmeras com sensor APS-C, e portanto, terão desempenho bem diferentes das reflex full frame, as mais usadas no meio profissional.



Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #24 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:14:18
Eu prefiro não categorizar, há tantas subcategorias de câmeras que usar profissional ou semi simplifica demais algo que eu considero bem complexo.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:16:04
É que na verdade essa discussão é muito complexa.

É queném fotografia, queném artes plásticas: - "Sou um artista plástico, pois faço pinturas com tinta à óleo".

Mas e daí, quem é artista, o cara que faz um risco vermelho no meio da tela, ou o cara que faz uma imagem quase real, cheia de detalhes e composição?

Resposta: os dois.

é complexa mesmo, mas tem umas coisas qeu são muito óbvias e para marketing mesmo, que é o caso dos megapixels (povo acha que qto mais melhor), da categrização "semi-profissional" que visa vender câmeras grandes e bonitas, como se fossem render fotos quaaaase profissionais, quase chegando lá, enquanto sabemos que não é bem assim que funciona.
Por isso sempre que surge o assunto, a gente informa.  :ok:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #26 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:23:44
muito interessante esse site, gostei do sistema de classificação deles, tirando os vídeos que falam em "SLR semi-profissionais" e "SLR profissionais".  :D

E D90, T3i, D3100, etc, são simplesmente "reflex de sensor APS-C". alguns utilizam o termo "reflex de entrada" para mostrar que são câmeras com menos recursos, e no caso da nikon por exemplo, dá pra diferenciar as câmeras com motor de foco no corpo (como D90, D7000, D71000) das câmeras sem motor de foco no corpo (D3100, D5200, etc). Mas são câmeras com sensor APS-C, e portanto, terão desempenho bem diferentes das reflex full frame, as mais usadas no meio profissional.

Fora que também uma coisa, certa vez (me fugiu a palavra), mas eu classifiquei as câmeras como latas eletrônica com um obturador e mais umas coisinhas dentro, se estudarmos sobre formação de imagem saberemos que é mais ou menos isso e quanto a D7000 e a D3100, são duas câmeras consagradas já, até a D3100 :D pode até ser que a D7000 seja melhor mas a foto final, depende também muito do fotógrafo e não tanto da latinha que ele está segurando, quanto a uma D800, ela já é uma Full-Frame e uma lata muito melhor, mas a qualidade continua a depender do fotógrafo

Eu prefiro não categorizar, há tantas subcategorias de câmeras que usar profissional ou semi simplifica demais algo que eu considero bem complexo.

Por isso a confusão na classificação das superzoom e compactas avançadas e a classificação semi cai logo em cima delas, que nem caiu no modelo da Lumix e que eu acabei destacando isso, não largando essa classificação de semi nas compactas ta beleza
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:28:48
é complexa mesmo, mas tem umas coisas qeu são muito óbvias e para marketing mesmo, que é o caso dos megapixels (povo acha que qto mais melhor), da categrização "semi-profissional" que visa vender câmeras grandes e bonitas, como se fossem render fotos quaaaase profissionais, quase chegando lá, enquanto sabemos que não é bem assim que funciona.
Por isso sempre que surge o assunto, a gente informa.  :ok:

Existe uma coisa que eu chamaria de resolução real em mm, um sensor de 15 mm nunca vai ter uma resolução real que nem a de um sensor de 25 ou de 35 e assim por diante, uma compacta no máximo tem uns 8, pega a D300 que tem 12 visualiza no computador em 100 % vc visualiza todos os detalhes de uma pele quando fotografada das pernas pra cima e se a foto for bem tirada é claro e isso que acabou de falar é algo fundamental a ser discutido  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :ok:
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2013, 17:10:08
Interessante esta questão da categorização de câmeras. Eu aprecio fotos bonitas e boas filmagens, tenho interesse em aprender mais sobre o assunto para exercer como hobby, e registrar momentos pessoais e familiares por isso comecei a acompanhar o MF.

Acredito que a indústria use essas classificações como estratégia de marketing mesmo, usando o jogo de palavras e seus significados para atrair o seu público alvo.
Imagina um grande fabricante destes equipamentos colocando as seguintes classificações:

-Câmera excelente, câmera semi – excelente / Câmera boa, câmera semi - boa.
-Câmera regular, câmera semi – regular /Câmera ruim, câmera semi – ruim.

Seria intrigante não acham? :D :D


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2013, 19:26:26
Interessante esta questão da categorização de câmeras. Eu aprecio fotos bonitas e boas filmagens, tenho interesse em aprender mais sobre o assunto para exercer como hobby, e registrar momentos pessoais e familiares por isso comecei a acompanhar o MF.

Acredito que a indústria use essas classificações como estratégia de marketing mesmo, usando o jogo de palavras e seus significados para atrair o seu público alvo.
Imagina um grande fabricante destes equipamentos colocando as seguintes classificações:

-Câmera excelente, câmera semi – excelente / Câmera boa, câmera semi - boa.
-Câmera regular, câmera semi – regular /Câmera ruim, câmera semi – ruim.

Seria intrigante não acham? :D :D

 :D :D :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Nem ia escrever nada, só fui dar uma espiada, mas sim seria, até por que gosto, cada pessoa tem o seu e a Tekpix não admitiria suas câmeras classificadas como ruim, mas hora de começarmos a focar no assunto do tópico, pois foi um questionamento rápido e tem um link pra uma matéria do assunto, acho que se voltarmos ao assunto do tópico a Helena BSD é moderadora e vai gostar bastante

Eu já disse que na MINHA OPINIÃO a Lumix é a melhor opção entre as questionadas
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/