Autor Tópico: Minha experiência (em construção) com o Parodinal  (Lida 2005 vezes)

MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Online: 12 de Dezembro de 2013, 18:25:31
Estou escrevendo esse tópico para relatar o início do meu caminho na revelação de filmes fotográficos. Sempre tive vontade de fazê-lo, mas devido à dificuldade de acesso aos químicos e materiais nunca havia começado de fato. Esses dias, entretanto, conseguir arrumar um tanque de revelação de inox em ótimo estado e com bom preço, o que me reanimou.

Dado o altíssimo custo dos filmes, decidi fazer os químicos eu mesmo. Seguindo receitas da net e as dicas desse tópico do fórum, preparei hoje minha(s) primeira(s) receita(s) de parodinal. Os parênteses está aí pois na primeira que fiz o resultado final ficou um branco leitoso, diferente do que tinha visto. Na segunda tentativa, dilui primeiro o Hidróxido de Sódio em uns 150ml de água, em seguida colocando o paracetamol macerado no mesmo, o que resulto em um liquido róseo, o qual tentei filtrar em filtro de papel, mas não deu certo pois o mesmo rasgou. Recuperei, então, o líquido do bequer com o filtro e o misturei com o Sulfito de Sódio diretamento no frasco, completando-o até a boca (uns 250ml de água). Acho que esse segundo deve ter dado certo e dentro de 72h venho relatar se funcionou.

O fixador eu vou usar uma fórmula caseira que usa 180g de Tiossulfato de Sódio em 1l d'água. Alguém teria algo a comentar a respeito desse?

Sei que há muito para dar errado dado que são muitas primeiras vezes juntas, mas acho que, quando acertar, terei aprendido bastante.  :)

Conto com a ajuda de vocês.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2013, 06:17:44
Mario,

Acho que a galera analógica meio que abandonou esse fórum,  pouca gente comenta nesse sub fórum.  Se você tiver Facebook entra no Grupo "Queimando Filme", tem muita gente lá  :)


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2013, 12:59:38
Pois é, tô percebendo isso...  :no:

Vou postar lá mesmo. Eu estava tentando entrar no esquina da foto mas acho que não estão me aceitando lá.  :ponder:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2013, 09:02:07

Dado o altíssimo custo dos filmes, decidi fazer os químicos eu mesmo.

Sem querer ser chato, acho que esse é um caminho contrário que você tá fazendo.. Se os filmes já estão caros, vai deixar mais caros ainda se tentar fazer os químicos sem ter nenhuma experiência com revelação.. Acho que esse é uma passo pra quando você estiver habituado com o precesso como um todo, entender como cada coisa funciona e quais os efeitos das mudanças..

não tenho experiência com isso pra te ajudar, mas acho que você deveria começar com químicos prontos.. O D-76 na Consigo tá custando R$60,00 é dá pra revelar 30 filmes com ele (R$2,00 por filme). Não acho isso caro não. E pelo menos o resultado é mais garantido como aprendizado na minha opinião.

Fixador a mesma coisa, R$60,00 e dá pra fixar bem mais de 30 filmes se tiver uso e não deixar vencer a mistura pronta.. No meu caso, como tenho fotografado pouco, tenho usado em média pra 30 filmes o pacote, o que dá mais R$2,00 por filme, como no revelador.

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 09:06:08 por Luciano.Queiroz »


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2013, 14:27:33
Sem querer ser chato, acho que esse é um caminho contrário que você tá fazendo.. Se os filmes já estão caros, vai deixar mais caros ainda se tentar fazer os químicos sem ter nenhuma experiência com revelação.. Acho que esse é uma passo pra quando você estiver habituado com o precesso como um todo, entender como cada coisa funciona e quais os efeitos das mudanças..

não tenho experiência com isso pra te ajudar, mas acho que você deveria começar com químicos prontos.. O D-76 na Consigo tá custando R$60,00 é dá pra revelar 30 filmes com ele (R$2,00 por filme). Não acho isso caro não. E pelo menos o resultado é mais garantido como aprendizado na minha opinião.

Fixador a mesma coisa, R$60,00 e dá pra fixar bem mais de 30 filmes se tiver uso e não deixar vencer a mistura pronta.. No meu caso, como tenho fotografado pouco, tenho usado em média pra 30 filmes o pacote, o que dá mais R$2,00 por filme, como no revelador.

Luciano, chato de jeito algum. Na verdade, o sensato realmente deveria ser comprar tudo, ao invés de iniciar com os químicos caseiros, para ter mais controle, mas achei que valia o aprendizado. Quando falei do alto custo dos filmes, realmente queria me referir ao custo dos químicos de revelação, ainda mais se comparados aos EUA, onde um pacote de D-76 custa 6 dolares (uns 15 reais), contra os 60 reais da Consigo e das lojas daqui...


Fiz hoje minha primeira revelação. Usei o Parodinal caseiro, mas o fixador comprei aquele da Kodak mesmo, para tirar uma das possíveis causas de falha. Dilui 180g do fixador em 1L de água destilada, apesar do pacote ser para 3.8L.

Revelei um Ilford Pan 100 com o Parodinal a 20ºc diluído em 1:50 por 15min, agitando continuamento no 1º minuto e depois 10s/min. O resultado me deixou bem feliz, apesar de ainda não poder avaliar direito pois o filme está secando. Lembrando que isso é apenas um teste, pois simplesmente fotografei o filme secando no banheiro com a câmera e inverti no lightroom, sem qualquer cuidado para iluminuar o filme ou focar direito.


Negativo secando - Revelação caseira por MarioFreitasNeto, no Flickr





MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2013, 14:28:11
Agora me falta arrumar um scanner legal. Acho que vou arrumar alguém que vá pros EUA pra me compra um Epson V600.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2013, 16:00:20
realmente lá fora é bem mais barato.. peguei o preço daqui porque é onde tá mais fácil..

Se importar, pagando o frete e as taxas todas (se pegar na receita) e com o dolar como está, vai custar uns R$25,00 a R$35,00.. R$1,00 por filme..

Eu continuo achando mais válido ficar craque no D-76 antes de fazer o próprio revelado, pelo menos com o conhecimento de química que eu tenho.. com o D-76 vira e mexe já tem algo que escapa do meu controle, imagino a perda se fizer revelador em casa..

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 16:01:02 por Luciano.Queiroz »


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2013, 21:15:25
Agora me falta arrumar um scanner legal. Acho que vou arrumar alguém que vá pros EUA pra me compra um Epson V600.

Se você vai arrumar alguém que vai pros EUA, você podia tentar dar um lance em um Konica Minolta Dimage Scan Elite 5400. Volta e meia eles aparecem no eBay por volta de US$ 600,00±100,00, e é um baita dum scanner de filme (a menos que você esteja querendo o V600 pra trabalhar com médio formato mais tarde).