Autor Tópico: Iniciante com muitas Dúvidas!!!  (Lida 2876 vezes)

RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Dezembro de 2013, 12:25:57
Pessoal,
pelo que vi na descrição dos tópicos, acredito que aqui é o local mais indicado para eu poder a começar a tirar as minhas dúvidas. Portanto, vamos a elas.
Breve histórico: sempre gostei de fotografia, desde de 2005 que venho fotografando, mas nada demais, bem amador e com câmeras point em shoot, ou super zoom. Porém, esse ano decidi que era o ano de ter a minha primeira DSLR de entrada, pois quero aprender muito e não gastar tanto, logo, adquiri uma D3100 para começar. O maior propósito de comprar uma DSLR é poder controlar a foto do meu jeito, com a abertura, velocidade, ISO e foco que eu quiser e entender que ficará melhor para a minha foto.
Agora as dúvidas: Só uso a máquina no modo manual com foco manual, pois quero me virar sozinho e aprender com meus erros, controlando todas as variáveis por mim mesmo (não gosto de moleza), e aí? O que acham? Devo usar foco automático (não gosto muito não)? Quando usar?
Outro ponto é pós produção. Não gosto muito não, fico imaginando a época das SLR's, onde não era possível modificar uma foto depois de tirada. Portanto, gosto de tirar a foto e encara-la da forma que saiu, pois se fosse SLR não teria esse recurso. O que acham desse pensamento? Muito retrógrado?
Bom pessoal, de início é isso, estou lendo muito, tentando sempre coisas novas, configurações novas para conseguir as melhores fotos... um dia desses postos algumas aqui.
Obrigado a todos desde já.
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2013, 12:49:35
Sobre foco manual: Não faz sentido, até porque a sua câmera nem tem um viewfinder apropriado pra isso, por mais que vc pratique nunca vai conseguir ser tão preciso nem tão rápido quanto o foco automático.

Sobre edição: Sempre existiu edição de foto, mesmo na época da fotografia analógica, só que o tratamento era feito com química direto no filme.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2013, 13:04:01
Sobre foco manual: Não faz sentido, até porque a sua câmera nem tem um viewfinder apropriado pra isso, por mais que vc pratique nunca vai conseguir ser tão preciso nem tão rápido quanto o foco automático.

Sobre edição: Sempre existiu edição de foto, mesmo na época da fotografia analógica, só que o tratamento era feito com química direto no filme.


2x

Aproveite o fato de vc ter "O poder" nas mãos e extrair td o que a cam capturou, extraindo os detalhes ao máximo no tratamento.
Sabendo fazer isso, uma imagem pode melhorar muito, pode acreditar.


RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2013, 13:31:17
Sobre foco manual: Não faz sentido, até porque a sua câmera nem tem um viewfinder apropriado pra isso, por mais que vc pratique nunca vai conseguir ser tão preciso nem tão rápido quanto o foco automático.

Sobre edição: Sempre existiu edição de foto, mesmo na época da fotografia analógica, só que o tratamento era feito com química direto no filme.

Mas se eu ficar apenas no foco automático, nunca vou praticar o foco manual e nunca vou ganhar a velocidade necessária. Penso que se era pra ficar no foco automático, seria melhor ter ficado com uma superzoom, ao invés de uma DSLR, por mais que seja uma Nikon D3100, uma máquina antiga de entrada.
Como por exemplo já vi pessoas com DSLR fazendo fotos 100% automáticas, ou seja, usando foco automático no modo automático na máquina e fotografando pelo live view. Penso que isso é desperdício de dinheiro, pois seria melhor essa pessoa ter comprado uma superzoom.
Sei lá, sou meio radical com isso, se comprei um equipamento que me permita operar 100% manual e isso me trará benefícios e aprendizado, acho que seria perda de tempo e dinheiro não usa-la dessa forma.
Quanto a pós produção, vou repensar meus conceitos... não gosto muito de retocar fotos (na verdade não muita paciência), mas isso pode ser por falta de conhecimento. De repente, caso eu comece, posso acabar entendendo bem a necessidade e gostando. Prometo que vou repensar o caso.
Obrigado pelos comentários, serão muito úteis.
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2013, 13:44:22
Trabalhe com a cam em modo M, escolhendo livremente a velocidade, abertura e iso, e claro, praticar o foco manual se quiser, claro que vale a pena ter "domínio" nesse quesito.
Mas não seja radical a ponto de jogar contra o que a tecnologia pode te oferecer...

Tbm acho que quanto mais vc decide as configurações da imagem a ser pega, mais seu é o resultado, mas o foco em si eu prefiro decidir somente o ponto a ser focado....


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2013, 13:46:55
Toda foto feita com filme tem manipulacao apos ser fotografada. Primeiro na hora de escolher qual revelador usar e agitacao. Depois na hora de imprimir (filtros, burn, dodge, mascaras, etc), o processo de revelacao da foto positiva, a escolha do papel e toning se aplicado (sepia, selenium, etc).

Os recursos do photoshop foram baseados nas tecnicas tradicionais de manipulacao.

Mas existe um limite no que eh consideracao "tratamento" e no que eh consideracao "trapaca", "enganacao", etc, como por exemplo ter um aquivo so com fotos de nuvens, arvores, etc e adicionar tais imagens em outra foto, ou eliminar. Alguns fotografos tinham varios negativos so com nuvens para adicionar nas fotos e criar mais dramaticidade nas imagens, ou corrigir ceu com ecesso de exposicao. Principalmente na epoca dos filmes com formulas antigas em que o tonal range era bem mais curto do que os filmes preto e branco atual.

Mas ai so cabe a vc decidir se vc quer ser um criador atravez da manipulacao (seja via darkroom ou digital arte) ou atraves do registro da cena em si.


Ja focar manualmente vai depender da claridade do viewfinder de sua camera. Normalmente sensores menores nao sao bons para se conseguir focar manualmente de maneira muito efetiva. Em geral, mesmo que as cameras oferecam a opcao de foco manual, ela foram desenvolvidas para serem usadas no foco automatico.

Eu sou um dos que prefere focar manualmente mesmo quando tem opcao para o automatico. Ate mesmo pq eu aprecio fotos de rua com "erros de foco". Em geral eu aprecio imperfeicoes que aos meus olhos parecem mais humanas, reais e verdadeiramente feita por mim, do que fotos perfeitas que me passa uma certa frieza e dependendo do tamanho da perfeicao me da vontade de vomitar.  :D


RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2013, 14:24:27
Considerando as ideias e opiniões acima a respeito do foco manual x automático, penso que como sou uma pessoa que gosto de explorar possibilidades, controlando todas as variáveis que a minha câmera oferece, vou passar a experimentar o foco automático em situações onde preciso de velocidade de foco, por exemplo algo em movimento, animais, crianças... e considerar o foco manual em paisagens, fotografias de adultos, crianças calmas... monumentos...
Acho que assim terei resultados melhores e conforme for evoluindo, passo a usar o foco manual em situações mais complexas...
Mais uma vez agradeço as considerações, foram, são e serão sempre muito úteis.
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2013, 14:26:04
Sobre foco manual: Não faz sentido, até porque a sua câmera nem tem um viewfinder apropriado pra isso, por mais que vc pratique nunca vai conseguir ser tão preciso nem tão rápido quanto o foco automático.

Sobre edição: Sempre existiu edição de foto, mesmo na época da fotografia analógica, só que o tratamento era feito com química direto no filme.

3x


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2013, 16:29:55
Considerando as ideias e opiniões acima a respeito do foco manual x automático, penso que como sou uma pessoa que gosto de explorar possibilidades, controlando todas as variáveis que a minha câmera oferece, vou passar a experimentar o foco automático em situações onde preciso de velocidade de foco, por exemplo algo em movimento, animais, crianças... e considerar o foco manual em paisagens, fotografias de adultos, crianças calmas... monumentos...
Acho que assim terei resultados melhores e conforme for evoluindo, passo a usar o foco manual em situações mais complexas...
Mais uma vez agradeço as considerações, foram, são e serão sempre muito úteis.


Faça isso! Eu gosto de brincar com foco manual, mas quando é para tirar fotos de pessoas é ruim fazê-las esperar na pose até acertar o foco.
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2013, 22:31:24
Quando você estiver fotografando um evento, (mesmo que amadoramente) e "perder" um lance, um momento, pq sua máquina estava no foco manual, nunca mais vc tira do automático.
Ou seja..... tudo depende do que vc vai fotografar...
Se vc chega no alto de uma montanha e quer tirar foto da paisagem, vc tem 3hrs pra isso, vc tira manual, automatico, troca de lente, tira em PB, faz o diabo!....

Pratique...


RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2013, 22:41:13
Quando você estiver fotografando um evento, (mesmo que amadoramente) e "perder" um lance, um momento, pq sua máquina estava no foco manual, nunca mais vc tira do automático.
Ou seja..... tudo depende do que vc vai fotografar...
Se vc chega no alto de uma montanha e quer tirar foto da paisagem, vc tem 3hrs pra isso, vc tira manual, automatico, troca de lente, tira em PB, faz o diabo!....

Pratique...
´

É Shuant, depois de alguns comentários, ponderei exatamente essa questão da velocidade do foco, que em muitas ocasiões faz-se necessário. Diante disso, penso que é melhor mesmo usar o foco automático em ocasiões que envolvam pessoas, animais... ou seja, ocasiões que exijam velocidade. Quando eu tiver fazendo fotos de elementos estáticos, aí sim, opto pelo foco manual.... e vou seguir praticando...
obrigado pelas considerações.
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2013, 03:09:56
Tenho uma d3100 também. Minha esposa tem uma canon eos 3000 e comparando os dois viewfinder cheguei a conclusão, como disseram, que o viewfinder da d3100 não é o mais apropriado para foco manual. Digo isso porque o viewfinder da eos 3000 é bem maior e assim eu consigo ver com muito mais nitidez a imagem e, portanto, focar manualmente muito mais fácil. Já tirei foto com foco manual no viewfinder da d3100 em que eu achava que o foco estava perfeito e quando passei a foto pro PC vi a droga que tinha ficado. Por outro lado, se vc for usar o indicador de foco do viewfinder (vulgo aquela bolinha no canto inferior esquerdo), não estará fazendo nada mais do que o mesmo trabalho que o foco automático faria 5x mais rápido. Portanto, eu por exemplo, uso apenas foco manual em fotos totalmente estáticas, quando posso focar pelo live view com zoom, com a câmera no tripé, que é absolutamente o foco mais preciso que tem.

Quanto à exposição, ai é outra história. Por mais que vc possa compensar a exposição no modo automático para corrigir os erros do fotômetro, a câmera jamais será capaz de saber a intensão de sua foto, se era mais importante para vc ter controle sobre a profundidade de campo, sobre o movimento da cena ou sobre o ruído da fotografia. Portanto eu também não gosto do modo de exposição automático.

« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 03:10:54 por Rafa_Meira »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:41:57
Tenho uma d3100 também. Minha esposa tem uma canon eos 3000 e comparando os dois viewfinder cheguei a conclusão, como disseram, que o viewfinder da d3100 não é o mais apropriado para foco manual. Digo isso porque o viewfinder da eos 3000 é bem maior e assim eu consigo ver com muito mais nitidez a imagem e, portanto, focar manualmente muito mais fácil. Já tirei foto com foco manual no viewfinder da d3100 em que eu achava que o foco estava perfeito e quando passei a foto pro PC vi a droga que tinha ficado. Por outro lado, se vc for usar o indicador de foco do viewfinder (vulgo aquela bolinha no canto inferior esquerdo), não estará fazendo nada mais do que o mesmo trabalho que o foco automático faria 5x mais rápido. Portanto, eu por exemplo, uso apenas foco manual em fotos totalmente estáticas, quando posso focar pelo live view com zoom, com a câmera no tripé, que é absolutamente o foco mais preciso que tem.

Quanto à exposição, ai é outra história. Por mais que vc possa compensar a exposição no modo automático para corrigir os erros do fotômetro, a câmera jamais será capaz de saber a intensão de sua foto, se era mais importante para vc ter controle sobre a profundidade de campo, sobre o movimento da cena ou sobre o ruído da fotografia. Portanto eu também não gosto do modo de exposição automático.


É isso aí mesmo.
Fazer o foco manual com live view em 10x com a câmera em um tripé é muito bom, isso vai te garantir foco perfeito e é a unica situação em que faço foco manual.

Sobre a luz de confirmação de foco do viewfinder, ela tem uma grande tolerância. Então ela acender não significa que o foco está no seu máximo, ele apenas será aceitável, vc ainda pode movimentar o anel de foco pouca coisa pra ferente ou pra trás que a luz de foco continuará acesa, se quer precisão máxima com foco manual é liveview em 10x mesmo.

Ah, e sobre o viewfinder das câmeras com foco manual, o mais legal são aqueles com visor bipartido, esses são bem legais de fazer foco manual. Até existe, pra algumas câmeras, como trocar o viewfinder pra ter esse recurso...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:54:24
Rodrigo, edição da foto sempre foi o diferencial entre um bom fotógrafo e um fotografo "Caseiro". Praticamente todos os grandes fotografos editavam e editam suas imagens. E isso desde SEMPRE.
Se vc não fizer isso achando um demérito, saiba q é justamente ao contrário.
Com relação ao AF: Vc não vai ser mais valorizado ou alterar nada na sua foto por usar ou não o  AF da CAM. Mesmo em situações calmas. Simplesmente não vai fazer diferença. USE o AF e o MF em situações bem específicas. Poucas, diga-se.

Mais q o AF, vc deve se preocupar com um BOM monitor para fotografia e estudar a fundo os modos de medição de luz.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 11:58:05 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2013, 12:22:52
Quando você estiver fotografando um evento, (mesmo que amadoramente) e "perder" um lance, um momento, pq sua máquina estava no foco manual, nunca mais vc tira do automático.
Ou seja..... tudo depende do que vc vai fotografar...
Se vc chega no alto de uma montanha e quer tirar foto da paisagem, vc tem 3hrs pra isso, vc tira manual, automatico, troca de lente, tira em PB, faz o diabo!....

Pratique...

estudar e praticar, :clap: :clap: :clap: :clap:
tudo tem sua hora, para fazer por do sol ou amanhecer, nao tem 3 horas de tempo, :hysterical: :hysterical:
no caso dos profissionais, nunca o cliente vai perguntar se a maquina estava em P, X, K, L, em 5, 675, ou 972
ele vai gostar daquela foto unica que voce fez da festa dele, e por isso vai te indicar.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 12:26:47 por agalons »