Autor Tópico: Retrato Luz Natural  (Lida 1641 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 10 de Dezembro de 2013, 11:07:19
Pessoal, mais uma foto das minhas modelos.

Como sempre, comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!



Uploaded with ImageShack.us


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2013, 21:39:05
A foto não está nítida, parece que a mãe está sem foco... isso pode ser por uma profundidade de campo muito rasa, o ideal é fechar a lente para ajustar este parâmetro.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:34:00
O Pope tem razão. A criança ficou fora do foco. DOF muito curto.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:53:19
Percebi isso quando vi num monitor maior. Acabei usando f/4, que é o que costumo usar só cim uma pessoa. Com duas assim, fica melhor f/5.6 para o range da lente  (17 - 50mm, esta foto feita em 32mm)...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:59:19
luz natural tem seu charme hein?  :ok:
Além do que já foi dito, creio que se a composição enquadrasse mais para a direita, evitando o pé direito e aquele cantinho branco superior.
Mas assim mesmo, não deixa de ser uma bela foto.


R.Concon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2013, 17:30:08
Percebi isso quando vi num monitor maior. Acabei usando f/4, que é o que costumo usar só cim uma pessoa. Com duas assim, fica melhor f/5.6 para o range da lente  (17 - 50mm, esta foto feita em 32mm)...

Carlos, não acredito que o problema tenha sido o foco, ainda mais com essa abertura que usou, me parece muito mais que houve um pequeno movimento do bebê no momento do click. Qual velocidade usou?

Do mais, foi um belo registro, a mãe com certeza adorou.


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2013, 18:06:19
Carlos

Bela foto .

Minha Visão :  As mãos da mãe me incomodam um pouco , parece nao fazer parte da foto .
                       Embora os braços estejam sustendo a criança as mãos me dão impressão de estar sem ação .
                       e o esmalte mais forte que o restante das cores atraem o meu olhar para baixo .

                       Tentaria 2 coisas , ou um corte acima das mãos , ou na proxima a vez ,  descançar as mãos no corpo da criança .

Abraços
Fábio José

                         
                           
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 18:06:49 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:18:19
Carlos, não acredito que o problema tenha sido o foco, ainda mais com essa abertura que usou, me parece muito mais que houve um pequeno movimento do bebê no momento do click. Qual velocidade usou?

Do mais, foi um belo registro, a mãe com certeza adorou.

R. Concon, a velocidade utilizada foi f/125.

Será que o problema foi profundidade de campo curta ou velocidade baixa?


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:23:40
Carlos

Bela foto .

Minha Visão :  As mãos da mãe me incomodam um pouco , parece nao fazer parte da foto .
                       Embora os braços estejam sustendo a criança as mãos me dão impressão de estar sem ação .
                       e o esmalte mais forte que o restante das cores atraem o meu olhar para baixo .

                       Tentaria 2 coisas , ou um corte acima das mãos , ou na proxima a vez ,  descançar as mãos no corpo da criança .

Abraços
Fábio José

                         
                         

Fábio, obrigado por compartilhar suas sugestões - é sempre bom alguém com um olhar diferente do nosso para mostrar alternativas. Houve outras fotos nesse dia, mas essa foi a que a mãe (a minha patroa) disse que ela ficou melhor - coisa de mulher. Como não foi nenhuma sessão premeditada, foi apenas um dia de chuva em que fomos obrigados a fica numa pousada, acabaram sendo fotos descompromissadas até demais. Vou tentar ver a melhor maneira de abordá-la sobre o esmalte sem provocar briga :) Sobre a posição das mãos, vejo sempre que tenho muito o que aprender ainda sobre como orientar quem está diante da lente.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 09:35:00 por Carlos HP »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:29:31
Bela foto e composição,

Acredito que a profundidade de campo curta que deixou a criança um pouco fora de foco, acho que 1/125 congelaria um pequeno movimento da criança.

As pessoas tem percepções diferentes, o que torna interessante a fotografia. Por exemplo, com relação ao esmalte, não me incomodou quando olhei a foto pela primeira vez; o olhar foi direto para a criança olhando para a câmera.

Um belo registro.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


R.Concon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2013, 12:11:06
R. Concon, a velocidade utilizada foi f/125.

Será que o problema foi profundidade de campo curta ou velocidade baixa?

Carlos, vc não usou uma velocidade baixa para um foto normal, mas quando falamos de crianças é diferente, elas não costumam parar um segundo. Considerando que não houve uso do flash, continuo com a opinião de que o movimento do bebê interferiu no resultado. Com crianças nesta fase a velocidade tem que ser sempre maior do que o habitual.

Contudo, tb acho que o prejuízo foi pequeno e que a foto está ficará muito boa se não exposta/impressa em tamanho muito elevado.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2013, 13:20:24
Carlos, vc não usou uma velocidade baixa para um foto normal, mas quando falamos de crianças é diferente, elas não costumam parar um segundo. Considerando que não houve uso do flash, continuo com a opinião de que o movimento do bebê interferiu no resultado. Com crianças nesta fase a velocidade tem que ser sempre maior do que o habitual.

Contudo, tb acho que o prejuízo foi pequeno e que a foto está ficará muito boa se não exposta/impressa em tamanho muito elevado.

Obrigado pelo comentário, R. Concon. Não usei flash, joguei o ISO em 800.  :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2013, 18:34:13
até dá pra fazer retratos nítidos com essa abertura,mas vai depender da distancia que está da pessoa-as.

acho que nessa distancia o ideal seria um f/8 no minimo  :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2013, 01:31:48
Carlos, vc escolheu 32mm por não ter como ficar mais para trás e usar 50mm? Ou ficou em um lugar e ajustou o enquadramento com zoom?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2013, 09:38:04
Carlos, vc escolheu 32mm por não ter como ficar mais para trás e usar 50mm? Ou ficou em um lugar e ajustou o enquadramento com zoom?

fuca66, ajustei o zoom porque não tinha como ir mais pra trás. Geralmente, prefiro usar a lente em 50mm para fazer retratos :ok: