Autor Tópico: zenit 12xp limpeza  (Lida 1286 vezes)

leandro111

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 16 de Dezembro de 2013, 17:58:12
olá pessoal ! adquiri uma zenit e chegou hoje , só que esta com o "visor" com sujeira , gostaria de saber como limpa-la , e aonde fica o compartimento de pilhas do fotometro ?


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2013, 01:12:16
olá Leandro,

Esse visor com "sujeira" a que vc se refere é provavelmente um problema comum nessas câmeras zenits, que ocorre devido à deterioração da cola que eles usam p/ fixar as peças. isso dá um tom meio amarelado. isso não tem conserto, ou - se tiver  - é só numa assistência técnica e isso sairia mais caro que a própria câmera.
o compartimento das pilhas é uma tampinha de metal redonda com um chanfro no meio , p/ encaixar uma chave de fenda. é bem fácil de encontrar, pq se destaca no corpo negro da câmera. na minha 122 ele fica bem do lado do visor. as "pílhas" são duas baterias LR43, se não me falha a memória  :ponder:. vc acha naquelas fototicas ou em lugares onde consertam relógios.
eu sugiro vc baixar o manual da zenit 122 na internet ( tem em português inclusive ), isso ajuda bastante.

P.S. - tudo que eu falei p/ zenit 122 serve p/ o modelo XP12 . elas são praticamente  iguais.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 01:17:38 por Herik »