Autor Tópico: Correios - Nunca demorou tanto  (Lida 12038 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 11 de Dezembro de 2013, 10:28:19
Sim, certamente. À época nem pensei no seguro porque o SEDEX tinha R$400 de seguro automaticamente, e o valor seria suficiente. Poucos meses antes eu havia enviado peças para meu pai atualizar o computador dele e havia acrescentado o seguro do que passava de R$400. Meu erro foi assumir que o seguro automaticamente incluídoa inda era o mesmo...

Sobre tua história com trufas e comidas veganas (conheço uma fornecedora de comida vegana excepcional em Petrópolis/RJ) lembrei de um casal amigo que morava no Canadá e que recebiam pelos correios (isopor) camarão que a família de Curitiba enviava... Pior que funcionava...
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2013, 10:30:14
...
Sobre tua história com trufas e comidas veganas (conheço uma fornecedora de comida vegana excepcional em Petrópolis/RJ) lembrei de um casal amigo que morava no Canadá e que recebiam pelos correios (isopor) camarão que a família de Curitiba enviava... Pior que funcionava...

 :eek: :eek: :eek: :eek:

Huuum, essa fornecedora de rango vegano é em Petrópolis "capital", hehe, mesmo?? Porque vou  muito pra lá, mas fico nos arredores, em Pedro do Rio, mais especificamente. Seria legal ter um contato assim por lá. O meu lance não é nem ser vegano, e sim, sem gluten e sem lactose. São essas as minhas restrições. Embora eu tenha imensa simpatia por comidinhas veganas (desde que não tenham gluten).

ops, mas o papo é sobre correios. Se quiser me mandar esse contato, por favor, me manda via MP.  :D
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 10:31:53 por Helena Bsb »


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 11 de Dezembro de 2013, 10:31:39
Eu sei que eu sempre pago pelo seguro. hehe.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 11 de Dezembro de 2013, 10:42:46
:eek: :eek: :eek: :eek:

Huuum, essa fornecedora de rango vegano é em Petrópolis "capital", hehe, mesmo?? Porque vou  muito pra lá, mas fico nos arredores, em Pedro do Rio, mais especificamente. Seria legal ter um contato assim por lá. O meu lance não é nem ser vegano, e sim, sem gluten e sem lactose. São essas as minhas restrições. Embora eu tenha imensa simpatia por comidinhas veganas (desde que não tenham gluten).

Helena, te enviei uma MP. Com ela era meio longa me avisa se não a recebeste.
JVc.


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 11 de Dezembro de 2013, 10:48:30
Esquece. Como se já não bastasse o fato de ser uma estatal (éca!) ainda tem o monopólio desse tipo de entrega. Simplesmente não pode haver concorrência.

A concorrência existe, sim. É o remetente que escolhe usar os correios. Ele poderia escolher usar DHL, Fedex, UPS (as mais famosas) e aí te cobrar o triplo pela postagem. Topas?


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #35 Online: 11 de Dezembro de 2013, 11:03:52
A concorrência existe, sim. É o remetente que escolhe usar os correios. Ele poderia escolher usar DHL, Fedex, UPS (as mais famosas) e aí te cobrar o triplo pela postagem. Topas?

e por que será que os outros custam o triplo que o correio que é do governo heim?  :doh:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2013, 11:04:39
A concorrência existe, sim. É o remetente que escolhe usar os correios. Ele poderia escolher usar DHL, Fedex, UPS (as mais famosas) e aí te cobrar o triplo pela postagem. Topas?

Essas empresas não tem uma rede ampla de agências e atendem preferencialmente PJ. O serviço delas não é ampliado justamente pela "nebulosidade jurídica". Veja o caso recente da devolução dos passaportes de quem pede visto na Embaixada americana.
Na verdade, corrigindo parcialmente o que falei acima, não haveria problemas para outras empresas entregarem PACOTES mas só seria viável criar uma grande rede de agências se pudessem entregar qualquer tipo de encomenda.  Tudo que é considerado documento (passapores, boletos, cartões de crédito, cartas, etc) é monopólio do Correio.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2013, 11:22:37
A concorrência existe, sim. É o remetente que escolhe usar os correios. Ele poderia escolher usar DHL, Fedex, UPS (as mais famosas) e aí te cobrar o triplo pela postagem. Topas?

Que eu saiba DHL, FedEx e UPS não podem transportar carga no país, apenas para fora do país. Existem outras transportadoras, entretanto, que podem tranortar carga no país, como empress de ônibus interestadual, que costumam ser uma opção para itens muito grandes e/ou pesados. Alguém sabe se hoje já se pode usar FedEx dentro do país?
JVc.


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:20:41
Que eu saiba DHL, FedEx e UPS não podem transportar carga no país, apenas para fora do país. Existem outras transportadoras, entretanto, que podem tranortar carga no país, como empress de ônibus interestadual, que costumam ser uma opção para itens muito grandes e/ou pesados. Alguém sabe se hoje já se pode usar FedEx dentro do país?

Das três empresas que citei, todas dizem em seus sítios que entregam encomendas nacionais. A Fedex, incusive, comprou a Rapidão Cometa e promete integração total até o meio do ano que vem.

A DHL (não sei se ilegalmente ou não) é quem entrega os passaportes visados pelos consulados e embaixadas dos EUA no Brasil. Verifiquei essa informação hoje.

E na UPS e na DHL, consegui calcular o preço de envio. Tá sentada? Para enviar um pacote de 30x30x20cm (dimensões típicas da embalagem de uma DSLR) de minha casa até a casa de meu sogro em Curitiba custa nada menos que a bagatela de US$ 42, ou R$ 97. DHL é ainda mais caro: R$ 106,00.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:22:21
Que eu saiba DHL, FedEx e UPS não podem transportar carga no país, apenas para fora do país. Existem outras transportadoras, entretanto, que podem tranortar carga no país, como empress de ônibus interestadual, que costumam ser uma opção para itens muito grandes e/ou pesados. Alguém sabe se hoje já se pode usar FedEx dentro do país?

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/1230929-fedex-comeca-a-operar-no-pais-em-julho-de-2014.shtml


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:27:18
Na verdade, corrigindo parcialmente o que falei acima, não haveria problemas para outras empresas entregarem PACOTES mas só seria viável criar uma grande rede de agências se pudessem entregar qualquer tipo de encomenda.  Tudo que é considerado documento (passapores, boletos, cartões de crédito, cartas, etc) é monopólio do Correio.

Mas neste tópico estamos falando de encomendas e não de documentos, não é?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:47:04
Acho que qualquer tipo de correspondência, documento ou não, pode ser entregue por qualquer empresa. Se está insatisfeito com os correios, dentro do país pode usar transportadoras por exemplo. Para encomendas internacionais pode usar FEDEX, DHL ou similares.

A única exceção seriam documentos que necessitam de AR, como talões de cheque, cartões de crédito e afins. Alguém confirma ???

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #42 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:15:40
Já saiu para entrega... 12:00 e nada  :aua:

Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #43 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:27:00
Acho que qualquer tipo de correspondência, documento ou não, pode ser entregue por qualquer empresa. Se está insatisfeito com os correios, dentro do país pode usar transportadoras por exemplo. Para encomendas internacionais pode usar FEDEX, DHL ou similares.

A única exceção seriam documentos que necessitam de AR, como talões de cheque, cartões de crédito e afins. Alguém confirma ???

Não, não é bem assim.

Lei 6.538/78

Art. 9º - São exploradas pela União, em regime de monopólio, as seguintes atividades postais:

        I - recebimento, transporte e entrega, no território nacional, e a expedição, para o exterior, de carta e cartão-postal;

        II - recebimento, transporte e entrega, no território nacional, e a expedição, para o exterior, de correspondência agrupada:

        III - fabricação, emissão de selos e de outras fórmulas de franqueamento postal.

Parece que o STF confirmou a constitucionalidade do monopólio há alguns anos.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:38:38
Mas neste tópico estamos falando de encomendas e não de documentos, não é?

Falei da viabilidade de criar uma rede de agências.  Como só podem entregar pacotes,  as empresas concorrentes focam em PJ-PJ ou PJ-PF.