Autor Tópico: scanner pra filme, vale à pena?  (Lida 2374 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 06 de Dezembro de 2013, 23:49:37
Apenas pra me livrar dos quilos de negativos e até mesmo fotos que tenho aqui, hehe.

E vi que há opções até bem em conta. Esses mais baratos valem à pena?
Agradeço a quem puder colaborar.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2013, 23:52:29
Acompanhando :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2013, 09:21:29
Apenas pra me livrar dos quilos de negativos e até mesmo fotos que tenho aqui, hehe.

E vi que há opções até bem em conta. Esses mais baratos valem à pena?
Agradeço a quem puder colaborar.
Não sei se valem a pena.
Mas o que vale a pena é você manter seus negativos bem conservados, pois eles são muito mais seguros e contém muito mais informação que o arquivos digitais.
Escanear anos de fotos de filme dá trabalho, muito trabalho.
Melhor você negociar com um laboratório de confiança e fazer o trabalho lá.
Aqui em São Paulo tem laboratórios que fazem esse serviço por R$10,00 o filme, em resolução para fotos 10 x 15. Para brincar no computador e na net é perfeito.
Para um trabalho mais elaborado os laboratórios fazem scan manual e cobram por fotograma, aí é caro.
Sou amador, segue um exemplo desse scan de dez reais:





Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2013, 10:21:11
como pra se livrar? quer escanear, deixar o digital no computador e jogar tudo fora????
faça isso não, e se der um vírus ou qualquer outro problema eletrônico, perde tudo??

eu acho muito mais fácil guardar milhares de negativos do que milhares de arquivos digitais....

agora, se for pra escanear pra poder compartilhar, guardar, tratar algumas imagens, recordar outros tempos, etc, acho que vale a pena sim.. Claro que tem aquela coisa, normalmente quando mais barato o equipamento pior o resultado dele.

Se é pra não gastar nada (e tiver um smartphone razoável) baixa o Helmut Scan.. você fotografa o negativo e ele converte em positivo. Dependendo do smartphone já vai ser melhor do que esses scanners mequetrefes que tem por aí..

Pensando nuns 300 e poucos reais, já dá pra comprar um Epson V330..
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 10:23:33 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2013, 10:28:25
É isso aí que o Luciano falou.

Comprar o scanner pra se livrar dos negativos é bobeira.

É mais arquivo pra backup e tudo o mais.

Um amigo fez isso, mas não se livrou dos negativos. Viu que não seria válido.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2013, 11:18:05
Acho que "se livrar" dos negativos é, para dizer de uma forma educada, bobagem. A chance de você se arrepender é imensa.

Você tem que ver primeiro, qual o nível de qualidade que você quer para as imagens e qual será o uso final. Se for par uso web oi ver em uma tela de computador  apenas, pode ser que um scanner mais barato sirva. Tem inúmeros scanners de mesa que podem escanear negativos, desde os Genius que as vezes você acha no Mercado Livre até os de média gama da Epson e HP.

Aqueles scanners dedicados para filme que tem por ai de montão, que custam menos que 100 dólares também só servem para web/ver na tela e olhe lá. Na verdade são câmeras compactas de 5-8 MP com uma objetiva macro furreca e um sensor minusculo. Não espere alta qualidade.

Se for para trabalhar a sério, vai ter que gastar mais. Eu diria que o equipamento de entrada seria um Epson V600 e muito trabalho e perseverança. Escanear filme direito não é facil. É uma combinação de equipamento-paciência-software que da nos nervos.

O ideal para filmes de 35mm é comprar um bom scanner dedicado, como os Nikon Coolscan ou Minolta Dimage. Aí é outro patamar em termos de qualidade, mas mesmo assim, se for escanear negativos coloridos será bem trabalhoso, para acertar o "canal" do filme. Alguns scanners leem o tipo e modelo do filme e se tiverem o perfil, aplicam automaticamente. Em outros isso é feito manualmente.

Se for trabalhar com médio formato, a coisa complica. Um Minolta Dimage Scan Multi, usado custa uma fortuna, e acaba sobrando para comprar os Epson V700 e V750, que são razoáveis, mas tem uma série de deficiências, entre elas a péssima qualidade dos suportes para os filmes e o próprio software da Epson que não é lá essas coisas. Prepare-se para usar o Vuescan, que não é trivial, ou então o Silverfast pago, que é específico para cada modelo de scanner. O ideal no caso dos Epson V700/750 é usar um suporte de filmes especial, da betterscanning que custa a bagatela de 180 dólares.


Poucos laboratórios escaneiam filmes em uma qualidade decente. Na maioria das vezes o operador poe tudo no automatico e sai uma caca. Mas claro que isso depende. Pode ser uma alternativa.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2013, 12:56:53
Deixa eu falar uma coisa pra vcs... eu vou morar num espaço de 22m2, hehe. Não dá pra ficar com coisa acumulada não...
e eu não sou tão apegada a isso.  :D


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2013, 16:37:18


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2013, 11:06:48
Antes de mais nada, reforço a opinião de outros daqui. Você não usa um scanner de filme para jogar seus filmes fora, até porque, visualmente, é muito diferente ver o slide projetado diretamente numa tela e ver o slide digitalizado na tela do seu computador. E outra: os dispositivos de hardware e o próprio software mudam com o tempo, então pode ser que versões mais recentes de um software de digitalização dêem resultados melhores do que as versões mais antigas.

Outra coisa a se considerar é que scanners dedicados de filme que tenham qualidade E preço acessível são cada vez mais difíceis de encontrar. A Minolta que fazia alguns dos melhores e mais baratos scanners de filme (o Dimage Dual IV custava em torno de US$ 300) deixou o mercado faz tempo. A Nikon também deixou de fabricar seus Coolscan e você só os encontra hoje em dia no eBay a preços estratosféricos. E mesmo que você os encontre, boa parte deles usam lâmpadas fluorescentes que podem deixar de funcionar de uma hora para outra, e aí você pode ficar com um peso de papel bastante caro em suas mãos. Isso é uma pena, pois são equipamentos muito compactos que, em certas versões, escaneiam até filme 120 (ah, o Minolta Dimage Scan Multi Pro...  :worship: )

Isso nos deixa com os scanners de mesa (já que não creio que você queira investir US$ 10000 num Imacon). Hoje em dia, os melhores disponíveis para o serviço são os Epson - comprei um V600 (de LED) há pouco mais de um ano e não me arrependo. Só não espere ter os mesmos resultados que você teria com um scanner dedicado, já que os Epson não têm controle de foco para ajustar a altura do CCD. Outro problema é o controle de qualidade: os dois primeiros que tive mostravam "banding" quando digitalizava filmes positivos, problema que só foi resolvido finalmente na terceira unidade que obtive. Assim, YMMV.

Finalmente, tem a questão de limpar os filmes. Se tiver bolor em uma grande extensão do filme, esqueça; ICE nenhum vai dar jeito nisso.

De qualquer maneira, mesmo com esses "poréns", eu acho que vale muito a pena você ter um equipamento desses, se você tiver a disposição e o tempo para investir na restauração de imagens. É gratificante trazer de volta à luz do dia (ou do monitor) imagens de 40, 50 anos que se imaginavam perdidas.



O de amarelo sou eu, há 43 anos atrás.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2013, 11:37:16
Zarastro, que legal, hehe.

Agradeço a todos que deram seus depoimentos aqui.  :ok:


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2013, 14:07:05
Se estiver em SP tem a Josy Foto na Augusta que faz scan barato.

Eu acho válido ter para quem ainda fotografa com filme. Uma economia e tanto. Ainda mais para quem revela em casa. Mas mesmo que mande revelar em lab, que costuma ser barato, já economiza a grana da ampliação.

Engrossando o coro: não jogue seus negativos fora!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2013, 15:38:52
Não vale,

Fotografar a película com câmera digital hoje em dia é muito mais negócio, além de resultados melhores.